E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


GEOGRAFIA 3°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: GEOGRAFIA

ATIVIDADE II- GEOGRAFIA DATA DE ENTREGA: 09/06/2021


PROFESSORA Rúbia Moraes

3º A e C

<rubiamoraes@prof.educacao.sp.gov.br>


PROFESSOR EVERTON

3º B

everton034prof@gmail.com

 

TEMA DA AULA: IDS / INDICADORES DE DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEIS




 

São instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Devem ser vistos como um meio para se atingir o desenvolvimento sustentável e não como um fim em si mesmos.

Os indicadores fornecem subsídios para o acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama abrangente de informações necessárias ao conhecimento da realidade do País, ao exercício da cidadania e ao planejamento e formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

 

Segregação urbana ou ambiental

Também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades

 

Moradias e Enchentes

O Brasil aparece entre os 15 países do globo com a maior população exposta ao risco de inundação.

As enchentes constituem um grave problema no espaço das cidades, principalmente nos grandes centros urbanos. Geralmente, sua causa está relacionada com a acumulação da água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento. No entanto, nem todas as suas causas são antrópicas, ou seja, causadas pelo homem. Em alguns casos, essa é apenas uma ocorrência natural, que é intensificada pelo processo de urbanização desordenado e sem planejamento.



Resíduo sólido e entulho

Entulho são os resíduos provenientes da construção civil ou de demolições. São formados por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira e etc..


Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou. Contudo, existem grandes chances desse resíduo ainda ser útil para outras pessoas, em sua forma original ou transformado.

Índices de cobertura de esgotos no Brasil.

No Brasil, 83,7% da população em áreas urbanas é atendida com cobertura de redes de água potável e 54% com redes de esgotamento sanitário. As coberturas de redes de água e de esgoto tiveram crescimento entre 2018 e 2019.

Extensão dos rios brasileiros comprometidos por DBO

De acordo com o Atlas Esgotos, mais de 110 mil km de trechos de rio estão com a qualidade comprometida devido ao excesso de carga orgânica, sendo que para


83.450 km não é permitida a captação para abastecimento público devido à poluição hídrica.


 Transporte público Poluição atmosférica.

Em função do crescimento urbano e concentração populacional nas cidades, fenômeno mundial que tem consequências locais e globais, muito se tem discutido acerca do transporte público e mobilidade urbana. Paralelamente, soma-se a esta questão a problemática ambiental relacionada, especificamente, a poluição atmosférica e, consequentemente, ao efeito estufa e aquecimento global.

Mais de 60 milhões de pessoas nas cidades brasileiras são transportadas diariamente pelo transporte público de passageiros.


ATIVIDADES

1  - Considerando a importância do tema e sua amplitude em termos de consequências para a qualidade de vida nas cidades, que proposta de solução você apresentaria?


2  - Qual o significado da sigla IDS e para que serve?

3  - Cite exemplos de Resíduo sólido e entulho.

4  - O Brasil aparece entre os 15 países do globo com a maior população exposta ao risco de inundação, Por que?


5  - segregação socioespacial – refere-se à?

ATIVIDADE I- GEOGRAFIA

3º ANOS ENSINO MÉDIO

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021



PROFESSORA Rúbia Moraes

3º A e C

<rubiamoraes@prof.educacao.sp.gov.br>


PROFESSOR EVERTON

3º B

everton034prof@gmail.com


1-Regiões da ONU: O IDH é um importante indicador elaborado e desenvolvido pela ONU. Para a montagem desse indicador são utilizadas informações de três naturezas, quais são? 

A (  )  Saúde, segurança e educação

B (  )   Saúde, PIB per capita e segurança

C (  )  Educação, alimentação e PIB per capita

D (  )   Educação, saúde e PIB per capita

2- Regionalização do continente africano: A porção do continente africano conhecido por África Subsaariana, diz respeito: 

A (  )   Aos países ao norte desenvolvidos

B (  )   Aos países ao sul desenvolvidos

C (  )   Aos países ao sul, que em sua grande maioria convivem com extremas condições de miséria

D (  )   Aos países presentes nas proximidades do deserto do Saara


3- Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

 

4- O que significa regionalizar um espaço?


A (  ) É separar aleatoriamente, sem critérios e tendo como base uma única porção de espaço.
B (   ) É dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos e pré-determinados. Também pode ser definido como classificação de qualquer porção do espaço em várias áreas.
C (   )É dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios diversificados e aleatórios. Também pode ser definido como classificação de qualquer porção do espaço em várias áreas.



PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA

3ª Série  – Ensino Médio –

Primeira atividade do 1º  bimestre

 

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Regionalização do Espaço Mundial

Atividade baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno, 2021) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 12/02/2021 – link: https://youtu.be/oqI6izO5TXU  e  19/02/2021 – link: https://youtu.be/ysV15v1BiEM

Habilidade do Currículo Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

Por ser diferenciado em função da variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riqueza, culturas etc.), o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou grupo de países. Regionalizar um determinado espaço geográfico, portanto, significa dividir ou agrupar suas parcelas e regiões de acordo com características comuns, previamente estabelecidos. Podem existir diferentes propostas de regionalização, pois quem agrupa ou reúne suas partes o faz de acordo com uma finalidade específica.

Possivelmente você já estudou a “Regionalização do espaço Mundial”, definida pelo critério de agrupamento de países em Continentes. Contudo, esta é apenas uma das maneiras de se regionalizar o espaço mundial. A respeito do assunto, responda as seguintes questões:

a) O que significa regionalizar um espaço?

b) Você já se perguntou quais critérios levam à regionalização do espaço mundial? Comente sua resposta.

c) Que outras possibilidades ou tipos de regionalização do mundo você conhece? Cite exemplos.

Regionalização do Mundo em Norte e Sul – Leitura e análise de mapa e texto

 

Para compreender que a regionalização do espaço mundial pode acontecer por diferentes critérios, considere a divisão dos países em blocos econômicos, o domínio das potências hegemônicas, a distribuição da riqueza em escala mundial, entre outras possibilidades. Assim, será possível analisar e se posicionar criticamente diante de processos atuais.

 

O mapa a seguir é demonstrativo da nova ordem mundial vigente, que utiliza como critério a riqueza, isto é, o nível de desenvolvimento dos países. De acordo com esse critério, o mundo foi dividido em duas grandes porções: o Norte, formado pelos países ricos e mais industrializados, e o Sul, formado pelos países pobres e menos industrializados. Essa regionalização não leva em conta a tradicional divisão em hemisfério norte e sul. Assim, Austrália e Nova Zelândia, situadas no hemisfério sul, são países do Norte porque são desenvolvidos. Cabe ressaltar, porém, que alguns países do Sul se destacam por apresentar atividades econômicas mais desenvolvidas, principalmente no setor industrial. Para diferenciá-los dos outros países do Sul, adotou-se a denominação de países emergentes.  A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são Estados Unidos, União Europeia, China e Japão. Observe.

 

 

PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA 

3ª Série  – Ensino Médio –

Primeira atividade do 1º  bimestre

 

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Regionalização do Espaço Mundial

Atividade baseada no material SP faz Escola (Caderno do Aluno, 2021) e nas aulas do Centro de Mídias dos dias 12/02/2021 – link: https://youtu.be/oqI6izO5TXU  e  19/02/2021 – link: https://youtu.be/ysV15v1BiEM

Habilidade do Currículo Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

Por ser diferenciado em função da variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riqueza, culturas etc.), o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou grupo de países. Regionalizar um determinado espaço geográfico, portanto, significa dividir ou agrupar suas parcelas e regiões de acordo com características comuns, previamente estabelecidos. Podem existir diferentes propostas de regionalização, pois quem agrupa ou reúne suas partes o faz de acordo com uma finalidade específica.

Possivelmente você já estudou a “Regionalização do espaço Mundial”, definida pelo critério de agrupamento de países em Continentes. Contudo, esta é apenas uma das maneiras de se regionalizar o espaço mundial. A respeito do assunto, responda as seguintes questões:

a) O que significa regionalizar um espaço?

b) Você já se perguntou quais critérios levam à regionalização do espaço mundial? Comente sua resposta.

c) Que outras possibilidades ou tipos de regionalização do mundo você conhece? Cite exemplos.

Regionalização do Mundo em Norte e Sul – Leitura e análise de mapa e texto

 

Para compreender que a regionalização do espaço mundial pode acontecer por diferentes critérios, considere a divisão dos países em blocos econômicos, o domínio das potências hegemônicas, a distribuição da riqueza em escala mundial, entre outras possibilidades. Assim, será possível analisar e se posicionar criticamente diante de processos atuais.

 

O mapa a seguir é demonstrativo da nova ordem mundial vigente, que utiliza como critério a riqueza, isto é, o nível de desenvolvimento dos países. De acordo com esse critério, o mundo foi dividido em duas grandes porções: o Norte, formado pelos países ricos e mais industrializados, e o Sul, formado pelos países pobres e menos industrializados. Essa regionalização não leva em conta a tradicional divisão em hemisfério norte e sul. Assim, Austrália e Nova Zelândia, situadas no hemisfério sul, são países do Norte porque são desenvolvidos. Cabe ressaltar, porém, que alguns países do Sul se destacam por apresentar atividades econômicas mais desenvolvidas, principalmente no setor industrial. Para diferenciá-los dos outros países do Sul, adotou-se a denominação de países emergentes.  A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são Estados Unidos, União Europeia, China e Japão. Observe.

 

 

 Fonte: Sérgio Adas. Geografia: Ensino Médio, 2008. Adaptado.  Disponível em: https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/2012_2/2fase/UNESP_2012_2_2fase_prova.pdf .> Acesso em 10 de jun. 2020.

 

 

A partir do mapa acima, responda às seguintes questões:

a) Qual o critério utilizado nessa regionalização?

b) Por que no mapa acima, a regionalização em Norte e Sul não corresponde aos hemisférios norte e sul definidos a partir da Linha do Equador?

 c) No mapa, a Rússia (ex-União Soviética) faz parte de qual grupo?

 

d) Cite países localizados no hemisfério norte que por essa classificação são considerados do Sul.

 

e) Cite duas características dos países do Norte e duas características dos países do Sul. 

8 comentários:

  1. Professora o nome do filme é simbolo da liberdade ou o caminho para liberdade?

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  2. professora passa o seu email por favor.

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  3. Boa noite!
    Qual é seu email professora(o)?

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Aloha Alunos de Geografia 3C! Todos bem?
    Estamos com postagem de material novo, referente a segunda parte Da divisão Norte x Sul aos blocos
    econômicos – Parte 2.
    Vamos dedicar um tempo a leitura do conteúdo, para que possamos ao final dessa semana, exercitar com atividades.
    Dúvidas, por favor, me acionem no e-mail: rubiamoraes@prof.educacao.sp.gov.br
    Bons Estudos á Todos!
    Continuem no isolamento social e uso continuo de máscaras, por favor.
    Se cuidem.
    Professora Rúbia

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