SEGUNDO
BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- HISTÓRIA
História: 9º A - B – C – D 2ºbimestre
Professor
- William /
Professor Carlos / História
Objetivo: reflexão sobre
o processo de
consolidação no poder
do período conhecido
como a Era
como a Era
Vargas na República
brasileira.
Habilidades desenvolvidas : compreender,
identificar e analisar
o resultado da disputa pelo poder
entre as elites
de alguns estados
brasileiros, a Revolução
de 1930 marcou
o fim da
Primeira República.
A
Era Vargas
A
Revolução de 1930
pôs fim a
dominação tradicional da
oligarquia cafeeira e
instalou no poder uma
coalizão de forças que
reunia diferentes setores
da sociedade brasileira.
Getú- lio Vargas recebeu
o poder em
caráter provisório, mas permaneceu nele até 1945, ora por
meio constitucional, ora
como ditador. Durante a Era Vargas, o
presidente colocou-se como
principal autoridade nacional, acima do poder
legislativo e do judiciário.
Habilmente, soube atrair para
si o apoio
de vários grupos sociais. Assim, parte
dos integrantes do
movimento tenentista foi
incorporada ao governo [ aqueles
que defendiam reformas
mais profundas,
como Luís Carlos
Prestes, foram presos e silenciados
] . A burguesia
industrial e a
classe média urbana
, interessados nos
projetos desenvolvimentistas do
governo, também apoiaram
o regime. Fizeram
o mesmo as
antigas oligarquias dissidentes, porque viam
nisso uma possibilidade de
obter maior participação nas decisões
governamentais,
especialmente na área
econômica. Vargas também contou com
o apoio de
parte do operariado.
Por meio de
ampla reforma trabalhista, as
relações de trabalho
passaram a ser
reguladas pelo Estado: Getúlio legalizou e
controlou os sindicatos,
além de criar
um conjunto de
leis que agradavam
aos trabalhadores. Isso
deu ao governo
um controle maior
sobre os movimentos
sindicais e sobre os
conflitos entre trabalhadores e
patrões. Usando de
práticas populistas e paterna- listas, o
presidente forjou uma
imagem positiva junto
à população.
Ao assumir
o governo em 1930,
Getúlio Vargas suspendeu
a Constituição em
vigor e fechou
o Congresso Nacional,
as assembleias estaduais
e as câmaras
municipais. Nome- ou pessoas
de sua confiança
para o governo
dos estados - os
chamados interventores, em geral tenentes.
Pretendia, desse modo, estabelecer total
controle sobre o
aparelho do Estado.
Os historiadores costumam
dividir a época
da Era Vargas
[ 1930-1945 ] em três períodos: Governo Provisório [ 1930 - 1934 ],
o Governo
Constitucional [ 1934 – 1937
] e o Estado Novo
[ 1937 - 1945 ].
Atividades: leitura
e análise de
texto Para entender
um texto, é
necessário que você
o leia com
atenção e grife
as principais frases,
as chamadas ideias
centrais. Um segundo passo
é a seleção
de palavras-chave, ou
seja, as palavras que
ajudam a compor
o tema do texto. Por
último , uma segunda
leitura, mais atenta,
para facilitar a
compreensão das informações
do texto.
Após a
leitura do texto,
responda:
1 – Quais
forças apoiavam Getúlio
Vargas durante seu
governo ? 2 – Que
postura Getúlio Vargas
adotou após a
Revolução de 1930 ?
Operários
trabalham em interior
de montadora de automóveis
no Brasil . Foto
de 2008 Vendedor
ambulante de melancia
trabalha na Praia de Ipanema Rio
de Janeiro. Foto de 2008 1 – Identifique
o trabalho que
cada pessoa realiza
nas fotos acima 2 – Aponte as
possíveis diferenças entre
as condições de
trabalho das duas situações retratadas. 3 – Em sua opinião,
qual das duas
condições de trabalho
assegura um padrão de vida melhor
para o trabalhador ? Por
quê ? 4 – Qual das situações
acima reflete melhor
o desenvolvimento econômico de um país ?
Justifique. Respostas: Prof
William williammartinssilva@prof.educacao.sp.gov.br |
|
Prof.
Carlos carlosacardoso@professor.educacao.sp.gov.br |
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ATIVIDADE I- HISTÓRIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
9°C: Professor - William
9°A, B, D: Professor Carlos
Objetivo: reflexão sobre o que levou os militares ao processo de consolidação da República no Brasil, uma república em construção
PRIMEIRO BIMESTRE: HISTÓRIA
9 ANO
HABILIDADE: EF08HI18
Identificar as
questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e
discutir as diferentes visões sobre o conflito, além das suas implicações
políticas e econômicas nos países envolvidos.
OBJETIVO
- Compreender os
processos históricos relacionados ao contexto das independências na América
Latina.
- Compreender e
discutir a importância do Império do Brasil na geopolítica da Bacia do Rio da
Prata no século XIX.
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
TEMA
A GUERRA DO PARAGUAI
1. o Leia texto abaixo com atenção.
A Guerra do Paraguai foi um
conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai
contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de
interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a
década de 1860. Ao longo dos anos de conflito, o grande prejudicado foi o
Paraguai, que teve sua economia arrasada. Estima-se que o total de mortos de
acordo com as diferentes estatísticas seja de 130 mil a 300 mil mortos.
No caso do Paraguai, a guerra gerou uma grande destruição na frágil
infraestrutura e economia do país e causou um grande número de mortos. No caso
brasileiro, a guerra contribuiu para o fortalecimento do exército como instituição
e para o enfraquecimento do sistema político monárquico, que passou a ser
questionado. Além disso, economicamente, a guerra foi desastrosa para o Brasil.
No caso de Argentina e Uruguai, os impactos da guerra foram bem menores,
o que evidencia o baixo grau de envolvimentos de ambos no conflito. Na questão
política, a guerra garantiu o fim dos conflitos políticos que aconteciam nos
dois países (federalistas x unitaristas, no caso argentino, e blancos x colorados, no
caso uruguaio). Além disso, a Guerra do Paraguai contribuiu para o
enriquecimento da classe mercantil de Buenos Aires.
2. Assista o vídeo abaixo
atentamente
(anotar os pontos
principais ajuda na compreensão)
3. Responda as questões
abaixo
(*Os alunos que não
estiverem comparecendo as aulas presenciais, favor enviar a atividade por
e’mail.
*Aqueles que estão
comparecendo às aulas presenciais, deixar a atividade no caderno para correção
pelo professor.)
QUESTÃO 1.
Dê as capitais dos
países envolvidos na Guerra do Paraguai:
a) Paraguai:________________.
b) Brasil:___________________.
c) Argentina:_______________.
d) Uruguai:_________________.
QUESTÃO 2.
Quanto tempo durou a
Guerra do Paraguai e qual a estimativa do número de mortos no conflito?
QUESTÃO 3.
Qual o objetivo do
Paraguai no conflito de 1870?
QUESTÃO 4.
Por que podemos dizer
que apesar da vitória brasileira na Guerra do Paraguai o imperador e a
monarquia no Brasil perderam?
A pandemia continua vitimando...
Se cuide!
Saúde pra família.
Área de anexos
Visualizar o vídeo A Guerra do Paraguai do YouTube
Atividade complementar (9 ano C)
ResponderExcluirEm tempo de pandemia vale lembrar outra crise vivida no país no início do período republicano... Veja o vídeo abaixo e tente redigir algumas semelhanças entre aquele evento histórico e o que estamos vivendo hoje...
https://youtu.be/SlsHN-OWCkw
Professor e pra fazer essa lição desse vídeo
ResponderExcluirbom dia... sim, escreva um breve resumo sobre as informações contidas no vídeo (período em que ocorreram os fatos, situação política e econômica do país, principais personagem históricos, o que provocou e como terminou o fato histórico...). Atenção vocês devem fazer todas as atividades postadas aqui para o nono ano.
ExcluirO que professor obrigada
ExcluirMeus alunos de história (9C) devem enviar as atividades postadas aqui no blog para o seguinte e-mail prof.ederaldo@gmail.com
ResponderExcluir(Lembrando que vcs devem fazer todas as atividades aqui postadas). Boa semana.
Como eu faço pra ver as atividades do 9-a
ResponderExcluirAs atividades postadas aqui são para todos os nonos, porém cada aluno direciona (manda e-mail) para seu professor. Boa tarde.
ResponderExcluirEssa atividade é para o 9 ano D também professor ?
ResponderExcluirAlunos do 9 °A, B, e D, aqui é o professor Carlos de História, façam as atividades e me emviem para o e-mail: carlossnikt@hotmail.com
ResponderExcluirTodos os professores que eu estou devendo pfv me manda mensagem no zap
ResponderExcluir11958845460