E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


HISTÓRIA 3°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- HISTÓRIA


DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Professor -  William    /  Professor  Carlos    /  História


Objetivos :  entender  o  que  motivou  o  fim  do  Império  Russo  e  as  mudanças  ocorridas  com  o  processo  da  Revolução  Socialista  Russa.     


Habilidades  desenvolvidas : propiciar  que  os  alunos  assimilem  e     desenvolvam  de  modo  significativo  as  competências  e  habilidades  como: compreender,    identificar    e  analisar  as  mudanças  estabelecidas  nas  estruturas  sociais, políticas,  econômicas  e  culturais  ao  longo  do  processo  da  Revolução Socialista Russa, onde, pela  primeira  vez tentava-se  estabelecer  um  tipo  de  governo  onde  os  trabalhadores  teriam  participação.  .

         

Revolução  Russa

 

          A   Revolução Russa de 1917 foi um levante popular ocorrido na Rússia contra o governo do czar Nicolau II em plena Primeira Guerra Mundial.

            Os revolucionários aboliram a monarquia e implantaram um regime de governo baseado em ideias socialistas.

             Na Rússia, durante o século XIX, a  falta de liberdade era quase absoluta,  pois  o  regime  czarista  reprimia  todo  o  tipo  de  oposição,  controlando  a  polícia  política,  o  ensino  secundário,  as  universidades,  a  imprensa  e  os  tribunais.

         No campo reinava uma forte tensão social com a permanência de um sistema de produção feudal, que retardava a modernidade do país.  Apesar da servidão  ter  sido  abolida  em  fins  do  século  XIX,  as  terras  eram  muito  caras  e  a  maioria  dos  camponeses  não  tinham  como adquiri-las.

         No governo do czar Nicolau II (1894-1917), a Rússia acelerou seu processo de industrialização aliada ao capital estrangeiro. Os operários concentraram-se em grandes centros industriais como Moscou e Petrogrado.

        Apesar disso, as condições de vida pioraram, com a fome, o desemprego e a diminuição dos salários. A burguesia também não era beneficiada, pois o capital estava concentrado nas mãos dos banqueiros e dos grandes empresários.

         A classe operária que  se  formava, vivia  e  trabalhava  em  condições  precárias,  sem  legislação  trabalhista  e  com  extensa  jornada  de  trabalho  com  mais  de   14  horas  por  dia.  Na luta por  melhorias,  os  operários  fundaram  o  Partido  Operário  Social  Democrata  Russo ( POSDR ),  em  1898  e  entre  seus  principais  líderes  encontravam-se  Lênin  e  Trotski.

          A oposição ao governo crescia. Os partidos perseguidos iam para a clandestinidade, como o Partido Social Democrata. Seus líderes, Plekhanov e Lenin, tinham que viver fora da Rússia para fugir das perseguições políticas.

        As divergências de opinião fragmentaram o partido, que se dividiu em duas tendências:

·         Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder.

·         Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se chegar ao poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições.

 

     O processo  revolucionário

         O povo  culpava  o  czar [imperador] Nicolau  II  pelas  derrotas  da  Rússia  na  Primeira  Grande  Guerra  e, apesar  da  violência  policial,  a  população  saqueava  armazéns  e  lojas  em  busca  de  comida  e  roupa.  As mães de  famílias  permaneciam  horas  nas  filas  para  conseguir  pão.  As greves operárias  fortaleciam aonde  de  protestos  que  se  alastrou pelo  país  no  início  de  1917.

 

O  fim  do  czarismo

           As mulheres  operárias  tiveram   um  papel  importante  na  deflagração  da  Revolução  de  1917.  No dia 23  de  fevereiro  do  calendário  russo [ calendário  juliano ]  daquele  ano,  as  mulheres  tecelãs  abandonaram  o  trabalho  e,  com  o  apoio  dos  operários, marcharam  em  direção  ao  prédio  do  governo,  em  São  Petersburgo.  Apesar da  forte  repressão  policial, o  movimento  rebelde  pelo  fim  do  czarismo  alastrou-se  pelos  grandes  centros  industriais.  Aos  poucos,  o  movimento  conseguiu  também  o  apoio    de  boa  parte  dos  soldados  do  exército,  que  entregavam  suas  armas  para  os  revolucionários e  se  juntavam  a  eles  .  Unido  o  povo  invadiu  o  Palácio  de  Inverno,  sede  do  governo,  e  pôs  fim  ao  czarismo  na  Rússia.  Era  27  de  fevereiro  de  1917.  As  bandeiras  do  Império  Russo  foram  substituídas  por  bandeiras  vermelhas.

  Consequências  da  Revolução  de  1917

          Com a deposição do czar Nicolau II, formou-se um Governo Provisório, que passou para uma fase socialista, sob a chefia de Kerensky.

       Sofrendo pressões dos sovietes, o governo concedeu anistia aos prisioneiros e exilados políticos. De volta à Rússia, os bolcheviques, liderados por Lenin e Trotsky, organizaram um congresso onde defendiam lemas como: “Paz, terra e pão”   e   “Todo o poder aos sovietes”.

        No  dia  6 de  novembro, a massa operária e os camponeses, sob a liderança de Lenin, tomaram o poder. Os bolcheviques distribuíram as terras entre os camponeses e estatizaram os bancos, as estradas de ferro e as indústrias, que passaram para o controle dos operários.

        Igualmente, para evitar qualquer tentativa de restauração monárquica, o czar Nicolau II e sua família foram assassinados sem qualquer tipo de julgamento em julho de 1918.

  Guerra  Civil  na  Rússia

        Os quatro primeiros anos de governo bolchevique foram marcados por uma guerra civil que abalou profundamente a Rússia.

        O Exército Vermelho, criado por Leon Trotsky, derrotou o Exército Branco e garantiu a permanência dos Bolcheviques no poder. A revolução estava salva, mas a paralisação econômica era quase total.

        Para restaurar a confiança no governo, foi criada a NEP (Nova Política Econômica), que permitia a entrada de capital estrangeiro.

        A aplicação da NEP resultou no crescimento industrial e agrícola da Rússia. Em 1922 foi estabelecida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

      A soma de  movimentos e manifestações populares que levaram  ao  poder pela  primeira  vez  na  história  o  protagonismo  operário  e no fim desse processo, deram origem à União Soviética.


              Atividades:  leitura  e  análise  de  texto

            Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você  o  leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.

 

            Após  a  leitura  do  texto,  responda:

 

1 -  O  que  provocou  a  marcha  dos  operários  em  São   Petersburgo ?

 

2 -  Qual  foi  a  importância  das  mulheres  no  processo  da  Revolução  Russa ?


Ler   a  pintura


Trabalhadores, despertai! - Valentin Alexandrovich Serov

3  -  O  que  sugere  o  título  da  Obra  ?

4  -  Qual    a   intenção   de    Valentin  Serov    ao  pintar    Trabalhadores   despertai  ?

5  -  Como  viviam  esses  trabalhadores ?  Que  problemas  eles  enfrentavam ?

Respostas : 

Prof. William            

williammartinssilva@prof.educacao.sp.gov.br


Prof. Carlos               

carlosacardoso@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE I- HISTÓRIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021

Professor - William   /   Professor -  Carlos  /  História


3°A / 3°C: Prof.   William

e-mail    silva.da.martins.william@gmail.com

3°B: Prof   Carlos 

e-mail     carlossnikt@hotmail.com


Objetivos :  

¤   Caracterizar  e  compreender o  significado  da  Primeira  Grande   Guerra  Mundial,  relacionando- a  com  o  sentimento  nacionalista  europeu.

¤    Analisar   as  razões  que  levaram  as  potências  europeias  ao  desenvolvimento  tecnológico  de  novas  armas  de  destruição  com  um  poder  nunca  visto  antes. 

           

Habilidades  desenvolvidas : propiciar  que  os  alunos  assimilem   e     desenvolvam  de  modo  significativo  as   habilidades  como: identificar, caracterizar, relacionar e  valorizar  as  diversidades étnicas  estabelecidas  nas  estruturas  sociais, políticas,  econômicas  e  culturais  ao  longo  do  tempo  em  diferentes  espaços  para  analisar,  posicionar-se  e  intervir  no  mundo  contemporâneo..


          

          A  Primeira  Guerra  Mundial.

    

          Antecedentes   da  Guerra


            Após  as  guerras  napoleônicas  do  início  do  século  XIX ,  a  Europa  viveu  um  longo  período  de  paz,  perturbado  apenas  por  pequenos  conflitos  localizados  e  de  curta  duração,  como  a  Guerra  Franco-  Prussiana  de  1870.  No  continente  europeu,  reinava  a  política  do  equilíbrio  de poder,  que  visava  evitar  que  algum  país  se  fortalecesse  a  ponto  de  conseguir  enfrentar  não  apenas  um,  mas  uma  coligação  de  países  rivais.

             Ao  final  do  século,  no  entanto,  a  estabilidade  econômica  e  a  segurança  proporcionada  pela  política  de  equilíbrio  de  poder  entre  as  nações  era  mais  aparente  do  que  real.  As  disputas  entre  as  potências  imperialistas  estavam  cada  vez  mais  acirradas, o  que  dificultava    as  soluções  negociadas.

             A  disputa  entre  as  potências  imperialistas  pelo  domínio  de  territórios  coloniais  tornou-se  mais  intensa   nas  últimas  décadas    do  século  XIX.  Os  países  europeus  tinham  necessidade  de  garantir  fontes  de  matérias-primas .  Além  disso,   o  crescimento  industrial  acarretou  crises  de  superprodução ,  o  que  tornava  necessária  a  busca  de  novos  mercados  consumidores  para  os  produtos dos  países  industrializados.

              A   Alemanha,  por  exemplo,  após  a  sua  unificação   em  l871,  passou  por  um  grande  desenvolvimento  industrial  ,  aumentou  sua  produção  de  armamentos  e  investiu  nas  indústrias   químicas,  exercendo  forte  concorrência  com  os  produtos  ingleses  no  mercado  europeu.  O   crescimento  militar   e  econômico  da  Alemanha  desagradava  outras  potências  europeias.  A  própria  Inglaterra  foi  ameaçada  quando  a  Alemanha  iniciou  o  seu  projeto  de formar  uma  marinha  mercante  e  de  guerra  capaz  de  desafiar    a  sua  hegemonia .  Além  disso,  duas  nações  não  europeias  ,  os  EUA  e  o  Japão,  também  avançavam  no  caminho  imperialista  em  suas  respectivas  áreas  de  influência  na  América  e  na  Ásia.

              O  militarismo  das  potências   imperialistas  estava  apoiado  no  crescente  sentimento  nacionalista.  Esse  sentimento se manifestou de  diferentes  maneiras  a  partir  do  final  do  século  XIX.





              O  início  da   Primeira  Guerra  Mundial


               Em  meio  às disputas  e  rivalidades,  as  potências  europeias  fizeram  alianças  de  caráter  militar,  político  e  econômico  para  tentar  assegurar  suas  defesas   e  conquistar  vantagens  diante  do  conflito  iminente .  Em  1892,  a  Itália  aderiu  à  aliança  entre  o  Império  Austro-Húngaro  e  a  Alemanha,  formando  o  bloco   das  potências  Centrais   [ também  conhecido  como  Impérios  Centrais  ou  Tríplice  Aliança ] , ao  qual  o  Império  Turco – Otomano se  uniu  no  final  de  1914.

                  Em  resposta,  líderes  da  França,  Rússia  e  Inglaterra  formaram ,  em  1907,  o  bloco  dos  Aliados  da  Entente  ou  [ Tríplice  Entente ] ,  do  qual  o  Brasil  fez  parte  nos  momentos  finais  da  guerra  junto  com  os  EUA.  Também   foram  integrantes  da  Tríplice  Entente;  Portugal, Japão  e  Itália  que  passou  para  o  lado  dos  Aliados  em  1915.

                  Não  foram  todos  os  países  da  Europa  que  se  envolveram  na  Primeira  Guerra  Mundial .  Houve  algumas  nações  que  mantiveram  a  neutralidade,  como  a  Espanha, os  Países  Baixos,  a  Suécia,  a  Dinamarca ,  a  Suécia  e  a  Suíça.



                As  fases  da  Primeira  Guerra  Mundial 


                Na  frente  Ocidental,  a  guerra  se  desdobrou  em  fases  distintas. A  primeira  fase,  chamada  Guerra  de  Movimento,  foi  caracterizada  pela  movimentação  ofensiva  das  tropas  alemãs  pela  frente  ocidental,  com  o  objetivo  de  tomar  Paris,  entretanto  a  resistência  francesa  entre  os  meses de  agosto  e  novembro  de  1914.

                 A  segunda  fase, conhecida  como  Guerra  de  Posição,  entre  os  anos  de  1915  e  1918,  foi  marcada  pelo  estabelecimento  das  tropas  nas  trincheiras,  tornando  as  batalhas  mais  estáticas. 

               A  Primeira  Guerra  Mundial  foi  uma  guerra  de  trincheiras. O  súbito  aumento   do  poder  de  fogo ,  provocado  pelos  fuzis  de  repetição  ,  pela  metralhadora  e  pela  artilharia  de  tiro  rápido    no  início  do  século  XX,  forçou  todos  os  exércitos  da  Europa,  que  tão  logo  encontraram-se   em  campos  de  batalha  em  agosto  de  1914,  a  cavar  para  sobreviver  [...] 

                A   partir  de  1917,  os  Aliados  começaram  a  se  fortalecer,  causando  desequilíbrio  de  forças  na  Primeira  Guerra  Mundial.

               Em  abril  de  1917,  em  razão  dos  ataques  de  submarinos  alemães  contra  navios  mercantes  norte-americanos ,  os  EUA  entraram  na  Primeira  Guerra  Mundial  ao  lado  dos  Aliados.  A  partir  de  então,  os  EUA  passaram  a  enviar  para  a  Europa  grandes  quantidades  de  armas  e  soldados,  além  de  recursos  financeiros. 

               A  entrada  dos  EUA  na  guerra  fortaleceu  os  Aliados  e  foi  decisiva  para  a  definição  do  conflito.  Assim,  configurou-se    a  terceira  e  última  fase  da  Primeira  Grande  Guerra,  caracterizada  por   novas  movimentações  de  tropas  e  pelas  batalhas  finais.



              A  participação  das  mulheres  na  Primeira  Guerra  Mundial


            As  mulheres  que  viviam  nos  países  que  participaram  da  guerra  também  sofreram  consequências  do  conflito.  Com  o  deslocamento  de  grande  números  de  homens  para  os  campos  de  batalhas,  muitas  mulheres   de  classe  média  e  alta  tiveram  que  trabalhar  fora  de  casa, assim  como  já  faziam  as  mulheres pobres.

            No  campo,  as  mulheres  ficaram  responsáveis  principalmente  pela  produção  agrícola  e  pela  criação  de  animais.  Muitas  das  que  viviam  nas  cidades,  por   sua  vez,  foram  trabalhar  no  setor  dos  transportes,  dirigindo  ônibus  e  caminhões,  e  também  nas  indústrias  em  geral,  entre  ela  a  bélica.  Também  houve   muitos  casos  de  mulheres  que  foram  para  os  campos  de  batalha  trabalhando  como  enfermeiras,  cozinheiras, motoristas  de  ambulâncias  e   escriturárias.

            Muitas  mulheres  conseguiram  garantir   melhores  condições  de  trabalho  e  conquistaram o  direito  de  estudar  em  universidades.  Além  disso, logo  depois  da  guerra,  o  voto  feminino  foi  legalizado  em  vários  países.


             A   Primeira  Grande  Guerra  Mundial  chega  ao  fim.


             Em  1917,  as  economias  das  nações   europeias   estavam  seriamente  abaladas,  e  o  sofrimento  da  população  era  muito  grande.  Ocorriam  revoltas  populares  e  deserções  de  soldados  em  várias  regiões  da  Europa,  enquanto  políticos  procuravam  uma  solução  diplomática  para  o  fim  da  Primeira  Grande  Guerra.

            A  partir  de  agosto  de  1918,  os  Aliados, fortalecidos  pelas  trapas  norte-americanas,  obtiveram importantes  vitórias  em  batalhas  contra  as  tropas  das  Potências  Centrais.  Com  isso, as  Potências  Centrais  se  renderam  uma  a  uma  e, no  dia  11  de  novembro  de  1918,  assinaram  o  armistício.




            As  consequências  da  guerra.

            

            De  acordo  com  estudiosos,  a  Primeira  Guerra  Mundial  causou  a  morte  de  cerca  de  10  milhões  de  pessoas,  principalmente  homens  jovens,  e  deixou  20  milhões  de  feridos,  muitos  deles  inválidos.  Além  disso, ao  final  dos  conflitos,  várias  regiões  da  Europa  estavam  completamente  destruídas    e  com  serviços  básicos  prejudicados.

              Para  reconstruir  as  cidades   e  proporcionar   condições  dignas  de  sobrevivência  à  população,  os  países  europeus  precisaram  pedir  empréstimos  ao  governo  e  aos  bancos  norte-americanos.  Além  disso,  tiveram  que  importar  grande  parte  dos  produtos  primários  de  que  necessitavam,  como  alimentos  e  remédios. 

               A  Primeira  Guerra  Mundial  foi  o  prenúncio  da  crise  total  que  se  abateu  sobre  a  Europa,  ao  mesmo  tampo  que  marcou  a  mudança  do  centro  das  decisões  para  o  outro  lado  do  Atlântico.  Também   acirrou  as  contradições  do  capitalismo,  a  ponto  de  provocar  o  aparecimento  de  uma  nova  forma  de  sociedade ;  a  socialista.



                     

           

            Atividades:  leitura  e  análise  de  texto

Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.


Após  a  leitura  do  texto,  responda:

1 – Quais  eram  as  fases  da  Primeira  Grande  Guerra  Mundial ?  

2 – Como  se  deu  a  participação  da  mulher  na  guerra ?  

3 – Quais  as  razões  levaram  o  mundo  a  Primeira  Guerra  Mundial  ?


4 – Qual  o  papel  dos  Estados  Unidos  na  guerra  ?


Observe    as    imagens   e  responda:







  1. -  Descreva  a  fotografia.   Qual  sensação  ela  passa?





            



Resposta:












  1. -  Que aspectos  a   imagem   revela ?  Justifique sua resposta.







Resposta:




3°A / 3°C: Prof.   William

e-mail    silva.da.martins.william@gmail.com

3°B: Prof   Carlos 

e-mail     carlossnikt@hotmail.com

   


PRIMEIRO BIMESTRE: HISTÓRIA

3º ANO

1º BIMESTRE

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

(Não esquece de informar nome e turma)

ENVIAR PARA O E’MAIL

carlossnikt@hotmail.com

Acesse o link abaixo para ler sobre o tema

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/guerra-opio.htm

 

1)    1)  Assinale as capitais dos países envolvidos na Guerra do Ópio.

(a ) Londres e Moscou

( b)Pequim e Tóquio

( c )Pequim e Londres

( d )Londres e Washington

 

2)     2)A GERRA DO ÓPIO FOI UM CONFLITO PROVOCADO PELO:

( a )Disputa pelos territórios do leste asiático.

( b )Conflito envolvendo questões étnicas entre europeus e asiáticos.

( c )Imperialismo chinês sobre os europeus.

( d )Tráfico de drogas realizados por ingleses na China

 

3)    3)  O que ocorreu na região de Cantão em 1834 desencadeando  a Guerra do Ópio?

 

 

 

4)      4)Vitoriosos, os ingleses impuseram qual tratado aos chineses?

( a  )Tratado de Tordesilhas.

(  b )Tratado de Nanquim.

( c  )Tratado de Tóquio

(  d )Tratado de Londres

 

5)    5)  Quando a comercialização do ópio foi proibida na China?

(  a )Quando da Revolução Comunista

( b  )Quando da Revolução Capitalista

( c  )Quando foi assinado o tratado de Paz

( d  )Quando os EUA entrou na guerra.

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