E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


TECNOLOGIA 3°C ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021


DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

TECNOLOGIA 3°.ANO ENSINO MÉDIO

Tecnologia e inovação

3°C professora Susana Bonfim E-MAIL: susanabonfim@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

HABILIDADE

Resolver problemas com autonomia e criatividade, utilizando ou não as tecnologias

 

 

Tema moda : aula do centro de mídia

 

O que é moda para vocês ?



Você entende o lado negativo da fast fashion?

Você estiliza suas roupas?

Você compra de brechós e marcas menores?

 

RECICLAR – REDUZIR – REUTILIZAR

 



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

Turmas: 3ºA, B, C Ensino Médio

 

PRAZO PARA DEVOLUTIVA: 09/04/2021

 

Professoras:

Maria Aparecida

goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

 

Susana

susanabonfim@prof.educacao.sp.gov.br

 

Objeto de conhecimento: TDIC, especificidades e impactos

 

Habilidades

*Identificar diferentes usos das TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo

*Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digital, posicionando-se de maneira ética e crítica

 

Momento 1

 

Reflita sobre as questões a seguir e responda:

 

1.Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?

2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?

3. Foi fácil fazer o conserto?

4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?

5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?

 

Momento 2

 

Leia atentamente:

 

As mídias alternativas e comunitárias, muitas vezes, começam suas atividades em pequenos grupos informais, que reconhecem a necessidade de maior circulação de informação e engajamento de pessoas em um determinado território, acerca de questões que lhes são importantes. E, para isso, usam amplamente as redes sociais, de modo crítico, para sensibilizar pessoas para causas sociais, denunciar violações de direitos humanos e pressionar a sociedade e o poder público para uma mudança social.

 

A partir do já sabem sobre mídias alternativas e comunitárias, relacione cada mídia com sua finalidade:

 

1- Produzidas com as comunidades

2 - Defendem os direitos humanos

3 - Visam a transformação social

4 - De iniciativa de grupos sociais organizados

5 - Territoriais e/ou representativas

6 - Não visam o lucro

 

 

(   ) Essas mídias são iniciativas coletivas, de grupos independentes, movimentos sociais, de organizações da sociedade civil ou de grupos informais de moradores que percebem uma defasagem comunicacional nas suas comunidades, ou que não se veem representados em veículos de comunicação tradicionais.

 

(   ) Quem atua nessas mídias como comunicadores e repórteres são seus próprios moradores e pessoas que vivenciam as questões tratadas, como forma de exercer a cidadania, reivindicando e contribuindo para a transformação de suas comunidades ou para ampliar a consciência social acerca dos direitos humanos.

 

(   ) Costumam retratar o cotidiano de territórios específicos, a partir do ponto de vista de seus próprios moradores. Os conteúdos das mídias alternativas serão produzidos por pessoas que possuem algum envolvimento pessoal com eles.

 

(   ) Essas mídias não têm como objetivo fazer um negócio a partir do qual terão lucro, mas sim,  ampliar a visibilidade de questões e problemas sociais, para que eles tenham visibilidade.

 

(   ) Essas mídias não são empresas, cujos conteúdos são oferecidos para atrair a audiência de espectadores, que se convertem em lucro. São iniciativas públicas porque destacam questões socialmente relevantes, sem condicioná-las à audiência de um público cativo

 

(   ) Essas mídias denunciam e destacam situações de violência, vulnerabilidade e desigualdade social que ocorrem no interior de suas próprias comunidades.



 

 


Fonte: https://www.istockphoto.com/br/ 

 

 


                                                                               

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário