E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


SOCIOLOGIA 2°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- SOCIOLOGIA


DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Professora: Simone 2°A

 ATIVIDADE 2°A SOCIOLOGIA 

Atividade 2 para o blog 2 A ENSINO MEDIO PROFESSORA: SIMONE CRISTIANE FELIPE EMAIL: simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br

 

Teoria da Coesão Social

 

"Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida"
Sócrates (470-399 a.c.)
Para Émile Durkheim, em sua Teoria da Coesão Social, a Sociedade é um todo integrado.
A vida social, estrutura e gera significados para a existência humana.
A liga que nos une ao social é a Consciência Coletiva. E a solidariedade é a comunhão dessa Consciência Coletiva aonde partilhamos o mesmo conjunto de regras de convivência.
O respeito e a obediência a nossa consciência coletiva é que garante um estado de ordem e "harmonia" da sociedade. Sendo assim, a sociedade impõe normas para satisfação das necessidades pelo indivíduo-Instituições de controle social. Quando isso não acontece, vemos uma sociedade sem regras claras, sem valores, sem limites, que leva o ser humano ao desespero e a insegurança nas relações sociais - sociedade em estado de Anomia.
Observando os casos de crimes contra crianças, jovens e adolescentes divulgados pela imprensa... nos perguntamos, qual o papel da educação e seus possíveis obstáculos na construção de uma nova sociedade, aonde o indivíduo se sinta parte de um todo e mais integrado socialmente?

                                                                          Fatos sociais

Um exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social, segundo Durkheim. Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para pôr uma roupa adequada.
Existe um modo de vestir que é comum, que todos seguem. Isso não é estabelecido pelo indivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma, e, quando ele sair, a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo de vestir é um fato social. São fatos sociais também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo tipo.
Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que os fatos sociais têm as seguintes características:

 

* generalidade – o fato social é comum aos membros de um grupo;

 

* exterioridade – o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade;

 

* coercitividade – os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.


Em virtude dessas características, para Durkheim os fatos sociais podem ser estudados objetivamente, como “coisas”. Da mesma maneira que a Biologia e a Física estudam os fatos da natureza, a Sociologia pode fazer o mesmo com os fatos sociais.

(Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 2000, p. 13.)

Durkheim distingue três características dos fatos sociais. A primeira é a coerção social, isto é, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.
O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
A educação desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.
A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das pessoas e são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são, ao mesmo tempo, coercitivos e dotados de existência exterior às consciências individuais.
A terceira característica é a generalidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Por essa generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

Outros conceitos:

“Fato social é toda maneira de agir, pensar e sentir - quer dos espíritos livres, quer dos espíritos encarnados, induzida por um poder de coerção exterior a eles, exercido pela consciência coletiva formada pela síntese das consciências individuais dessas entidades espirituais locadas nos dois planos de vida e em permanente comunhão (Fil. Soc. Esp. – Ney Lobo – p. 38 FEB)”.
“Todo fato social é um fato histórico. Segue-se daí que a história e a sociologia estudam os mesmos fenômenos e que, se cada uma delas captura um aspecto real, a imagem que ela dele nos dá, não poderia ser senão parcial, à medida que não for completada pelas contribuições da outra (Ciências Humanas e Filosofia – Lucien Goldman – p.17 - Européia do Livro – 1967)”.

“Além de objetivo e específico, o fato social tem de ser coletivo e geral. É um fenômeno de grupo como grupo. Além disso, certos pensadores acentuaram outros aspectos. Um deles é a transcendência, isto é, o fato social deve ser exterior e superior aos indivíduos, deve transcender ao indivíduo. Resta-nos mencionar dois outros aspectos do fato social: a coação e a repetição (Introdução aos Estudos Sociais – Irene Mello Carvalho – 9ª ed. – Fund. Getúlio Vargas)”.

                                                            Atividade

 

Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e à padronização, existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa afirmação? Argumente?


ATIVIDADE 2°B,C,D,E:  SOCIOLOGIA 


Professores: 

Sábatha: 2B e 2C  
Arlley: 2D e 2E 

Habilidade/ Competência:

- Reconhecer que a construção identitaria é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade

- Desenvolver a consciência de que não há olhar natural; todo Os olhares são sempre construções.

- Compreender que a humanidade só existe na diferença

- Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
- Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais


Descrição da Atividade:


Depois de tratar sobre as formas de conhecimento (oposição e/ou complementaridade entre senso comum e conhecimento científico), mudamos de tema para falar sobre Identidade.


Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa. Segue link: https://forms.gle/iv4n3yezXQAvhoty9

Complemente seus saberes sobre o assunto assistindo aos vídeos e fazendo as atividades do CMSP sobre o tema.

Um abraço e bons estudos!

Professor Arlley
Professora Sábatha

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE I- SOCIOLOGIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


Habilidade/ Competência:

  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade. 
  • Sociologia e o trabalho do sociólogo
  • Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
  • Por que estudar Filosofia
  • Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

 

Professores: 

Arlley: 2A, 2B e 2C (Filosofia); 2D e 2E (Filosofia e Sociologia); 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia) WhatsApp (11) 99752-4774

Sábatha: 2B e 2C (Sociologia); sabathafernandes@gmail.com

Simone: 2A: email simone44felipe@gmail.com


 

No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já

neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da

modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como

opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.

Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.

Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9 

 

Um abraço e bons estudos! 

 

Professor Arlley

Professora Sábatha

Professora Simone



PRIMEIRO BIMESTRE: SOCIOLOGIA

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 Atividade I – 1º. bimestre – 

2º ANO A

PROFA SIMONE

email simone44felipe@gmail.com

2º B e C

sebastiaowalterfusco@gmail.com

  2º ANO D e E

PROF. ARLLEY 

WhatsApp (11) 99752-4774

 

Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico

A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:



SENSO COMUM                                            X        CONHECIMENTO CIENTÍFICO

>                                                                                  >


>                                                                                   >


>                                                                                  >

>                                                                                  >

2 comentários:

  1. Atividade de Sociologia – Profª Luzanete

    2º ano A, B, C e D

    As atividades realizadas deverão ser enviadas para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com

    1) Leia o seguinte trecho e responda:

    “Processo através do qual um grupo social ou cultural se torna parte de outro. Por exemplo, vários grupos de pessoas de diversos países estabeleceram-se em Recife. A maioria destas pessoas abandonou aos poucos o modo de vida de sua terra natal, e adotou o modo de vida característico dos brasileiros. Aprenderam o português e adotaram novos costumes.”

    O trecho refere-se ao processo social:

    a) Conflito

    b) Assimilação

    c) Acomodação

    d) Competição

    e) Cooperação

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  2. Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete

    2º ano A, B, C, e D.

    As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com

    Assunto: Construção da identidade pelos jovens.

    Assim, a identidade é a auto imagem desenvolvida pelos indivíduos e/ou grupos sociais. O próprio processo de experiência, reflexão e observação é social, pois um indivíduo não observa tudo que o cerca ou acontece, mas somente o que seleciona de acordo com seus valores, que são constituídos socialmente. É a importância que o grupo ao qual pertencemos tem para nós . Quanto mais nos identificamos com o grupo, mais ele definirá a nossa personalidade. As normas e os valores do grupo serão compartilhados pelos seus membros.

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre juventude e sociedade contemporânea, comente:

    1) Como se constrói a identidade na adolescência?

    2) Qual a importância da construção da identidade?

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