E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ARTE 2°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- ARTE


DATA DE ENTREGA: 16/06/2021

ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO

PROFESSORA ELIANA SOTERO

 

ATIVIDADES DE ARTES PARA O BLOG DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE- 2021- PARTE II

 

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

TEMAS E HABILIDADES DO BIMESTRE

 

TEMA                                                                       HABILIDADES

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas

Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - As linguagens das linguagens da Arte

Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - O revelar das temáticas

Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - Projetos de poética pessoal ou colaborativa

 

Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro.

 

 

TEMAS E HABILIDADES DAS ATIVIDADES

 

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo

 

 

ATIVIDADES

 

I- LINGUAGEM VISUAL/ LINGUAGEM MUSICAL/ LINGUAGEM CORPORAL/LINGUAGEM CENICA.

 

EXISTEM VÁRIOS ESTILOS DE DESENHOS : Desenho realista, Manga, desenho 3D, Cartum, Desenho digital, Desenho a mão Livre, Desenho Geométrico, Desenho livre, Desenho de Memória, etc.

 

a) Leia a Letra da música do Legião Urbana abaiixo.

b) Escolha um estilo de desenho acima, e desenhe uma representação da letra da música, pinte e envie.

c) Faça uma interpretação da Letra da música ( Cinco Linhas)

d) Baixe a música no Youtube escute e responda:

d1) Quais instrumentos você identifica na música?

D2) Qual melodia você identifica na música?

D3) Esta música foi escrita nos anos 90 qual a relação desta letra de música com os dias atuais, escreva, mudou algo de lá pra cá? O que precisa mudar na sua opínião?

Artista:Legião Urbana

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

ArtistaLegião Urbana

E) Crie um estilo de dança para a música acima pelo menos dois minutos, filme, fotografe  pelo celular e envie.

f) Escolha uma foto de você dançando, desenhe e envie.

g) Grave você recitando a música ou interpretando o poema em forma teatral e envie.

 

ATIVIDADE I- ARTE

DATA DE ENTREGA: 19/05/2021


PROFESSORA ELIANA SOTERO

 

ATIVIDADES DE ARTES PARA O BLOG DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE- 2021

 

  ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

Tema: POÉTICAS PESSOAIS E/OU PROCESSOS COLABORATIVOS.

Subtema: A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA.

 

FOCO: O foco deste volume é a poética pessoal e processos colaborativos. Espera-se que você consiga construir seu processo colaborativo.

 

HABILIDADES: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

 

LINGUAGENS ARTÍSTICAS:  Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.

 

MENSAGEM: Verdade e Amor.

 

Mahatma Gandhi

Quando me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.

 



A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA.

Origem da Fotografia

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

Evolução da Fotografia

Muitos foram os pioneiros que pesquisaram como fixar uma imagem no papel. "Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda entre todas as classes sociais na segunda metade do século XIX.A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.

Daguerreótipo

Por sua vez, outro francês, Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851), desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu nome, o“daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes.



O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a gravava sobre o vidro

O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.

Calótipo

Em 1840, o químico inglês John F. Goddard (1795-1866), criou lentes com maior abertura. No ano seguinte, o escritor e cientista inglês William Henry Fox Talbot (1800-1877) criou o"calótipo", aperfeiçoando o processo de fixação de imagens.

 

Fotografia colorida

A primeira fotografia colorida seria criada alguns anos depois, em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879).

Contribuíram nesta empreitada Gabriel Lippman (1845-1921), os irmãos Auguste (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948). Mais tarde, os irmãos conseguiriam colocar as imagens em movimento, fato que daria origem ao cinema.

Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.

TEXTO RETIRADO DA INTERNET https://www.todamateria.com.br/historia-da-fotografia/

LINGUAGEM VISUAL.

  ATIVIDADE I - LEIA O TEXTO ACIMA E RESPONDA:


1) QUANDO E COMO FOI A ORIGEM DA FOTOGRAFIA? ( 4 LINHAS)

2) FALE SOBRE A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA. (03 LINHAS)

3) O QUE É Daguerreótipo? QUEM CRIOU?

4) O QUE É CALÓTIPO?

5) QUANDO SURGIU A PRIMEIRA FOTOGRAFIA COLORIDA?

5) QUEM FORAM  Os irmãos August e Louis Lumiere? O que eles fizeram?


ATIVIDADE II

COPIE AS QUESTÕES DA APOSTILA 2ºBIMESTRE PAGINA 102 E RESPONDA.

 

ATIVIDADE III – ASSISTA OS VÍDEOS NO YOUTUBE

Cristiano Mascaro “Eu sou um fotógrafo de rua”

No Olhar: Sebastião Salgado (Episódio 01 - Temporada 01)

Vik Muniz, Artista Contemporâneo, Vida & Obra |

 

Após assistir cada vídeo,  responda:

1) Qual a diferença da obra de cada artísta?

2) Qual material que cada um   deles utilizam?

3) O que achou de cada vídeo? Sensibilizou você? De que forma? Você Gostou?

4) Responda as questões da pagina 102 e 103 da apostila.

5) Vamos fazer como Vik Muniz? Pegue um retrato, póde ser um retrato de revista, cole-o em uma folha de sulfite,  desenhe por cima deste retrato o que você quiser expressar, pinte, fotografe novamente, analise sua obra, de um tema para ela e envie.  O que você achou a experiência? O que você quis expressar?

6) Pegue seu celular e fotografe cinco temas, porque escolheu estes temas? Envie.

 

LINGUAGEM CORPORAL

ATIVIDADE I

1) ASSISTA NO YOUTUBE:


Rastros de Processo Colaborativo | por trás da cena

projetoportrasdacena.wordpress.com 2010/11/27 › tease...

Brasil, cor, 2010, 18min Documentário que apresenta o percurso de criação compartilhada do processo.

2) RELATE O QUE VOCÊ ASSISTIU.

3) A PÁRTIR DO VÍDEO VOCÊ ENTENDEU O QUE É PROCESSO COLABORATIVO?

 

LINGUAGEM MUSICAL:

RESPONDA:

1) O QUE SÃO POÉTICAS PESSOAIS EM MÚSICA?(PAG 106 APOSTILA)

2) ESCUTE O VÍDEO NO YOUTUBE

Hermeto Pascoal e Grupo - Mundo Verde Esperança 1989 - 06 - Viva O Gil Evans

 

RESPONDA:

1) QUAIS INSTRUMENTOS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NA MÚSICA?

2) VOCÊ GOSTOU?

3) FAÇA UM DESENHO EXPRESSANDO A MÚSICA, FOTOGRAFE E ENVIE.

4) COMO FOI A EXPERIÊCIA?

 

LINGUAGEM CÊNICA OU TEATRAL

ATIVIDADE:

1) LEIA O TEXTO DA PAGINA 107 DA APOSTILA E RESPONDA:

A) O QUE É ASDRUBAL TROUXE TROMBONE?

B) ONDE FOI CRIADO?

C) EM QUE ANO?

D) QUAIS ARTÍSTAS QUE PARTICIPARAM?

E) O QUE O GRUPO COLOCOU EM EVIDÊNCIA?

F) QUAL ERA A ESTRUTURA NARRATIVA DO GRUPO?

G) ASSISTA NO YOUTUUB:

Asdrúbal Trouxe o Trombone - Ep.1-Temp.1 - Perdido para o Mundo (2017)

H) RELATE O QUE VOCÊ APRENDEU COM O DOCUMENTÁRIO E QUAL A ASSOCIAÇÃO COM PROCESSOS COLABORATIVOS.

BOM BIMESTRE , LEMBRE-SE SEGUNDO BIMESTRE. 


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

1º ATIVIDADE / 1° BIMSTRE

2ª ANO DO ENSINO MÉDIO

PROFESSORA: ELIANA SOTERO

E-MAIL DE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

1. DATA DE ENTREGA: 05/03/2021

TEMA – O Encontro entre a Arte e o Público - Espaços Expositivos, modos de Expor, Salões de Arte, Bienais e Feiras de Arte.

- CARNAVAL.

HABILIDADES:

Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada

Identificar espaços e formas de integração entre arte e público

Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes

visuais, a música, o teatro ou a dança

O QUE É ARTE?

A Arte é tudo que o homem cria. Por exemplo uma boa culinária, um prédio, um desenho, uma música, um teatro, um texto etc. O que diferencia a arte são as linguagens Artísticas.

As Linguagens artísticas É a forma de representar a arte através de várias linguagens. Como exemplo; expressão corporal, expressão musical, verbal, e outras expressões. Através da arte comunicar-se com o indivíduo.

As Linguagens Artísticas existentes são:

1) Linguagem Visual que são: todos os estilos de desenhos, pinturas, esculturas, arquitetura, artesanato, fotografia, designer, grafite, web art, etc.

2) Linguagem Musical: São todos os estilos de músicas:

Estilo musical trata de personalidade e é o que difere um músico do outro, um compositor do outro. É algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos. ... Como você vai entender melhor logo mais, artistas de um mesmo gênero musical podem ter estilos bem diferentes

3) Linguagem Corporal: Todos os estilos de danças.

4) LINGUAGEM TEATRAL

São todos os estilos de Teatro.

- Teatro Folclórico
- Teatro Religioso
- Teatro clássico
- Teatro moderno
- Teatro Contemporâneo

5) LINGUAGEM ÁUDIO VISUAL

- Cinema
- vídeos em geral
- cinema clássico
- cinema religioso
- novelas
- vídeos gravados em celulares, etc

O QUE É PÚBLICO?
O Público é um expectador que aprecia a Linguagem Artística.

O QUE É ESPAÇO EXPOSITIVO?
Um espaço que tem como objetivo principal, promover uma experiência de estímulo à Arte. Um espaço expositivo pode ser palco de teatro, museu, murais, muros, praças etc.

COMO É UM MODO DE EXPOR?
O modo de expor depende o que o artista quer alcançar. Pode ser em praças, salões, chão, ou seja, o Artista escolhe sua forma de mostrar sua arte.

O QUE É UM SALÃO DE ARTE?
É um espaço próprio para expor as obras de Artes visuais ou outras linguagens. Surgiu no século XVIII.

O QUE É UMA BIENAL DE ARTE?
A Bienal de São Paulo (antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes. O evento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, que foi construído junto com todos os seus outros edifícios em 1954. O prédio também é conhecido como Pavilhão da Bienal e foi concebido por Oscar Niemeyer com projeto estrutural de Joaquim Cardozo como forma de comemorar o 4º Centenário da cidade de São Paulo. Em 1962 surge a Fundação Bienal de São Paulo, instituição que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas, educativas e sociais

O QUE SÃO FEIRAS DE ARTES?

As feiras de Artes são feiras que tem o objetivo de promover exposições de artistas renomados e não renomados.

CARNAVAL

O CARNAVAL é uma arte que se originou na antiga Grécia 30.000aC, através dos cultos Dionisíacos. Em homenagem ao Deus Dionisío. O Deus Dionísio era o Deus da Fertilidade e da agricultura e o povo grego acreditava que se não houvesse uma homenagem a este Deus o mesmo poderia vingar-se e não abençoa-los com a fertilidade da terra. Portanto o povo grego todos os anos durante três dias passou á homenagear o Deus Dionísio através de festas com músicas, danças, teatro etc. No Brasil o Carnaval chegou com os Portugueses que tinham o hábto de comemorar o carnaval e passou para os brasileiros este costume que se espalhou pelo mundo.

No carnaval as Linguagens Artísticas são desenvolvidas de forma rica culturalmente principalmente aqui no Brasil. As Linguagens Musicais, Teatrais, Corporais e Visuais são mostradas através dos Desfiles das Escolas de Samba, Desfiles de Maracatu, Frevo, Dança do Boi, etc.

ATIVIDADES

1) RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO
a) O que é Arte? Quais Linguagens Artísticas existem?
b) Represente em forma de desenho cada linguagem Artística.
c) Você já foi público de alguma linguagem Artísitica? Qual? Gostou? Na sua opinião qual o papel de um público?
d) você sabe o que é expor? Já fez alguma exposição na escola?
e) O que é uma Bienal de Artes, você já foi a Bienal de Artes do Ibirapuera? Nem pelo computador?

f) Baixe das imagens do computador dez imagens de obras de Artes da Idade Antiga:

1) Pré História
2) Egito
3) Grécia
4) Roma
5) Idade Média.
6) Renascimento
7) cole e envie. Você acha que isto é uma exposição de Artes? Qual tema você daria a esta exposição?

ATIVIDADE 2 – TEMA CARNAVAL

a) QUAL A ORIGEM DO CARNAVAL?
b) VOCÊ GOSTA DE CARNAVAL?
c) AQUI NO BRASIL O CARNAVAL É DIVERSIFICADO COM ESCOLAS DE SAMBA, FREVO, MARACATU etc. VOCÊ JA ASSISTIU CARNAVAL ONDE?
d) CRIE UM DESENHO CARNAVALESCO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE. PODE SER FIGURINOS, INSTRUMENTOS, DANÇA CARNAVALESCA, ETC. PINTE E ME ENVIE.

PROFESSORA: ELIANA SOTERO

E-MAIL DE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

2 comentários:

  1. Olá pessoal o prazo para entrega das atividades via email vai até dia 26/05/2020.

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO MEU EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES ATÉ AMANHÃ 27 DE MAIO ULTIMO DIA: elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir