E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


TECNOLOGIA 1°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO – TECNOLOGIA – 1os DO E.M.


ALUNO(A): ________________________________________________ Nº _______ TURMA: 1O ___

DATA DE ENTREGA: 05/07/2021

ATIVIDADE 2ºBIMESTRE


Comunidade presencial e digital


A grande diferença entre interação virtual e interação presencial está na questão do espaço.

Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações através de meios de comunicação à distância. Caracteriza-se pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual.

Uma comunidade presencial é um grupo no qual interage fisicamente, se reunindo para discutir opiniões e melhorar a sociedade.

C:\Users\Everton\Desktop\01.JPG
C:\Users\Everton\Desktop\01.JPG





  1. O que você entende por comunidade, preencha o mapa mental. (Teleaulas, Sincronia, Interação, Virtual, Presencial, Fóruns, Digitação, Vídeos, Slides, etc)

C:\Users\Everton\Desktop\20200619-124532_p0.jpg





  1. Pesquise e registre as diferentes comunidades no meio tecnológico e inovador.




Segue atividades

Tema: Comunidade presencial e digital

Realizar as atividades e encaminhá-las para os e-maiis mfmartins@prof.educacao.sp.gov.br e luanacampaner@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueçam de informar nome completo, número e turma.

Sugestões para devolutiva:

Baixar o arquivo, responder e encaminhá-lo anexo no e-mail.

Passar para o caderno, tirar foto e encaminhá-la anexa no e-mail.

Criar um arquivo no computador com as respostas e encaminhá-lo anexo no e-mail.


ATIVIDADE I- TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


Data de entrega: 02/06/2021

1° A, B, C- Professora LUANA: 

luanacampaner@prof.educacao.sp.gov.br


1° D -Professora Fatima:

mfmartins@prof.educacao.sp.gov.br

Leia com atenção e responda as questões :

Tipos de energia

energia é responsável pela produção de trabalho, portanto, qualquer coisa que esteja trabalhando possui energia. Feita essa consideração, os mais importantes tipos de energia que existem são:

        mecânica (movimento)

        térmica (calor)

        elétrica (potencial elétrico)

        química (reações químicas)

        nuclear (desintegração do núcleo)

 

Fontes de Energia

Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja).
Nesse ínterim, vale lembrar que as fontes renováveis de energia não cessam e se renovam na natureza.
Por outro lado, as fontes não renováveis causam diversos problemas ambientais. Com o aumento do uso da energia na atualidade, essa exploração gerou diversos problemas ambientais irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies, degradação do meio ambiente.
Importante ressaltar que as fontes de energia primária, são encontradas na natureza como o sol, o vento, a água, o carvão, o gás e o petróleo dentre outras. Elas são transformadas em fontes de energia secundária por meio das usinas hidrelétricas, termoelétricas, refinarias etc.


Fontes Renováveis

As geram poluentes para o meio ambiente. fontes renováveis se regeneram na natureza e, por isso, não causam problemas ambientais e não se esgotam. São fontes de energia mais aconselhadas uma vez que não São elas:


        Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios.

        Energia Solar: obtida pela energia do sol.

        Energia Eólica: obtida pela força dos ventos.

        Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.

        Biomassa: obtida de matérias orgânicas.

        Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos.

        Energia do Hidrogênio: obtido do hidrogênio.

 

 

Fontes Não Renováveis

Por sua vez, as fontes não renováveis de energia causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional. Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema na medida em que seus recursos se esgotam. São elas:

        Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.

        Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.

 

Princípio da conservação de energia

Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída". ...
Inicialmente um objeto possui energia.

1- A matriz elétrica se refere ao conjunto de fontes de energia utilizadas para a geração de energia elétrica em um determinado local. No caso do Brasil faça  uma pesquisa da principal fonte de energia da matriz elétrica .

2- Assinale qual alternativa apresenta apenas fontes renováveis de energia:

 

A) carvão mineral, solar, eólica e biomassa.

 

B) biomassa, solar, eólica e gás natural.

 

C) nuclear, petróleo, gás natural e biomassa.

 

D) eólica, solar, hidrelétrica e biomassa.

 

E) solar, eólica, carvão natural e nuclear.


3- Você  sabe o que é  energia eólica? Pesquise como funciona e qual região brasileira se destaca pela sua produção.


4- Agora que você já sabe que energia gerada pela força dos ventos é chamada de eólica. As usinas eólicas são comumente implantadas em áreas onde há uma elevada circulação atmosférica, que garante a continuidade dos ventos para a ativação das turbinas. Dentre as vantagens da energia eólica, pode-se citar:

 

A) a elevada emissão de poluentes na atmosfera.

 

B) a impossibilidade de emprego nas regiões brasileiras.

 

C) a não utilização de tecnologias modernas.

 

D) o baixo impacto ambiental do seu funcionamento.

 

E) a dificuldade de instalação em áreas litorâneas.

 


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021 

TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO


1° A, B, C- Professora LUANA
: 

luanacampaner@prof.educacao.sp.gov.br


1° D -Professora Fatima:

mfmartins@prof.educacao.educacao.sp.gov.br


Data de entrega: 09/04/2021


ATIVIDADE

Queridos, esse ano a tecnologia como ferramenta de estudos vai ser essencial para um bom ano letivo vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto?

1) Pesquise o que são TDIC´s

2) Qual o papel das TDIC´s na educação?



 

 

 


Um comentário:

  1. Não entendi o que é para fazer na parte do "faça a correspondência em relação a finalidade dessa ferramenta tecnológica digital" da atividade Tecnologia no dia a dia. É pra falar sobre a finalidade de um blog ?

    ResponderExcluir