SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- ARTE
DATA DE ENTREGA: 16/06/2021
ESCOLA ESTADUAL WALTER
FUSCO – PROFESSORA ELIANA SOTERO
ATIVIDADES DE ARTES PARA O
BLOG DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE –
PARTE II.
ENVIAR PARA O E-MAIL :
elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
ATÉ O DIA 24/06/2021
|
|
|
|
EM13LGG704 |
Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa
e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de
produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede. |
|
EM13LGG601 |
Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes
tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de
legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão
crítica e histórica. |
|
|
|
|
EM13LP17 |
Elaborar roteiros para a produção de vídeos
variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações
teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas
etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em
práticas autorais e coletivas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
EM13LGG301 |
Participar de processos de produção individual e
colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais),
levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em
diferentes contextos. |
|
EM13LP21 |
Produzir, de forma colaborativa, e socializar
playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas
culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e
avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças,
exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos,
identificar afinidades, fomentar comunidades etc. |
ATIVIDADE – I
TEMA: LINGUAGEM CORPORAL – DANÇA CONTEMPORÂNEA
Dança contemporânea é um
gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde
então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo
ocidental. Iniciou com a bailarina Isadora Duncan.
A) ASSISTA NO GOOGLE
https://www.youtube.com/watch?v=46YkxNdBED8
ISTO É DANÇA CONTEMPORÂNEA.
O QUE VOCÊ ACHOU DO VÍDEO?
EXPLIQUE O QUE VOCE ENTENDEU.
VOCÊ GOSTOU?
CRIE UM DESENHO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA.
FAÇA UM VÍDEO DE UM MINUTO COM VOCE DANÇANDO E ENVIE.
B) OBSERVE A IMAGEM A DANÇA DE HENRRI
MATISSE.
c) QUAIS CORES VOCÊ VE NA OBRA,
d) FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O AUTOR DA OBRA.
e) O QUE VOCE VE NA OBRA?
4) QUAIS ESTILOS DE DANÇAS EXISTEM? Pesquise.
5) Escolha um estilo de dança desenhe e pinte.
ATIVIDADE II – LINGUAGEM MUSICAL
1) VOCÊ GOSTA DE MÚSICA? QUAL ESTILO?
2) QUAIS ESTILOS DE MÚSICAS EXISTEM?
3) ESCOLHA UM ESTILO DE MÚSICA, GRAVE VOCÊ CANTANDO.
PROFESSORA: ELIANA SOTERO
ATIVIDADES DE ARTES: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
DATA DE
ENTREGA: 19/05/2021
ATIVIDADE – I
1) PEGUE
A APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I –
PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – VOLUME 1 – PAGINA – 9 – SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1-
COPIE NO
CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 9 ARTE, 10, 11, 12
2) O QUE É
ANÁLISE FORMAL DE UMA OBRA? A RESPOSTA
ESTÁ NA ( APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I) PAGINA 13.
3) Como devemos
observar as : ( A RESPOSTA ESTÁ NA APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I PAGINA 13).
a) ARTES
VISUAIS ?
b) TEATRO?
c) MÚSICA?
d) DANÇA?
4) O que é uma
Análise Interpretativa da Obra? ( A
RESPOSTA ESTÁ NA ( APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I PAGINA 13)
5) Abra os
links da APRECIAÇÃO DE IMAGEM E MOVIMENTO DA APOSTILA CURRICULUM EM AÇÃO PAGINA
14) E FAÇA UMA ANÁLISE FORMAL E UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DE CADA IMAGEM.
6) LEIA E
RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 15 DA APOSTILA CURRICULUM EM AÇÃO I.
7) O que é
moda? Leia o texto sobre diferentes estilos de moda das paginas 18 e 19 da (
APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I ) e
explique o seu entendimento.
8) SIGA AS
INSTRUÇÕES DA PAGINA 19 – TEXTO A VOZ QUE VESTE A ALMA E ESCOLHA UMA MÚSICA
POPULAR BRASILEIRA, CANTE-A E GRAVE SUA VOZ CANTANDO NO SEU CELULAR. O QUE
ACHOU DA ESPERIÊNCIA?
9) QUAIS
ESTILOS DE DANÇAS EXISTEM? (APOSTILA ATÉ A PAGINA 25)
10) DESENHE
CINCO ESTILOS DE DANÇA PINTE E ENTREGUE
11) ASSISTA O
CENTRO DE MÍDIAShttps://www.youtube.com/watch?v=qVc9SYJ7DZc&t=107s
E FAÇA UM RESUMO DE 10 LINHAS SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU.
Bons estudos!
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
ARTE 1°. ANO ENSINO MÉDIO
ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO WALTER FUSCO
1º ATIVIDADE DE ARTE - 1º BIMESTRE
1ªANO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA:ELIANASOTERO
E-MAILDE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
DATA DE ENTREGA 05/03/2021
TEMA – LINGUAGENS ARTÍSTICAS E O CARNAVAL HABILIDADES DO NOVO ENSINO MÉDIO
EM13LGG201 |
Utilizar as diversas linguagens (artísticas,
corporais e verbais) em diferentes contextos,valorizando-as como fenômeno
social, cultural, histórico, variável, heterogêneo
esensívelaoscontextosdeuso. |
EM13LGG103 |
Analisar o funcionamento das linguagens, para
interpretar e produzir criticamentediscursosem textos de diversas semioses
(visuais, verbais, sonoras, gestuais). |
O QUE SÃO LINGUAGENS ARTÍSTICAS?
É a forma de representar a arte através de várias linguagens. Como exemplo;expressão corporal, expressão musical, verbal, e outras expressões. Através da arte comunicar-se com o indivíduo.
QUAIS SÃO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS EXISTENTES?
As Linguagens Artísticas existentes são:
1)
LinguagemVisual
que são: todos os estilos de desenhos, pinturas, esculturas, arquitetura, artesanato,
fotografia, designer, grafite,web art,etc.
Atualmente,podemos encontrar diversos tipo
de artes
Colagens
Arte urbana
instalações artística
performances
Arte corporal (body art)
história em quadrinhos
artes decorativas
Arte multimídia
Desingn gráfico, de produtor e moda
2)
Linguagem Musical: São
todos os estilos de músicas:
Estilo musical trata de
personalidade e é o que difere um músico do outro,
um compositor do outro. É algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à
harmonia, à forma de tocar e outros elementos. Como você vai entender melhor logo
mais, artistas de um mesmo
Gênero musical podem ter
estilos bem diferentes
Samba
Frevo
MaracatuForró
Baião
Xote
xaxado
coco, lundu Maxixe bossa nova
rock
valsa
jazz
hip hop
MPB
Sertanejo
Sertanejo Universitário etc.
3)
LinguagemCorporal:Todososestilosdedanças.
Balé forró
Dança de salão baião
Dança Sênior xote
Samba
xaxado
Salsa
danças
folcloricas
valsa
coco,lundu,maxixe
Rock
bossa nova
DançaContemporânea rock
DançadoVentre valsa
Frevo
jazz
Maracatu hip
hop
4)
LINGUAGEM
TEATRAL
São todos os estilos deTeatro.
- Teatro Folclórico
- Teatro Religioso
- Teatro clássico
- Teatro moderno
- Teatro Contemporâneo
5)
LINGUAGEM
AUDIO VISUAL
- Cinema
- Vídeos em geral
- Cinema clássico
- Cinema religioso
- novelas
-
vídeos gravados em celularesetc.
CARNAVAL
O CARNAVAL é uma arteque se originou na antiga Grécia 30.000aC,através dos cultos Dionisíacos. Em homenagem ao Deus Dionisío. O Deus Dionísio era o Deusda Fertilidade e da agricultura e o povo grego acreditava que se não houvesse umahomenagem a este Deus o mesmo poderia vingar-se e não abençoa-los com afertilidade da terra. Portanto o povo gregotodos os anos durante três dias passou á homenagear o Deus Dionísio através de festas com músicas, danças, teatro, etc.
No Brasil o Carnaval chegou com os Portugueses que tinham o hábto de comemorar o carnaval e passou para os brasileiros este costume que se espalhou pelo mundo.
No carnaval as Linguagens Artísticas são desenvolvidas de forma rica culturalmente principalmente aqui no Brasil. As Linguagens Musicais, Teatrais,Corporais eVisuais são mostradas através dos Desfiles das Escolas de Samba, Desfiles de Maracatu,Frevo,Dança do Boi,etc.
ATIVIDADES
1)
OBSERVE
A IMAGEM ABAIXO E IDENTIFIQUE:
A)
É
ARTE?
B)
QUAL
ESTILO DE ARTE?
C)
É CONTEMPORÂNEO?
D)
QUAL
LINGUAGEM ARTÍSTICA
ESTA IMAGEM REPRESENTA?
E)
TEM
MUSICALIDADE NA ARTE?
F)
É FOTOGRAFIA?
G)
A
FOTOGRAFIA ESTÁ INSERIDA EM QUAL LINGUAGEM?
H)
VOCÊ GOSTOU? PORQUE?
I)
QUAL
A ORIGEM DO CARNAVAL?
J)
VOCÊ
GOSTA DE CARNAVAL?
K) AQUI NO BRASIL
O CARNAVAL É DIVERSIFICADO COM ESCOLAS DE SAMBA, FREVO, MARACATU, ETC. VOCÊ JA ASSISTIU
CARNAVAL ONDE?
L)
CRIE
UM DESENHO CARNAVALESCO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE. PODE SER FIGURINOS,
INSTRUMENTOS, DANÇA CARNAVALESCA, ETC.
PINTE E ME ENVIE.
2)
RESPONDA
AS QUESTÕES
A)
O
QUE É LINGUAGEM ARTÍSTICA?
B)
QUAIS
LINGUAGENS ARTÍSTICAS EXISTEM?
C)
ULTIMAMENTE OS JOVENS USAM MUITO O CELULAR, VOCÊ USA SEU CELULAR? COSTUMA BATER MUITAS
FOTOS? QUAL LINGUAGEM ARTÍSTICA A FOTOGRAFIA ESTÁ INSERIDA?
D)
VOCÊ USA SEU CELULAR PARA GRAVAR VÍDEOS? QUAL LINGUAGEM
ARTÍSTICA O VÍDEO
ESTÁ INSERIDO?
E)
FAÇA UM
DESENHO REPRESENTANDO
CADA LINGUAGEM.
F) PESQUISE NA INTERNET IMAGENS DE CADA LINGUAGEM ARTÍSTICA COLE E
ENVIE COM NOMES E QUAL LINGUAGEM.
G) PESQUISE VÍDEOS DE CADA LINGUAGEM ARTÍSTICA, COLOQUE O NOME
DE CADA VÍDEO
E EXPRESSE SUA PERCEPÇÃO DE CADA ARTE, SUAS LINGUAGENS E SUA VISÃO SOBRE
LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
H )ASSISTA ARTES
NO CENTRO DE MÍDIAS REFERENTE AO
DIA 19/02/2020 e faça um resumo de dez
linhas referente a aula dada no centro de mídias.
ola Pessoal sou a professora Eliana Sotero de Artes, já enviei as atividades para a Michele postar no Blog. segue resumo, porém aqui não da para visualizar as imagens.
ResponderExcluirAULA DE ARTES – PERÍODO QUARENTENA COVID19 – ABRIL E MAIO DE 2020.
PROFESSORA – ELIANA SOTERO.
ATIVIDADES REFERENTE O PRIMEIRO BIMESTRE
1º ANO DO ENSINO MÉDIO .
TEMA: ESPELHO.
TÉCNICA – DESENHO DE OBSERVAÇÃO:
História do Autorretrato
Na História da Arte, temos muitos exemplos de autorretratos. Cada artista busca revelar detalhes de sua identidade e personalidade, indicar pistas de seus mistérios.
O autorretrato iniciou-se na Pré-História com desenhos nas paredes das cavernas e esculturas com argila onde o ser humano passa a comunicar-se através destes desenhos.
Na idade Antiga (Egito, Grécia e Roma), os Faraós tinham privilégios e eram retratados pelos seus artistas. Na Grécia Antiga houve pouco relato de Autorretratos, porque os artistas retratavam esculturas e desenhos relacionado aos Deuses Gregos. Mas na Idade Média é que iniciam os grandes trabalhos de Autorretratos como exemplo: O Artista Caravaggio.
Auto Retrato de Caravaggio.
No renascimento surgem vários artístas que pintaram seus autorretratos como Leonardo Da Vinci.
Na idade moderna (final do Século XVIII e inicio do século XIX) surgem as Vanguardas e novas formas de expressão e novas formas de pintar seus autorretratos como exemplo PICASSO.
EXERCÍCIOS
1) Pegue uma folha de caderno de desenho, vá a um espelho, observe seu rosto. Desenhe seu autorretrato e pinte com lápis de escrever preto.
2) Pegue uma folha de caderno de desenho, vá a um espelho, observe seu rosto. Desenhe seu autorretrato e pinte com lápis de cor sendo fiel as cores que você está vendo.
3) Agora vamos brincar de Picasso, Desenhe seu Rosto com formas geométricas, pinte.
Ae professora tem q copiar os textos ou so as questoes??
ExcluirOlá pessoal o prazo para entrega das atividades via email vai até dia 26/05/2020.
ResponderExcluiroi professora sou seu aluno eu quero saber como que eu vou entregar essa atividade para a senhora?
ResponderExcluirEMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES: elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluirATENÇÃO MEU EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES ATÉ AMANHÃ 27 DE MAIO ULTIMO DIA: elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluirAULA DE ARTES – 1º Ano do Ensino Médio – Professora: ELIANA SOTERO
ResponderExcluirATIVIDADE REFERENTE AO PROJETO SÃO PAULO FAZ ESCOLA SEGUNDO BIMESTRE
TEMA: INTERVENÇÃO EM ARTES – PROJETOS POÉTICOS NA ESCOLA.
HABILIDADES:
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na escola
Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para a intervenção
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola
MENSAGEM: MEUS QUERIDOS ALUNOS, SEI QUE NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL NEM PRA VOCÊS NEM PARA NINGUÉM, PORTANTO FIQUEM EM CASA E DEDIQUEM-SE, APROVEITEM A TECNOLOGIA PARA ESTUDAR. NÃO ESQUEÇAM DE : HIGIENE TOTAL, UM ABRAÇO. SE AMEM E AMEM.
Você sabe o que significa a palavra intervenção?
Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa. No âmbito da medicina, uma intervenção é uma operação ou procedimento cirúrgico, feito com o objetivo de tratar algum problema de um paciente. O termo intervenção é também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes.
Veja o o exemplo abaixo de uma intervenção na Obra de Leonardo da Vinci Monalisa.
A bola de chiclete na boca da Monalisa é uma Intervenção.
Vivemos em um mundo onde a Intervenção em Arte está muito presente na vida Urbana como exemplo nas praças sempre nos deparamos com intervenções de danças folclóricas, ou dança de rua, grafites, apresentações teatrais, etc. Na sua escola os professores trabalham intervenções com textos , músicas, danças , etc.
ATIVIDADES:
1) Fazer as questões da pagina 98 da Apostila 2º Bimestre, Atividade 1 – Sondagem.
2) assista o Vídeo :
Intervenção Urbana: a arte nas ruas no youtube
Responda:
A) o que é Intervenção em Arte?
B) Qual seu entendimento sobre o vídeo?
3) OBSERVE A OBRA ABAIXO E RESPONDA;
A LIBERDADE GUIANDO O POVO DE EUGENE DELACROIX. 1830, OLEO SOB TELA.
A) DESCREVA O QUE VOCÊ VE NA OBRA EM 10 LINHAS.
B) ESTA OBRA É ROMÂNTICA? PORQUE?
C) QUAL O SENTIMENTO QUE A OBRA LHE TRANSMITE?
D) DESENHE E PINTE A OBRA E FAÇA UMA INTERVENÇÃO NA OBRA.
E) ESTA OBRA SIMBOLIZA OS DIAS ATUAIS? COMO? O MUNDO ESTÁ EM GUERRA? AS PESSOAS BUSCAM LIBERDADE? QUAL A MAIOR GUERRA QUE ESTAMOS ENFRENTANDO NOS DIAS ATUAIS?
4) Estamos em uma Pandemia e não podemos sair de casa de forma alguma. Portanto Mentalize cada espaço da escola. Qual espaço que você se identifica na escola? Descreva uma Intervenção Artística que você faria neste espaço.
5) Desenhe e Pinte.
6) Bom Trabalho.
Esta atividade é para ser entregue no dia 12 de Junho de 2020, pelo e-mail : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br e classrrom, OBRIGADA.
ADOREI!!!
ResponderExcluir