SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- ARTE
DATA DE ENTREGA: 16/06/2021
ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO
PROFESSORA ELIANA SOTERO
ATIVIDADES DE ARTES
PARA O BLOG DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE- 2021-
PARTE II
ENVIAR PARA O E-MAIL :
elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
TEMAS E HABILIDADES DO BIMESTRE
TEMAS E HABILIDADES DAS ATIVIDADES
Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A
operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos
da gramática das linguagens artísticas |
Investigar as
potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo |
ATIVIDADES
I- LINGUAGEM VISUAL/ LINGUAGEM MUSICAL/ LINGUAGEM CORPORAL/LINGUAGEM
CENICA.
EXISTEM VÁRIOS ESTILOS DE DESENHOS : Desenho realista,
Manga, desenho 3D, Cartum, Desenho digital, Desenho a mão Livre, Desenho
Geométrico, Desenho livre, Desenho de Memória, etc.
a) Leia a Letra da música abaixo:
b) Escolha um estilo de desenho acima, e desenhe uma
representação da letra da música, pinte e envie.
c) Escreva uma interpretação da Letra da música ( Cinco
Linhas)
d) Baixe a música no Youtube escute e responda:
d1) Quais instrumentos você identifica na música?
D2) Qual melodia você identifica na música?
D3) Esta música foi escrita nos anos 80 qual a relação desta
letra de música com os dias atuais, escreva, mudou algo de lá pra cá? O que
precisa mudar na sua opínião?
Cazuza - Brasil (Ao vivo em
1987) - YouTube
https://www.youtube.com ›
watch
Letras
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha
Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer sim, sim
Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair
Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Confia em mim
Brasil
d4) Pesquise a vida do Artista Cazuza.
D5) grave um minuto com você dançando a música e envie
d6) grave um minuto com você cantando a música e envie
d7) grave um minuto com você representando a letra da música em
forma teatral.
ATIVIDADE I- ARTE
DATA DE ENTREGA: 19/05/2021
ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO
PROFESSORA ELIANA SOTERO
ATIVIDADES DE ARTES
PARA O BLOG DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE- 2021
ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: POÉTICAS PESSOAIS
E/OU PROCESSOS COLABORATIVOS.
Tema:
EXPERIMENTAÇÃO DA DANÇA
Subtema: EVOLUÇÃO DA DANÇA.
FOCO: Ampliar seu conhecimento sobre a LINGUAGEM DA DANÇA, profissionais, e
as profissões ligadas a dança.
HABILIDADES:
Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas
convencionais e não convencionais.
Experimentar a criação em artes
visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes
espaços da escola e da comunidade.
vivenciadas
na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios
LINGUAGENS ARTÍSTICAS: Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.
MENSAGEM: Verdade e Amor.
Quando me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade
e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam
invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.
ATIVIDADE I – RESPONDA AS QUESTÕES?
1) Você gosta de dançar?
2) Você conhece profissionais de dança?
3) Você acha que dança é profissão ou Rob?
4) Assista os vídeos do youtube:
Dança das sombras
diferenciada de Valéria Marques.
Shadows - Lindsey Stirling
(Original Song) Responda:
a)
Qual a diferença de cada vídeo?
b)
Quais Linguagens Artísticas são trabalhadas em cada vídeo?
c)
Qual sentimento cada vídeo lhe transmite?
d)
Você gostou? Porque?
e)
Quais profissionais trabalham em cada vídeo?
Atividade
II –
1)
O que é Manifestação Artística?
2)
Crie uma dança usando uma música clássica, peça para alguém da sua família
gravar você dançando, envie em vídeo. Parabéns. Como foi a experiência?
ATIVIDADE
III
CRIE
UM PROJETO DE DANÇA CONTENDO:
A)
TEMA
B)
OBJETIVOS
C)
Qual tipo de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da
atividade?
D)
Qual o Tema a ser abordado?
E)
QUAL ESPAÇO?
F)
QUAIS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS SERÃO UTILIZADOS?
G)
ORÇAMENTO
H)
ROTEIRO DE DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES, ATIVIDADES, E RESPONSÁVEIS POR CADA FUNÇÃO.
ATENÇÃO
ALUNOS, ESTE BIMESTRE É CURTO PORTANTO ENTREGUEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO WALTER FUSCO
E-MAIL DE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
- DATA DE ENTREGA: 10/03/2021
ATIVIDADE 01
TEMA: O encontro entre a arte e o público - Festivais de teatro, espaços promotores de leitura dramática, mostra universitária
CARNAVAL
HABILIDADES:
Investigar o encontro entre arte e público na
dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada |
Identificar espaços e formas de integração entre
arte e público |
Analisar a mediação cultural, como abertura de
possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as
artes visuais, a música, o teatro ou a dança |
O QUE É ENCONTRO ENTRE ARTE E PÚBLICO?
É o encontro entre o expectador e a arte e suas devidas linguagens artísticas.
O QUE É LINGUAGEM ARTÍSTICA E QUAIS SÃO ELAS?
O QUE É ARTE?
A Arte é tudo que o homem cria. Por exemplo uma boa culinária, um prédio, um desenho, uma música, um teatro, um texto, etc. O que diferencia a arte são as linguagens Artísticas.
As Linguagens artísticas É a forma de representar a arte através de várias linguagens. Como exemplo; expressão corporal, expressão musical, verbal, e outras expressões. Através da arte comunicar-se com o indivíduo.
As Linguagens Artísticas existentes são:
1) Linguagem Visual que são: todos os estilos de desenhos, pinturas, esculturas, arquitetura, artesanato, fotografia, designer, grafite, web art, etc.
2) Linguagem Musical: São todos os estilos de músicas:
3) Linguagem Corporal: Todos os estilos de danças.
4) LINGUAGEM TEATRAL
São todos os estilos de Teatro.
- Teatro Folclórico
- Teatro Religioso
- Teatro clássico
- Teatro moderno
- Teatro Contemporâneo
5) LINGUAGEM ÁUDIO VISUAL
- Cinema
- vídeos em geral
- cinema clássico
- cinema religioso
- novelas
- vídeos gravados em celulares
etc
O QUE É PÚBLICO?
O Público é um expectador que aprecia a Linguagem
Artística.
O QUE É UMA BIENAL DE ARTE?
A Bienal de São Paulo(antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artesque ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Venezae Documentade Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.
O evento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzodo Parque do Ibirapuera, que foi construído junto com todos os seus outros edifícios em 1954. O prédio também é conhecido como Pavilhão da Bienal e foi concebido por Oscar Niemeyercom projeto estrutural de Joaquim Cardozocomo forma de comemorar o 4º Centenário da cidade de São Paulo. Em 1962 surge a Fundação Bienal de São Paulo, instituição que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas, educativas e sociais
O QUE SÃO FEIRAS DE ARTES?
As feiras de Artes são feiras que tem o objetivo de
promover exposições de artístas renomados e não renomados.
CARNAVAL
O CARNAVAL é uma arte que se originou na antiga Grécia 30.000aC, através dos cultos Dionisíacos. Em homenagem ao Deus Dionisío. O Deus Dionísio era o Deus da Fertilidade e da agricultura e o povo grego acreditava que se não houvesse uma homenagem a este Deus o mesmo poderia vingar-se e não abençoa-los com a fertilidade da terra. Portanto o povo grego todos os anos durante três dias passou á homenagear o Deus Dionísio através de festas com músicas, danças, teatro, etc. No Brasil o Carnaval chegou com os Portugueses que tinham o hábto de comemorar o carnaval e passou para os brasileiros este costume que se espalhou pelo mundo.
No carnaval as Linguagens Artísticas
são desenvolvidas de forma rica culturalmente principalmente aqui no Brasil. As
Linguagens Musicais, Teatrais, Corporais e Visuais são mostradas através dos
Desfiles das Escolas de Samba, Desfiles de Maracatu, Frevo, Dança do Boi, etc.
ATIVIDADES
1) RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO
a) O que é Arte?
Quais Linguagens Artísticas existem?
b) Represente em
forma de desenho cada linguagem Artística.
c) Você já foi público de alguma linguagem Artísitica?
Qual? Gostou? Na sua opinião qual o papel de um
público?
d) Você sabe o que é expor? Já fez alguma exposição na
escola? Qual?
e) O que é uma Bienal de Artes, você já foi a Bienal de
Artes do Ibirapuera? Nem pelo computador?
2) – TEMA CARNAVAL
a) QUAL A ORIGEM DO CARNAVAL?
b) VOCÊ GOSTA DE CARNAVAL?
c) AQUI NO BRASIL O CARNAVAL É DIVERSIFICADO COM ESCOLAS DE SAMBA, FREVO, MARACATU, ETC. VOCÊ JA ASSISTIU CARNAVAL ONDE?
d) CRIE UM DESENHO CARNAVALESCO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE.
PODE SER FIGURINOS, INSTRUMENTOS, DANÇA CARNAVALESCA, ETC. PINTE E ME ENVIE.
PROFESSORA: ELIANA SOTERO
E-MAIL DE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
DATA DE ENTREGA: 10/03/2021-
Olá pessoal o prazo para entrega das atividades via email vai até dia 26/05/2020.
ResponderExcluirQual é a atividade? Você não postou aqui.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirATIVIDADE PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
ResponderExcluirESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO MUITO DIFÍCIL. NESTA ÉPOCA DE PANDEMIA MUITAS PESSOAS ESTÃO PASSANDO FOME E FALTA DE AMOR. SEJAM SOLIDÁRIOS COM O PRÓXIMO.
1) BAIXE A OBRA RETIRANTES DE CÂNDIDO PORTINARI
2) DESCREVA CADA DETALHE QUE VOCÊ VÊ NA OBRA: (CORES, FORMATO, EXPRESSÃO, SENTIMENTO, VISÃO POLÍTICA SOBRE A OBRA, VISÃO SOCIAL, ETC).
3) DESENHE A OBRA E PINTE.
4) ESCREVA UM TEXTO EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS SOBRE A OBRA.
5) ESTA OBRA REPRESENTA OS DIAS ATUAIS? A PANDEMIA? COMO? JUSTIFIQUE?
ATENÇÃO EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES ATÉ 28 DE MAIO ULTIMO DIA:
elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
GRATA.
ATENÇÃO POR FAVOR REALIZEM AS ATIVIDADES O MAIS URGENTE POSSÍVEL PRECISO DE NOTAS. GRATA.
ResponderExcluirAtividade de Artes para o Segundo Bimestre
ResponderExcluirProfessora Eliana Sotero.
Projeto São Paulo Faz Escola- 2ºBimestre ( APOSTILA) – Paginas: 96, 97, 98, 99100, 101.
Tema: EXPERIMENTAÇÃO DA DANÇA
Subtema: EVOLUÇÃO DA DANÇA.
FOCO: Ampliar seu conhecimento sobre a LINGUAGEM DA DANÇA, profissionais, e as profissões ligadas a dança.
HABILIDADES:
LINGUAGENS ARTÍSTICAS: Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.
MENSAGEM: Verdade e Amor.
Mahatma Gandhi
Quando me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.
SÓ POR HOJE ACREDITE, VAMOS SAIR DESTA.
ENTREGAR ATÉ DIA 29/06/2020.
ATIVIDADE I – RESPONDA AS QUESTÕES?
1) Você gosta de dançar?
2) Você conhece profissionais de dança?
3) Você acha que dança é profissão ou Rob?
4) Assista os vídeos do youtube:
Dança das sombras diferenciada de Valéria Marques.
Shadows - Lindsey Stirling (Original Song) Responda:
a) Qual a diferença de cada vídeo?
b) Quais Linguagens Artísticas são trabalhadas em cada vídeo?
c) Qual sentimento cada vídeo lhe transmite?
d) Você gostou? Porque?
e) Quais profissionais trabalham em cada vídeo?
Atividade II – Apostila pagina: 98
1) O que é Manifestação Artística?
2) Crie uma dança usando uma música clássica, peça para alguém da sua família gravar você dançando, envie em vídeo. Parabéns. Como foi a experiência?
ATIVIDADE III
CRIE UM PROJETO DE DANÇA CONTENDO:
A) TEMA
B) OBJETIVOS
C) Qual tipo de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da atividade?
D) Qual o Tema a ser abordado?
E) QUAL ESPAÇO?
F) QUAIS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS SERÃO UTILIZADOS?
G) ORÇAMEMTO
H) ROTEIRO DE DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES, ATIVIDADES, E RESPONSÁVEIS POR CADA FUNÇÃO.
ATENÇÃO ALUNOS, ESTE BIMESTRE É CURTO PORTANTO ENTREGUEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
ENTREGAR DIA 29/06/2020