E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


PROJETO DE VIDA 8°.ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- PROJETO DE VIDA


E.E.SEBASTIÃO WALTER FUSCO

 8ºAnos; Projeto de vida

Ensino fundamental II

2º Bimestre

2 Atividade


Data da entrega :05/07/2021

Disciplina: Projeto de vida.

Turmas:8°A,8°B, 8°C, 8°D,8°E

As atividades deverão ser enviadas com NOME COMPLETO,NÚMERO,TURMAeSÉRIE.

As atividades deverão ser enviadas para os e-mails:

8°ANO A (Professora:Eliana Sotero)

elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

8°Ano B ( Professrora: Elsa Rodrigues)

elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br

8ºANO C,D,E( professora; LUCIMARA)

bezerra.lucimara@yahoo.com.

ROTEIRO

Pesquisar os significados das competências socioemocionais.

1)Organização

2) Respeito

3)Empatia

4) Foco

5)Responsabilidade

6)Iniciativa social

7)Autoconfiança

8)Determinação

9)Persistência

10)Entusiasmo

11)Tolerância ao estresse

12)Tolerância à frustração

13)Confiança

14)Curiosidade para aprender

15)Imaginação criativa

16)Interesse artístico

17) Assertividade


ATIVIDADE I- PROJETO DE VIDA

DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

 

8º A - Profa ELIANA SOTERO

elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º B – Profa Elsa Rodrigues

elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º C, D e E – Profa Lucimara

bezerra.lucimara@yahoo.com

 


TEMA: PROJETO DE VIDA

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO.

 

FOCO: ENTUSIASMO, DETERMINAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, FOCO, PERSISTÊNCIA, RESPONSABILIDADE, INICIATIVA SOCIAL, ACERTIVIDADE E IMAGINAÇÃO CRIATIVA.

 

HABILIDADES: Desenvolver a capacidade de pensar em ser, existir, criar, amar, etc.

 

 

Atividades da apostila: CURRÍCULO EM AÇÃO – VOLUME I – 8º ANO – ENSINO FUNDAL II – CADERNO DO ALUNO.

 

1) SEPARE UM CADERNO OU UMA PARTE DO CADERNO PARA VOCÊ ESCREVER SEU PROJETO DE VIDA.

2) ESCREVA SEU PROJETO DE VIDA. QUEM VOCÊ É HOJE, ONDE MORA, E O QUE PRETENDE SER NO FUTURO.

3) LEIA A PAGINA 293 DO CURRÍCULO EM AÇÃO E PREENCHA A TABELA QUE ESTÁ NA PAGINA 293.

4) RESPONDA EM FORMA DE PALAVRAS E DESENHOS:

A) EU SOU BOM( BOA) EM ?

B) EU PRECISO APRENDER A ?

C) EU TENHO MEDO DE ?

D) EU ME ANIMO QUANDO?

E) EU NÃO GOSTO DE ?

5) COMO FOI Fazer este exercício acima? Converse com sua mãe ou alguém da sua casa sobre o exercício. Escreva como foi a conversa. Relate.

6) o que é autoconhecimento?

7) o que são competências socioemocionais? ( pag 293 do Currículo Paulista).

8) Leia a pagina 294  e responda:

a) Busque exemplos de como você age no seu dia a dia.

b) Crie um plano de desenvolvimento Pessoal.

9) ASSISTA O VÍDEO :https://www.youtube.com/watch?v=lTu6LYzvQeQ

E RESPONDA:

A) VOCÊ ENTENDEU O QUE É PROTAGONISMO?

B) QUAL SUA INTERPRETAÇÃO SOBRE O POEMA: O MENINO QUE CARREGAVA AGUA NA PENEIRA. O menino que carregava água na peneira

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e
sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.

A mãe disse que era o mesmo
que catar espinhos na água.
O mesmo que criar peixes no bolso.

O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces
de uma casa sobre orvalhos.

A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio, do que do cheio.
Falava que vazios são maiores e até infinitos.

Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito,
porque gostava de carregar água na peneira.

Com o tempo descobriu que
escrever seria o mesmo
que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu
que era capaz de ser noviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.

O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.

Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor.

A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta!
Você vai carregar água na peneira a vida toda.

Você vai encher os vazios
com as suas peraltagens,
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos

C) RELATE SOBRE A AULA ASSISTIDA COM O POEMA.

