E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


BIOLOGIA 3°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- BIOLOGIA

 

Professora: Maria Aparecida                                      Componente curricular: Biologia

Turmas: 3º anos A, B e C                                            Data de entrega: Até 23.06.2021

e-mail: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADE II - 2°BIMESTRE

Assunto: Características gerais dos grandes Reinos

Habilidades: Identificar e comparar os seres vivos do reino vegetal a partir de características distintivas e evolutivas.

 

OBSERVAÇÃO: ESTA ATIVIDADE CONTÉM APENAS UMA ILUSTRAÇÃO QUE SERÁ UTILIZADA PARA OUTRAS QUESTÕES PARA ESTE MESMO DOCUMENTO.

 

Assinale a alternativa correta:

 

1.Todas as plantas são:

a) Eucariontes e pluricelulares

b) Unicelulares e pluricelulares

c) Procariontes e unicelulares

d) Procariontes e pluricelulares

 

2. O que representa o esquema abaixo?


a) Uma árvore filogenética do Reino Vegetal

b) Uma árvore filogenética do Reino Monera

c) Uma árvore filogenética que representa todos os Reinos

d) Uma árvore filogenética do Reino Fungi e do Reino Vegetal

3. Observando a ILUSTRAÇÃO deste DOCUMENTO, qual ser vivo seria o ancestral das plantas?

 

a) As algas

b) As Briófitas

c) As Pteridófitas

d) As Gimnospermas

e) As Angiospermas

 

 

4. De acordo com a ILUSTRAÇÃO, qual grupo vegetal, apresenta como característica evolutiva a presença de flores e frutos:

a) Pteridófitas

b) Briófitas

c) Gimnospermas

d) Angiospermas

e) Algas

 

5. Com base na única ILUSTRAÇÃO deste formulário, a semente é uma característica evolutiva que aparece pela primeira vez, nas:

a) Pteridófitas

b) Briófitas

c) Gimnospermas

d) Angiospermas

 


 

BOM ESTUDO!

ATIVIDADE I- BIOLOGIA

Atividade - 3 anos - Biologia 2° Bimestre

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021


UE: Sebastião Walter Fusco

Professora: Maria Aparecida

 

CONTEÚDO CONTEMPLADO: Classificação dos seres vivos

HABILIDADE CONTEMPLADA: IDENTIFICAR E COMPARAR OS GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS

 

OBSERVAÇÃO: As respostas poderão ser realizadas diretamente pelo link: https://forms.gle/izK1ryXhFHwMkBLG7

Ou enviadas para o e-mail : goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

 

INTRODUÇÃO

 

A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.

É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo. Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem.

As Categorias Taxonômicas

No sistema de classificação biológica são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças.

A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis.

Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados em famílias, que são agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes, reunidas em filos e por fim temos os reinos.

Os Reinos são, portanto, a última categoria na hierarquia e se subdividem até chegar à espécie, categoria mais básica. Então, temos:

Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie

 

https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/

 

EXERCÍCIOS

1. A classificação biológica, também chamada de taxonomia, é um sistema que agrupa os seres vivos de acordo com:

a) O ancestral mais próximo e padrões observados

b) O maior número de espécies e o ecossistema

c) A forma como se alimentam e o habitat

d) Características comuns e relações de parentesco evolutivo

2. Nosso planeta abriga uma enorme diversidade de        seres vivos. Os biólogos os reúnem em grandes grupos chamados reinos, que são subdivididos em grupos menores e assim, sucessivamente. Utilizam para isso critérios de semelhança e de parentesco. Usar sistemas de classificação se justifica porque isto:

a) torna o estudo dos seres vivos mais interessante.

b) favorece a ilustração e a descrição dos seres vivos.

c) dificulta a previsão de características de um dado organismo.

d) facilita a identificação e o estudo dos seres vivos.

3. Considere os seguintes organismos: uma laranjeira, um passarinho, um cogumelo e uma bactéria. Apesar das enormes diferenças entre eles, todos são considerados seres vivos, porque:

a) fazem fotossíntese.

b) são formados por células

c) utilizam gás carbônico para obter energia.

d) são unicelulares

4. Existe um pássaro que pode ser chamado por vários nomes em cada região do Brasil: Bem-te-vi, Bem-te-vi-de-coroa, Pituã, Triste-vida, Pitanguá, etc. A coisa fica mais complicada ainda quando vemos alguns dos nomes que ele recebe no mundo:                                                     

Alemanha: Schwefelmaskentyrann;

Dinamarca: Kiskadie;

Espanha: Bienteveo Común e Cristofué;

Finlândia: Naamioväijy;

França: Tyran quiquivi;

Polônia: Bentewi wielki;

Rússia: Большой кискад;

Suécia: Större kiskadi.              

 



Fonte da imagem : https://www.greenme.com.br/informarse/animais/68571-como-vivem-os-bem-te-vis-curiosidades-e-importancia-ecologica/

No entanto, para todos os cientistas, o nome científico desta espécie é Pitangus sulphuratus. Qual a vantagem de uma espécie ter apenas um nome para todos os cientistas?    

a) Aumentar a quantidade de nomes não científicos.

b) Ser identificada com mais facilidade.

c) Reduzir a quantidade de nomes não científicos.

d) Estudar ao máximo possível cada espécie.

5. A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo. Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem. Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia (Reino animal).

a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos;

b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos

c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos;

d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;

e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.

 

 Bons estudos!



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Atividade 1 – 1º Bimestre

 

3º ANOS A,B,C –

 PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Professora: Maria Aparecida - UE: Sebastião Walter Fusco

 

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

* Citologia  - Organização celular

 

HABILIDADES:

Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções

 

OBSERVAÇÃO: As respostas poderão ser realizadas diretamente pelo link: https://forms.gle/2XDyVUoBqJoqsjR69

Ou por e-mail : goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

 

Responda:

 

1. As organelas citoplasmáticas estão presentes no citoplasma, localizado dentro das células. Cada organela é responsável pela execução de atividades celulares necessárias para a manutenção da célula.Células animais, quando privadas de alimento, por exemplo,  passam a degradar(consumir-digerir) partes de si mesmas como fonte de matéria-prima para sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa degradação é:

( a )O aparelho de Golgi

( b )O centríolo.

( c )O lisossomo.

( d )A mitocôndria.

 

2. A célula em questão representa um ser vivo, podemos concluir que:




a) é do tipo eucarionte e pertence a uma bactéria

b) é do tipo procarionte e pertence a uma planta

c) é do tipo eucarionte e pertence ao ser humano

d) é do tipo procarionte e pertence a uma bactéria

 

3.A organela abaixo ilustra mitocôndria, organela esta presente nas células eucariontes cuja a função está relacionada:


 

a) síntese de proteínas e lipídeos

b) controle da divisão celular

c) promove a produção de energia por ATP

d) promove a digestão celular

 

4. As organelas são estruturas presentes no interior da célula e que apresentam funções específicas. Na tabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência (–) e alguns componentes encontrados em três diferentes tipos celulares (A, B e C). A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos:



a) eucariotos heterótrofos, procariotos heterótrofos e procariotos autótrofos.

b) eucariotos autótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.

c) procariotos heterótrofos, eucariotos heterótrofos e eucariotos autótrofos.

d) procariotos autótrofos, eucariotos autótrofos e eucariotos heterótrofos.

e) eucariotos heterótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.

 

5. Qual a definição mais correta para enzimas?

a) São moléculas de energia.

b) São moléculas orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos.

c) É um processo de quebra da molécula de glicose.

d) É um tipo de transporte passivo de substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário