E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ARTE 3°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- ARTE


DATA DE ENTREGA: 16/06/2021

ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO

PROFESSORA ELIANA SOTERO

 

ATIVIDADES DE ARTES PARA O BLOG DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE- 2021- PARTE II

 

 

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 


TEMAS E HABILIDADES DO BIMESTRE

 

TEMA                                                                       HABILIDADES

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas

Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - As linguagens das linguagens da Arte

Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - O revelar das temáticas

Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - Projetos de poética pessoal ou colaborativa

 

Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro.

 

 

TEMAS E HABILIDADES DAS ATIVIDADES

 

Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte - A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo

 

 

ATIVIDADES

 

I- LINGUAGEM VISUAL/ LINGUAGEM MUSICAL/ LINGUAGEM CORPORAL/LINGUAGEM CENICA.

 

EXISTEM VÁRIOS ESTILOS DE DESENHOS : Desenho realista, Manga, desenho 3D, Cartum, Desenho digital, Desenho a mão Livre, Desenho Geométrico, Desenho livre, Desenho de Memória, etc.

 

a) Leia a Letra da música abaixo:

b) Escolha um estilo de desenho acima, e desenhe uma representação da letra da música, pinte e envie.

c) Escreva uma interpretação da Letra da música ( Cinco Linhas)

d) Baixe a música no Youtube escute e responda:

d1) Quais instrumentos você identifica na música?

D2) Qual melodia você identifica na música?

D3) Esta música foi escrita nos anos 80 qual a relação desta letra de música com os dias atuais, escreva, mudou algo de lá pra cá? O que precisa mudar na sua opínião?

Cazuza - Brasil (Ao vivo em 1987) - YouTube

https://www.youtube.com › watch


 


Letras

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha

Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer sim, sim

Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair

Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim

Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim

Confia em mim
Brasil

 

d4) Pesquise a vida do Artista Cazuza.

D5) grave um minuto com você dançando a música e envie

d6) grave um minuto com você cantando a música e envie

d7) grave um minuto com você representando a letra da música em forma teatral.


ATIVIDADE I- ARTE

 

DATA DE ENTREGA: 19/05/2021

 

 

ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO

PROFESSORA ELIANA SOTERO


ATIVIDADES DE ARTES PARA O BLOG DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE- 2021

 

 

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 


Tema: POÉTICAS PESSOAIS E/OU PROCESSOS COLABORATIVOS.

 

 

Tema:  EXPERIMENTAÇÃO DA DANÇA

Subtema: EVOLUÇÃO DA DANÇA.

 

FOCO: Ampliar seu conhecimento  sobre a LINGUAGEM DA DANÇA, profissionais, e as profissões ligadas a dança.

 

HABILIDADES:

Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios

 

LINGUAGENS ARTÍSTICAS:  Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.

 

MENSAGEM: Verdade e Amor.

 

Mahatma Gandhi

Quando me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.


ATIVIDADE I – RESPONDA AS QUESTÕES?


1) Você gosta de dançar?

2) Você conhece profissionais de dança?

3) Você acha que dança é profissão ou Rob?

4) Assista os vídeos do youtube:

 Dança das sombras diferenciada de Valéria Marques.

 Shadows - Lindsey Stirling (Original Song)  Responda:

a) Qual a diferença de cada vídeo?

b) Quais Linguagens Artísticas são trabalhadas em cada vídeo?

c) Qual sentimento cada vídeo lhe transmite?

d) Você gostou? Porque?

e) Quais profissionais trabalham em cada vídeo?

Atividade II –

1) O que é Manifestação Artística?

2) Crie uma dança usando uma música clássica, peça para alguém da sua família gravar você dançando, envie em vídeo. Parabéns. Como foi a experiência?


ATIVIDADE III


CRIE UM PROJETO DE DANÇA CONTENDO:

A) TEMA

B) OBJETIVOS

C) Qual tipo de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da atividade?

D) Qual o Tema a ser abordado?

E) QUAL ESPAÇO?

F) QUAIS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS SERÃO UTILIZADOS?

G) ORÇAMENTO

H) ROTEIRO DE DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES, ATIVIDADES, E RESPONSÁVEIS POR CADA FUNÇÃO.

