SEGUNDO BIMESTRE: 2021
DATA DE ENTREGA: 02/06/2021
TECNOLOGIA 3°.ANO ENSINO MÉDIO
Tecnologia e inovação
3°C professora Susana Bonfim E-MAIL:
HABILIDADE
Resolver
problemas com autonomia e criatividade, utilizando ou não as tecnologias
Tema moda : aula do centro de mídia
O que é moda para vocês ?
•Você entende o lado
negativo da fast fashion?
•Você estiliza suas
roupas?
•Você compra de
brechós e marcas menores?
RECICLAR – REDUZIR – REUTILIZAR
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Turmas: 3ºA, B, C Ensino Médio
PRAZO PARA
DEVOLUTIVA: 09/04/2021
Professoras:
Maria Aparecida
goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
Susana
susanabonfim@prof.educacao.sp.gov.br
Objeto de conhecimento: TDIC,
especificidades e impactos
Habilidades
*Identificar diferentes usos das TDIC,
reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e
seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as
de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e
protagonismo
*Compreender e avaliar conteúdos
produzidos por meio digital, posicionando-se de maneira ética e crítica
Momento 1
Reflita sobre as questões a seguir e
responda:
1.Quando você compra produtos
eletrônicos, quanto tempo espera que durem?
2. Você ou alguém da sua casa comprou
algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras,
telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou
quebraram depois da compra?
3. Foi fácil fazer o conserto?
4. Você (ou alguém que você conhece) já
preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?
5. Você acha que os fabricantes sempre
projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?
Momento 2
Leia atentamente:
As mídias alternativas e comunitárias,
muitas vezes, começam suas atividades em pequenos grupos informais, que
reconhecem a necessidade de maior circulação de informação e engajamento de
pessoas em um determinado território, acerca de questões que lhes são
importantes. E, para isso, usam amplamente as redes sociais, de modo crítico,
para sensibilizar pessoas para causas sociais, denunciar violações de direitos
humanos e pressionar a sociedade e o poder público para uma mudança social.
A partir do já sabem sobre mídias
alternativas e comunitárias, relacione cada mídia com sua
finalidade:
1- Produzidas com as comunidades
2 - Defendem os direitos humanos
3 - Visam a transformação social
4 - De iniciativa de grupos sociais
organizados
5 - Territoriais e/ou representativas
6 - Não visam o lucro
( ) Essas mídias são
iniciativas coletivas, de grupos independentes, movimentos sociais, de
organizações da sociedade civil ou de grupos informais de moradores que
percebem uma defasagem comunicacional nas suas comunidades, ou que não se veem
representados em veículos de comunicação tradicionais.
( ) Quem atua nessas
mídias como comunicadores e repórteres são seus próprios moradores e pessoas
que vivenciam as questões tratadas, como forma de exercer a cidadania,
reivindicando e contribuindo para a transformação de suas comunidades ou para
ampliar a consciência social acerca dos direitos humanos.
( ) Costumam retratar
o cotidiano de territórios específicos, a partir do ponto de vista de seus
próprios moradores. Os conteúdos das mídias alternativas serão produzidos por
pessoas que possuem algum envolvimento pessoal com eles.
( ) Essas mídias não
têm como objetivo fazer um negócio a partir do qual terão lucro, mas
sim, ampliar a visibilidade de questões e problemas sociais, para
que eles tenham visibilidade.
( ) Essas mídias não
são empresas, cujos conteúdos são oferecidos para atrair a audiência de
espectadores, que se convertem em lucro. São iniciativas públicas porque
destacam questões socialmente relevantes, sem condicioná-las à audiência de um
público cativo
( ) Essas mídias
denunciam e destacam situações de violência, vulnerabilidade e desigualdade
social que ocorrem no interior de suas próprias comunidades.
Fonte:
https://www.istockphoto.com/br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário