E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


HISTÓRIA 9°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II


SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- HISTÓRIA


História: 9º  A - B – C – D            2ºbimestre 

 

Professor -  William    /  Professor  Carlos    /  História

           

           Objetivo:  reflexão  sobre  o  processo  de  consolidação   no  poder  do  período  conhecido  como  a  Era  como   a  Era  Vargas  na  República  brasileira.

 

          Habilidades  desenvolvidas : compreender, identificar  e  analisar  o  resultado da  disputa

pelo  poder  entre  as  elites  de  alguns  estados  brasileiros,  a  Revolução  de  1930  marcou  o 

fim  da  Primeira  República.

 

 

          A  Era  Vargas

 

         A  Revolução  de  1930  pôs  fim  a  dominação  tradicional  da  oligarquia  cafeeira  e  instalou

no  poder uma  coalizão  de forças  que  reunia  diferentes  setores  da  sociedade  brasileira.  Getú-

lio Vargas  recebeu  o  poder  em  caráter provisório, mas permaneceu nele até 1945, ora  por  meio

constitucional,  ora  como   ditador.

         

         Durante a Era  Vargas, o  presidente  colocou-se  como  principal  autoridade  nacional, acima

do  poder  legislativo  e do  judiciário.  Habilmente, soube atrair para  si  o  apoio  de  vários grupos

sociais.

          

         Assim,  parte   dos  integrantes   do   movimento  tenentista  foi  incorporada   ao   governo

[  aqueles  que  defendiam  reformas   mais  profundas,  como  Luís  Carlos  Prestes,  foram presos

e  silenciados  ] .  A  burguesia  industrial  e  a  classe  média  urbana  ,  interessados  nos  projetos

desenvolvimentistas  do  governo,  também  apoiaram  o  regime.  Fizeram  o  mesmo  as  antigas

oligarquias     dissidentes, porque  viam  nisso  uma  possibilidade  de  obter  maior  participação

nas  decisões  governamentais,  especialmente  na  área  econômica.

          

          Vargas  também contou  com  o  apoio  de  parte  do  operariado.  Por  meio  de  ampla

reforma  trabalhista,  as  relações  de  trabalho  passaram  a  ser  reguladas  pelo  Estado: Getúlio

legalizou  e  controlou  os  sindicatos,  além  de  criar  um  conjunto  de  leis  que  agradavam  aos

trabalhadores.   Isso  deu  ao  governo  um  controle   maior    sobre  os  movimentos  sindicais  e 

sobre  os  conflitos  entre  trabalhadores  e  patrões.  Usando  de  práticas  populistas  e  paterna-

listas,  o  presidente  forjou  uma  imagem  positiva  junto  à  população.

 

           Ao  assumir  o  governo em  1930,  Getúlio  Vargas  suspendeu  a  Constituição  em  vigor

e  fechou  o  Congresso  Nacional,  as  assembleias  estaduais  e  as  câmaras  municipais. Nome-

ou  pessoas  de  sua  confiança  para  o  governo  dos  estados  -  os chamados  interventores, em

geral  tenentes.  Pretendia,  desse  modo, estabelecer  total  controle  sobre  o  aparelho   do

Estado.

 

               Os  historiadores  costumam  dividir  a  época  da  Era  Vargas  [ 1930-1945 ]  em  três

períodos: Governo  Provisório [ 1930 -  1934 ],  Governo  Constitucional  [ 1934 – 1937 ]  e  o 

Estado  Novo  [ 1937 -  1945 ].  

 

 

 

            Atividades:  leitura  e  análise  de  texto

            Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você  o  leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.

 

 

           Após  a  leitura  do  texto,  responda:

 

  1 – Quais  forças  apoiavam  Getúlio  Vargas  durante  seu  governo  ?

  2 – Que  postura  Getúlio  Vargas  adotou  após  a  Revolução  de  1930 ?


3 -  Observe    as    imagens   e  responda:


Operários  trabalham  em  interior  de  montadora de  automóveis  no  Brasil .  Foto  de   2008

 

Vendedor  ambulante  de  melancia  trabalha  na  Praia de Ipanema  Rio  de Janeiro. Foto  de   2008

 

1 – Identifique  o  trabalho  que  cada  pessoa  realiza  nas  fotos  acima

2 – Aponte as  possíveis  diferenças  entre  as  condições  de  trabalho  das  duas

situações  retratadas.

3 – Em  sua  opinião,  qual  das  duas  condições  de  trabalho  assegura  um  padrão

de  vida  melhor  para  o  trabalhador ?  Por  quê ?

4 – Qual  das  situações  acima  reflete  melhor  o  desenvolvimento  econômico

de  um  país ?  Justifique.


Respostas:

                                             Prof William               williammartinssilva@prof.educacao.sp.gov.br

                                             Prof. Carlos                carlosacardoso@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

ATIVIDADE I- HISTÓRIA 


DATA DE ENTREGA: 12/05/2021



9°C: Professor -  William   

9°A, B, D: Professor  Carlos   

            Objetivo:  reflexão  sobre  o  que  levou  os  militares  ao  processo  de  consolidação  da  República  no  Brasil, uma  república  em  construção

.         Competências e habilidades  desenvolvidas : compreender, identificar  e  res

peitar  as  diversidades  e  os  movimentos  sociais,  contribuindo  para  a  formação  de valores  da  convivência humana  e  que  garanta  direitos,  deveres  e  cidadania


Respostas –               e-mail    carlossnikt@hotmail.com    

                                         e-mail    silva.da.martins.william@gmail.com


        Os  militares  e  a  Proclamação  da  República  no  Brasil.

         

           Antes  da  independência  do  Brasil,  muitos  grupos  sociais  já  defendiam  a  implantação  de  uma  república.  De  maneira  difusa, a  proposta  republicana  apareceu,  por  exemplo,  nas  rebeliões  coloniais  do  século  XVIII,  nas  Conjuração  Baiana  e  Mineira  e  na  Revolução  Pernambucana  de  1817,  mas  apenas  no  século  XIX,  com  a  expansão  da  lavoura  cafeeira  e  a  formação  de  uma  rica  camada  de  fazendeiros  no  Sudeste,  o  projeto  republicano  ganhou  força  no  país.

             O  acontecimento  que  assinalou a  arrancada  desse  movimento  no  Brasil  foi  a  publicação  do  Manifesto  Republicano,  em  1870.  Nele,  seus  adeptos  criticavam  o  caráter centralizador  e  hereditário  da  monarquia  e  defendiam  o  princípio  federativo  do  regime  republicano.

             Havia  divergências  entre  os  republicanos.  O  grupo  dominante  liderado  pelo  jornalista  Quintino  Bocaiuva,  pregava  que  a  república  deveria  ser  instalada  sem  agitações  sociais  que  ameaçassem   a  ordem  estabelecida.  Outros, como  o  advogado  Silva  Jardim,  criticavam  as  propostas  republicanas  conservadoras  e  defendiam  uma  mobilização  popular  para  derrubar  a  monarquia.


           ¤     A  questão  religiosa

           O  movimento  republicano  só  se  transformou  em  força  decisiva  quando  a  monarquia  perdeu  o  apoio  dos  grupos  que  a  sustentavam;  a  Igreja  Católica,  os  militares  e  os  cafeicultores  do  Vale  da  Paraíba.

              Desde  o  período  colonial,  o  poder  civil  e  o  religioso  estavam  unidos  por  meio  de  padroado,  uma  instituição  que  submetia  a  Igreja  católica  ao  controle  da  Coroa  portuguesa  e, após  a  independência,  da  Coroa  brasileira.

             Ao  longo  do  século  XIX,  contudo, a  Igreja  buscou  recuperar  seu  poder.  A  Maçonaria, por  exemplo,  foi  condenada  pelo  papa  e  alguns  bispos  brasileiros  passaram  a  exigir  que  tanto  os  fiéis como  os  clérigos  que  fossem  maçons  abandonassem   essa  prática.  Isso  gerou  um  dilema,  uma  vez  que   as  elite  brasileira  era  em  grande  parte  maçônica  e  católica.

            O  imperador   deu  ordens  para  que  a  medida  não  fosse  cumprida  e,  na  década  de  1870,  prendeu  dois  bispos  que  se  recusaram  a  seguir    as  ordens  imperiais.  Situações  como  essa  caracterizaram  a  Questão  Religiosa,  que  marcou  o  afastamento  entre  o  clero  católico  e  a  maçonaria.


          ¤     A  questão  militar 

          Durante  o  governo  de  D.Pedro  II,  o  exército  ocupou  uma  posição  marginal  na  política  brasileira.  Os  baixos  soldos,  a  rígida  disciplina  da  corporação  e  a  lentidão  nas  promoções  desencorajavam  os  filhos  das  elites  a  seguir  a  carreira  militar.

             A  maior  parte  dos  membros  do  exército  pertencia  às  camadas  médias  da  sociedade  e,  embora  tivesse  uma  formação  escolar  rigorosa,  dificilmente  conseguia  ascender  na  vida  política  ou  ocupar  cargos  públicos.

             Após  a  vitória  brasileira  na  Guerra  do  Paraguai,  o  exército  saiu  fortalecido  como  corporação.

              Na  década  de  1880,  sucessivos  atritos  entre  o  governo  e  os  militares  envolvidos  em  questões  políticas  evidenciaram  o  objetivo  militar  de  assumir  um  novo  papel  na  cena  política  brasileira  e  desgastaram  a  relação  entre  o  exército  e  a  monarquia.


            ¤     A  desconfiança  de  setores  da  sociedade

             Além dos  conflitos  com   a  Igreja  e  os  militares,  o  Império  passou  a  enfrentar,  na  década  de  1880,  a  descrença  das  camadas medias   e  da  elite  cafeicultora  na  capacidade  de  administração  de  D. Pedro  II,  já  idoso  e  com  a  saúde  frágil.  Além  disso,  os  sucessores  do  trono,  a  princesa  Isabel  e  seu  marido  francês   não  inspiravam  confiança  nesse  grupos.

             Os  cafeicultores  do  Oeste  Paulista,  que  usavam  técnicas   modernas  de  produção  e  já  não  dependiam  do  trabalho  escravo,  julgavam  que  o  governo  imperial  não  atendia  às  suas  demandas.  Consideravam-no  conservador  e  atrasado  e  passaram  a  defender  o  federalismo  republicano.  Para  esse  grupo,  a  república  poderia  assegurar  mais  autonomia  política  e  financeira  para  as  províncias  e, na  prática,  subordinar  o  Estado aos  interesses  da  economia  cafeeira.


            ¤     A  questão  escravista  

          O  isolamento  da  monarquia  se  acentuou  após  a  abolição  da  escravatura,  em  1888.  A  lei  foi  sancionada  pelo  governo  sem  nenhum  tipo  de  indenização  aos  proprietários,  o  que  desagradou   à  elite  escravista  tradicional, representada  em  grande  parte  pelos  cafeicultores  do  Vale  do  Paraíba  fluminense  e  paulista.  O  governo, assim, perdeu  sustentação  política.  Os  militares  e  os  republicanos  civis  passaram  a  realizar  reuniões  conspirativas  com  frequência.


          ¤     O  golpe  de  15  de  novembro.

             Na  manhã  do  dia  15  de  novembro  de  1889,  o  marechal  Deodoro  da  Fonseca  marchou  com  as  tropas  para  o  Ministério  da  Guerra.  Há  diferentes  versões  sobre  os  planos  de  Deodoro.  É  possível  que  ele  não  quisesse  derrubar  a  monarquia,  mas  apenas  o  chefe  do  gabinete  ministerial,  o  visconde  de  Ouro  Preto.  Porém,  iniciado  o  movimento,  foi  difícil  revertê-lo.  A  república  foi  proclamada,  e  o  imperador  preferiu  não  resistir.  O  golpe  do  dia  15  de  novembro,  então, resultou  de  uma  ação  isolada  do  exército,  apoiada  por  um  pequeno  grupo  de  republicanos  civis.



          Uma  república  em  construção


A  república,  como  forma  de  governo,  nasceu  na  Roma  Antiga.  Com  ela,  surgiu  a  noção  de  um  governo  considerado  res  publica [ “coisa pública’ ], que  deveria  servir  aos  interesses dos  cidadãos.

          Com  a  Revolução  Francesa,  no  final  do  século  XVIII,  o  conceito  de  república se  uniu  às  ideias  de  liberdade  e  democracia.  A  construção  do  regime  republicano  passou  a  ser  associada  aos  direitos  civis  e  políticos  conquistados  pelos  revolucionários  franceses.

             No  Brasil,  a  república  surgiu  como  resultado  de  uma  aliança  entre  setores  do  exército  e  das  elites  econômicas  e  políticas  do  país    no  final  do  século  XIX.  Nossa  república foi  estabelecida  para  atender  aos  interesses  de  uma  pequena  elite  dominante.

             Desde  o  início,  o  uso  da  “coisa pública” – ou seja,  do  Estado  -  em  benefício  de interesses  privados  e  em  prejuízo  da  coletividade  marcou  a  nossa  república.  Os  escândalos  de  corrupção,  por  exemplo,  representam  apenas  uma  parte  dos  problemas  da  república  brasileira,  reduzida  de  seu  sentido  público.


         Atividades:  leitura  e  análise  de  texto

Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você  o  leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.

        

Após  a  leitura  do  texto,  responda:1 – Por  que  os  militares  estavam  insatisfeitos  com  o  governo imperial ?

2 – Que  motivos  geraram  o  afastamento  entre  a  Igreja  católica  e  a  monarquia,  fato  que  ficou  conhecido  como  Questão  Religiosa ?

3 – Os  cafeicultores  do  Oeste  Paulista  defendiam  a  implantação    da  república  e  do  federalismo  no  país.  De  que  forma   eles  seriam  beneficiados  com  tais  mudanças ?

4 – Com  a  abolição  da  escravidão   em  1888,  muitos  fazendeiros  de  café  do  Vale  do  Paraíba,  tradicionalmente  aliados  do  imperador,  também  passaram  a  apoiar  o  movimento  republicano .  Por  que ? 

5  -  Ler   a   pintura

Cinco nomes para entender a proclamação da república no BrasilCALIXTO,  Benedito. Proclamação  da  República, 1893. Óleo sobre a tela. Pinacoteca Municipal São Paulo

Observe  que, nesta  pintura   o  artista  representou  o  evento  que  marcou  a  Proclamação  da  República  como  uma  parada  militar.  É  possível  identificar  a  presença  da  população    civil  nesta  obra ?  O  evento  parece   pacífico  ou  conflituoso ?  Que  mensagem  o  autor  da  obra  pretendia  transmitir    ao  representar  a  passagem    da  monarquia  para  a  república  no  Brasil ?


Glossário:

Maçonaria;  associação  filosófica  e  política  com  práticas  secretas  que  era  vista  com  desconfiança  pela  Igreja  católica  por  ter  entre  seus  princípios a  tolerância religiosa

Federalismo; Sistema  de  governo  de  um  país  em  que  províncias  os  estados  têm  autonomia  administrativa  em  relação  ao  governo  central,  embora  sujeitos  às  leis  gerais  da  federação.


PRIMEIRO BIMESTRE: HISTÓRIA

9 ANO

HABILIDADE: EF08HI18

Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir as diferentes visões sobre o conflito, além das suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.

OBJETIVO

-  Compreender os processos históricos relacionados ao contexto das independências na América Latina.

