E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


FILOSOFIA 2°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE I: FILOSOFIA


Atividade II de Filosofia para os 2os anos do Ensino Médio

Habilidade/ Competência:

Ÿ  identificar diferentes concepções de indivíduo

 

Professor:

Arlley: 2A, 2B, 2C, 2D e 2E

 

Descrição da Atividade:


Depois de tratar sobre as formas de conhecimento (oposição e/ou complementaridade entre senso comum e conhecimento científico), mudamos de tema para falar sobre Identidade.


Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa. Segue link:

https://forms.gle/GSjVsKs6PnZri1Ux6

 

Um abraço e bons estudos!

 

Professor Arlley



ATIVIDADE I: FILOSOFIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


Habilidade/ Competência:

  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade. 
  • Sociologia e o trabalho do sociólogo
  • Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
  • Por que estudar Filosofia
  • Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

 

Professor: 

Arlley: 2A, 2B e 2C (Filosofia); 2D e 2E (Filosofia e Sociologia); 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia)

WhatsApp (11) 99752-4774



 

No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já

neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da

modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como

opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.

Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.

Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9 

 

Um abraço e bons estudos! 

 

Professor Arlley


PRIMEIRO BIMESTRE: ATIVIDADE DE FILOSOFIA 

 Atividade I – 1º. bimestre –  

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico

A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:



SENSO COMUM                                            X        CONHECIMENTO CIENTÍFICO

>                                                                                  >


>                                                                                   >


>                                                                                  >

10 comentários:

  1. Queridos alunos e alunas do 2A, 2B e 2C, por motivos técnicos as atividades que elaborei para vocês ainda não foram postadas, mas peço que fiquem de olho pois serão postadas muito em breve. Quando tudo isso passar voltaremos a nos ver na sala de aula, o que pra mim é um grande prazer.

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  2. https://www.youtube.com/watch?v=rXpnzcSZrFE
    https://www.youtube.com/watch?v=GYISmIglyc8
    https://www.youtube.com/watch?v=TUgaGn0zxUg
    https://www.youtube.com/watch?v=BYDuLFNfrJM&t=54s

    Meus amigos, estas vídeo aulas se referem à base teórica da filosofia de Platão, que está na "teoria das Ideias" que é demonstrada no "Mito da Caverna". Vocês podem assistir a todos ou a pelo menos dois deles. Vai ajudar bastante a reforçar o que já foi ensinado na sala de aula... Abraços...

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  3. Se vocês puderem assistir ao filme "Matrix" (o primeiro da trilogia, lançado em 1999) vai ser muito bom e interessante, pois se trata de um filme clássico, interessante, inteligente, criativo e extremamente filosófico. Matrix se baseia no "Mito da Caverna" de Platão e nos mostra como somos manipulados o tempo todo. Em "Matrix", as pessoas pensam que vivem numa realidade, mas na verdade, estão imersas num programa de computador, o que pensam ver, sentir, ouvir, etc., são apenas projeções de softwares... se quiserem saber mais, assistam ao filme...

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  4. email do Professor Celso: cfcoferro@gmail.com

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  5. Boa noite pessoal! Quando vocês enviarem suas atividades para o meu email, por favor, coloquem o numero e série de vocês também...obrigado!

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  6. Pessoal, vcs podem me mandar a biografia do Platão por aqui também tá? valei 1 ponto na média! cfcoferro@gmail.com

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  7. Olá meus alunos (as) dos segundos anos A, B e C: já temos uma atividade feita em sala de aula que valerá 4 pontos, a biografia de Platão valerá 1 ponto e a atividade reflexiva sobre o impacto do Corona vírus na sociedade valerá 5 pontos (assim a nota do primeiro bimestre será fechada). Mandem suas atividades no e-mail: cfcoferro@gmail.com

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  8. ATIVIDADE AVALIATIVA DE FILOSOFIA PARA O SEGUNDO BIMESTRE
    Utilizando o mesmo texto já estudado por vocês e que se encontra no blog (“O MITO DA CAVERNA” de Platão), respondam ao seguinte questionário:
    1 – O que Platão pretendeu ao utilizar este mito no livro “A República”?
    A – Contar uma história a respeito de lendas antigas;
    B – Demonstrar a validade da sua “Teoria das Ideias”;
    C – Mostrar a corrupção no governo ateniense;
    D – Fazer campanha política pra sua família.
    2 – O mito narra o cotidiano dentro de uma caverna escura, o que representa filosoficamente esta escuridão?
    A – Um mundo de crenças infundadas e preconceitos variados;
    B – Um mundo de conhecimentos filosóficos e científicos;
    C – Um mundo de pessoas e coisas que se habituaram a viver em paz;
    D – Um mundo que não existe mais no nosso tempo;
    3 – Sabendo-se que o interior da caverna representa o mundo sensível que para Platão é o mundo falso que não permite um conhecimento seguro sobre nada; e que o exterior da caverna representa o mundo inteligível, o mundo verdadeiro, onde é possível obter-se o conhecimento puro e real, marque a alternativa correta:
    A – Os negadores da ciência no caso da pandemia da COVID 19 estão fora da caverna;
    B – Os negadores da ciência no caso da pandemia da COVID 19 estão dentro da caverna;
    C – Tanto os que negam a ciência, quanto aqueles que nela confiam estão fora da caverna;
    D - O Mito da Caverna não serve pra balizar a discussão sobre a negação à ciência.
    4 – Um dos prisioneiros inventa um instrumento com o qual quebra as correntes e os grilhões que o mantinham preso no interior da caverna e consegue escapar para o seu exterior. O que representa filosoficamente tal instrumento?
    A – Uma sorte qualquer;
    B – Uma dádiva possível através da crença;
    C – Uma atitude pessoal de busca pelo conhecimento;
    D – Uma revolta sem sentido.
    5 – O prisioneiro fugitivo ao conhecer o exterior da caverna descobre que fora enganado o tempo todo em que vivera no interior dela e ao se preocupar com os antigos companheiros que ainda vivem na escuridão, decide retornar à caverna para esclarecer aos prisioneiros que aquilo tudo no que acreditam não passa de sombras, de ilusões e de preconceitos, mas acaba sendo morto por eles. O que representa esta morte para Platão?
    A – O fugitivo falta com o respeito perante os prisioneiros e é punido por isso;
    B – O fugitivo tenta enganar os prisioneiros e é punido por isso;
    C – O fugitivo não é reconhecido pelos prisioneiros e é punido por isso;
    D – O fugitivo mexe com a fraqueza e o preconceito das verdades estabelecidas pelos prisioneiros que não suportam o contraditório e partem para a vingança.
    Professor Celso: cfcoferro@gmail.com


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  9. Esta atividade é para os alunos dos: 2A 2B 2C

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