SEGUNDO BIMESTRE: GEOGRAFIA
ATIVIDADE II- GEOGRAFIA DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
PROFESSORA Rúbia Moraes
3º A e C
<rubiamoraes@prof.educacao.sp.gov.br>
PROFESSOR EVERTON
3º B
everton034prof@gmail.com
TEMA DA AULA: IDS / INDICADORES DE
DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEIS
São
instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Devem ser vistos
como um meio para se atingir o desenvolvimento
sustentável e não
como um fim em si mesmos.
Os indicadores fornecem subsídios para o acompanhamento
da sustentabilidade do padrão de
desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama
abrangente de informações necessárias ao conhecimento
da realidade do País, ao exercício da cidadania e ao planejamento e formulação de políticas públicas para o
desenvolvimento sustentável.
Segregação urbana
ou ambiental
Também chamada de segregação socioespacial – refere-se à
periferização ou marginalização de
determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no
espaço das cidades
Moradias e Enchentes
O Brasil
aparece entre os 15 países do globo com a maior população exposta ao risco de inundação.
As enchentes constituem
um grave problema no espaço das cidades, principalmente
nos grandes centros urbanos. Geralmente, sua causa está relacionada com a acumulação da água das chuvas sem a existência
de meios necessários para o seu
escoamento. No entanto, nem todas as suas causas são antrópicas, ou seja, causadas pelo homem. Em alguns casos, essa
é apenas uma ocorrência natural, que
é intensificada pelo processo de urbanização desordenado e sem planejamento.
Resíduo sólido e entulho
Entulho são os resíduos provenientes da construção civil
ou de demolições. São formados por um
conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira e etc..
Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância,
objeto ou bem descartado resultante
de atividades humanas em sociedade”. O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim
que não é mais necessário para quem o
descartou. Contudo, existem grandes chances desse resíduo ainda ser útil para outras pessoas,
em sua forma original ou transformado.
Índices de cobertura de esgotos no Brasil.
No Brasil, 83,7% da
população em áreas urbanas é atendida com cobertura de redes de água potável e 54% com redes de
esgotamento sanitário. As coberturas de redes de água e de esgoto tiveram
crescimento entre 2018 e 2019.
Extensão dos rios brasileiros
comprometidos por DBO
De acordo com o Atlas Esgotos, mais de 110 mil km de trechos
de rio estão com a qualidade
comprometida devido ao excesso de carga orgânica, sendo que
para
83.450 km não é permitida a captação para abastecimento
público devido à poluição hídrica.
Transporte público Poluição atmosférica.
Em função do crescimento urbano e concentração
populacional nas cidades, fenômeno mundial
que tem consequências locais e globais, muito se tem discutido acerca do transporte público e mobilidade
urbana. Paralelamente, soma-se a esta questão
a problemática ambiental relacionada, especificamente, a poluição atmosférica e, consequentemente, ao efeito
estufa e aquecimento global.
Mais de 60 milhões de pessoas nas cidades brasileiras são
transportadas diariamente pelo
transporte público de passageiros.
➦ ATIVIDADES ➦
1 - Considerando
a importância do tema e sua amplitude em termos de consequências para a qualidade de vida nas cidades, que proposta de solução você apresentaria?
2
-
Qual o significado da sigla IDS e para que serve?
3
- Cite exemplos
de Resíduo sólido e entulho.
4 - O
Brasil aparece entre os 15 países do globo com a maior população exposta ao risco de inundação, Por que?
5 - segregação socioespacial – refere-se
à?
ATIVIDADE I- GEOGRAFIA
3º ANOS ENSINO MÉDIO
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
PROFESSORA Rúbia Moraes
3º A e C
<rubiamoraes@prof.educacao.sp.gov.br>
PROFESSOR EVERTON
3º B
everton034prof@gmail.com
1-Regiões da ONU: O IDH é um importante indicador elaborado e desenvolvido pela ONU. Para a montagem desse indicador são utilizadas informações de três naturezas, quais são?
A ( ) Saúde, segurança e educação
B ( ) Saúde, PIB per capita e segurança
C ( ) Educação, alimentação e PIB per capita
D ( ) Educação, saúde e PIB per capita
2- Regionalização do continente africano: A porção do continente africano conhecido por África Subsaariana, diz respeito:
A ( ) Aos países ao norte desenvolvidos
B ( ) Aos países ao sul desenvolvidos
C ( ) Aos países ao sul, que em sua grande maioria convivem com extremas condições de miséria
D ( ) Aos países presentes nas proximidades do deserto do Saara
3- Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.
4- O que significa regionalizar um espaço?
A ( ) É separar aleatoriamente, sem critérios e tendo como base uma única porção de espaço.
B ( ) É dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos e pré-determinados. Também pode ser definido como classificação de qualquer porção do espaço em várias áreas.
C ( )É dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios diversificados e aleatórios. Também pode ser definido como classificação de qualquer porção do espaço em várias áreas.
PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA
3ª Série – Ensino Médio –
Primeira
atividade do 1º bimestre
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Regionalização do Espaço Mundial
Atividade baseada no material SP faz
Escola (Caderno do Aluno, 2021) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 12/02/2021
– link: https://youtu.be/oqI6izO5TXU e
19/02/2021 – link: https://youtu.be/ysV15v1BiEM
Habilidade do Currículo
Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial,
considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as
envolvem.
Por ser diferenciado em
função da variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação
etc.) e das sociedades (produção de riqueza, culturas etc.), o espaço
geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou
grupo de países. Regionalizar um determinado espaço geográfico, portanto,
significa dividir ou agrupar suas parcelas e regiões de acordo com
características comuns, previamente estabelecidos. Podem existir diferentes
propostas de regionalização, pois quem agrupa ou reúne suas partes o faz de acordo
com uma finalidade específica.
Possivelmente você já estudou
a “Regionalização do espaço Mundial”, definida pelo critério de agrupamento de
países em Continentes. Contudo, esta é apenas uma das maneiras de se
regionalizar o espaço mundial. A respeito do assunto, responda as seguintes
questões:
a) O que significa
regionalizar um espaço?
b) Você já se perguntou quais critérios levam à
regionalização do espaço mundial? Comente sua resposta.
c) Que outras possibilidades ou tipos de
regionalização do mundo você conhece? Cite exemplos.
Regionalização do Mundo em
Norte e Sul – Leitura e análise de mapa e texto
Para
compreender que a regionalização do espaço mundial pode acontecer por
diferentes critérios, considere a divisão dos países em blocos econômicos, o
domínio das potências hegemônicas, a distribuição da riqueza em escala mundial,
entre outras possibilidades. Assim, será possível analisar e se posicionar
criticamente diante de processos atuais.
O mapa a seguir é demonstrativo da nova ordem mundial
vigente, que utiliza como critério a riqueza, isto é, o nível de
desenvolvimento dos países. De acordo com esse critério, o mundo foi dividido
em duas grandes porções: o Norte, formado pelos países ricos e mais
industrializados, e o Sul, formado pelos países pobres e menos
industrializados. Essa regionalização não leva em conta a tradicional divisão
em hemisfério norte e sul. Assim, Austrália e Nova Zelândia, situadas no
hemisfério sul, são países do Norte porque são desenvolvidos. Cabe ressaltar,
porém, que alguns países do Sul se destacam por apresentar atividades
econômicas mais desenvolvidas, principalmente no setor industrial. Para
diferenciá-los dos outros países do Sul, adotou-se a denominação de países
emergentes. A divisão proposta no mapa também diz respeito
às áreas de influência das principais potências internacionais que são Estados
Unidos, União Europeia, China e Japão. Observe.
PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA
3ª Série – Ensino Médio –
Primeira
atividade do 1º bimestre
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Regionalização do Espaço Mundial
Atividade baseada no material SP faz
Escola (Caderno do Aluno, 2021) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 12/02/2021
– link: https://youtu.be/oqI6izO5TXU e
19/02/2021 – link: https://youtu.be/ysV15v1BiEM
Habilidade do Currículo
Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial,
considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as
envolvem.
Por ser diferenciado em
função da variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação
etc.) e das sociedades (produção de riqueza, culturas etc.), o espaço
geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou
grupo de países. Regionalizar um determinado espaço geográfico, portanto,
significa dividir ou agrupar suas parcelas e regiões de acordo com
características comuns, previamente estabelecidos. Podem existir diferentes
propostas de regionalização, pois quem agrupa ou reúne suas partes o faz de acordo
com uma finalidade específica.
Possivelmente você já estudou
a “Regionalização do espaço Mundial”, definida pelo critério de agrupamento de
países em Continentes. Contudo, esta é apenas uma das maneiras de se
regionalizar o espaço mundial. A respeito do assunto, responda as seguintes
questões:
a) O que significa
regionalizar um espaço?
b) Você já se perguntou quais critérios levam à
regionalização do espaço mundial? Comente sua resposta.
c) Que outras possibilidades ou tipos de
regionalização do mundo você conhece? Cite exemplos.
Regionalização do Mundo em
Norte e Sul – Leitura e análise de mapa e texto
Para
compreender que a regionalização do espaço mundial pode acontecer por
diferentes critérios, considere a divisão dos países em blocos econômicos, o
domínio das potências hegemônicas, a distribuição da riqueza em escala mundial,
entre outras possibilidades. Assim, será possível analisar e se posicionar
criticamente diante de processos atuais.
O mapa a seguir é demonstrativo da nova ordem mundial
vigente, que utiliza como critério a riqueza, isto é, o nível de
desenvolvimento dos países. De acordo com esse critério, o mundo foi dividido
em duas grandes porções: o Norte, formado pelos países ricos e mais
industrializados, e o Sul, formado pelos países pobres e menos
industrializados. Essa regionalização não leva em conta a tradicional divisão
em hemisfério norte e sul. Assim, Austrália e Nova Zelândia, situadas no
hemisfério sul, são países do Norte porque são desenvolvidos. Cabe ressaltar,
porém, que alguns países do Sul se destacam por apresentar atividades
econômicas mais desenvolvidas, principalmente no setor industrial. Para
diferenciá-los dos outros países do Sul, adotou-se a denominação de países
emergentes. A divisão proposta no mapa também diz respeito
às áreas de influência das principais potências internacionais que são Estados
Unidos, União Europeia, China e Japão. Observe.
Fonte: Sérgio Adas. Geografia: Ensino Médio, 2008. Adaptado. Disponível em: https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/2012_2/2fase/UNESP_2012_2_2fase_prova.pdf .> Acesso em 10 de jun. 2020.
A partir do mapa acima, responda às seguintes
questões:
a) Qual o critério utilizado nessa regionalização?
b) Por que no mapa acima, a regionalização em Norte e Sul não
corresponde aos hemisférios norte e sul definidos a partir da Linha do Equador?
c) No mapa, a Rússia (ex-União Soviética) faz parte de qual grupo?
d) Cite
países localizados no hemisfério norte que por essa classificação são
considerados do Sul.
e) Cite duas
características dos países do Norte e duas características dos países do Sul.
Professora o nome do filme é simbolo da liberdade ou o caminho para liberdade?
ResponderExcluirprofessora passa o seu email por favor.
ResponderExcluirCade Email mano ?
ResponderExcluirCADE O EMAIL?
ResponderExcluirProfessora, cadê o email?
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirQual é seu email professora(o)?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAloha Alunos de Geografia 3C! Todos bem?
ResponderExcluirEstamos com postagem de material novo, referente a segunda parte Da divisão Norte x Sul aos blocos
econômicos – Parte 2.
Vamos dedicar um tempo a leitura do conteúdo, para que possamos ao final dessa semana, exercitar com atividades.
Dúvidas, por favor, me acionem no e-mail: rubiamoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Bons Estudos á Todos!
Continuem no isolamento social e uso continuo de máscaras, por favor.
Se cuidem.
Professora Rúbia