SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- BIOLOGIA
Professora: Maria Aparecida Componente curricular: Biologia
Turmas: 3º anos A, B e C Data de entrega: Até 23.06.2021
e-mail: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE II - 2°BIMESTRE
Assunto: Características gerais dos grandes Reinos
Habilidades: Identificar e comparar os seres vivos do reino vegetal a partir de características distintivas e evolutivas.
OBSERVAÇÃO: ESTA ATIVIDADE CONTÉM APENAS UMA ILUSTRAÇÃO QUE SERÁ UTILIZADA PARA OUTRAS QUESTÕES PARA ESTE MESMO DOCUMENTO.
Assinale a alternativa correta:
1.Todas as plantas são:
a) Eucariontes e pluricelulares
b) Unicelulares e pluricelulares
c) Procariontes e unicelulares
d) Procariontes e pluricelulares
2. O que representa o esquema abaixo?
a) Uma árvore filogenética do Reino Vegetal
b) Uma árvore filogenética do Reino Monera
c) Uma árvore filogenética que representa todos os Reinos
d) Uma árvore filogenética do Reino Fungi e do Reino Vegetal
3. Observando a ILUSTRAÇÃO deste DOCUMENTO, qual ser vivo seria o ancestral das plantas?
a) As algas
b) As Briófitas
c) As Pteridófitas
d) As Gimnospermas
e) As Angiospermas
4. De acordo com a ILUSTRAÇÃO, qual grupo vegetal, apresenta como característica evolutiva a presença de flores e frutos:
a) Pteridófitas
b) Briófitas
c) Gimnospermas
d) Angiospermas
e) Algas
5. Com base na única ILUSTRAÇÃO deste formulário, a semente é uma característica evolutiva que aparece pela primeira vez, nas:
a) Pteridófitas
b) Briófitas
c) Gimnospermas
d) Angiospermas
BOM ESTUDO!
ATIVIDADE I- BIOLOGIA
Atividade - 3
anos - Biologia 2° Bimestre
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021
UE: Sebastião Walter Fusco
Professora: Maria Aparecida
CONTEÚDO CONTEMPLADO: Classificação dos seres vivos
HABILIDADE CONTEMPLADA: IDENTIFICAR E COMPARAR OS
GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS
OBSERVAÇÃO: As respostas poderão ser realizadas
diretamente pelo link: https://forms.gle/izK1ryXhFHwMkBLG7
Ou enviadas para o e-mail : goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
INTRODUÇÃO
A classificação biológica ou
taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os
de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de
parentesco evolutivo.
É usada a nomenclatura científica que
facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo. Através
desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e
nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que
definem.
As
Categorias Taxonômicas
No sistema de classificação biológica
são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas
semelhanças.
A categoria básica é a espécie, que
se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir
naturalmente e gerar descendentes férteis.
Animais da mesma espécie são reunidos
em outra categoria, o gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados
em famílias, que são agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes,
reunidas em filos e por fim temos os reinos.
Os Reinos são, portanto, a última
categoria na hierarquia e se subdividem até chegar à espécie, categoria mais
básica. Então, temos:
Reino ⇒
Filo ⇒
Classe ⇒
Ordem ⇒
Família ⇒
Gênero ⇒
Espécie
https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/
EXERCÍCIOS
1. A classificação biológica, também chamada de
taxonomia, é um sistema que agrupa os seres vivos de acordo com:
a) O ancestral mais próximo e padrões observados
b) O maior número de espécies e o ecossistema
c) A forma como se alimentam e o habitat
d) Características comuns e relações de parentesco
evolutivo
2. Nosso planeta abriga
uma enorme diversidade de seres vivos. Os biólogos os reúnem em grandes
grupos chamados reinos, que são subdivididos em grupos menores e assim,
sucessivamente. Utilizam para isso critérios de semelhança e de parentesco.
Usar sistemas de classificação se justifica porque isto:
a) torna o estudo dos seres vivos mais interessante.
b) favorece a ilustração e a descrição dos seres
vivos.
c) dificulta a previsão de características de um
dado organismo.
d) facilita a identificação e o estudo dos seres
vivos.