- Compreender e discutir a importância do Império do Brasil na geopolítica da Bacia do Rio da Prata no século XIX.

 PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

TEMA

A GUERRA DO PARAGUAI

1.       o Leia texto abaixo com atenção.

Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860. Ao longo dos anos de conflito, o grande prejudicado foi o Paraguai, que teve sua economia arrasada. Estima-se que o total de mortos de acordo com as diferentes estatísticas seja de 130 mil a 300 mil mortos.

No caso do Paraguai, a guerra gerou uma grande destruição na frágil infraestrutura e economia do país e causou um grande número de mortos. No caso brasileiro, a guerra contribuiu para o fortalecimento do exército como instituição e para o enfraquecimento do sistema político monárquico, que passou a ser questionado. Além disso, economicamente, a guerra foi desastrosa para o Brasil.

No caso de Argentina e Uruguai, os impactos da guerra foram bem menores, o que evidencia o baixo grau de envolvimentos de ambos no conflito. Na questão política, a guerra garantiu o fim dos conflitos políticos que aconteciam nos dois países (federalistas x unitaristas, no caso argentino, e blancos x colorados, no caso uruguaio). Além disso, a Guerra do Paraguai contribuiu para o enriquecimento da classe mercantil de Buenos Aires.

 

2.    Assista o vídeo abaixo atentamente

 (anotar os pontos principais ajuda na compreensão)

 

https://youtu.be/B8HC7b_g9Z8

 

 

 

3.    Responda as questões abaixo

(*Os alunos que não estiverem comparecendo as aulas presenciais, favor enviar a atividade por e’mail.

*Aqueles que estão comparecendo às aulas presenciais, deixar a atividade no caderno para correção pelo professor.)

 

 

QUESTÃO 1.

Dê as capitais dos países envolvidos na Guerra do Paraguai:

a)    Paraguai:________________.

b)   Brasil:___________________.

c)    Argentina:_______________.

d)   Uruguai:_________________.

 

QUESTÃO 2.

Quanto tempo durou a Guerra do Paraguai e qual a estimativa do número de mortos no conflito?

 

QUESTÃO 3.

Qual o objetivo do Paraguai no conflito de 1870?

 

QUESTÃO 4.

Por que podemos dizer que apesar da vitória brasileira na Guerra do Paraguai o imperador e a monarquia no Brasil perderam?

 

 

A pandemia continua vitimando...

Se cuide!

Saúde pra família.

 

Área de anexos

Visualizar o vídeo A Guerra do Paraguai do YouTube



A Guerra do Paraguai



10 comentários:

  1. Atividade complementar (9 ano C)

    Em tempo de pandemia vale lembrar outra crise vivida no país no início do período republicano... Veja o vídeo abaixo e tente redigir algumas semelhanças entre aquele evento histórico e o que estamos vivendo hoje...

    https://youtu.be/SlsHN-OWCkw

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  2. Professor e pra fazer essa lição desse vídeo

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    1. bom dia... sim, escreva um breve resumo sobre as informações contidas no vídeo (período em que ocorreram os fatos, situação política e econômica do país, principais personagem históricos, o que provocou e como terminou o fato histórico...). Atenção vocês devem fazer todas as atividades postadas aqui para o nono ano.

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  3. Meus alunos de história (9C) devem enviar as atividades postadas aqui no blog para o seguinte e-mail prof.ederaldo@gmail.com
    (Lembrando que vcs devem fazer todas as atividades aqui postadas). Boa semana.

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  4. Como eu faço pra ver as atividades do 9-a

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  5. As atividades postadas aqui são para todos os nonos, porém cada aluno direciona (manda e-mail) para seu professor. Boa tarde.

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  6. Essa atividade é para o 9 ano D também professor ?

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  7. Alunos do 9 °A, B, e D, aqui é o professor Carlos de História, façam as atividades e me emviem para o e-mail: carlossnikt@hotmail.com

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  8. Todos os professores que eu estou devendo pfv me manda mensagem no zap
    11958845460

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