 

D) CRIE UM DESENHO SOBRE  PROTAGONISMO.

 

 

PRIMEIRO BIMESTRE: 

ATIVIDADES DE PROJETO DE VIDA

DATA DE ENTREGA: 09/04/2021


TEMA: APRENDER A SER – preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação. 

HABILIDADES: Identificar características da sua personalidade.

8º ANOS

 

PROFESSORAS:

8º A - Profa ELIANA SOTERO

elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º B – Profa Elsa Rodrigues

elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º C, D e E – Profa Lucimara

bezerra.lucimara@yahoo.com


RESPONDA: 

 1 - Qual é a palavra que vem em seu pensamento quando você reflete sobre a questão do tempo relacionada à construção do seu projeto de vida:

PRESENTE: ____________________________________ FUTURO:_____________________________________

 

2 - Como você analisa sua vida agora (no tempo/momento presente) em relação à construção e à concretização do seu Projeto de vida? _________________________________

 



7 comentários:

  1. ATIVIDADE REFERENTE A MATÉRIA DE PROJETO DE VIDA AULA 29.04 VÁLIDA TAMBÉM PARA ALUNOS DO PROFESSOR ARILDO 8 B D

    ResponderExcluir
  2. Queridos alunos segue atividade referente a aula de PROJETO DE VIDA 06.05.20 ATIVIDADE PROFESSORA LUANA E PROFESSOR ARILDO 8° A B D
    Aula : https://youtu.be/Ue8PMSGCaG
    Para quem não assistiu copie o link no seu navegador.

    Lição no caderno de PROJETO DE VIDA copie as atividades e responda.

    APÓS ASSISTIR A AULA E LER O SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS ABAIXO ESCREVA O NOME E UMA SITUAÇÃO DAQUELAS QUE VOCÊ JÁ EXERCE NO SEU DIA A DIA:

    COMPETÊNCIAS : ENTUSIASMO, DETERMINAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, FOCO, PERSISTÊNCIA, RESPONSABILIDADE, ASSERTIVIDADE, EMPATIA, INICIATIVA SOCIAL E INTERESSE ARTÍSTICO.

    EXEMPLO: COMPETÊNCIA: RESPONSABILIDADE
    " TODO DIA ANTES DE IR PARA A ESCOLA EU DEIXO O ALMOÇO PRONTO PARA MEU AVÔ."

    1-ESCREVA A PALAVRA E A SITUAÇÃO ONDE VOCÊ PRÁTICA A COMPETÊNCIA .
    Resposta:

    2-AGORA VOCÊ VAI CITAR UMA COMPETÊNCIA QUE VOCÊ AINDA NÃO PRÁTICA E COMO VOCÊ PODE SE PLANEJAR PARA COMEÇAR A EXERCE- LÁ NA SUA VIDA .
    RESPOSTA :


    3-QUEM DA SUA FAMÍLIA OU DO SEU CONVÍVIO PODE TE AJUDAR A COMEÇAR A EXERCER ESSA COMPETÊNCIA E COMO ? (escreva o nome da pessoa e como ela pode contribuir para que você conquiste a prática de uma competência que você ainda NÃO exerce).


    4- RELACIONE A PANDEMIA QUE ESTAMOS VIVENDO COM A COMPETÊNCIA EMPATIA. cite uma situação onde a competência empatia se relaciona com o momento de pandemia)

    ResponderExcluir
  3. Atenção alunos do 8ºC PV ,profa Iracema,vocês precisam fazer as atividades propostas do ínicio,tem gente que pegou o bonde andando e as atividades anteriores estão pra trás.Acompanhem as aulas pelo CMSP E APOSTILA ,E FAÇAM AS ATIVIDADES VIA EMAIL E APOSTILA,NO NOSSO RETORNO,COBRAREI AS ATIVIDADES FEITAS.

    ResponderExcluir
  4. Queridos 8A PROJETO DE VIDA

    Boa tarde
    AGUARDO LIÇÕES NO MEU EMAIL
    luanacampaner@prof.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  5. ATENÇÃO: tem uma nova atividade de Eletivas "A Amazônia é nossa".

    ResponderExcluir
  6. ATENÇÃO: tem uma nova atividade de Eletivas "A Amazônia é nossa".

    ResponderExcluir