3. Considere os
seguintes organismos: uma laranjeira, um passarinho, um cogumelo e uma
bactéria. Apesar das enormes diferenças entre eles, todos são considerados
seres vivos, porque:
a) fazem fotossíntese.
b) são formados por células
c) utilizam gás carbônico para obter energia.
d) são unicelulares
4. Existe um pássaro
que pode ser chamado por vários nomes em cada região do Brasil: Bem-te-vi,
Bem-te-vi-de-coroa, Pituã, Triste-vida, Pitanguá, etc. A coisa fica mais
complicada ainda quando vemos alguns dos nomes que ele recebe no mundo:
Alemanha:
Schwefelmaskentyrann;
Dinamarca:
Kiskadie;
Espanha:
Bienteveo Común e Cristofué;
Finlândia:
Naamioväijy;
França: Tyran
quiquivi;
Polônia: Bentewi
wielki;
Rússia: Большой
кискад;
Suécia: Större
kiskadi.
Fonte da imagem : https://www.greenme.com.br/informarse/animais/68571-como-vivem-os-bem-te-vis-curiosidades-e-importancia-ecologica/
No entanto, para todos os cientistas, o nome
científico desta espécie é Pitangus
sulphuratus. Qual a vantagem de uma espécie ter apenas um nome para
todos os cientistas?
a) Aumentar a quantidade de nomes não científicos.
b) Ser identificada com mais facilidade.
c) Reduzir a quantidade de nomes não científicos.
d) Estudar ao máximo possível cada espécie.
5. A classificação
biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias,
agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas
relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que
facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo. Através
desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e
nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que
definem. Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa
divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular
dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são
considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia (Reino animal).
a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos;
b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos
c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos;
d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.
Bons estudos!
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
Atividade 1 – 1º Bimestre
3º ANOS A,B,C –
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Professora: Maria Aparecida - UE: Sebastião Walter
Fusco
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
* Citologia -
Organização celular
HABILIDADES:
Identificar os elementos básicos que compõem a
célula, bem como suas funções
OBSERVAÇÃO: As respostas poderão ser realizadas
diretamente pelo link: https://forms.gle/2XDyVUoBqJoqsjR69
Ou por e-mail : goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
Responda:
1.
As organelas citoplasmáticas estão presentes no citoplasma, localizado dentro
das células. Cada organela é responsável pela execução de atividades celulares
necessárias para a manutenção da célula.Células animais, quando privadas de
alimento, por exemplo, passam a
degradar(consumir-digerir) partes de si mesmas como fonte de matéria-prima para
sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa
degradação é:
( a )O aparelho de
Golgi
( b )O centríolo.
( c )O lisossomo.
( d )A mitocôndria.
2. A célula em
questão representa um ser vivo, podemos concluir que:
a) é do tipo
eucarionte e pertence a uma bactéria
b) é do tipo
procarionte e pertence a uma planta
c) é do tipo
eucarionte e pertence ao ser humano
d) é do tipo
procarionte e pertence a uma bactéria
3.A organela
abaixo ilustra mitocôndria, organela esta presente nas células eucariontes cuja
a função está relacionada:
a) síntese de
proteínas e lipídeos
b) controle da
divisão celular
c) promove a
produção de energia por ATP
d) promove a
digestão celular
4.
As organelas são estruturas presentes no interior da célula e que apresentam
funções específicas. Na tabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência
(–) e alguns componentes encontrados em três diferentes tipos celulares (A, B e
C). A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos:
a) eucariotos
heterótrofos, procariotos heterótrofos e procariotos autótrofos.
b) eucariotos
autótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.
c) procariotos
heterótrofos, eucariotos heterótrofos e eucariotos autótrofos.
d) procariotos
autótrofos, eucariotos autótrofos e eucariotos heterótrofos.
e) eucariotos
heterótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.
5. Qual a
definição mais correta para enzimas?
a) São moléculas
de energia.
b)
São moléculas
orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como
catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos.
c) É um processo de
quebra da molécula de glicose.
d) É um tipo de
transporte passivo de substâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário