E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


HISTÓRIA 2°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMETRE: 2021

ATIVIDADE II- HISTÓRIA

DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

História Ensino Médio 2 A, B, C, D E 

PROFESSORA: Simone Cristiane Felipe e-mail:  simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br

 

A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA


Habilidade desenvolvida nesta atividade: • Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço;




 

A pimenta, o gengibre, o cravo, a noz-moscada e a canela eram tão cobiçadas como o sal para conservar a carne no inverno, sem que se apodrecesse ou perdesse o sabor. Os Reis Católicos de Espanha decidiram financiar a aventura do acesso direto às fontes, para se libertarem da onerosa cadeia de intermediários e revendedores que açambarcavam o comércio das especiarias e plantas tropicais, as musselinas e as armas brancas, provenientes de misteriosas regiões do oriente. O desejo de metais preciosos, meio de pagamento para o tráfico comercial, impulsionou também a travessia dos mares malditos. A Europa inteira necessitava de prata: os filões da Boemia, Saxônia e Tirol já estavam quase exaustos.
A Espanha vivia o tempo da reconquista. 1492 não foi só o ano do descobrimento da América, o novo mundo nascido do equívoco de consequências grandiosas. Foi também o ano da recuperação de Granada. Fernando de Aragão e Isabel de Castela, superando com o casamento a perda de seus domínios, tomaram em começos de 1492 o último reduto dos árabes em solo espanhol. Custara quase oito séculos recobrar o que se havia perdido em sete anos, e a guerra de reconquista esgotara o tesouro real. Mas, esta era uma guerra santa, a guerra cristã contra o Islã, e não é por acaso, além disso, que neste mesmo ano de 1492 cento e cinquenta mil judeus declarados foram expulsos do país. A Espanha adquiria realidade como nação; levantando espadas cujas empunhaduras desenhavam o sinal da cruz. A rainha Isabel fez-se madrinha da Santa Inquisição. A façanha do descobrimento da América não podia explicar-se sem a tradição militar de guerra de cruzadas que imperava na Castela medieval, e a Igreja não se fez de rogada para dar caráter sagrado à conquista de terras incógnitas do outro lado do mar. O papa Alexandre VI, que era espanhol, converteu a rainha Isabel em dona e senhora do Novo Mundo. A expansão do reino de Castela ampliava o reino de Deus sobre a Terra”.

Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. p. 10 e 11.

Oriente os alunos que, para responderem às questões, devem servir-se do texto e de pesquisas específicas (relacionadas ao tema) na internet:


                            TRABALHANDO COM O TEXTO


1 – Por que as especiarias eram importantes para os europeus?

 

2 – Quem eram os reis católicos e porque eram assim chamados?

 

3 – Quem eram os intermediários, referidos no texto, do comércio de especiarias entre o Oriente e a Europa Ocidental até o século XVI?

 

4 – Por que a Europa precisava de metais preciosos?

 

 

5 – O que foi a Reconquista na Espanha e o que ela representou para a formação do Império espanhol?



ATIVIDADE I- HISTÓRIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


Atividade de História   2 anos A, B,C,D E ensino médio    

Professora: Simone  

Email. Simone44felipe@gmail.com     


Habilidade desenvolvida nesta atividade:

  • Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seus contextos histórico e geográfico

            

A Colonização da América – Exploração e Povoamento


    O continente americano foi a primeira área da superfície terrestre colonizada e organizada para atender às exigências e aos interesses comerciais do capitalismo que emergia nos diversos Estados-Nação europeus; A partir dos séculos XV e XVI, esses Estados-Nação começaram a retirar de suas colônias tudo o que pudessem de valioso, concebendo-as como uma fonte de riquezas; Orientados por essa concepção, eles extraíram das terras da América uma enorme quantidade de metais preciosos (ouro e prata) e matérias-primas (madeira e peles), e introduziram o cultivo de vários produtos de alto valor no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco.

    Para isso, os colonizadores utilizaram inicialmente a mão de obra escrava dos nativos – indígenas – e, posteriormente, a dos negros capturados na África.

    A África foi durante mais de três séculos, o grande celeiro de mão de obra escrava para a acumulação capitalista europeia e para os proprietários rurais e de minas na América. Estima-se que cerca de 10 milhões de escravos entraram na América no período de 1502 a 1870.

    A colonização baseada na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso de mão de obra escrava, recebeu a denominação de COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO;

Desde a porção meridional do continente americano até a área que corresponde ao sul do território dos Estados Unidos, portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses estabeleceram suas colônias de exploração; Portugal e Espanha foram detentores das maiores áreas colonizadas sob forma de exploração; Assim, a maior parte do território que hoje forma a América Latina, e em algumas áreas dos Estados Unidos, foram estabelecidas as COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO, organizadas para atender aos interesses comerciais europeus; Essas colônias abasteciam as metrópoles de metais preciosos e matérias-primas.

    As bases da ocupação do norte do continente americano foram totalmente diferentes; ao longo do século XVI a região permaneceu praticamente ignorada pelos europeus. A partir do século XVII, vários fatores levaram à emigração de ingleses para a América. Os principais foram: 1- A expulsão de grande número de camponeses de suas terras, em razão do processo de transformação do campo inglês em fonte de fornecimento de lã para as manufaturas; 2- Lutas religiosas na Inglaterra, que levaram à perseguição de determinados segmentos de protestantes por parte do governo inglês e da Igreja Anglicana, oficial no país; 3- Perseguições políticas e religiosas levaram também à emigração de franceses, holandeses, alemães e suecos para América.

    De acordo com as características históricas e sociais• América Anglo-Saxônica• - América Latina 

    As diferenças entre as Américas América Anglo-Saxônica América Latina Predomínio de uma língua Predomínio de línguas derivadas derivada do anglo-saxão (Inglês do latim – Espanhol e Português. Antigo).Colonização de povoamento: Colonização de exploração:- Trabalho familiar livre e - Trabalho escravo indígena assalariado; negro;- Pequenas e médias propriedades; - Grandes propriedades;- Policultura; - Monocultura;- Voltada para o mercado interno; - Voltada para o mercado externo;- Ocupação para a criação de uma - Exploração e degradação dos pátria. recursos naturais. 

    As diferenças entre as Américas América Anglo-Saxônica América Latina Desenvolvidos: Subdesenvolvidos:- PIB per capita elevado; - PIB per capita médio ou baixo;- Alto nível de infraestrutura. - Poucos equipamentos de infraestrutura

                                                           

                                                   Desafiando seu conhecimento


1. Qual o principal objetivo europeu na exploração do novo continente?

2. Quais as características da colonização de exploração?

3 Cite um fator que levou a Imigração inglesa a américa e explique

4 Segundo o   texto podemos afirmar corretamente que a produção na América Latina estava destinada ao mercado interno? Justifique e exemplifique.

5.Considere a Nova Inglaterra como exemplo de colônia de povoamento e a América portuguesa como exemplo de colônia de exploração. Cite, para cada uma delas, o tipo de propriedade predominante e a principal relação de trabalho.

Bons estudos!


PRIMEIRO BIMESTRE: HISTÓRIA

2º ANO

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

Enviar para o e’mail:

simone44felipe@gmail.com

 

HABILIDADE: Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades.

 

A)      ASSISTA O VÍDEO ABAIXO ATENTAMENTE.

https://youtu.be/6NbSXIdObDk

 

B)      LEIA O TEXTO ABAIXO ASSINALANDO AS IDEIAS CENTRAIS.

 

Acesse o link

 

https://www.todamateria.com.br/renascimento-caracteristicas-e-contexto-historico/

 

RESPONDA

 

1)      Qual o sistema sócio-político-econômico-cultural que estava em crise quando surgiu o movimento renascentista?

( a ) Sistema Absolutista

( b ) Sistema Comunista

( c ) Sistema Capitalista

( d ) Sistema Feudalista

 

2)      Aponte as principais características do movimento renascentista.

 

 

3)      Por que o renascimento comercial impulsionou o movimento renascentista?

 

 

4)      Cite alguns nomes mo movimento renascentista na pintura e na literatura.

 

5)      Uma das características do movimento renascentista foi o humanismo. O humanismo foi um movimento de valorização:

 

( a ) Valorização do poder da Igreja.

( b ) Valorização do homem e da natureza humana.

( c ) Glorificação dos deuses gregos.

( d ) Dos poderes da natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário