E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ELETIVA: 6°B

SEGUNDO BIMESTRE: 2021 


Eletiva : Jovem empreendedor  


Enviar as respostas no e-mail do profº Dario  -

 pensador182@yahoo.com

COMO SER UM JOVEM EMPREENDEDOR: DESAFIOS, PERFIL E PREPARAÇÃO



 Empreendedorismo é a palavra da moda e ele pode se dividir em vários subitens, como empreendedorismo digital, social e muitos mais.

A IDEIA DE SER UM JOVEM EMPREENDEDOR

Em 2016, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, publicou uma pesquisa realizada com 5.681 jovens entre 25 e 35 anos, na qual se identificou que o principal motivo para empreender é a realização pessoal.

A mesma pesquisa trouxe que dois em cada três jovens brasileiros pensam em criar seu próprio negócio nos próximos anos.

Não é difícil fazer essa conexão entre realização e empreender. Afinal, é a sua ideia que será posta em prática e o controle é pleno.

Além do mais, há inúmeros exemplos hoje de jovens empreendedores.

Claro que isso não é algo novo. Nos anos 70 e 80, observamos toda a força e poder de realização de jovens como Bill Gates (19 anos quando fundou a Microsoft) e Steve Jobs (21 anos quando fundou a Apple).

E é curioso notar como justamente o trabalho e exemplo desses dois, para popularizar o computador pessoal e fazer a tecnologia avançar, é que possibilitou que Mark Zuckerberg, aos 20 anos, fundasse o Facebook.

E alguém como Ryan, que com seis anos tornou-se a estrela do Ryan ToysReview, ganhando mais de 10 milhões de dólares por ano fazendo reviews de brinquedos no YouTube.

Para resumir, as ferramentas para ser um empreendedor estão aí, disponíveis, e as possibilidades, graças também à tecnologia, são inúmeras.

E mesmo aquele que não tem uma enorme experiência de mercado e vivência pode dar uma chance para sua ideia.

Mas o mais interessante sobre ser empreendedor é que não é necessário que você crie sua empresa.

Você pode ter a iniciativa – a propensão a criar algo novo e sempre manter a vantagem competitiva – e trabalhar dentro de uma empresa.

Isso é conhecido como intraempreendedorismo.

DESAFIOS DO JOVEM EMPREENDEDOR NO BRASIL

Não é fácil ser um empreendedor no Brasil, sendo jovem ou não. Entre as principais questões a enfrentar estão:

·          

    • Difícil legislação tributária e ampla burocracia
    • Dificuldade para conseguir crédito
    • Atraso na infraestrutura
    • Inadimplência

Mas também é evidente que a culpa de empresas que fecham em um ritmo acima do normal – 1 a cada 4 fracassa já nos dois primeiros anos – também é culpa dos gestores.

O maior problema é a incapacidade de gerir o negócio, de criar um plano de negócios viável e realista e de conduzir um bom estudo de mercado.

Problemas na gestão de pessoas, brigas entre sócios, falta de recursos financeiros, tudo isso também mina a capacidade de fazer negócios e empreender.

O QUE UM JOVEM EMPREENDEDOR DEVE FAZER?

Primeiro de tudo, certificar-se que tem o perfil para empreender. Não é só ter a ideia boa, há muitas coisas que são necessárias para abrir as portas ou dar partida a seu negócio online. E é preciso ter aptidão.

Entender e trabalhar bem com riscos, ser um bom líder, saber delegar e pedir ajuda para questões que estão fora da alçada, ter paciência para desenvolver o projeto e saber se planejar são coisas básicas.

Um negócio não pode começar sem um plano de negócios, um bom estudo de mercado e uma fonte confiável de crédito. Afinal, é bastante provável que a empresa não dê lucro nos primeiros meses.

Outro ponto importante para o jovem empreendedor é ter humildade. Reconhecer as limitações que sua falta de experiência traz, especialmente quando se trata de lidar com as pessoas e a falta de paciência.

A postura deve ser de abertura completa para o aprendizado, afinal, estamos falando de um projeto em construção e, acredite, até o melhor plano não impede contratempos e a necessidade de improvisar.

 

Questionário:

Com base no texto , responda:

1)      Quais os desafios para ser um empreendedor no Brasil?

 

 

 

2)      O que é preciso ter para ser bem sucedido ao empreender ?        


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

ELETIVA: JOVEM EMPREENDEDOR

1º BIMESTRE

TURMA: 6ºB

PROFESSOR: Dario

 

A atividade deve ser enviada para o e-mail

 pensador182@yahoo.com    com nome nº e turma

DATA DE ENTREGA: 09/04/2021

 

Empreendedorismo no Brasil: entenda o cenário atual

O empreendedorismo no Brasil é um assunto muito discutido, afinal cerca de 70% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio um dia. Todavia, é preciso conhecer o real sentido dessa palavra, bem como as variáveis do macroambiente e ambiente-tarefa.

Infelizmente, muitas pessoas dão início ao próprio negócio sem nenhuma perspectiva do mercado. Para alguns, isso demonstra diligência, mas não é verdade. É preciso conhecer o cenário em que vai empreender, pois assim é possível economizar tempo e dinheiro.

Tendo o texto acima como base dê sua opinião sobre os tópicos:

 

1 -   A para ser um empreendedor é preciso muito preparo.

 

2 -  Não se pode ter medo de abrir o próprio negócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário