E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


FILOSOFIA 3°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- FILOSOFIA


DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Atividade II de Filosofia e Sociologia para os 3os anos do Ensino Médio

 

Habilidade/ Competência:

-  identificar diferentes concepções de indivíduo

-  Distinguir diferença de desigualdade

-  Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

- Identificar marcas dos discursos filosóficos

 

Professor:

Arlley: 3A, 3B, 3C

 

Descrição da Atividade:


Depois de tratar sobre as formas de conhecimento (oposição e/ou complementaridade entre senso comum e conhecimento científico), mudamos de tema para falar sobre Identidade.


Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa. Segue link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEHsbMqkM1mgJxHfLeiMAJ1OqKcoJKz7CxI5Um7HD_UzMh8w/viewform

 

Um abraço e bons estudos!

 

Professor Arlley


ATIVIDADE I- FILOSOFIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


Habilidade/ Competência:

  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade. 
  • Sociologia e o trabalho do sociólogo
  • Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
  • Por que estudar Filosofia
  • Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

 

Professor: 

ARLLEY: 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia) WhatsApp (11) 99752-4774



 

No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já

neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da

modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como

opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.

Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.

Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9 

 

Um abraço e bons estudos! 

 

Professor Arlley


PRIMEIRO BIMESTRE: FILOSOFIA 

3º ANO

 Atividade I – 1º. bimestre –  

PROF. ARLLEY

arlley@prof.educacao.sp.gov.br

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico

A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:



SENSO COMUM                                            X        CONHECIMENTO CIENTÍFICO

>                                                                                  >


>                                                                                   >


>                                                                                  >

Um comentário: