E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


PORTUGUÊS 7°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021.

ATIVIDADE II- LÍNGUA PORTUGUESA

DATA DE ENTREGA: 16/06/2021

E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO – SÉTIMOS ANOS – SEGUNDO BIMESTRE – ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

NOME DO ALUNO:

PROFESSORA: LOURDES – mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br

TELEFONE:96064-5845

HABILIDADE: EF69LP06.

GÊNERO ARGUMENTATIVO.

       Você já vivenciou uma situação em que teve de defender suas ideias? Como isso aconteceu? Você conseguiu convencer o outro a aceitar seu ponto de vista? Você procura se informar antes de discutir algum assunto?

        Artigo de opinião é um texto geralmente publicado em jornais, em revista ou na Internet, com a interpretação ou opinião do autor que o assina. Pode ser escrito em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa.

        O texto de opinião apresenta introdução, argumentação e conclusão:

INTRODUÇÃO é a apresentação da opinião do autor.

ARGUMENTAÇÃO são os fatos, citações, exemplos que sustentam sua opinião.

CONCLUSÃO é a retomada da opinião apresentada na introdução e resumo das ideias do autor, reforçando seu posicionamento.

        Alguns conectores que poderão ser usados no artigo de opinião: ao passo que – uma vez que – tendo em vista – acredito que ...

                                PRODUÇÃO DE TEXTO

        Escreva a continuação dos textos, defendendo a sua opinião.

        VOCÊ ACREDITA QUE O JOVEM PODE MUDAR O MUNDO?

SIM. Certamente, o jovem busca encontrar o seu lugar ...

NÃO. Eu não acredito, infelizmente, a maioria dos jovens ...


ATIVIDADE I- LÍNGUA PORTUGUESA

DATA DE ENTREGA: 19/05/2021


                                                                                                   

PROFESSORA: LOURDES – mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br      

TELEFONE: 96064-5845 

NOME:----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SÉTIMO ANO: ------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                             

GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA

HABILIDADE: EF07LP01                                                                                             

NOTÍCIA é um gênero em que se relata um fato atual, que realmente aconteceu e que costuma ser veiculado por algum meio de comunicação.                                                     

MANCHETE é o título dado à notícia para dar destaque ao fato. Ela deve ser chamativa para atrair a atenção do leitor.                                                                                                    

OLHO DA NOTÍCIA é um trecho escrito em destaque logo após a manchete, complementando-a com algumas informações.                                                                        

LIDE é o primeiro parágrafo da notícia, com o resumo dos fatos relatados. Tem a intenção de atrair o leitor conduzindo-o à leitura completa. Por isso fornece  as informações básicas antes mesmo que se leia o restante da notícia: A QUE SE REFERE? – QUANDO? – ONDE? - O QUÊ – POR QUÊ?                                                             

LEIA.

DATA: 21/06/2014.                                                                                                                           

MANCHETE: CRIANÇAS DO VALE DO ITAJAÍ VIRAM HIT NA INTERNET COM BORDÃO ¨TOCA- LE PAU¨

OLHO DA NOTÍCIA:

           Narração de brincadeira de carrinho de rolimã em ladeira ficou famosa, vídeo de 25 segundos que viralizou pela internet foi filmado em Taió.

LIDE:

          Os primos Marcos e Leandro, de Taió, no Vale do Itajaí, viram hit na internet após postarem um vídeo de uma brincadeira na fazenda da avó. O bordão ‘’taca-le pau, Marcos’’ já virou meme nas redes sociais.      

NOTÍCIA:

                Leandro, de 9 anos, narrou a descida de carrinho de rolimã de Marcos, 12 em uma ladeira na casa da avó Salvelina, uma rua de chão de terra. Empolgado, o mais novo clama com sotaque característico da região: ‘’taca-le pau, Marcos,’’ para que o mais velho desça com mais velocidade. Após uma curva bem feita pelo carrinho, Leandro afirma empolgado: ‘’Mazá, Marcos véio.’’   

               A narração da brincadeira foi feita durante as férias das crianças, em dezembro de 2013. No mesmo mês, eles publicaram o vídeo na internet e compartilharam em um aplicativo de smartphone. Entretanto,  foi em 2014 que o vídeo começou a bombar e viralizar. Paródias foram feitas e a cidade de Taió, para o mundo virtual, ficou conhecida pelo vídeo.

            A família aprova e se diverte com a fama instantânea. ‘’Já tem gente do Mato Grosso, de São Bento, de Florida que me adicionaram na internet,’’ diz a avó Salvelina Lorenzetti Lenzi, dona do sítio. Brincadeira a parte, os pais afirmam que o importante é os meninos irem bem na escola.

            O carrinho do vídeo foi feito com sobras de marcenaria e rodas de máquina de aviário. A brincadeira ao ar livre divide a atenção das crianças com os jogos virtuais. ‘’O carrinho virtual já brinquei um monte,’’ diz Marcos.   

VOCABULÁRIO

HIT: Sucesso.

BORDÃO: Expressão repetida por alguém em uma determinada situação.

AVIÁRIO: Viveiro de aves.

MAZÁ: É uma expressão própria da região Sul. É mas+ah=mazá. Indica alegria.

VÉIO: Amigo, companheiro.

RESPONDA:


COMO VOCÊ JÁ SABE, HÁ ELEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NUMA NOTÍCIA. LOCALIZE-OS:

*- O que aconteceu?



*- Quem praticou as ações?


*- Quando aconteceu?


*- Por que aconteceu?


QUAIS DAS EXPRESSÕES A SEGUIR PODERIAM SER USADAS COM O MESMO SENTIDO DE ‘’TACA-LE PAU’’?

  1. -  Acelera      b) – Vai fundo    c) – Manda bala   d) – Atira um pau.


Bons estudos!



1º BIMESTRE: 2021

              

7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS


ATIVIDADE 01 

PARA TODOS OS 7° ANOS

LÍNGUA PORTUGUESA – TODOS SÉTIMOS ANOS

DEVOLUTIVA PARA: mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br

 

GÊNENO TEXTUAL: CARTAZ.                                                                                                       

HABILIDADE

 Identificar os efeitos de sentido devido à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o que foi escrito (relação de reiteração, complementação ou oposição) etc. em  notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na Internet etc.                                                                                        

CARTAZ

Gênero que, em propaganda/publicidade, tem como finalidade divulgar ideias, marcas, produtos, resultado de pesquisa, campanhas de forma prática e atraente. O texto é formado de uma combinação de linguagens, com predomínio das não verbais: desenhos, formas, cores. A informação verbal sempre recebe um tratamento gráfico especial, e para isso são cuidadosamente escolhidos o tipo, o tamanho e as cores das letras. Com as possibilidades de interação trazidas pelas novas tecnologias, os cartazes passaram a circular também em formato digital.

 

LEIA A SEGUIR O TEXTO DE UM CARTAZ:                                                                                           

TUDO SOBRE OS ASSUNTOS QUE MAIS TÊM DEIXADO O PAÍS DOENTE: ECONOMIA PARADA E CONTAS EM MOVIMENTO.                                                                                         


RESPONDA:

 

1 – O texto do cartaz acima se refere   a um canal de notícias. Que desenho vocêfaria para ilustrar o assunto do cartaz?

 

 

2 – Explique, o que pode significar a expressão¨contas em movimento,¨   que aparece no cartaz?

 

 

 

3 – Que outros sentidos pode sugerir a expressão ¨país doente¨?

 

 

 

DEVOLUTIVA PARA: mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br


21 comentários:

  1. Atividades
    Para 7A. 7B
    PESQUISE OS SUBSTANTIVOS ( SIMPLES COMPOSTO PROPRIO CONCRETO ABSTRATO PRIMITIVO E DERIVADO) PESQUISA SOBRE COVID 19 E DE SUA OPINIÃO MAXIMO 20 LINHAS
    COLOQUE NOME SÉRIE E NÚMERO ENTREGAR AO PROF QDO VOLTARMOS AS AULAS PRESENCIAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como que os professores vão saber que agente fez as atividades?

      Excluir
    2. Oi, tudo bem?

      As atividades devem ser encaminhadas para o e-mail de cada professor.
      Segundo a Secretaria da Educação à partir de segunda,11, os alunos serão inseridos nas suas turmas. Dessa maneira ficará mais fácil para conversar, encaminhar atividades e ter contato com o seu professor.
      Att,

      Excluir
  2. É pra copiar tudo no caderno ou só às questões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Copie as atividades e responda em seu caderno.
      Fique atento(a) para realizar o registro na matéria correspondente.

      Att,

      Excluir
  3. É pra tirar foto da atividade do meu caderno é mandar para o seu e-mail

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, tudo bem? Espero que todos estejam bem e com muita saúde. Quanto às atividades, podem tirar foto e enviar para o seguinte email: mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  5. Escola Sebastião Walter Fusco.

    Professora Elza.

    Do texto animação do Scooby-Dooo ganha primeiro trailer.
    Grife os artigos e monte 05 frases.

    Obs:Todas as atividades feitas enviar para o email: elzaepedro@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  6. Olá preciso me organizar e ainda não consegui, pois não sei se é pra enviar no e-mail e em qual formato, se é pra deixar no caderno pra apresentar quando voltar, ou se é através do aplicativo cmsp? Por favor esclareça para que minha filha se organize.

    ResponderExcluir
  7. pofessora elza queria te perguntar se pode levar as atividades na escola para vcs ??????? e queria saber o dia

    ResponderExcluir
  8. DATA: 18/05/2020

    Boa tarde galerinha!!

    Tudo bem? Espero que sim.
    Tudo dará certo.
    Fiquem em casa.

    LINGUA PORTUGUESA
    7° ano A e B
    Atividades a serem desenvolvidas

    TODAS AS ATIVIDADES ESTÃO NO E-MAIL DA ESCOLA E NO BLOOG.
    MANDAR A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES NO MEU E-MAIL: elzaepedro@hotmailcom

    ESCOLA SEBASTIÃO WALTER FUSCO
    Professora Elza

    Assinale a alternativa correta:

    1. Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?
    a) comparação
    b) metáfora
    c) metonímia
    d) eufemismo
    2. Qual figura de linguagem está presente nas seguintes frases:
    Toda minha vida morei no país do futebol.
    Nunca visitei a cidade maravilhosa.
    a) anáfora
    b) paranomásia
    c) perífrase
    d) catacrese
    c) perífrase
    3. Indique a expressão em que não ocorre pleonasmo.
    a) entrar para dentro
    b) adiar para depois
    c) liberdade escrava
    d) fatos reais
    e) encarar de frente
    f) certeza absoluta
    4. Qual a figura de linguagem usada na expressão identificada no exercício anterior?
    a) paradoxo
    b) eufemismo
    c) hipérbole
    d) prosopopeia
    5. Identifique em que alínea ocorre silepse de gênero, de número e de pessoa.
    a) O casal comprou a passagem e viajaram sem destino.
    b) Angra dos Reis é linda!
    c) Todos decidimos que era hora de mudar.
    6. Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo.
    a) Eu morri de rir com aquela história.
    b) Minha filha mais nova já é mocinha.
    c) Você está ficando muito cheinha.
    d) Ele veio voando para casa.
    e) Já disse isso um milhão de vezes.
    f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.
    7. Assinale as alíneas que se referem a figuras de construção.
    a) aliteração
    b) anástrofe
    c) elipse
    d) ironia
    e) eufemismo
    f) silepse
    g) polissíndeto
    h) sinestesia
    8. Qual é a figura de linguagem que está presente a frase “O silêncio desaprovador dos meus colegas.”, de Camilo Castelo Branco?
    a) metáfora
    b) hipálage
    c) pleonasmo
    d) hipérbato
    9. Identifique em qual frase há uma anástrofe e em que frase há uma sínquise.
    a) Cobertor azul macio bebê dormia no.
    b) Aos filhos, a mãe deu chocolates.
    10. Qual das seguintes figuras de linguagem não pertence ao grupo das figuras de palavra?
    a) metáfora
    b) comparação
    c) metonímia
    d) sinestesia
    e) assonância
    f) perífrase
    g) catacrese


    ResponderExcluir
  9. DATA: 19/05/2020

    Boa tarde galerinha!!

    Tudo bem? Espero que sim.
    Tudo dará certo.
    Fiquem em casa.

    LINGUA PORTUGUESA
    7° ano A e B
    Atividades a serem desenvolvidas

    TODAS AS ATIVIDADES ESTÃO NO E-MAIL DA ESCOLA E NO BLOOG.
    MANDAR A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES NO MEU E-MAIL: elzaepedro@hotmailcom

    ESCOLA SEBASTIÃO WALTER FUSCO
    Professora Elza


    Leia o texto:

    Nossa vida

    Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.
    A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.
    ─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
    ─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
    Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.
    O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.
    Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem… Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.
    Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura.
    Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.
    Paula Saldanha. “Heróis dos Gerais”. São Paulo, FTD, 1998, p. 7-9.



    Assinale a alternativa correta:


    1 – O objetivo do texto é:
    ( ) divulgar algo.
    ( ) noticiar um fato.
    ( ) narrar uma história.

    2 – Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela:
    ( ) o motivo de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
    ( ) a finalidade de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
    ( ) a consequência de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

    3 – O narrador do texto expõe uma opinião na passagem:
    ( ) “Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.”
    ( ) “De manhãzinha, café aguado com pão duro.”
    ( ) “Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.”

    4 – A expressão grifada indica um lugar no trecho:
    ( ) “Lá em casa, a situação estava difícil.”
    ( ) “No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado.”
    ( ) “No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.”

    5 – Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento:
    ( ) de seu pai.
    ( ) de sua mãe.
    ( ) do capataz da fazenda.

    6 – Na frase “Mas não era, não.”, a repetição do termo “não”:
    ( ) reforça a negação.
    ( ) indica uma correção.
    ( ) estabelece uma contradição.

    7 – No segmento “Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme.”, a palavra “firme” exprime:
    ( ) o meio com que o capaz fazia a gente trabalhar.
    ( ) o modo com que o capaz fazia a gente trabalhar.
    ( ) a intensidade com que o capaz fazia a gente trabalhar.

    8 – Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam serviços bem pesados na fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:
    ( ) “roçar”
    ( ) “capinar”
    ( ) “carregar carrinhos de mão pesados”

    ResponderExcluir
  10. DATA: 21/05/2020

    Boa tarde galerinha!!

    Tudo bem? Espero que sim.
    Tudo dará certo.
    Fiquem em casa.

    LINGUA PORTUGUESA
    7° ano A e B
    Atividades a serem desenvolvidas

    TODAS AS ATIVIDADES ESTÃO NO E-MAIL DA ESCOLA E NO BLOOG.
    MANDAR A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES NO MEU E-MAIL: elzaepedro@hotmailcom

    ESCOLA SEBASTIÃO WALTER FUSCO
    Professora Elza

    Roteiro:
    Do texto “NOSSA VIDA” circule os artigos e forme 05 cinco frases.


    ResponderExcluir
  11. DATA: 22/05/2020

    Boa tarde galerinha!!

    Tudo bem? Espero que sim.
    Tudo dará certo.
    Fiquem em casa.

    LINGUA PORTUGUESA
    7° ano A e B
    Atividades a serem desenvolvidas

    TODAS AS ATIVIDADES ESTÃO NO E-MAIL DA ESCOLA E NO BLOOG.
    MANDAR A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES NO MEU E-MAIL: elzaepedro@hotmailcom

    ESCOLA SEBASTIÃO WALTER FUSCO
    Professora Elza

    Roteiro:
    Faça uma comparação do texto “NOSSA VIDA”, com os dias atuais.
    Descreva em no mínimo 20 linhas.

    ResponderExcluir
  12. Eu não tô conseguindo escrever as resposta alguém pode me ajuda ???

    ResponderExcluir
  13. Precisa copiar todos os textos ou só ler e copiar as questões?

    ResponderExcluir
  14. Qual é o nome da professora de português do 7°A.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde professora, estou começando a fazer essas atividades agora porque, não tenho Facebook, e não sabia que estava havendo atividades, eu estava fazendo as atividades do centro de midias, e do caderno do aluno

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde prof, a senhora não está mais enviando lição aqui no blog? Perdão pela pergunta, mas eu não estou vendo nenhuma atualização tanto no meu celular quanto pelo computador.

    ResponderExcluir