 

ATENÇÃO ALUNOS, ESTE BIMESTRE É CURTO PORTANTO ENTREGUEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

 


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021


ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO  WALTER FUSCO

 PROFESSORA: ELIANA SOTERO

E-MAIL DE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

  1. DATA DE ENTREGA: 10/03/2021

 

 ATIVIDADE 01

TEMA: O encontro entre a arte e o público - Festivais de teatro, espaços promotores de leitura dramática, mostra universitária

 

CARNAVAL

 

 

HABILIDADES:

 

 

Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada

Identificar espaços e formas de integração entre arte e público

Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança

 

 

O QUE É ENCONTRO ENTRE ARTE E PÚBLICO?

 É o encontro entre o expectador e a arte e suas devidas linguagens artísticas.

 

O QUE É LINGUAGEM ARTÍSTICA E QUAIS SÃO ELAS?

 

O QUE É ARTE?

 

A Arte é tudo que o homem cria. Por exemplo uma boa culinária, um prédio, um desenho, uma música, um teatro, um texto, etc. O que diferencia a arte são as linguagens Artísticas.

 

As Linguagens artísticas    É a forma de representar a arte através de várias linguagens. Como exemplo;  expressão corporal, expressão musical, verbal, e outras expressões. Através da arte comunicar-se com o indivíduo.

 

   As Linguagens Artísticas existentes são:

 

1) Linguagem Visual que são: todos os estilos de desenhos, pinturas, esculturas, arquitetura, artesanato, fotografia, designer, grafite, web art,  etc.

 

2) Linguagem Musical: São todos os estilos de músicas:

 

3) Linguagem Corporal: Todos os estilos de danças.

 

4) LINGUAGEM TEATRAL

São todos os estilos de Teatro.

- Teatro Folclórico

- Teatro Religioso

- Teatro clássico

- Teatro moderno

- Teatro Contemporâneo

 

5) LINGUAGEM ÁUDIO VISUAL

- Cinema

- vídeos em geral

- cinema clássico

- cinema religioso

- novelas

- vídeos gravados em celulares

etc

 

O QUE É PÚBLICO?

O Público é um expectador que aprecia a Linguagem Artística.

 

O QUE É UMA BIENAL DE ARTE?

 

A Bienal de São Paulo(antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artesque ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Venezae Documentade Kassel. Maior exposição do hemisfério sul, a Bienal é pautada por questões inovadoras do cenário contemporâneo e reúne mais de 500 mil pessoas por edição. Desde sua criação, 32 Bienais foram produzidas com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes.

O evento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzodo Parque do Ibirapuera, que foi construído junto com todos os seus outros edifícios em 1954. O prédio também é conhecido como Pavilhão da Bienal e foi concebido por Oscar Niemeyercom projeto estrutural de Joaquim Cardozocomo forma de comemorar o 4º Centenário da cidade de São Paulo. Em 1962 surge a Fundação Bienal de São Paulo, instituição que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas, educativas e sociais

 

O QUE SÃO FEIRAS DE ARTES?

 

As feiras de Artes são feiras que tem o objetivo de promover exposições de artístas renomados e não renomados.

 

CARNAVAL



  

O CARNAVAL é uma arte  que se originou na antiga Grécia 30.000aC,  através dos cultos Dionisíacos. Em homenagem ao Deus Dionisío. O Deus Dionísio era o Deus da Fertilidade e da agricultura e o povo grego acreditava que se não houvesse uma homenagem a este Deus o mesmo poderia vingar-se e não abençoa-los com a fertilidade da terra. Portanto o povo grego  todos os anos durante três dias passou á  homenagear o Deus Dionísio através de festas com músicas, danças, teatro, etc. No Brasil o Carnaval chegou com os Portugueses que tinham o hábto de comemorar o carnaval e passou para os brasileiros este costume que se espalhou pelo mundo.

No carnaval as Linguagens Artísticas são desenvolvidas de forma rica culturalmente principalmente aqui no Brasil. As Linguagens Musicais, Teatrais, Corporais e Visuais são mostradas através dos Desfiles das Escolas de Samba, Desfiles de Maracatu, Frevo, Dança do Boi, etc.

 

 

ATIVIDADES

 

1) RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO

 

a)  O que é Arte? Quais Linguagens Artísticas existem?

 

b)  Represente em forma de desenho cada linguagem Artística.

 

c) Você já foi público de alguma linguagem Artísitica? Qual? Gostou? Na sua opinião qual o papel de um  público?

 

d) Você sabe o que é expor? Já fez alguma exposição na escola? Qual?

 

e) O que é uma Bienal de Artes, você já foi a Bienal de Artes do Ibirapuera? Nem pelo computador?

 

 2) – TEMA CARNAVAL

 

a)  QUAL A ORIGEM DO CARNAVAL?

b) VOCÊ GOSTA DE CARNAVAL?

c) AQUI NO BRASIL O CARNAVAL É DIVERSIFICADO COM ESCOLAS DE SAMBA, FREVO, MARACATU, ETC. VOCÊ JA ASSISTIU CARNAVAL ONDE?

d) CRIE UM DESENHO CARNAVALESCO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE. PODE SER FIGURINOS, INSTRUMENTOS, DANÇA CARNAVALESCA, ETC. PINTE E ME ENVIE.

 

 

 

PROFESSORA: ELIANA SOTERO

E-MAIL DE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

DATA DE ENTREGA: 10/03/2021-

6 comentários:

  1. Olá pessoal o prazo para entrega das atividades via email vai até dia 26/05/2020.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a atividade? Você não postou aqui.

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

    ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO MUITO DIFÍCIL. NESTA ÉPOCA DE PANDEMIA MUITAS PESSOAS ESTÃO PASSANDO FOME E FALTA DE AMOR. SEJAM SOLIDÁRIOS COM O PRÓXIMO.

    1) BAIXE A OBRA RETIRANTES DE CÂNDIDO PORTINARI
    2) DESCREVA CADA DETALHE QUE VOCÊ VÊ NA OBRA: (CORES, FORMATO, EXPRESSÃO, SENTIMENTO, VISÃO POLÍTICA SOBRE A OBRA, VISÃO SOCIAL, ETC).
    3) DESENHE A OBRA E PINTE.
    4) ESCREVA UM TEXTO EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS SOBRE A OBRA.
    5) ESTA OBRA REPRESENTA OS DIAS ATUAIS? A PANDEMIA? COMO? JUSTIFIQUE?
    ATENÇÃO EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES ATÉ 28 DE MAIO ULTIMO DIA:
    elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
    GRATA.

    ResponderExcluir
  4. ATENÇÃO POR FAVOR REALIZEM AS ATIVIDADES O MAIS URGENTE POSSÍVEL PRECISO DE NOTAS. GRATA.

    ResponderExcluir
  5. Atividade de Artes para o Segundo Bimestre

    Professora Eliana Sotero.

    Projeto São Paulo Faz Escola- 2ºBimestre ( APOSTILA) – Paginas: 96, 97, 98, 99100, 101.

    Tema: EXPERIMENTAÇÃO DA DANÇA
    Subtema: EVOLUÇÃO DA DANÇA.

    FOCO: Ampliar seu conhecimento sobre a LINGUAGEM DA DANÇA, profissionais, e as profissões ligadas a dança.

    HABILIDADES:

    LINGUAGENS ARTÍSTICAS: Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.

    MENSAGEM: Verdade e Amor.

    Mahatma Gandhi
    Quando me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.
    SÓ POR HOJE ACREDITE, VAMOS SAIR DESTA.
    ENTREGAR ATÉ DIA 29/06/2020.
    ATIVIDADE I – RESPONDA AS QUESTÕES?
    1) Você gosta de dançar?
    2) Você conhece profissionais de dança?
    3) Você acha que dança é profissão ou Rob?


    4) Assista os vídeos do youtube:
    Dança das sombras diferenciada de Valéria Marques.
    Shadows - Lindsey Stirling (Original Song) Responda:
    a) Qual a diferença de cada vídeo?
    b) Quais Linguagens Artísticas são trabalhadas em cada vídeo?
    c) Qual sentimento cada vídeo lhe transmite?
    d) Você gostou? Porque?
    e) Quais profissionais trabalham em cada vídeo?
    Atividade II – Apostila pagina: 98
    1) O que é Manifestação Artística?
    2) Crie uma dança usando uma música clássica, peça para alguém da sua família gravar você dançando, envie em vídeo. Parabéns. Como foi a experiência?
    ATIVIDADE III
    CRIE UM PROJETO DE DANÇA CONTENDO:
    A) TEMA
    B) OBJETIVOS
    C) Qual tipo de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da atividade?
    D) Qual o Tema a ser abordado?
    E) QUAL ESPAÇO?
    F) QUAIS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS SERÃO UTILIZADOS?
    G) ORÇAMEMTO
    H) ROTEIRO DE DISTRIBUIÇÃO DE FUNÇÕES, ATIVIDADES, E RESPONSÁVEIS POR CADA FUNÇÃO.

    ATENÇÃO ALUNOS, ESTE BIMESTRE É CURTO PORTANTO ENTREGUEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
    ENTREGAR DIA 29/06/2020


    ResponderExcluir