E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


SOCIOLOGIA 3°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- SOCIOLOGIA


DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Atividade II de Filosofia e Sociologia para os 3os anos do Ensino Médio

 

Habilidade/ Competência:

-  identificar diferentes concepções de indivíduo

-  Distinguir diferença de desigualdade

-  Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

- Identificar marcas dos discursos filosóficos

 

Professor:

Arlley: 3A, 3B, 3C

 

Descrição da Atividade:


Depois de tratar sobre as formas de conhecimento (oposição e/ou complementaridade entre senso comum e conhecimento científico), mudamos de tema para falar sobre Identidade.


Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa. Segue link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEHsbMqkM1mgJxHfLeiMAJ1OqKcoJKz7CxI5Um7HD_UzMh8w/viewform

 

Um abraço e bons estudos!

 

Professor Arlley


ATIVIDADE I- SOCIOLOGIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


Habilidade/ Competência:

  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade. 
  • Sociologia e o trabalho do sociólogo
  • Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
  • Por que estudar Filosofia
  • Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

 

Professor: 

ARLLEY: 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia) WhatsApp (11) 99752-4774



 

No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já

neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da

modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como

opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.

Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.

Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9 

 

Um abraço e bons estudos! 

 

Professor Arlley



PRIMEIRO BIMESTRE: SOCIOLOGIA

3º ANO

 Atividade I – 1º. bimestre –  

PRFO. ARLLEY

arlley@prof.educacao.sp.gov.br

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico

A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:



SENSO COMUM                                            X        CONHECIMENTO CIENTÍFICO

>                                                                                  >


>                                                                                   >


>                                                                                  >

>                                                                                  >

3 comentários:

  1. Atividade de Sociologia – Profª Luzanete

    3º ano A, B e C

    As atividades realizadas deverão ser enviadas para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com

    1) Responda a seguinte questão indicando a resposta correta e em seguida faça um comentário.

    No Brasil a preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do (a):

    a) Igualdade de todos perante a lei;

    b) Inclusão dos deficientes na sociedade;

    c) Estatuto da criança e do adolescente;

    d) Os fichas sujas poderem se candidatar as eleições.

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  2. Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete

    3º ano A, B e C.

    As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com


    Assunto: O direito à cidade.



    ​Os conceitos sociológicos de identidade social e máscaras sociais.



    ​ Identidade - O conceito de identidade é tão esquivo quanto é o senso que toda pessoa tem de sua própria identidade pessoal. Mas, seja o que for, a identidade está associada às avaliações decisivas feitas de nós mesmos - por nós mesmos ou pelos outros. Toda pessoa se apresenta aos outros e a si mesma, e se vê nos espelhos dos julgamentos que eles fazem dela. As máscaras que ela exibe então e depois ao mundo e a seus habitantes são moldadas de acordo com o que ela consegue antecipar desses julgamentos. Os outros se apresentam também; usam as suas próprias marcas de máscara e, por sua vez, são avaliados. Tudo isso é mais ou menos parecido com a experiência de um garotinho que se vê pela primeira vez (tranquilo e posudo) nos múltiplos espelhos da barbearia ou nos tríplices espelhos do alfaiate. (STRAUSS, 1999:29, adaptado).



    Em seu entender, os diferentes tipos de atores sociais apresentados no trecho, são encontráveis nas situações sociais nas quais você se insere cotidianamente. Exemplifique e analise essas situações, sem citar nomes, só descrevendo as atitudes e as máscaras sociais típicas de alguns atores sociais significativos e busque verificar/prever as possíveis consequências de suas ações.



    Resposta:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



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  3. Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete

    3º ano A, B e C.

    As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com

    Assunto: Os adolescentes e seus direitos e deveres no Brasil hoje.

    As principais características da situação social, bem como as perspectivas que se colocam a estes, quanto aos seus direitos e deveres.

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, considera criança a pessoa até doze anos incompletos e adolescente aquela pessoa entre doze e dezoito anos de idade. O ECA dispõe:
    Artigo 3º. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerente à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que se trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico e social, em condição de liberdade e de dignidade.
    Artigo 4º. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e convivência familiar e comunitária.

    Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente, 1993:15.

    Considerando os direitos das crianças e dos adolescentes definidos pelo ECA e as informações e dados apresentados no texto, selecione quais são, no seu entender, os principais problemas enfrentados por adolescentes e que medidas poderiam ser tomadas para minorar os problemas enfrentados pelos adolescentes hoje?

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