SEGUNDO BIMETRE: 2021
ATIVIDADE II- HISTÓRIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
História Ensino Médio 2 A, B, C, D E
PROFESSORA: Simone Cristiane Felipe e-mail: simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
Habilidade desenvolvida nesta atividade: • Identificar registros de práticas de
grupos sociais no tempo e no espaço;
Eduardo
Galeano. As Veias Abertas da América Latina. p. 10 e 11.
Oriente os
alunos que, para responderem às questões, devem servir-se do texto e de
pesquisas específicas (relacionadas ao tema) na internet:
TRABALHANDO COM O
TEXTO
1 – Por que
as especiarias eram importantes para os europeus?
2 – Quem
eram os reis católicos e porque eram assim chamados?
3 – Quem
eram os intermediários, referidos no texto, do comércio de especiarias entre o
Oriente e a Europa Ocidental até o século XVI?
4 – Por que
a Europa precisava de metais preciosos?
5 – O que
foi a Reconquista na Espanha e o que ela representou para a formação do Império
espanhol?
ATIVIDADE I- HISTÓRIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
Atividade de História 2 anos A, B,C,D E ensino médio
Professora: Simone
Email. Simone44felipe@gmail.com
Habilidade desenvolvida nesta atividade:
- Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seus contextos histórico e geográfico
A Colonização da América – Exploração e Povoamento
O continente americano foi a primeira área da superfície terrestre colonizada e organizada para atender às exigências e aos interesses comerciais do capitalismo que emergia nos diversos Estados-Nação europeus; A partir dos séculos XV e XVI, esses Estados-Nação começaram a retirar de suas colônias tudo o que pudessem de valioso, concebendo-as como uma fonte de riquezas; Orientados por essa concepção, eles extraíram das terras da América uma enorme quantidade de metais preciosos (ouro e prata) e matérias-primas (madeira e peles), e introduziram o cultivo de vários produtos de alto valor no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco.
Para isso, os colonizadores utilizaram inicialmente a mão de obra escrava dos nativos – indígenas – e, posteriormente, a dos negros capturados na África.
A África foi durante mais de três séculos, o grande celeiro de mão de obra escrava para a acumulação capitalista europeia e para os proprietários rurais e de minas na América. Estima-se que cerca de 10 milhões de escravos entraram na América no período de 1502 a 1870.
A colonização baseada na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso de mão de obra escrava, recebeu a denominação de COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO;
Desde a porção meridional do continente americano até a área que corresponde ao sul do território dos Estados Unidos, portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses estabeleceram suas colônias de exploração; Portugal e Espanha foram detentores das maiores áreas colonizadas sob forma de exploração; Assim, a maior parte do território que hoje forma a América Latina, e em algumas áreas dos Estados Unidos, foram estabelecidas as COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO, organizadas para atender aos interesses comerciais europeus; Essas colônias abasteciam as metrópoles de metais preciosos e matérias-primas.
As bases da ocupação do norte do continente americano foram totalmente diferentes; ao longo do século XVI a região permaneceu praticamente ignorada pelos europeus. A partir do século XVII, vários fatores levaram à emigração de ingleses para a América. Os principais foram: 1- A expulsão de grande número de camponeses de suas terras, em razão do processo de transformação do campo inglês em fonte de fornecimento de lã para as manufaturas; 2- Lutas religiosas na Inglaterra, que levaram à perseguição de determinados segmentos de protestantes por parte do governo inglês e da Igreja Anglicana, oficial no país; 3- Perseguições políticas e religiosas levaram também à emigração de franceses, holandeses, alemães e suecos para América.
De acordo com as características históricas e sociais• América Anglo-Saxônica• - América Latina
As diferenças entre as Américas América Anglo-Saxônica América Latina Predomínio de uma língua Predomínio de línguas derivadas derivada do anglo-saxão (Inglês do latim – Espanhol e Português. Antigo).Colonização de povoamento: Colonização de exploração:- Trabalho familiar livre e - Trabalho escravo indígena assalariado; negro;- Pequenas e médias propriedades; - Grandes propriedades;- Policultura; - Monocultura;- Voltada para o mercado interno; - Voltada para o mercado externo;- Ocupação para a criação de uma - Exploração e degradação dos pátria. recursos naturais.
As diferenças entre as Américas América Anglo-Saxônica América Latina Desenvolvidos: Subdesenvolvidos:- PIB per capita elevado; - PIB per capita médio ou baixo;- Alto nível de infraestrutura. - Poucos equipamentos de infraestrutura
Desafiando seu conhecimento
1. Qual o principal objetivo europeu na exploração do novo continente?
2. Quais as características da colonização de exploração?
3 Cite um fator que levou a Imigração inglesa a américa e explique
4 Segundo o texto podemos afirmar corretamente que a produção na América Latina estava destinada ao mercado interno? Justifique e exemplifique.
5.Considere a Nova Inglaterra como exemplo de colônia de povoamento e a América portuguesa como exemplo de colônia de exploração. Cite, para cada uma delas, o tipo de propriedade predominante e a principal relação de trabalho.
PRIMEIRO BIMESTRE: HISTÓRIA
2º ANO
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Enviar para o e’mail:
HABILIDADE: Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais
e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em
diferentes sociedades.
A)
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO ATENTAMENTE.
B)
LEIA O TEXTO ABAIXO ASSINALANDO AS IDEIAS
CENTRAIS.
Acesse o link
https://www.todamateria.com.br/renascimento-caracteristicas-e-contexto-historico/
RESPONDA
1) Qual o sistema sócio-político-econômico-cultural
que estava em crise quando surgiu o movimento renascentista?
( a ) Sistema Absolutista
( b ) Sistema Comunista
( c ) Sistema Capitalista
( d ) Sistema Feudalista
2) Aponte as principais características
do movimento renascentista.
3) Por que o renascimento comercial
impulsionou o movimento renascentista?
4) Cite alguns nomes mo movimento
renascentista na pintura e na literatura.
5) Uma das características do movimento renascentista
foi o humanismo. O humanismo foi um movimento de valorização:
( a ) Valorização do
poder da Igreja.
( b ) Valorização do homem
e da natureza humana.
( c ) Glorificação dos
deuses gregos.
( d ) Dos poderes da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário