SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- SOCIOLOGIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Atividade II de Filosofia e Sociologia para os 3os anos do Ensino Médio
Habilidade/ Competência:
- identificar diferentes concepções de indivíduo
- Distinguir diferença de desigualdade
- Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
- Identificar marcas dos discursos filosóficos
Professor:
Arlley: 3A, 3B, 3C
Descrição da Atividade:
Depois de tratar sobre as formas de conhecimento (oposição e/ou complementaridade entre senso comum e conhecimento científico), mudamos de tema para falar sobre Identidade.
Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa. Segue link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEHsbMqkM1mgJxHfLeiMAJ1OqKcoJKz7CxI5Um7HD_UzMh8w/viewform
Um abraço e bons estudos!
Professor Arlley
ATIVIDADE I- SOCIOLOGIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
Habilidade/ Competência:
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Sociologia e o trabalho do sociólogo
- Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico.
- Por que estudar Filosofia
- Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.
Professor:
ARLLEY: 3A, 3B e 3C (Filosofia e Sociologia) WhatsApp (11) 99752-4774
No primeiro bimestre vimos a oposição entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico. Já
neste bimestre, vamos conhecer duas correntes de pensamentos que, com o advento da
modernidade têm duas visões diferentes: Senso Comum e Conhecimento Científico como
opostos e Senso Comum e Conhecimento Científico como complementares.
Para facilitar o acesso, vamos utilizar um Formulário do Google para realização da tarefa.
Segue link: https://forms.gle/EonVDGCo5yh66Gny9
Um abraço e bons estudos!
Professor Arlley
PRIMEIRO BIMESTRE: SOCIOLOGIA
3º ANO
Atividade I – 1º. bimestre –
PRFO. ARLLEY
arlley@prof.educacao.sp.gov.br
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Pesquise os conceitos: Senso Comum e Conhecimento Científico
A partir da sua pesquisa elabore um cartaz em folha A4 (sulfite ou folha do caderno de desenho) contrapondo as ideias de ambos, conforme modelo abaixo:
SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO
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Atividade de Sociologia – Profª Luzanete
ResponderExcluir3º ano A, B e C
As atividades realizadas deverão ser enviadas para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
1) Responda a seguinte questão indicando a resposta correta e em seguida faça um comentário.
No Brasil a preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do (a):
a) Igualdade de todos perante a lei;
b) Inclusão dos deficientes na sociedade;
c) Estatuto da criança e do adolescente;
d) Os fichas sujas poderem se candidatar as eleições.
Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete
ResponderExcluir3º ano A, B e C.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
Assunto: O direito à cidade.
Os conceitos sociológicos de identidade social e máscaras sociais.
Identidade - O conceito de identidade é tão esquivo quanto é o senso que toda pessoa tem de sua própria identidade pessoal. Mas, seja o que for, a identidade está associada às avaliações decisivas feitas de nós mesmos - por nós mesmos ou pelos outros. Toda pessoa se apresenta aos outros e a si mesma, e se vê nos espelhos dos julgamentos que eles fazem dela. As máscaras que ela exibe então e depois ao mundo e a seus habitantes são moldadas de acordo com o que ela consegue antecipar desses julgamentos. Os outros se apresentam também; usam as suas próprias marcas de máscara e, por sua vez, são avaliados. Tudo isso é mais ou menos parecido com a experiência de um garotinho que se vê pela primeira vez (tranquilo e posudo) nos múltiplos espelhos da barbearia ou nos tríplices espelhos do alfaiate. (STRAUSS, 1999:29, adaptado).
Em seu entender, os diferentes tipos de atores sociais apresentados no trecho, são encontráveis nas situações sociais nas quais você se insere cotidianamente. Exemplifique e analise essas situações, sem citar nomes, só descrevendo as atitudes e as máscaras sociais típicas de alguns atores sociais significativos e busque verificar/prever as possíveis consequências de suas ações.
Resposta:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete
ResponderExcluir3º ano A, B e C.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
Assunto: Os adolescentes e seus direitos e deveres no Brasil hoje.
As principais características da situação social, bem como as perspectivas que se colocam a estes, quanto aos seus direitos e deveres.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, considera criança a pessoa até doze anos incompletos e adolescente aquela pessoa entre doze e dezoito anos de idade. O ECA dispõe:
Artigo 3º. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerente à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que se trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico e social, em condição de liberdade e de dignidade.
Artigo 4º. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e convivência familiar e comunitária.
Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente, 1993:15.
Considerando os direitos das crianças e dos adolescentes definidos pelo ECA e as informações e dados apresentados no texto, selecione quais são, no seu entender, os principais problemas enfrentados por adolescentes e que medidas poderiam ser tomadas para minorar os problemas enfrentados pelos adolescentes hoje?