E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


MATEMÁTICA 2°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMETRE: 2021

ATIVIDADE II- MATEMÁTICA

DATA DE ENTREGA: 23/06/2021

MAT 2º EM 2º BIM ATIVIDADE 2 - SEMELHANÇA, TEOREMA DE TALES, EQUIVALÊNCIA DE EXPRESSÕES

INSTRUÇÕES:

- O conteúdo desta atividade foi baseado nas habilidades essenciais de Matemática constantes do Caderno “Aprender Sempre” volume 2 Sequências de Atividades 2 e 3 - 2021 e nas aulas do CMSP do 2º bimestre, disponíveis no repositório do app, do site CMSP e na Playlist de Matemática em https://bit.ly/303RCVR.

- As respostas podem ser enviadas contendo seu nome completo e série, pelo Google Forms ou pelos e-mails:

2°A e 2°B: valdenir@prof.educacao.sp.gov.br - Prof. Valdenir

2°C e 2ºD: elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br   - Professora Elsa

2°E:     mfmartins@prof.educacao.sp.gov.br   - Professora Fátima Martins 

Pelo Google Forms, use esse link para responder direto pelo formulário: 

 https://forms.gle/fVLN7YQB2dtdorBv9


NOME _____________________________________________________ Nº ______ Série 2º ______

  1. (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 5 e 6 de 02/06 pág. 87): A figura mostra os triângulos ABE e CDE. Os segmentos de retas AB e CD são paralelos. Se AB = 136 cm, CE = 75 cm e CD = 50 cm, quanto mede o segmento AE?

WhatsApp Image 2021-06-10 at 08.44.59

A) (   ) 204

B) (   ) 90

C) (   ) 27

D) (   ) 18

2)  (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 7 e 8 de 26/05 pág. 89): O desenho representa uma quadra fiscal da Prefeitura, representando as ruas A, B, C, D e E, com A, B e C paralelas. As medidas abaixo representam os lotes que têm frente para rua E e para RUA D. A medida de x vale em metros:

WhatsApp Image 2021-06-10 at 08.47.39

A) (   ) 26

B) (   ) 28

C) (   ) 30

D) (   ) 35

3) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 1 e 2 de 07/06 pág. 95): Dada a sequência (3, 5, 7, 9,11,...). A sentença que descreve corretamente a lei de formação desta sequência é:

A) (   )  an= 2 + (n-1) + 3

B) (   ) an= 3 + (n-1)  .  2

C) (   )  an= 3 + (n-1) + 2

D) (   )  an= 2 + (n-1)  .  3


  1. (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 3 e 4 de 09/06 pág. 98): Baseado no sistema linear abaixo, qual é o valor de x - y?

{x + y = 11 x2 - y2 = 99

A) (   ) x - y = 7

B) (   ) x - y = 8

C) (   ) x - y = 9

D) (   ) x - y = 10

5) Classifique as igualdades matemáticas abaixo em Certo ou Errado:

(   ) 6 . (x - 2) + 5 = 6x - 7

(   ) 6 . (x + 2) - 5 = 6x + 7


ATIVIDADE I- MATEMÁTICA

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021 


MAT 2º EM 2021 2º BIM ATIVIDADE 1 - RAZÃO E PROPORÇÃO

INSTRUÇÕES:

- O conteúdo desta atividade foi baseado nas habilidades essenciais de Matemática constantes do Caderno “Aprender Sempre” volume 2 - 2021 e nas aulas do CMSP do 2º bimestre, disponíveis no repositório do app, do site CMSP e na Playlist de Matemática em https://bit.ly/303RCVR.

- As respostas podem ser enviadas contendo seu nome completo, número e série, pelo Google Forms ou pelos e-mails:

2°A e 2°B: valdenir@prof.educacao.sp.gov.br                                    - Prof. Valdenir

2°C e 2ºD: elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br                            - Professora Elsa

2°E:             mfmartins@prof.educacao.sp.gov.br                               - Professora Fátima Martins

Pelo Google Forms, use esse link para responder direto pelo formulário:

https://forms.gle/B7RfxuNsrK8KFiKVA

 

NOME _____________________________________________________ Nº ______ Série 2º ______

 

1) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 1 e 2 pág. 63): Em uma prova de valor 6, Cristina obteve a nota 4,8. Se o valor da prova fosse 10, qual seria a nota obtida por Cristina?

 

A) (   ) 7

B) (   ) 8

C) (   ) 9

D) (   ) 10

 

2)  (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 3 e 4 pág. 68): O número irracional PI (π) é a constante de proporcionalidade entre o comprimento C de uma circunferência e o seu diâmetro d. Isso significa dizer que C é diretamente proporcional a d. Assim, a expressão que indica corretamente essa proporcionalidade é:

 

A) (   ) C . d = π

B) (   ) C . π = d

C) (   ) C/d = π

D) (   ) d/C = π

 

 

3) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 5 e 6 pág. 70): Um livro possui 240 páginas e cada página tem 40 linhas. Qual seria o número de páginas desse livro se fossem colocadas apenas 30 linhas em cada página?

 

A) (   ) 320 páginas

B) (   ) 400 páginas

C) (   ) 420 páginas

D) (   ) 500 páginas

 

4) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 7 e 8 pág. 74): Para encher um tanque são necessários 30 recipientes de 6 litros cada um. Se forem usados recipientes com 3 litros cada, quantos serão necessários para encher o mesmo tanque?

 

A) (   ) 30 recipientes

B) (   ) 40 recipientes

C) (   ) 50 recipientes

D) (   ) 60 recipientes

 

5) Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Na Matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.

 

(   ) A proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.

 

 

PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

2º EM - MATEMÁTICA - ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

 PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03 

GEOMETRIA ESPACIAL E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS .

 

INSTRUÇÕES:

 

- O conteúdo desta atividade foi baseado nas habilidades essenciais de Matemática constantes do Caderno “Aprender Sempre” volume 1 - 2021 e nas aulas do CMSP do 1º bimestre, disponíveis no repositório do app, do site CMSP e na Playlist de Matemática em https://bit.ly/303RCVR.

- As respostas podem ser enviadas contendo seu nome completo e série, pelo Google Forms ou pelos e-mails:

 

2°A e 2°B: valdenir@prof.educacao.sp.gov.br                              - Prof. Valdenir

2°C e 2ºD: elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br                       - Professora Elsa

2°E:         mfmartins@prof.educacao.sp.gov.br                            - Professora Fátima Martins

 

Pelo Google Forms, use esse link para responder direto pelo formulário:

 

https://forms.gle/4YZ6JhAt1VjTDkKb9

 

 

NOME ______________________________________________________________  2º ANO ____

 

PERGUNTAS

 

1) (1 ponto) O que são sólidos geométricos?

 

a) (  ) São objetos geométricos bidimensionais, com largura e comprimento.

b) (  ) São objetos geométricos tridimensionais, com comprimento e altura.

c) (  ) São objetos geométricos tridimensionais, com largura, comprimento e altura.

d) (  ) São objetos geométricos bidimensionais, com largura e altura.

 

2) (1 ponto) A quantidade de vértices, faces e arestas do cubo são respectivamente:

 a) (  )  V=8 F=6             A=12

b) (  )    V=12      F=6     A=8

c) (  )    V=8  F=8    A=8

d) (  )     V=0         F=1            A= 2

 

3) (1 ponto) São exemplos de corpos redondos:

 

a) (  ) Cubos, pirâmides e paralelepípedos

b) (  ) Cones, cilindros e esferas

c) (  ) Quadrados, triângulos e retângulos

d) (  ) Retas, pontos e planos

 

4) (2 pontos) Com base na fórmula , V - A + F , um sólido geométrico com 14 vértices e 21 arestas tem quantas faces?

 

a) (  ) 6 faces

b) (  ) 7 faces

c) (  ) 8 faces

d) (  ) 9 faces

 

5) (1 ponto) Considere um retângulo de lados com medidas x e y. O perímetro e a área deste retângulo podem ser expressos respectivamente por:

 


7) (1 ponto) O resultado de (a + b)² tambéé conhecido como:

 

a) (  ) o quadrado do quadrado

b) (  ) o quadrado da subtração

c) (  ) a multiplicação do quadrado

d) (  ) o quadrado da soma

 

8) (2 pontos) O produto de (a + b) . (a - b) é:



 


19 comentários:

  1. Olá pessoas, bom dia. Como ainda não temos outro meio de interação, postarei aqui as atividades propostas. Assim que outros meios forem disponibilizados vocês serão avisados. As atividades devem preferencialmente ser enviadas para o mail valdenir@prof.educacao.sp.gov.br ok? Bons estudos. Prof. Val.

    ResponderExcluir
  2. Link da aula sobre processo de cálculo manual de raiz quadrada pra assistir no YouTube:

    https://youtu.be/ZiQsrLPdPiM

    ResponderExcluir
  3. Primeira atividade:l Ele pediu para vocês entrarem no YouTube, canal Explica Professor Matemática - vídeo "Plataforma de Matemática". Na descrição tem um link: https://sites.google.com/view/explicaprofessormatematica/p%C3%A1gina-inicial/revis%C3%A3o-matem%C3%A1tica. Nesse link, vá para a aula 4, assista e realize os exercícios. Abaixo já coloco o link direto para ir pro vídeo, mas se utilizarem esse link acima, dá para explorar o site.
    https://youtu.be/nKsD2KQ5PZM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eae professor faço esses exercicios aí aonde?

      Excluir
    2. Bom dia, pode ser numa folha separada ou até no caderno, aí você escaneia ou fotografa e manda pro meu e-mail valdenir@prof.educacao.sp.gov.br. Em breve está previsto o funcionamento do Google Classroom dentro do app Centro de Mídias e aí faremos tudo por lá.

      Excluir
  4. a) ✓256
    b) ✓324
    c) ✓576
    d) ✓529
    e) ✓676
    f) ✓784
    g) ✓961

    ResponderExcluir
  5. Link para aula de trigonometria exibida em 28/04.

