2ª Série – Ensino Médio – Segunda atividade do 2º bimestre de Geografia
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
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apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
O espaço industrial brasileiro
Atividade
baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno) e nas aulas do Centro de
Mídias dos dias 14/05/2021 – link: https://youtu.be/GycqUOzETOM e 21/05/2021 – link: https://youtu.be/ggYd3Aqznpc
Entre os séculos XVI e XIX, as atividades agropecuárias e
extrativistas dominaram o sistema produtivo brasileiro e, somente na década de
1930, a atividade industrial passa a ter importância crescente na economia
nacional, devido ao enriquecimento da burguesia cafeeira e da queda das
importações e nas exportações agrícolas dos países, diretamente envolvidos nos
conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
Antes da industrialização, a principal atividade produtiva era a
cafeicultura, responsável pela formação de empresários, banqueiros, acumulação
monetária e mão de obra. As primeiras indústrias se utilizaram das poucas
infraestruturas de transportes, concentradas na Região Sudeste, e da mão de
obra provenientes da imigração europeia e asiática, que tinham experiências em
fábricas. Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista
que estimulava a industrialização nacional, criando leis, instituições,
indústria de base, a Consolidação das Leis do Trabalho, empresas públicas como,
por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), a
Petrobrás, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que
organizaram o sistema produtivo do país.
Porém, foi no governo de Juscelino Kubitscheck (JK) que a
modernização ocorreu, por meio da transferência de multinacionais para o
Brasil, predominantemente para o Sudeste. Dessa forma, a atividade industrial
passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades
subordinadas a ela.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
Atividade - Leitura e análise de imagem e texto
A
respeito da industrialização brasileira, assista ao vídeo indicado https://youtu.be/PAf4nl2CcLs.
Em seguida, leia a imagem e o texto a seguir.
Exercícios
Com base na
imagem, nos textos e em pesquisas adicionais, responda às questões propostas.
1. A empresa
registrada na fotografia foi construída com recursos estatais e inaugurada na
década de 1940. Considerando o tipo de produto ali produzido, explique a sua
importância estratégica para a economia nacional daquela época.
2. De acordo com o
texto, qual foi o legado que a chamada Era Vargas deixou para o governo Juscelino
Kubitscheck (JK)?
3.
Por que, segundo o texto, Juscelino Kubitscheck, manteve uma visão
“estadocêntrica de desenvolvimento” ao assumir a Presidência da República?
4. (ENEM) Viam-se de cima as casas acavaladas
uma pelas outras, formando ruas, contornando praças. As chaminés principiavam a
fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite
caminhavam com seu passo vagaroso, parando à porta dos fregueses; os quiosques
vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam-se na rua os
libertinos retardios com os operários que se levantavam para a obrigação;
ouvia-se o ruído estalado dos carros de água, o rodar monótono dos bondes.
(AZEVEDO,
Aluísio de. Casa de pensão, São Paulo, Martins, 1973)
O trecho retirado
de romance escrito em 1884 descreve o cotidiano de uma cidade, no seguinte
contexto:
a) a convivência
entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indica
o início da industrialização no Brasil.
b) desde o século
XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial, como se
observa no cotidiano descrito.
c) apesar de a
industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma
atividade pouco desenvolvida no Brasil.
d) a vida urbana,
caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a industrialização
existente na época.
5. (PUC- SP) Assinale a alternativa que não expressa uma característica da
industrialização brasileira:
a) Foi do tipo substitutiva.
b) Foi do tipo
tardia ou retardatária.
c) Teve por base,
inicialmente, o fluxo de renda gerado pelo café.
d) Foi um
processo lento e progressivo, tendo ocorrido a passagem do artesanato para a
manufatura e desta para o sistema de fábricas.
Saiba mais
Habilidade do Currículo Paulista: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira
2ª Série – Ensino Médio - Primeira atividade do 2º bimestre de Geografia
DATA DE ENTREGA: 12-05-2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade do Currículo Paulista: Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil; Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil.
A formação das fronteiras brasileiras
Atividade baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno, 2014 - 2017) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 05/03/2021 – link: https://youtu.be/joTVdOwvcb0 e 09/04/2021 – link: https://youtu.be/meslCi54CBA
A formação do território brasileiro remonta ao século XIV, quando os colonizadores impuseram a partilha das terras descobertas. Mas a maior parte das fronteiras brasileiras foram criadas no período Imperial e na “Era Rio Branco”. Esse foi um período marcado pelo diplomata Barão do Rio Branco, responsável pela política externa durante o início do período republicano brasileiro. Em função do seu grande conhecimento em história e geografia do Brasil, seus acordos diplomáticos definiram grande parte das delimitações do território brasileiro, como a incorporação do Acre (Bolívia), Amapá (França) e outras áreas menores que foram anexadas ao país.
A atuação diplomática do Barão do Rio Branco contribuiu para que o mapa do Brasil evoluísse para as configurações atuais, visto que que ele foi responsável por vários acordos firmados com países fronteiriços, garantindo de forma pacífica a incorporação de uma área de aproximadamente 900.000km² ao território nacional.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola
Leitura e análise de mapa: Alta tensão
Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017
Atividade
Responda às questões a seguir:
1. Observe o título e a legenda. Qual é o assunto retratado no mapa?
2. Sugira outro título para o mapa.
3. O que o mapa revela sobre o Brasil com relação ao assunto retratado?
4. Por que o Brasil não consta na lista de conflitos atuais?
5. Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger lançou a proposta da divisão do território nacional em três complexos regionais. Essa proposta, diferencia-se da conhecida divisão regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro. Observe.
Leia as afirmativas que se relacionam com os diferentes complexos regionais do Brasil e assinale a alternativa correta:
I – A divisão regional elaborada por Geiger, conforme se observa no mapa, respeitou os limites dos estados. O sul de Minas Gerais, por exemplo, foi incorporado ao complexo nordestino.
II- O Nordeste, na época em que essa proposta foi apresentada, era marcado pela baixa produtividade agrícola e pela fraca industrialização. No plano social, esse complexo regional era marcado pela pobreza, expressa nos altos índices de mortalidade infantil, subnutrição e analfabetismo.
III- No momento histórico no qual a proposta de regionalização foi elaborada, o Centro-Sul despontava como centro dinâmico da economia nacional, concentrando parte importante da produção industrial e agrícola e das atividades de serviços.
IV- Os limites da região geoeconômica Amazônia coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta.
Destas afirmativas estão corretas apenas:
a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) II, III e IV.
Primeira atividade do 1º
bimestre de Geografia
– Entregar até o dia 31/03/2021
Copie apenas a questão e responda.
Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade do Currículo Paulista: Identificar dados,
representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as
diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.
A gênese geoeconômica do território
brasileiro
Atividade
baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno, 2021) e na aula do Centro de Mídias do dia 19/02/2021 –
link: https://youtu.be/DY0_oqseuTY
Em
decorrência da nossa herança histórica, atualmente a população está
distribuída irregularmente pelo território brasileiro. Há maior concentração
na região litorânea, como ilustra o mapa “Concentração da População – Faixa
Litorânea”. Sobre o
assunto, observe o mapa a seguir e responda à questão proposta: |
Concentração
da população na faixa litorânea. Fonte: Atlas Escolar IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_distribuicao_populacao.pdf.
Acesso em: 01 mar. 2021.
Atividade
De
acordo com o mapa acima, quais fatores políticos e econômicos justificam esse
processo? Procure citar exemplos de características atuais do espaço brasileiro
cuja origem se relaciona ao passado colonial do país.
Saiba
mais
Sobre
a expansão territorial e econômica brasileira, assista aos vídeos indicados: https://youtu.be/vhPMsVqoj1M
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