SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE I: FILOSOFIA
Atividade
II de Filosofia para os 2os anos do Ensino Médio
Habilidade/ Competência:
identificar diferentes concepções de indivíduo
Professor:
Arlley: 2A, 2B,
2C, 2D e 2E
Descrição da Atividade:
Depois de tratar sobre as formas de conhecimento (oposição e/ou
complementaridade entre senso comum e conhecimento científico), mudamos de
tema para falar sobre Identidade.
Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização
da tarefa. Segue link:
https://forms.gle/GSjVsKs6PnZri1Ux6
Um abraço e
bons estudos!
Professor
Arlley
ATIVIDADE I: FILOSOFIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
Habilidade/ Competência:
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Sociologia e o trabalho do sociólogo
- Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
- Por que estudar Filosofia
- Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.
Professor:
Arlley: 2A, 2B e 2C (Filosofia); 2D e 2E (Filosofia e Sociologia); 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia)
WhatsApp (11) 99752-4774
No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já
neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da
modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como
opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.
Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.
Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9
Um abraço e bons estudos!
Professor Arlley
PRIMEIRO BIMESTRE: ATIVIDADE DE FILOSOFIA
Atividade I – 1º. bimestre –
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico
A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:
SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO
> >
> >
> >
Queridos alunos e alunas do 2A, 2B e 2C, por motivos técnicos as atividades que elaborei para vocês ainda não foram postadas, mas peço que fiquem de olho pois serão postadas muito em breve. Quando tudo isso passar voltaremos a nos ver na sala de aula, o que pra mim é um grande prazer.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=rXpnzcSZrFE
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=GYISmIglyc8
https://www.youtube.com/watch?v=TUgaGn0zxUg
https://www.youtube.com/watch?v=BYDuLFNfrJM&t=54s
Meus amigos, estas vídeo aulas se referem à base teórica da filosofia de Platão, que está na "teoria das Ideias" que é demonstrada no "Mito da Caverna". Vocês podem assistir a todos ou a pelo menos dois deles. Vai ajudar bastante a reforçar o que já foi ensinado na sala de aula... Abraços...
Se vocês puderem assistir ao filme "Matrix" (o primeiro da trilogia, lançado em 1999) vai ser muito bom e interessante, pois se trata de um filme clássico, interessante, inteligente, criativo e extremamente filosófico. Matrix se baseia no "Mito da Caverna" de Platão e nos mostra como somos manipulados o tempo todo. Em "Matrix", as pessoas pensam que vivem numa realidade, mas na verdade, estão imersas num programa de computador, o que pensam ver, sentir, ouvir, etc., são apenas projeções de softwares... se quiserem saber mais, assistam ao filme...
ResponderExcluiremail do Professor Celso: cfcoferro@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite pessoal! Quando vocês enviarem suas atividades para o meu email, por favor, coloquem o numero e série de vocês também...obrigado!
ResponderExcluirPessoal, vcs podem me mandar a biografia do Platão por aqui também tá? valei 1 ponto na média! cfcoferro@gmail.com
ResponderExcluirOlá meus alunos (as) dos segundos anos A, B e C: já temos uma atividade feita em sala de aula que valerá 4 pontos, a biografia de Platão valerá 1 ponto e a atividade reflexiva sobre o impacto do Corona vírus na sociedade valerá 5 pontos (assim a nota do primeiro bimestre será fechada). Mandem suas atividades no e-mail: cfcoferro@gmail.com
ResponderExcluirATIVIDADE AVALIATIVA DE FILOSOFIA PARA O SEGUNDO BIMESTRE
ResponderExcluirUtilizando o mesmo texto já estudado por vocês e que se encontra no blog (“O MITO DA CAVERNA” de Platão), respondam ao seguinte questionário:
1 – O que Platão pretendeu ao utilizar este mito no livro “A República”?
A – Contar uma história a respeito de lendas antigas;
B – Demonstrar a validade da sua “Teoria das Ideias”;
C – Mostrar a corrupção no governo ateniense;
D – Fazer campanha política pra sua família.
2 – O mito narra o cotidiano dentro de uma caverna escura, o que representa filosoficamente esta escuridão?
A – Um mundo de crenças infundadas e preconceitos variados;
B – Um mundo de conhecimentos filosóficos e científicos;
C – Um mundo de pessoas e coisas que se habituaram a viver em paz;
D – Um mundo que não existe mais no nosso tempo;
3 – Sabendo-se que o interior da caverna representa o mundo sensível que para Platão é o mundo falso que não permite um conhecimento seguro sobre nada; e que o exterior da caverna representa o mundo inteligível, o mundo verdadeiro, onde é possível obter-se o conhecimento puro e real, marque a alternativa correta:
A – Os negadores da ciência no caso da pandemia da COVID 19 estão fora da caverna;
B – Os negadores da ciência no caso da pandemia da COVID 19 estão dentro da caverna;
C – Tanto os que negam a ciência, quanto aqueles que nela confiam estão fora da caverna;
D - O Mito da Caverna não serve pra balizar a discussão sobre a negação à ciência.
4 – Um dos prisioneiros inventa um instrumento com o qual quebra as correntes e os grilhões que o mantinham preso no interior da caverna e consegue escapar para o seu exterior. O que representa filosoficamente tal instrumento?
A – Uma sorte qualquer;
B – Uma dádiva possível através da crença;
C – Uma atitude pessoal de busca pelo conhecimento;
D – Uma revolta sem sentido.
5 – O prisioneiro fugitivo ao conhecer o exterior da caverna descobre que fora enganado o tempo todo em que vivera no interior dela e ao se preocupar com os antigos companheiros que ainda vivem na escuridão, decide retornar à caverna para esclarecer aos prisioneiros que aquilo tudo no que acreditam não passa de sombras, de ilusões e de preconceitos, mas acaba sendo morto por eles. O que representa esta morte para Platão?
A – O fugitivo falta com o respeito perante os prisioneiros e é punido por isso;
B – O fugitivo tenta enganar os prisioneiros e é punido por isso;
C – O fugitivo não é reconhecido pelos prisioneiros e é punido por isso;
D – O fugitivo mexe com a fraqueza e o preconceito das verdades estabelecidas pelos prisioneiros que não suportam o contraditório e partem para a vingança.
Professor Celso: cfcoferro@gmail.com
Esta atividade é para os alunos dos: 2A 2B 2C
ResponderExcluirEm que e-mail e pra mandar?
ResponderExcluir