E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


FÍSICA 3°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- FÍSICA

DATA DE ENTREGA: 23/06/2021


Física 

Professora : Susana Bonfim 

3 anos A B e C

Atividades da aula do centro de mídia 01/06/21



Matriz energética 



Questão 1:

(FGV-SP) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na Bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo:

a) a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera e verão.

b) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.

c) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.

d) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.

e) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.

Questão 2 (Enem)


Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012. 

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

A) Redução da utilização elétrica.
B) Ampliação do uso bioenergético.
C) Expansão das fontes renováveis.
D) Contenção da demanda urbano-industrial.
E) Intensificação da dependência geotérmica.

Questão 3


 “Vivemos numa 'civilização do petróleo'. A importância desse recurso natural vai além da geração de energia”. 

(LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.341).

O petróleo está prestes a acabar? A realidade será feita de automóveis eléctricos? Acabam os navios petroleiros que naufragam e poluem o mar? Nada disso. O petróleo veio para ficar. E vai ficar ainda ao logo dum tempinho. Bastante tempinho”. 

(TAVARES, A. A Era do Petróleo veio para ficar. Disponível em . Acesso em: 27 mar. 2015).

Além da geração de combustíveis para a obtenção de energia, entre os demais uso do petróleo nas atividades econômicas, podemos citar:

I. Fabricação de plásticos e borrachas;

II. Confecção de rochas ígneas para fins arquitetônicos;

III. Produção de cosméticos e medicamentos;

IV. Transformação em fibras sintéticas;

V. Sintetização do alumínio e outros metais.

Sobre as afirmativas acima, é correto dizer que:

a) somente I, III e IV estão corretas

b) somente II, III e V estão corretas

c) somente I, IV e V estão corretas

d) somente I, II e III estão corretas

e) Todas estão corretas


Questão 4

Sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo industrializado.

b) O petróleo e seus derivados ainda são a fonte de energia mais utilizada no Brasil.

c) O Brasil emite menos gases de efeito estufa por habitante do que a maioria das nações do mundo.

d) A energia eólica e a solar representam juntas cerca de 75% da geração de eletricidade no Brasil.

e) O Nordeste é o maior produtor de energia eólica do país. Já a energia solar é difundida em outras regiões, visto que vivemos em um país com alta insolação em virtude da sua localização.


ATIVIDADE I- FÍSICA

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021

E-mail susanabonfim@professor.educação.sp.gov.né

3° ANOS: A B e C

Professora Susana Bonfim

FÍSICA -3a SÉRIE 1.

1- (UFPE) Um fio de 10 cm de comprimento no qual circula uma corrente de 50 A é colocado entre os polos de um ímã como indicado na figura. Supondo que o campo magnético gerado pelo ímã é de 1 x 10–3 N/(A.m), calcule a força que age sobre o fio.

2. Campo Magnético terrestre e linhas de transmissão elétrica (UFPE) Uma linha de transmissão elétrica conduz corrente de 500 A numa região em que o campo magnético terrestre, perpendicular à linha, é 3,8.10-5 T. Qual a força magnética sobre cada metro da linha?

3. Campo Magnético terrestre e linhas de transmissão elétrica Considere um condutor reto horizontal de comprimento 40 cm e massa de 50 g, percorrido por uma corrente de intensidade 15 A e que se encontra em equilíbrio sob as ações de uma força magnética e uma força gravi-tacional, conforme figura a seguir. Imagem: https://exerciciosweb.com.br/fisica/atividades-sobre-forca-magnetica-sobrecarga-fio-e-entre-fios/ A partir do fenômeno indicado, analise as questões a seguir e anote suas respostas em seu caderno.

a) Utilizando a regra da mão esquerda, indique o sentido da corrente elétrica para que haja equilíbrio entre a força magnética e a força gravitacional.

b) Calcule o valor da força gravitacional sobre o fio condutor.

c) Determine a intensidade de B.


E-mail: susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br atividade do caderno aprender sempre



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

3º ANO ENSINO MÉDIO TURMAS: A/B/C-

Professora: Susana susanabonfim@prof.educacao.sp.gov.br

PRAZO PARA ENTREGA: ATÉ 31/03/21



Quantas cargas elétricas existe em um prego?

resposta: 

 


Vamos supor que o prego tem 2 gramas, usaremos de base a quantidade de gramas que apresenta em 1 mol de ferro, ou seja 56 gramas, sabemos também que em 1 mol existem exatamente 6,02 x 10²³ átomos, então basta fazer uma regra de três simples:

1° Parte: Regra de três simples.

56g----------6,02 x 10²³

2g------------x

2°Parte: Multiplicação meio pelos extremos.

56 . x = 2 x 6,02 x 10²³

3°Parte: Temos uma equação.

56x= 12,04x10²³

4°Parte: Isolando o X e enviando o 56 para o 2° termo (operação inversa da multiplicação é a divisão)

x= 12,04x10²³/56

x= 12,04x10²³/5,6 x 10¹

5°Parte: Subtração de expoentes de mesma base;

x= 12,04x10²²/5,6

x= 2,15x10²²

6°Parte: Como observado em uma tabela periódica sabemos que cada átomo de ferro apresenta 26 elétrons e 26 prótons. Então basta multiplicar o número de prótons e elétrons pelos números de átomos do prego que descobrimos ser: 2,15X10²²

26 x 2,15 x 10²²= 5,59 x 10²³ prótons 

26 x 2,15 x 10²²= 5,59 x 10²³ elétrons

ao total o prego tem 1,12 x 10²³ de carga (correção: 10 com 24 no expoente)

 

Questão 1- (Fafi-MG) Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela:

a) só pode ser positiva

b) não pode ser criada nem destruída

c) pode ser isolada em qualquer quantidade

d) só pode existir como múltipla de uma quantidade mínima definida

e) pode ser positiva ou negativa

 

Questão 2- (Unitau-SP) Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a 3,2 . 10-4 C. Sendo a carga do elétron igual a 1,6 10-19 C, pode-se concluir que a esfera contém:

a) 2 . 1015 elétrons

b) 200 elétrons

c) um excesso de 2. 1015 elétrons

d) 2 . 1010 elétrons

e) um excesso de 2 . 1010 elétrons

Questão 3- Calcule a carga elétrica de um corpo que possui excesso de 24 . 1012 elétrons. Considere o módulo da carga elementar igual a 1,6 . 10-19 C.

resposta: 

 

Questão 4- Julgue os itens a seguir:

 

1. Um corpo que tem carga positiva possui mais prótons do que elétrons;

2. Dizemos que um corpo é neutro quando ele possui o mesmo número de prótons e de elétrons;

3. O núcleo do átomo é formado por elétrons e prótons.

Estão corretas as afirmativas:

a) 1 e 2 apenas

b) 2 e 3 apenas

c) 1 e 3 apenas

d) 1, 2 e 3

e) nenhuma.

 



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