SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- GEOGRAFIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Tecnologia a serviço da cartografia
Mapa e as novas tecnologias
Os mapas são importantes instrumentos para o desenvolvimento de várias ciências e profissões, disciplinas como Geografia, História e Ciências não podem ser executadas sem a utilização desse recurso. Para estabelecer sua importância faz-se necessário a verificação do que significa o mapa.
Os mapas são representações elaboradas em uma superfície plana (por exemplo, o papel) com linhas imaginárias abordando diferentes temáticas (aspectos físicos, históricos, geopolíticos, econômicos, entre dezenas de outros) e toda superfície terrestre do que existe no real, a partir das informações é possível analisar os dados sem realizar visita de campo.
A partir dos mapas podemos realizar estudos de todos os aspectos da natureza, relações econômicas, além da configuração de como está estruturado o espaço geográfico, e todas as interações entre o homem e a natureza.
No decorrer da história os mapas tiveram grandes participações, principalmente no início das navegações europeias, pois através das viagens muitos continentes foram descobertos e posteriormente explorados e habitados, fatos que marcaram o começo da Cartografia Moderna.
No período das grandes navegações era coletada uma série de informações, dados retirados a partir da descrição dos lugares onde passavam, tais como baías, enseadas, montanhas, rios, clima, dentre outros, além de noções de distâncias, extensões, altitudes, latitudes, e posteriormente as informações eram repassadas aos cartógrafos que elaboravam os mapas, aperfeiçoando cada vez mais a precisão dos dados.
Os mapas atuais demonstram dados estritamente precisos sobre praticamente todos os lugares do mundo, por mais que as condições sejam adversas, isso se tornou possível através da utilização de modernos instrumentos, específicos para realização de trabalhos cartográficos.
Os principais instrumentos usados na composição cartográfica são: bússola (criada pelos chineses há 1.800 anos), astrolábio e o quadrante (usados nas grandes navegações, as informações apresentadas nesse tipo mapa representavam de forma precisa informações sobre os litorais), sextante (criado no século XVIII pelos ingleses), o moderno sensoriamento remoto (obtenção de informações através de sensores acoplados em aviões, satélites e balões), foto aérea (são fotos extraídas por meio de câmeras fotográficas fixadas em aviões) e imagens de satélite (produzidas por satélite).
Responda:
1- O que são mapas?
2- O que pode ser estudado através de um mapa?
3- Quais são os principais instrumentos utilizados pela cartografia?
ATIVIDADE I- GEOGRAFIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
DEVOLUTIVA PARA E-MAIL : laia@professor.educacao.sp.gov.br
URBANIZAÇÃO
A Urbanização é o processo de surgimento e crescimento das cidades. Geralmente, essa expressão é utilizada para se referir a locais ou países em que a população deixa de ser predominantemente rural e passa a ser predominantemente urbana.
Esse fenômeno está sempre relacionado a uma dinâmica econômica. Quando um determinado país apresenta a maior parte de sua população no meio rural, as práticas econômicas que mais geram empregos são as agrícolas, pois é no campo que elas acontecem. Dessa forma, quando a sociedade se urbaniza, a maior parte dos empregos é oferecida pelas indústrias, pelo comércio e pelas áreas de prestação de serviços, que são atividades eminentemente urbanas.
Ao longo do tempo, todas as sociedades do mundo que passaram pelo processo de industrialização se urbanizaram. Em um primeiro momento, isso aconteceu nos chamados países desenvolvidos, principalmente na Europa, pois foi lá que a I Revolução Industrial aconteceu, a partir do século XVIII. Assim, em busca de melhores condições de vida e de emprego nas indústrias, muitas pessoas migraram do campo para a cidade, em um processo chamado de êxodo rural.
Em países em que a industrialização demorou mais para acontecer, como no caso do Brasil, o processo de urbanização também ocorreu de forma tardia. Nas economias subdesenvolvidas ou emergentes, a formação das grandes cidades consolidou-se apenas na segunda metade do século XX. Apesar de ter demorado mais para acontecer, a urbanização nos países periféricos ocorreu de forma muito mais acelerada do que nos países centrais.
Além da industrialização, o fator responsável pela urbanização desses países foi a mecanização do campo, pois, com a substituição do homem pela máquina no meio rural, as pessoas não tinham outra opção senão morar nas cidades.
Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que, pela primeira vez na história da humanidade, o número de pessoas vivendo nas cidades era superior ao número de pessoas vivendo no campo. Assim, podemos notar que o processo de industrialização no mundo ganhou proporções gigantescas.
Apesar de o processo de formação das grandes cidades ser uma característica da modernidade, ele não representa necessariamente uma forma de desenvolvimento. Quando a urbanização ocorre sem planejamento, de forma desordenada, ela ocasiona a chamada macrocefalia urbana, que é quando as cidades não conseguem assimilar o grande número de pessoas que chegam ao campo.
Por isso, a grande preocupação de inúmeros países é melhorar a condição de vida das pessoas na cidade, bem como conter o processo de urbanização, através da manutenção das pessoas no campo. Isso só ocorre se as terras no meio rural forem mais bem distribuídas, ou seja, não ficarem concentradas nas mãos de poucas pessoas.
CIDADE X CAMPO
Responda:
Como acontece o processo de urbanização?
Como acontece o processo do êxodo rural?
(Enviar as respostas para o e-mail da professora: laia@professor.educacao.sp.gov.br)
PRIMEIRO BIMESTRE: ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
prazo para devolutiva 31/03
Atividade 1/ 1° Bimestre
Enviar devolutiva no email:laia@professor.educacao.sp.gov.br
Boa tarde queridos alunos !!!
Leia com atenção e responda as questões :
Conceito de paisagem
Paisagem é tudo aquilo que posso captar com os cinco sentidos,
especialmente a visão.
As paisagens podem ser naturais ou humanizadas.
Paisagem Natural
Paisagem natural é sinônimo de natureza. Esse tipo de paisagem não
sofre modificação antrópica, ou seja, através da
intervenção humana.
Ela sofre modificações através da ação dos agentes naturais, como a
variação de temperatura, as chuvas e ventos, por
exemplo.
Paisagem Humanizada
Em alguns casos, a natureza pode estar ausente na paisagem humanizada.
Essa também é chamada de paisagem modificada ou artificial.
Isto ocorre em decorrência da ação humana.
Há casos em que a natureza pode existir com um aspecto modificado,
transformado ou, muitas vezes, deteriorado ou deformado.
Após a leitura complete os espaços com os
conceitos de paisagem natural ou humanizada :
1- Paisagens que predominam aspectos originais da natureza são chamadas
de ____________________
2-As __________ ______________ possuem elementos como rios, árvores,
montanhas e relevo
3- As paisagens que possuem elementos transformados pelo homem são
chamadas de ___________
4-As __________ __________ apresentam a presença de elementos como
rodovias, prédios,casas.
Boa noite professora!a senhora recebeu as lições?
ResponderExcluirBoa noite professora!a senhora recebeu as lições?dou a Isabella do 6b
ResponderExcluirBoa noite professora!a senhora recebeu as lições? Isabella penha do 6b
ResponderExcluirOiiiiiiiiiiii é para copiar o texto??
ResponderExcluir