SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- ARTE
DATA DE ENTREGA: 16/06/2021
ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO
PROFESSORA ELIANA SOTERO
ATIVIDADES DE ARTES
PARA O BLOG DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE- 2021-
PARTE II
ENVIAR PARA O E-MAIL :
elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
TEMAS E HABILIDADES DO BIMESTRE
TEMAS E HABILIDADES DAS ATIVIDADES
Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A operação
poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da
gramática das linguagens artísticas |
Investigar as
potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo |
ATIVIDADES
I- LINGUAGEM VISUAL/ LINGUAGEM MUSICAL/ LINGUAGEM
CORPORAL/LINGUAGEM CENICA.
EXISTEM VÁRIOS ESTILOS DE DESENHOS : Desenho realista,
Manga, desenho 3D, Cartum, Desenho digital, Desenho a mão Livre, Desenho
Geométrico, Desenho livre, Desenho de Memória, etc.
a) Leia a Letra da música do Legião Urbana abaiixo.
b) Escolha um estilo de desenho acima, e desenhe uma
representação da letra da música, pinte e envie.
c) Faça uma interpretação da Letra da música ( Cinco Linhas)
d) Baixe a música no Youtube escute e responda:
d1) Quais instrumentos você identifica na música?
D2) Qual melodia você identifica na música?
D3) Esta música foi escrita nos anos 90 qual a relação desta
letra de música com os dias atuais, escreva, mudou algo de lá pra cá? O que
precisa mudar na sua opínião?
Nas
favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que
país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No
Amazonas, no Araguaia iá, iá
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que
país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro
mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
E) Crie um estilo de dança para a música acima pelo menos dois
minutos, filme, fotografe pelo celular e
envie.
f) Escolha uma foto de você dançando, desenhe e envie.
g) Grave você recitando a música ou interpretando o poema em
forma teatral e envie.
ATIVIDADE I- ARTE
DATA DE ENTREGA: 19/05/2021
PROFESSORA
ELIANA SOTERO
ATIVIDADES
DE ARTES PARA O BLOG DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
2º
BIMESTRE- 2021
ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
Tema:
POÉTICAS PESSOAIS E/OU PROCESSOS COLABORATIVOS.
Subtema: A
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA.
FOCO: O foco deste volume é a poética
pessoal e processos colaborativos. Espera-se que você consiga construir seu
processo colaborativo.
HABILIDADES: Experimentar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso
sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não
convencionais.
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual,
coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da
comunidade.
vivenciadas na
escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
LINGUAGENS ARTÍSTICAS:
Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.
MENSAGEM: Verdade e Amor.
Quando
me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade e o amor sempre
venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas,
no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.
A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA.
Origem
da Fotografia
As primeiras experiências fotográficas
de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do
século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se
projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.
Em 1525, já se dominava a técnica de
escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala
(1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à
luz do Sol.
Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl
Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao
demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.No ano de 1725, foi a
vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem
durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood
(1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.
Evolução da Fotografia
Muitos foram os pioneiros que
pesquisaram como fixar uma imagem no papel. "Tirar fotografia",
"fazer um retrato" tornou-se moda entre todas as classes sociais na
segunda metade do século XIX.A primeira fotografia propriamente dita foi obra
do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto
de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.
Daguerreótipo
Por sua vez, outro francês, Louis Jaques
Mandé Daguerre (1789-1851), desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou
o aparelho que leva seu nome, o“daguerreótipo”,
que era capaz de gravar imagens permanentes.
O
daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a
gravava sobre o vidro
O único problema do daguerreótipo era
seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.
Calótipo
Em 1840, o químico inglês John F.
Goddard (1795-1866), criou lentes com maior abertura. No ano seguinte, o
escritor e cientista inglês William Henry Fox Talbot (1800-1877) criou o"calótipo",
aperfeiçoando o processo de fixação de imagens.
Fotografia colorida
A primeira fotografia colorida seria
criada alguns anos depois, em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell
(1831-1879).
Contribuíram nesta empreitada Gabriel
Lippman (1845-1921), os irmãos Auguste (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948). Mais tarde, os irmãos conseguiriam
colocar as imagens em movimento, fato que daria origem ao cinema.
Com o advento da fotografia digital,
muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores,
mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a
internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito
mais simples e popular do que era.
TEXTO RETIRADO DA INTERNET https://www.todamateria.com.br/historia-da-fotografia/
LINGUAGEM VISUAL.
ATIVIDADE I - LEIA O TEXTO ACIMA E RESPONDA:
1) QUANDO E
COMO FOI A ORIGEM DA FOTOGRAFIA? ( 4 LINHAS)
2) FALE SOBRE
A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA. (03 LINHAS)
3) O QUE É Daguerreótipo? QUEM CRIOU?
4) O QUE É CALÓTIPO?
5) QUANDO SURGIU A PRIMEIRA FOTOGRAFIA
COLORIDA?
5) QUEM FORAM Os irmãos August e Louis Lumiere? O que eles
fizeram?
ATIVIDADE II
COPIE AS QUESTÕES DA APOSTILA 2ºBIMESTRE
PAGINA 102 E RESPONDA.
ATIVIDADE III – ASSISTA OS VÍDEOS NO
YOUTUBE
Cristiano Mascaro “Eu sou um fotógrafo
de rua”
No Olhar: Sebastião Salgado (Episódio 01
- Temporada 01)
Vik Muniz, Artista Contemporâneo, Vida
& Obra |
Após assistir cada vídeo, responda:
1) Qual a diferença da obra de cada
artísta?
2) Qual material que cada um deles utilizam?
3) O que achou de cada vídeo?
Sensibilizou você? De que forma? Você Gostou?
4) Responda as questões da pagina 102 e
103 da apostila.
5) Vamos fazer como Vik Muniz? Pegue um
retrato, póde ser um retrato de revista, cole-o em uma folha de sulfite, desenhe por cima deste retrato o que você
quiser expressar, pinte, fotografe novamente, analise sua obra, de um tema para
ela e envie. O que você achou a
experiência? O que você quis expressar?
6) Pegue seu celular e fotografe cinco
temas, porque escolheu estes temas? Envie.
LINGUAGEM CORPORAL
ATIVIDADE I
1) ASSISTA NO YOUTUBE:
Rastros de Processo
Colaborativo | por trás da cena
projetoportrasdacena.wordpress.com 2010/11/27 › tease...
Brasil, cor, 2010, 18min Documentário que apresenta o percurso de criação compartilhada do processo.
2) RELATE O QUE VOCÊ ASSISTIU.
3) A PÁRTIR DO VÍDEO VOCÊ ENTENDEU O QUE
É PROCESSO COLABORATIVO?
LINGUAGEM MUSICAL:
RESPONDA:
1) O QUE SÃO POÉTICAS PESSOAIS EM
MÚSICA?(PAG 106 APOSTILA)
2) ESCUTE O VÍDEO NO YOUTUBE
Hermeto
Pascoal e Grupo - Mundo Verde Esperança 1989 - 06 - Viva O Gil Evans
RESPONDA:
1) QUAIS INSTRUMENTOS VOCÊ CONSEGUE
IDENTIFICAR NA MÚSICA?
2) VOCÊ GOSTOU?
3) FAÇA UM DESENHO EXPRESSANDO A MÚSICA,
FOTOGRAFE E ENVIE.
4) COMO FOI A EXPERIÊCIA?
LINGUAGEM CÊNICA OU TEATRAL
ATIVIDADE:
1) LEIA O TEXTO DA PAGINA 107 DA
APOSTILA E RESPONDA:
A) O QUE É ASDRUBAL TROUXE TROMBONE?
B) ONDE FOI CRIADO?
C) EM QUE ANO?
D) QUAIS ARTÍSTAS QUE PARTICIPARAM?
E) O QUE O GRUPO COLOCOU EM EVIDÊNCIA?
F) QUAL ERA A ESTRUTURA NARRATIVA DO
GRUPO?
G) ASSISTA NO YOUTUUB:
Asdrúbal
Trouxe o Trombone - Ep.1-Temp.1 - Perdido para o Mundo (2017)
H) RELATE O QUE VOCÊ APRENDEU COM O
DOCUMENTÁRIO E QUAL A ASSOCIAÇÃO COM PROCESSOS COLABORATIVOS.
BOM BIMESTRE , LEMBRE-SE SEGUNDO
BIMESTRE.
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
1º ATIVIDADE / 1° BIMSTRE
2ª ANO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: ELIANA SOTERO
E-MAIL DE
ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
1. DATA DE ENTREGA: 05/03/2021
TEMA – O Encontro entre a Arte
e o Público - Espaços Expositivos, modos de Expor, Salões de Arte, Bienais e
Feiras de Arte.
- CARNAVAL.
HABILIDADES:
Investigar o encontro entre arte
e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser
compartilhada
Identificar espaços e formas de
integração entre arte e público
Analisar a mediação cultural,
como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre
o público e as artes
visuais, a música, o teatro ou a
dança
O QUE É ARTE?
A Arte é tudo que o homem cria.
Por exemplo uma boa culinária, um prédio, um desenho, uma música, um teatro, um
texto etc. O que diferencia a arte são as linguagens Artísticas.
As Linguagens artísticas É a
forma de representar a arte através de várias linguagens. Como exemplo;
expressão corporal, expressão musical, verbal, e outras expressões. Através da
arte comunicar-se com o indivíduo.
As Linguagens Artísticas
existentes são:
1) Linguagem Visual que são:
todos os estilos de desenhos, pinturas, esculturas, arquitetura, artesanato,
fotografia, designer, grafite, web art, etc.
2) Linguagem Musical: São todos
os estilos de músicas:
Estilo musical trata de
personalidade e é o que difere um músico do outro, um compositor do outro. É
algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e
outros elementos. ... Como você vai entender melhor logo mais, artistas de um
mesmo gênero musical podem ter estilos bem diferentes
3) Linguagem Corporal: Todos os
estilos de danças.
4) LINGUAGEM TEATRAL
São todos os estilos de Teatro.
- Teatro Folclórico
- Teatro Religioso
- Teatro clássico
- Teatro moderno
- Teatro Contemporâneo
5) LINGUAGEM ÁUDIO VISUAL
- Cinema
- vídeos em geral
- cinema clássico
- cinema religioso
- novelas
- vídeos gravados em celulares, etc
O QUE É PÚBLICO?
O Público é um expectador
que aprecia a Linguagem Artística.
O QUE É ESPAÇO EXPOSITIVO?
Um espaço que tem como
objetivo principal, promover uma experiência de estímulo à Arte. Um espaço
expositivo pode ser palco de teatro, museu, murais, muros, praças etc.
COMO É UM MODO DE EXPOR?
O modo de expor depende o
que o artista quer alcançar. Pode ser em praças, salões, chão, ou seja, o Artista
escolhe sua forma de mostrar sua arte.
O QUE É UM SALÃO DE ARTE?
É um espaço próprio para
expor as obras de Artes visuais ou outras linguagens. Surgiu no século XVIII.
O QUE É UMA BIENAL DE ARTE?
A Bienal de São Paulo (antiga
Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes que ocorre
a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três
principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de
Veneza e Documenta de Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é
pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500
mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a
participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
O evento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, que
foi construído junto com todos os seus outros edifícios em 1954. O prédio
também é conhecido como Pavilhão da Bienal e foi concebido por Oscar Niemeyer
com projeto estrutural de Joaquim Cardozo como forma de comemorar o 4º
Centenário da cidade de São Paulo. Em 1962 surge a Fundação Bienal de São
Paulo, instituição que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas,
educativas e sociais
O QUE SÃO FEIRAS DE ARTES?
As feiras de Artes são feiras que
tem o objetivo de promover exposições de artistas renomados e não renomados.
CARNAVAL
O CARNAVAL é uma arte que se
originou na antiga Grécia 30.000aC, através dos cultos Dionisíacos. Em
homenagem ao Deus Dionisío. O Deus Dionísio era o Deus da Fertilidade e da
agricultura e o povo grego acreditava que se não houvesse uma homenagem a este
Deus o mesmo poderia vingar-se e não abençoa-los com a fertilidade da terra.
Portanto o povo grego todos os anos durante três dias passou á homenagear o
Deus Dionísio através de festas com músicas, danças, teatro etc. No Brasil o
Carnaval chegou com os Portugueses que tinham o hábto de comemorar o carnaval e
passou para os brasileiros este costume que se espalhou pelo mundo.
No carnaval as Linguagens
Artísticas são desenvolvidas de forma rica culturalmente principalmente aqui no
Brasil. As Linguagens Musicais, Teatrais, Corporais e Visuais são mostradas
através dos Desfiles das Escolas de Samba, Desfiles de Maracatu, Frevo, Dança
do Boi, etc.
ATIVIDADES
1) RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO
a) O que é Arte? Quais Linguagens Artísticas existem?
b) Represente em forma de desenho cada linguagem Artística.
c) Você já foi público de alguma linguagem Artísitica? Qual? Gostou? Na sua
opinião qual o papel de um público?
d) você sabe o que é expor? Já fez alguma exposição na escola?
e) O que é uma Bienal de Artes, você já foi a Bienal de Artes do Ibirapuera?
Nem pelo computador?
f) Baixe das imagens do
computador dez imagens de obras de Artes da Idade Antiga:
1) Pré História
2) Egito
3) Grécia
4) Roma
5) Idade Média.
6) Renascimento
7) cole e envie. Você acha que isto é uma exposição de Artes? Qual tema você
daria a esta exposição?
ATIVIDADE 2 – TEMA CARNAVAL
a) QUAL A ORIGEM DO CARNAVAL?
b) VOCÊ GOSTA DE CARNAVAL?
c) AQUI NO BRASIL O CARNAVAL É DIVERSIFICADO COM ESCOLAS DE SAMBA, FREVO, MARACATU
etc. VOCÊ JA ASSISTIU CARNAVAL ONDE?
d) CRIE UM DESENHO CARNAVALESCO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE. PODE SER FIGURINOS,
INSTRUMENTOS, DANÇA CARNAVALESCA, ETC. PINTE E ME ENVIE.
PROFESSORA: ELIANA SOTERO
E-MAIL DE
ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
Olá pessoal o prazo para entrega das atividades via email vai até dia 26/05/2020.
ResponderExcluirATENÇÃO MEU EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES ATÉ AMANHÃ 27 DE MAIO ULTIMO DIA: elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluir