E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


GEOGRAFIA 2°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- GEOGRAFIA

2ª Série – Ensino Médio – Segunda  atividade do 2º  bimestre de Geografia

DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

 

Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br

 

O espaço industrial brasileiro

Atividade baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 14/05/2021 – link: https://youtu.be/GycqUOzETOM   e 21/05/2021 – link: https://youtu.be/ggYd3Aqznpc

 

Entre os séculos XVI e XIX, as atividades agropecuárias e extrativistas dominaram o sistema produtivo brasileiro e, somente na década de 1930, a atividade industrial passa a ter importância crescente na economia nacional, devido ao enriquecimento da burguesia cafeeira e da queda das importações e nas exportações agrícolas dos países, diretamente envolvidos nos conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Antes da industrialização, a principal atividade produtiva era a cafeicultura, responsável pela formação de empresários, banqueiros, acumulação monetária e mão de obra. As primeiras indústrias se utilizaram das poucas infraestruturas de transportes, concentradas na Região Sudeste, e da mão de obra provenientes da imigração europeia e asiática, que tinham experiências em fábricas. Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista que estimulava a industrialização nacional, criando leis, instituições, indústria de base, a Consolidação das Leis do Trabalho, empresas públicas como, por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), a Petrobrás, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que organizaram o sistema produtivo do país.

Porém, foi no governo de Juscelino Kubitscheck (JK) que a modernização ocorreu, por meio da transferência de multinacionais para o Brasil, predominantemente para o Sudeste. Dessa forma, a atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela.

                                                                                               


Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

Atividade - Leitura e análise de imagem e texto

A respeito da industrialização brasileira, assista ao vídeo indicado https://youtu.be/PAf4nl2CcLs. Em seguida, leia a imagem e o texto a seguir.





 

Exercícios


Com base na imagem, nos textos e em pesquisas adicionais, responda às questões propostas.

 

1. A empresa registrada na fotografia foi construída com recursos estatais e inaugurada na década de 1940. Considerando o tipo de produto ali produzido, explique a sua importância estratégica para a economia nacional daquela época.

 

2. De acordo com o texto, qual foi o legado que a chamada Era Vargas deixou para o governo Juscelino Kubitscheck (JK)?

 

3. Por que, segundo o texto, Juscelino Kubitscheck, manteve uma visão “estadocêntrica de desenvolvimento” ao assumir a Presidência da República?

 

4. (ENEM) Viam-se de cima as casas acavaladas uma pelas outras, formando ruas, contornando praças. As chaminés principiavam a fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite caminhavam com seu passo vagaroso, parando à porta dos fregueses; os quiosques vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam-se na rua os libertinos retardios com os operários que se levantavam para a obrigação; ouvia-se o ruído estalado dos carros de água, o rodar monótono dos bondes.

                                                   (AZEVEDO, Aluísio de. Casa de pensão, São Paulo, Martins, 1973)

 

O trecho retirado de romance escrito em 1884 descreve o cotidiano de uma cidade, no seguinte contexto:

 

a) a convivência entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indica o início da industrialização no Brasil.

b) desde o século XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial, como se observa no cotidiano descrito.

c) apesar de a industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma atividade pouco desenvolvida no Brasil.

d) a vida urbana, caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a industrialização existente na época.

 

5. (PUC- SP) Assinale a alternativa que não expressa uma característica da industrialização brasileira:

 

a)  Foi do tipo substitutiva.

b) Foi do tipo tardia ou retardatária.

c) Teve por base, inicialmente, o fluxo de renda gerado pelo café.

d) Foi um processo lento e progressivo, tendo ocorrido a passagem do artesanato para a manufatura e desta para o sistema de fábricas.

 

Saiba mais

https://youtu.be/PYywveYf3DI

https://youtu.be/WTbHlv-mJnU

 

Habilidade do Currículo Paulista: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira

 


ATIVIDADE I- GEOGRAFIA

2ª Série – Ensino Médio - Primeira atividade do 2º bimestre de Geografia

DATA DE ENTREGA: 12-05-2021


Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br


Habilidade do Currículo Paulista: Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil; Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil.


A formação das fronteiras brasileiras

Atividade baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno, 2014 - 2017) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 05/03/2021 – link: https://youtu.be/joTVdOwvcb0 e 09/04/2021 – link: https://youtu.be/meslCi54CBA


A formação do território brasileiro remonta ao século XIV, quando os colonizadores impuseram a partilha das terras descobertas. Mas a maior parte das fronteiras brasileiras foram criadas no período Imperial e na “Era Rio Branco”. Esse foi um período marcado pelo diplomata Barão do Rio Branco, responsável pela política externa durante o início do período republicano brasileiro. Em função do seu grande conhecimento em história e geografia do Brasil, seus acordos diplomáticos definiram grande parte das delimitações do território brasileiro, como a incorporação do Acre (Bolívia), Amapá (França) e outras áreas menores que foram anexadas ao país.

A atuação diplomática do Barão do Rio Branco contribuiu para que o mapa do Brasil evoluísse para as configurações atuais, visto que que ele foi responsável por vários acordos firmados com países fronteiriços, garantindo de forma pacífica a incorporação de uma área de aproximadamente 900.000km² ao território nacional.

Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola


Leitura e análise de mapa: Alta tensão





Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017



Atividade

Responda às questões a seguir:


1. Observe o título e a legenda. Qual é o assunto retratado no mapa?


2. Sugira outro título para o mapa.


3. O que o mapa revela sobre o Brasil com relação ao assunto retratado?


4. Por que o Brasil não consta na lista de conflitos atuais?


5. Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger lançou a proposta da divisão do território nacional em três complexos regionais. Essa proposta, diferencia-se da conhecida divisão regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro. Observe.





Leia as afirmativas que se relacionam com os diferentes complexos regionais do Brasil e assinale a alternativa correta:


I – A divisão regional elaborada por Geiger, conforme se observa no mapa, respeitou os limites dos estados. O sul de Minas Gerais, por exemplo, foi incorporado ao complexo nordestino.

II- O Nordeste, na época em que essa proposta foi apresentada, era marcado pela baixa produtividade agrícola e pela fraca industrialização. No plano social, esse complexo regional era marcado pela pobreza, expressa nos altos índices de mortalidade infantil, subnutrição e analfabetismo.

III- No momento histórico no qual a proposta de regionalização foi elaborada, o Centro-Sul despontava como centro dinâmico da economia nacional, concentrando parte importante da produção industrial e agrícola e das atividades de serviços.

IV- Os limites da região geoeconômica Amazônia coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta.


Destas afirmativas estão corretas apenas:

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) II, III e IV.




PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

2ª Série – Ensino Médio –

Primeira atividade do 1º  bimestre de Geografia

 – Entregar até o dia 31/03/2021

 

Copie apenas a questão e responda.

 Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br

 

Habilidade do Currículo Paulista: Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.

 

A gênese geoeconômica do território brasileiro 

Atividade baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno, 2021) e na  aula do Centro de Mídias do dia 19/02/2021 – link: https://youtu.be/DY0_oqseuTY

 

 

Em decorrência da nossa herança histórica, atualmente a população está distribuída irregularmente pelo território brasileiro. Há maior concentração na região litorânea, como ilustra o mapa “Concentração da População – Faixa Litorânea”. Sobre o assunto, observe o mapa a seguir e responda à questão proposta:

 



Concentração da população na faixa litorânea. Fonte: Atlas Escolar IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_distribuicao_populacao.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

 

 

Atividade

De acordo com o mapa acima, quais fatores políticos e econômicos justificam esse processo? Procure citar exemplos de características atuais do espaço brasileiro cuja origem se relaciona ao passado colonial do país.

 

Saiba mais

Sobre a expansão territorial e econômica brasileira, assista aos vídeos indicados: https://youtu.be/vhPMsVqoj1M

https://youtu.be/6JugVFF3SM0


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