SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- SOCIOLOGIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Professora: Simone 2°A
ATIVIDADE 2°A SOCIOLOGIA
Atividade
2 para o blog 2 A ENSINO MEDIO PROFESSORA: SIMONE CRISTIANE FELIPE EMAIL: simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br
Teoria da
Coesão Social
"Uma
vida não examinada não vale a pena ser vivida"
Sócrates (470-399 a.c.)
Para Émile Durkheim, em sua Teoria da Coesão Social, a Sociedade é um todo
integrado.
A vida social, estrutura e gera significados para a existência humana.
A liga que nos une ao social é a Consciência Coletiva. E a solidariedade é a
comunhão dessa Consciência Coletiva aonde partilhamos o mesmo conjunto de
regras de convivência.
O respeito e a obediência a nossa consciência coletiva é que garante um estado
de ordem e "harmonia" da sociedade. Sendo assim, a sociedade impõe
normas para satisfação das necessidades pelo indivíduo-Instituições de controle
social. Quando isso não acontece, vemos uma sociedade sem regras claras, sem
valores, sem limites, que leva o ser humano ao desespero e a insegurança nas
relações sociais - sociedade em estado de Anomia.
Observando os casos de crimes contra crianças, jovens e adolescentes divulgados
pela imprensa... nos perguntamos, qual o papel da educação e seus possíveis
obstáculos na construção de uma nova sociedade, aonde o indivíduo se sinta
parte de um todo e mais integrado socialmente?
Fatos sociais
Um exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social, segundo
Durkheim. Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente
ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor
lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para
pôr uma roupa adequada.
Existe um modo de vestir que é comum, que todos seguem. Isso não é estabelecido
pelo indivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma, e, quando ele
sair, a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se
obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo
de vestir é um fato social. São fatos sociais também a língua, o sistema
monetário, a religião, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo
tipo.
Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo
social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo
indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que
os fatos sociais têm as seguintes características:
*
generalidade – o fato social é comum aos membros de um grupo;
*
exterioridade – o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente
de sua vontade;
*
coercitividade – os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento
estabelecido.
Em virtude dessas características, para Durkheim os fatos sociais podem ser
estudados objetivamente, como “coisas”. Da mesma maneira que a Biologia e a
Física estudam os fatos da natureza, a Sociologia pode fazer o mesmo com os
fatos sociais.
(Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 2000, p.
13.)
Durkheim distingue três características dos fatos sociais. A primeira é a
coerção social, isto é, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos,
levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente
de sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um
determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação
familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.
O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o
indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem
ser legais ou espontâneas. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob
a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não
adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
A educação desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa na conformação
dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as
regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.
A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os
indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou
seja, são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis,
já existem antes do nascimento das pessoas e são a elas impostos por mecanismos
de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são, ao mesmo
tempo, coercitivos e dotados de existência exterior às consciências
individuais.
A terceira característica é a generalidade. É social todo fato que é geral, que
se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Por essa
generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado
comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a
moral.
Outros conceitos:
“Fato social é toda maneira de agir, pensar e sentir - quer dos espíritos livres,
quer dos espíritos encarnados, induzida por um poder de coerção exterior a
eles, exercido pela consciência coletiva formada pela síntese das consciências
individuais dessas entidades espirituais locadas nos dois planos de vida e em
permanente comunhão (Fil. Soc. Esp. – Ney Lobo – p. 38 FEB)”.
“Todo fato social é um fato histórico. Segue-se daí que a história e a
sociologia estudam os mesmos fenômenos e que, se cada uma delas captura um
aspecto real, a imagem que ela dele nos dá, não poderia ser senão parcial, à
medida que não for completada pelas contribuições da outra (Ciências Humanas e
Filosofia – Lucien Goldman – p.17 - Européia do Livro – 1967)”.
“Além de objetivo e específico, o fato social tem de ser coletivo e geral. É um
fenômeno de grupo como grupo. Além disso, certos pensadores acentuaram outros
aspectos. Um deles é a transcendência, isto é, o fato social deve ser exterior
e superior aos indivíduos, deve transcender ao indivíduo. Resta-nos mencionar
dois outros aspectos do fato social: a coação e a repetição (Introdução aos
Estudos Sociais – Irene Mello Carvalho – 9ª ed. – Fund. Getúlio Vargas)”.
Atividade
Afirmamos
que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e à padronização,
existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa afirmação?
Argumente?
ATIVIDADE 2°B,C,D,E: SOCIOLOGIA
Professores:
Sábatha: 2B e 2C
Arlley: 2D e 2E
Habilidade/
Competência:
-
Reconhecer que a construção identitaria é um processo contínuo e que vem da
relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos
quais ele interage e participa da vida em sociedade
- Desenvolver
a consciência de que não há olhar natural; todo Os olhares são sempre
construções.
- Compreender
que a humanidade só existe na diferença
- Distinguir
a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
- Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
Descrição da Atividade:
Depois de tratar sobre as formas de conhecimento
(oposição e/ou complementaridade entre senso comum e conhecimento
científico), mudamos de tema para falar sobre Identidade.
Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização
da tarefa. Segue link: https://forms.gle/iv4n3yezXQAvhoty9
Complemente seus saberes sobre o assunto assistindo aos vídeos e fazendo as
atividades do CMSP sobre o tema.
Um abraço e bons estudos!
Professor Arlley
Professora Sábatha
SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE I- SOCIOLOGIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
Habilidade/ Competência:
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Sociologia e o trabalho do sociólogo
- Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
- Por que estudar Filosofia
- Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.
Professores:
Arlley: 2A, 2B e 2C (Filosofia); 2D e 2E (Filosofia e Sociologia); 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia) WhatsApp (11) 99752-4774
Sábatha: 2B e 2C (Sociologia); sabathafernandes@gmail.com
Simone: 2A: email simone44felipe@gmail.com
No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já
neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da
modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como
opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.
Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.
Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9
Um abraço e bons estudos!
Professor Arlley
Professora Sábatha
Professora Simone
PRIMEIRO BIMESTRE: SOCIOLOGIA
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Atividade I – 1º. bimestre –
2º ANO A
PROFA SIMONE
email simone44felipe@gmail.com
2º B e C
sebastiaowalterfusco@gmail.com
PROF. ARLLEY
WhatsApp (11) 99752-4774
Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico
A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:
SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO
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Atividade de Sociologia – Profª Luzanete
ResponderExcluir2º ano A, B, C e D
As atividades realizadas deverão ser enviadas para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
1) Leia o seguinte trecho e responda:
“Processo através do qual um grupo social ou cultural se torna parte de outro. Por exemplo, vários grupos de pessoas de diversos países estabeleceram-se em Recife. A maioria destas pessoas abandonou aos poucos o modo de vida de sua terra natal, e adotou o modo de vida característico dos brasileiros. Aprenderam o português e adotaram novos costumes.”
O trecho refere-se ao processo social:
a) Conflito
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Competição
e) Cooperação
Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete
ResponderExcluir2º ano A, B, C, e D.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
Assunto: Construção da identidade pelos jovens.
Assim, a identidade é a auto imagem desenvolvida pelos indivíduos e/ou grupos sociais. O próprio processo de experiência, reflexão e observação é social, pois um indivíduo não observa tudo que o cerca ou acontece, mas somente o que seleciona de acordo com seus valores, que são constituídos socialmente. É a importância que o grupo ao qual pertencemos tem para nós . Quanto mais nos identificamos com o grupo, mais ele definirá a nossa personalidade. As normas e os valores do grupo serão compartilhados pelos seus membros.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre juventude e sociedade contemporânea, comente:
1) Como se constrói a identidade na adolescência?
2) Qual a importância da construção da identidade?