E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ARTE 1°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- ARTE 


DATA DE ENTREGA: 16/06/2021

ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO – PROFESSORA ELIANA SOTERO

 

ATIVIDADES DE ARTES PARA O BLOG DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

 

 2º BIMESTRE – PARTE II.

 

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

 ATÉ O DIA  24/06/2021

 

 

HABILIDADES

 

 

 

 

EM13LGG704

Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

 

EM13LGG601

Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.

 

 

 

 

EM13LP17

Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM13LGG301

Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

 

EM13LP21

Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc.

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE – I

 

TEMA: LINGUAGEM CORPORAL – DANÇA CONTEMPORÂNEA

Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Iniciou com a bailarina Isadora Duncan.

 

A) ASSISTA NO GOOGLE 

https://www.youtube.com/watch?v=46YkxNdBED8

ISTO É DANÇA CONTEMPORÂNEA.

O QUE VOCÊ ACHOU DO VÍDEO?

EXPLIQUE O QUE VOCE ENTENDEU.

VOCÊ GOSTOU?

CRIE UM DESENHO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA.

FAÇA UM VÍDEO DE UM MINUTO COM VOCE DANÇANDO E ENVIE.

 

B) OBSERVE A IMAGEM A DANÇA DE HENRRI MATISSE.

 

c) QUAIS CORES VOCÊ VE NA OBRA,

d) FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O AUTOR DA OBRA.

e) O QUE VOCE VE NA OBRA?

 

4) QUAIS ESTILOS DE DANÇAS EXISTEM?  Pesquise.

5) Escolha um estilo de dança desenhe e pinte.

 

ATIVIDADE II – LINGUAGEM MUSICAL

 

1) VOCÊ GOSTA DE MÚSICA? QUAL ESTILO?

2) QUAIS ESTILOS DE MÚSICAS EXISTEM?

3) ESCOLHA UM ESTILO DE MÚSICA, GRAVE VOCÊ CANTANDO.

 

 

 ATIVIDADE I- ARTE 

PROFESSORA: ELIANA SOTERO

ATIVIDADES DE ARTES: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

DATA DE ENTREGA: 19/05/2021


ATIVIDADE – I

 

1)  PEGUE  A   APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I – PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – VOLUME 1 – PAGINA – 9 – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1-

COPIE NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 9 ARTE, 10, 11, 12

 

2) O QUE É ANÁLISE FORMAL DE UMA OBRA?  A RESPOSTA ESTÁ NA ( APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I) PAGINA 13.

 

3) Como devemos observar as : ( A RESPOSTA ESTÁ NA APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I PAGINA 13).

 

a) ARTES VISUAIS ?

b) TEATRO?

c) MÚSICA?

d) DANÇA?

 

4) O que é uma Análise Interpretativa da Obra? (  A RESPOSTA ESTÁ NA ( APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I PAGINA 13)

 

5) Abra os links da APRECIAÇÃO DE IMAGEM E MOVIMENTO DA APOSTILA CURRICULUM EM AÇÃO PAGINA 14) E FAÇA UMA ANÁLISE FORMAL E UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DE CADA IMAGEM.

 

6) LEIA E RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 15 DA APOSTILA CURRICULUM EM AÇÃO I.

 

7) O que é moda? Leia o texto sobre diferentes estilos de moda das paginas 18 e 19 da ( APOSTILA CURRÍCULO EM AÇÃO I ) e  explique o seu entendimento.

 

8) SIGA AS INSTRUÇÕES DA PAGINA 19 – TEXTO A VOZ QUE VESTE A ALMA E ESCOLHA UMA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, CANTE-A E GRAVE SUA VOZ CANTANDO NO SEU CELULAR. O QUE ACHOU DA ESPERIÊNCIA?

 

9) QUAIS ESTILOS DE DANÇAS EXISTEM? (APOSTILA ATÉ A PAGINA 25)

 

10) DESENHE CINCO ESTILOS DE DANÇA PINTE E ENTREGUE

 

11) ASSISTA O CENTRO DE MÍDIAShttps://www.youtube.com/watch?v=qVc9SYJ7DZc&t=107s

E FAÇA UM RESUMO DE 10 LINHAS SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU. 


Bons estudos!


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

ARTE 1°. ANO ENSINO MÉDIO



ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO WALTER FUSCO

1º ATIVIDADE DE ARTE - 1º BIMESTRE

1ªANO DO ENSINO MÉDIO

 

PROFESSORA:ELIANASOTERO

 

E-MAILDE ENTREGA:elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

     DATA DE ENTREGA 05/03/2021

 

TEMA – LINGUAGENS ARTÍSTICAS E O CARNAVAL HABILIDADES DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

EM13LGG201

Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos,valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo esensívelaoscontextosdeuso.

 

 

EM13LGG103

Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamentediscursosem textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

 

O QUE SÃO LINGUAGENS ARTÍSTICAS?

 

É a forma de representar a arte através de várias linguagens. Como exemplo;expressão corporal, expressão musical, verbal, e outras expressões. Através da arte comunicar-se com o indivíduo.

 

QUAIS SÃO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS EXISTENTES?

 

As Linguagens Artísticas existentes são:

 

1)   LinguagemVisual que são: todos os estilos de desenhos, pinturas, esculturas, arquitetura, artesanato, fotografia, designer, grafite,web art,etc.

 

Atualmente,podemos encontrar diversos tipo       de artes

 

Colagens
Arte urbana
instalações artística
performances

Arte corporal (body art)
história em quadrinhos
artes decorativas

Arte multimídia

Desingn gráfico, de produtor e moda

 




 

2)   Linguagem Musical: São todos os estilos de músicas:

 

Estilo musical trata de personalidade e é o que difere um músico do outro, um compositor do outro. É algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos. Como você vai entender melhor logo mais, artistas de um mesmo

Gênero musical podem ter estilos bem diferentes

 

Samba

Frevo

MaracatuForró

Baião

Xote

xaxado

coco, lundu Maxixe bossa nova

rock

valsa

jazz

hip hop

MPB

Sertanejo

Sertanejo Universitário etc.

 

3)   LinguagemCorporal:Todososestilosdedanças.

 

Balé                                                  forró                        

Dança de salão                                baião
Dança Sênior                                   xote
Samba                                              xaxado
Salsa                                                 danças folcloricas
  valsa                                                 coco,lundu,maxixe

Rock                                                 bossa nova
DançaContemporânea                  rock
DançadoVentre                             valsa
Frevo                                                jazz

Maracatu                                         hip hop

 


 

4)   LINGUAGEM TEATRAL

São todos os estilos deTeatro.

-  Teatro Folclórico

-  Teatro Religioso

-  Teatro clássico

-  Teatro moderno

-  Teatro Contemporâneo

 

5)   LINGUAGEM AUDIO VISUAL

-  Cinema

-  Vídeos em geral

-  Cinema clássico

-  Cinema religioso

-  novelas

-  vídeos gravados em celularesetc.

 

CARNAVAL



 

O CARNAVAL é uma arteque se originou na antiga Grécia 30.000aC,através dos cultos Dionisíacos. Em homenagem ao Deus Dionisío. O Deus Dionísio era o Deusda Fertilidade e da agricultura e o povo grego acreditava que se não houvesse umahomenagem a este Deus o mesmo poderia vingar-se e não abençoa-los com afertilidade da terra. Portanto o povo gregotodos os anos durante três dias passou á homenagear o Deus Dionísio através de festas com músicas, danças, teatro, etc.

 

No Brasil o Carnaval chegou com os Portugueses que tinham o hábto de comemorar o carnaval e passou para os brasileiros este costume que se espalhou pelo mundo.

No carnaval as Linguagens Artísticas são desenvolvidas de forma rica culturalmente principalmente aqui no Brasil. As Linguagens Musicais, Teatrais,Corporais eVisuais são mostradas através dos Desfiles das Escolas de Samba, Desfiles de Maracatu,Frevo,Dança do Boi,etc.


 

ATIVIDADES

 

1)   OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E IDENTIFIQUE:




 

A)   É ARTE?

B)   QUAL ESTILO DE ARTE?

C)   É CONTEMPORÂNEO?

D)   QUAL LINGUAGEM ARTÍSTICA ESTA IMAGEM REPRESENTA?

E)   TEM MUSICALIDADE NA ARTE?

F)   É FOTOGRAFIA?

G)  A FOTOGRAFIA ESTÁ INSERIDA EM QUAL LINGUAGEM?

H)   VOCÊ GOSTOU? PORQUE?

I)     QUAL A ORIGEM DO CARNAVAL?

J)   VOCÊ GOSTA DE CARNAVAL?

K)  AQUI NO BRASIL O CARNAVAL É DIVERSIFICADO COM ESCOLAS DE SAMBA, FREVO, MARACATU, ETC. VOCÊ JA ASSISTIU CARNAVAL ONDE?


L)   CRIE UM DESENHO CARNAVALESCO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE.  PODE SER FIGURINOS, INSTRUMENTOS, DANÇA CARNAVALESCA, ETC. PINTE E ME ENVIE.

 

2)   RESPONDA AS QUESTÕES

 

A)   O QUE É LINGUAGEM ARTÍSTICA?

B)   QUAIS LINGUAGENS ARTÍSTICAS EXISTEM?

C)   ULTIMAMENTE OS JOVENS USAM MUITO O CELULAR, VOCÊ USA SEU CELULAR? COSTUMA BATER MUITAS FOTOS? QUAL LINGUAGEM ARTÍSTICA A FOTOGRAFIA ESTÁ INSERIDA?

D)   VOCÊ USA SEU CELULAR PARA GRAVAR VÍDEOS? QUAL LINGUAGEM ARTÍSTICA O VÍDEO ESTÁ INSERIDO?

E)   FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO CADA LINGUAGEM.

 

F) PESQUISE NA INTERNET IMAGENS DE CADA LINGUAGEM ARTÍSTICA COLE E

 ENVIE COM NOMES E QUAL LINGUAGEM.


G) PESQUISE VÍDEOS DE CADA LINGUAGEM ARTÍSTICA, COLOQUE O NOME

 DE CADA VÍDEO E EXPRESSE SUA PERCEPÇÃO DE CADA ARTE, SUAS LINGUAGENS E SUA VISÃO SOBRE LINGUAGENS ARTÍSTICAS.


H )ASSISTA ARTES NO CENTRO DE MÍDIAS REFERENTE AO

DIA 19/02/2020 e faça um resumo de dez linhas referente a aula dada no centro de mídias.



8 comentários:

  1. ola Pessoal sou a professora Eliana Sotero de Artes, já enviei as atividades para a Michele postar no Blog. segue resumo, porém aqui não da para visualizar as imagens.
    AULA DE ARTES – PERÍODO QUARENTENA COVID19 – ABRIL E MAIO DE 2020.
    PROFESSORA – ELIANA SOTERO.

    ATIVIDADES REFERENTE O PRIMEIRO BIMESTRE

    1º ANO DO ENSINO MÉDIO .

    TEMA: ESPELHO.

    TÉCNICA – DESENHO DE OBSERVAÇÃO:

    História do Autorretrato

    Na História da Arte, temos muitos exemplos de autorretratos. Cada artista busca revelar detalhes de sua identidade e personalidade, indicar pistas de seus mistérios.
    O autorretrato iniciou-se na Pré-História com desenhos nas paredes das cavernas e esculturas com argila onde o ser humano passa a comunicar-se através destes desenhos.
    Na idade Antiga (Egito, Grécia e Roma), os Faraós tinham privilégios e eram retratados pelos seus artistas. Na Grécia Antiga houve pouco relato de Autorretratos, porque os artistas retratavam esculturas e desenhos relacionado aos Deuses Gregos. Mas na Idade Média é que iniciam os grandes trabalhos de Autorretratos como exemplo: O Artista Caravaggio.


    Auto Retrato de Caravaggio.






















    No renascimento surgem vários artístas que pintaram seus autorretratos como Leonardo Da Vinci.
    Na idade moderna (final do Século XVIII e inicio do século XIX) surgem as Vanguardas e novas formas de expressão e novas formas de pintar seus autorretratos como exemplo PICASSO.




    EXERCÍCIOS

    1) Pegue uma folha de caderno de desenho, vá a um espelho, observe seu rosto. Desenhe seu autorretrato e pinte com lápis de escrever preto.

    2) Pegue uma folha de caderno de desenho, vá a um espelho, observe seu rosto. Desenhe seu autorretrato e pinte com lápis de cor sendo fiel as cores que você está vendo.

    3) Agora vamos brincar de Picasso, Desenhe seu Rosto com formas geométricas, pinte.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae professora tem q copiar os textos ou so as questoes??

      Excluir
  2. Olá pessoal o prazo para entrega das atividades via email vai até dia 26/05/2020.

    ResponderExcluir
  3. oi professora sou seu aluno eu quero saber como que eu vou entregar essa atividade para a senhora?

    ResponderExcluir
  4. EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES: elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  5. ATENÇÃO MEU EMAIL PARA ENTREGA DE ATIVIDADES ATÉ AMANHÃ 27 DE MAIO ULTIMO DIA: elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  6. AULA DE ARTES – 1º Ano do Ensino Médio – Professora: ELIANA SOTERO

    ATIVIDADE REFERENTE AO PROJETO SÃO PAULO FAZ ESCOLA SEGUNDO BIMESTRE

    TEMA: INTERVENÇÃO EM ARTES – PROJETOS POÉTICOS NA ESCOLA.

    HABILIDADES:

    Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na escola
    Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para a intervenção
    Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola

    MENSAGEM: MEUS QUERIDOS ALUNOS, SEI QUE NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL NEM PRA VOCÊS NEM PARA NINGUÉM, PORTANTO FIQUEM EM CASA E DEDIQUEM-SE, APROVEITEM A TECNOLOGIA PARA ESTUDAR. NÃO ESQUEÇAM DE : HIGIENE TOTAL, UM ABRAÇO. SE AMEM E AMEM.


    Você sabe o que significa a palavra intervenção?


    Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa. No âmbito da medicina, uma intervenção é uma operação ou procedimento cirúrgico, feito com o objetivo de tratar algum problema de um paciente. O termo intervenção é também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes.

    Veja o o exemplo abaixo de uma intervenção na Obra de Leonardo da Vinci Monalisa.




    A bola de chiclete na boca da Monalisa é uma Intervenção.








    Vivemos em um mundo onde a Intervenção em Arte está muito presente na vida Urbana como exemplo nas praças sempre nos deparamos com intervenções de danças folclóricas, ou dança de rua, grafites, apresentações teatrais, etc. Na sua escola os professores trabalham intervenções com textos , músicas, danças , etc.


    ATIVIDADES:

    1) Fazer as questões da pagina 98 da Apostila 2º Bimestre, Atividade 1 – Sondagem.

    2) assista o Vídeo :
    Intervenção Urbana: a arte nas ruas no youtube
    Responda:
    A) o que é Intervenção em Arte?
    B) Qual seu entendimento sobre o vídeo?
    3) OBSERVE A OBRA ABAIXO E RESPONDA;


    A LIBERDADE GUIANDO O POVO DE EUGENE DELACROIX. 1830, OLEO SOB TELA.


    A) DESCREVA O QUE VOCÊ VE NA OBRA EM 10 LINHAS.
    B) ESTA OBRA É ROMÂNTICA? PORQUE?
    C) QUAL O SENTIMENTO QUE A OBRA LHE TRANSMITE?
    D) DESENHE E PINTE A OBRA E FAÇA UMA INTERVENÇÃO NA OBRA.
    E) ESTA OBRA SIMBOLIZA OS DIAS ATUAIS? COMO? O MUNDO ESTÁ EM GUERRA? AS PESSOAS BUSCAM LIBERDADE? QUAL A MAIOR GUERRA QUE ESTAMOS ENFRENTANDO NOS DIAS ATUAIS?
    4) Estamos em uma Pandemia e não podemos sair de casa de forma alguma. Portanto Mentalize cada espaço da escola. Qual espaço que você se identifica na escola? Descreva uma Intervenção Artística que você faria neste espaço.
    5) Desenhe e Pinte.
    6) Bom Trabalho.

    Esta atividade é para ser entregue no dia 12 de Junho de 2020, pelo e-mail : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br e classrrom, OBRIGADA.

    ResponderExcluir