    IMPORTANTE:

    Está aula já faz parte do conteúdo do 1° bimestre. Bons estudos.

    https://youtu.be/STXDKBvA61A

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pessoas! As aulas previstas para hoje, quarta 06/05 para o 2° ano do Ensino Médio no app Centro de Mídias são:
    - 17h Matemática
    - 17h45 Sociologia
    - 18h30 Geografia.
    Acompanhe a previsão da programação semanal e diária em:
    https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pessoas! Dois avisos:
    - Sou professor dos Segundos Anos A e B. Quando postei a atividade não fiz esta distinção, porém conversando com as professoras de Matemática das demais séries, concordamos que esta atividade pode valer para todas séries. Podem enviar para meu mail acima especificando série e professor que eu encaminho.
    - O Google Classroom já está habilitado para uso, bastando atualizar na app Store seu aplicativo Centro de Mídias SP. Assim que possível migre pro sistema pois deverá ser o melhor meio de comunicação e atividades no momento ok? Dúvidas podem enviar mail tb.
    Professor Val

    ResponderExcluir
  9. Bom dia alunos do 2anoD matematica,venho aqui para informa-los que postei ontem uma atividade no google clasromm referente a nossa ultima aula vista em sala de aula sobre a trigonometria na circunferência,resolvam os exercícios de acordo com os exemplos e me façam a evolutiva ate o dia 18/05.Sem mais estou no aguardo.Profa Elsa matemática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora!. ainda não tenho o "codigo de turma" do classroom. poderia passar ?

      Excluir
    2. Oi Wilkerson pode resolver estes exercícios do blog é envie-nos no meu email,resolva no caderno tira foto raça meia é me envia no email elsarodrigues@ymail.com avise seus amigos da sala se possível que as atividades do blog serve para todos os alunos do 2anos.obrigada.Professora Elsa.

      Excluir
  10. Boa tarde alunos do 2anoD venho aqui no canal para informa-los que mudei meu e-mail e que todas as atividades que foram postadas ate agora estarei recebendo no email:elsalourdes@professor.educacao.sp.gov.br resolvam todos os exercícios no caderno,tirem uma foto,escaneiem e enviem.obrigada Professora Elsa Rodrigues.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde alunos do 2D,venho aqui no canal ajudá-los que mudei meu e-mail para elsalourdes@professor.educação.sp.gov.breve que estarei recebendo todas as atividades de matemática que foram postadas aqui no canal ate agora.resolvam todos os exercícios no caderno,escaneiem e me enviem em formato de arquivo.desde já agradeço a atenção.Professora Elsa Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. ALUNOS DO 2º ANO D O CÓDIGO DE ACESSO AO GOOGLE CLASROMM É f42vffb sala de matemática nr 241182112 obg prof Elsa

    ResponderExcluir
  13. Bom dia pessoas! Atenção para as aulas previstas para hoje quarta, 10/06 no app CMSP e Facebook CMSP:

    *2ª série do EM*
    *17h* - Correção da AAP
    *17h45* - Correção da AAP
    *18h30* - Projeto de vida


    Lembrando que as *reprises* das aulas do 2° ano acontecem todas as manhãs, das *8h15 às 10h30* no app CMSP. Não esqueça de acessar sempre o *blog da escola* (https://sebastiaowalterfusco.blogspot.com/) e o Google Classroom *com seu e-mail Google institucional*, aquele que está na SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/). Bons estudos. Val

    ResponderExcluir
  14. Bom dia pessoas, feliz dia dos namorados! Muitos alunos tem comentado sobre a dificuldade em acessar o *app CMSP*, mas é muito importante que vocês acessem os conteúdos por lá, até porque a Secretaria de Educação gera *relatórios de presença* dos alunos baseados naquele acesso.

    *ORIENTAÇÕES:*
    Após baixar o app “Centro de Mídias SP”, o acesso é realizado com *seu R.A. e mesma senha usada no site da SED - Secretaria Escolar Digital*. Estou mandando dois tutoriais com o passo a passo para acesso, se você ainda não consegue.

    Outro acesso importante é o *Google Classroom*, que também é encontrado dentro do app CMSP. Pode ser acessado via app próprio também, porém nos dois casos *SÓ FUNCIONA com seu e-mail institucional, obtido no canto superior direito no site da SED*. Caso não consiga, por favor entre em contato com algum professor, coordenadora ou secretaria da escola. Não esqueça também de acompanhar os grupos de whatsapp, blog e facebook da escola. Faça as atividades solicitadas no caderno ou onde for solicitado e envie para o e-mail do professor correspondente. Lembre-se: quanto mais atividades você fizer e enviar nesse período, menos trabalho terá na volta às aulas presenciais.

    PROGRAMAÇÃO PREVISTA PARA HOJE SEXTA 12/06 NO APP CMSP E FACEBOOK CMSP:

    2ª série do EM

    REPRISES DAS AULAS: 8H15 AS 10H30

    *17h* - Arte Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ ou do seu entorno.

    *17h45* - Geografia Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização.

    *18h30* - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Reconhecer expressões que mostram uma opinião contrária e as que mostram a continuidade de acontecimentos. Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivas de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.

    ResponderExcluir