SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- FÍSICA
DATA DE ENTREGA: 23/06/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE FÍSICA DO 1 A B C D
1°A enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome, o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as questões.
1°B, C, D para o e-mail elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9456-39175
Habilidades: Compreender as interações entre as três Leis de Newton.
Atividades a serem realizadas:
Leitura do texto abaixo e entregas das questões solicitadas no texto para correção:
CONCEITO DE FORÇA E AS LEIS DE NEWTON
Força é o agente causador de movimento, transformação ou deformação, a força pode se apresentar de várias formas:
As Leis de Newton são os princípios fundamentais usados para analisar o movimento dos corpos. Juntas, elas formam a base da fundamentação da mecânica clássica.
As três leis de Newton foram publicadas pela primeira vez em 1687 por Isaac Newton (1643-1727) na obra de três volumes "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica).
Isaac Newton foi um dos mais importantes cientista da história, tendo deixado importantes contribuições, principalmente na física e na matemática.
A Primeira Lei de Newton é também chamada de "Lei da Inércia" ou "Princípio da Inércia". Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU).
Assim, para um corpo sair do seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme é necessário que uma força passe a atuar sobre ele.
Para exemplificar, pensemos num ônibus em que o motorista, que está numa determinada velocidade, se depara com um cão e rapidamente, freia o veículo.
Na situação da figura o cavaleiro é continuar em movimento, ele será jogado para frente.
A Segunda Lei de Newton é o "Princípio Fundamental da Dinâmica". Nesse estudo, Newton constatou que a força resultante (soma vetorial de todas as forças aplicadas) é diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.
A Terceira Lei de Newton é chamada de "Lei da Ação e Reação" ou "Princípio da Ação e Reação" no qual toda força de ação é correspondida por uma força de reação.
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TAREFA JUNHO
NOME: Nº 1º
1) (IF-GO) Um nadador, conforme mostrado na figura, imprime uma força com as mãos na água (F1) trazendo-a na direção de seu tórax. A água, por sua vez, imprime uma força no nadador (F2) para que ele se mova para frente durante o nado.
Assinale a resposta correta:
a) Esse princípio obedece à Lei da Inércia, uma vez que o nadador permanece em seu estado de movimento.
b) Obedecendo à Lei da Ação e Reação, o nadador imprime uma força na água para trás e a água, por sua vez, empurra-o para frente.
c) O nadador puxa a água e a água empurra o nadador, obedecendo à Lei das Forças (segunda Lei de Newton).
d) Nesse caso, é o nadador que puxa seu corpo, aplicando uma força nele próprio para se movimentar sobre a água.
e) O nadador poderá mover-se, pois a força que ele aplica na água é maior do que a resultante das forças que a água aplica sobre ele.
2) (UFRN 2012) - Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir
Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
a) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.
b) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
c) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
d) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação.
3) Mônica queria apenas agredir o Cebolinha, porém, acabou machucando o pobre do Sansão.
Qual das três Leis de Newton que explica essa situação?
ATIVIDADE I- FÍSICA
DATA DE ENTREGA:
26/05/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER
FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO
SEMANAL DE FÍSICA DO 1 A B C D
1A
enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou
Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome
o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande
somente as questões.
1B C D para o e-mail elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br ou
Whatsapp 9456-39175
Habilidades: Compreender as interações entre peso e massa
entre objetos na superfície da Terra ou entre planeta ou astros no Universo,
identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações.
Peso e Massa
O Peso (P) e a Massa (m) são duas
grandezas fundamentais nos estudos da física, as quais, na maioria das vezes,
são utilizadas erroneamente como sinônimos, porém possuem propriedades
distintas.
Assim,
o peso caracteriza
uma força resultante de atração dos corpos numa determinada interação
gravitacional, o qual varia conforme a força de gravidade exercida sobre esse
corpo, massa é
uma grandeza invariável que
designa a quantidade de matéria presente num corpo.
Assim, fica claro, que a massa de uma pessoa
será sempre a mesma, independentemente do local onde ela esteja.
Por outro lado, o peso da pessoa varia de
acordo com a força da gravidade atuante sobre ela, ou seja, qualquer
indivíduo pesa um valor diferente no planeta Terra e no planeta Vênus, visto
que esses locais possuem valores de gravidades distintas.
Nesse sentido, vale ressaltar que as frases
comumente utilizadas para referir-se à massa corporal, como por exemplo, “Eu
peso 60 kg”, “Qual seu peso?”, são incoerentes uma vez que os enunciados
corretos são: “Minha massa é de 60 Kg” e “Qual a sua massa?”.
O Peso (P) é uma grandeza vetorial visto
que apresenta intensidade, direção e sentido, sendo o produto da massa de um
corpo e a aceleração da gravidade exercida sobre ele.
Dessa forma, diferentemente da massa, o peso é
um valor variável.
No Sistema Internacional (SI),
a unidade padrão do Peso é representada em Newton (N). A partir disso, para calcular o peso dos
corpos, utiliza-se a seguinte expressão:
P= m.g
Onde:
P= Peso
m= massa
g= aceleração
da gravidade
Assim, se o valor de gravidade
(g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2,
qual é o peso de um corpo de massa 60kg?
P= m.g
P= 60x10
P= 600 N
Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.
1ª TAREFA MAIO
NOME:
Nº 1º
1- Em relação aos conceitos de peso e massa, assinale a
alternativa INCORRETA:
a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela
aceleração da gravidade local.
b) Peso e massa são grandezas físicas diferentes.
c) A força peso aponta para baixo.
d) Peso é uma grandeza vetorial, medida em newtons.
e) Massa é grandeza, medida em gramas
2- O peso de um corpo é uma grandeza física:
a) Que não varia com o local onde o corpo se encontra
b) Cuja unidade é medida em quilograma
c) Caracterizada pela quantidade de matéria que o corpo
encerra
d) Que mede a intensidade da força de reação de apoio
e) Cuja intensidade é o produto da massa do corpo pela
aceleração da gravidade local.
3- Considerando-se o conceito de massa, pode-se dizer:
a) A massa de um objeto depende do valor da aceleração da
gravidade.
b) A massa depende da quantidade de material que constitui
um objeto.
c) A massa de um objeto depende da sua localização.
d) Massa e peso são a mesma quantidade.
e) Massa é grandeza, medida em Newton
4- O peso de um corpo depende basicamente da sua massa e da
aceleração da
gravidade em um local. A tirinha a seguir mostra que o
Garfield está tentando utilizar seus conhecimentos de Física para enganar o seu
amigo.
De acordo com os princípios das Leis da Física se Garfield
for para esse planeta:
a) ficará mais magro, pois a massa depende da aceleração da
gravidade.
b) ficará com um peso maior.
c) não ficará mais magro, pois sua massa não varia de um
local para outro
d) ficará com o mesmo peso.
e) não sofrerá nenhuma alteração no seu peso e na sua
massa.
FÍSICA
1º
ANO DO ENSINO MÉDIO/ 1º BIMESTRE 2021.
OBS: ENTREGUE A ATIVIDADE NO EMAIL DO SEU RESPECTIVO PROFESSOR
ATÉ O DIA 31/03/2021
ATIVIDADE
1.
1°A: Professor James e-mail: flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br
1°B,C,D: Professora: Elsa Rodrigues e-mail: elsalourdes@prof.educacao.sp.gov
TEMA: ENERGIA E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL.
Habilidade :Analisar e representar ,com
ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos , as
transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidades de matéria, de
energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em
situações cotidianas e em processos produtivos que priorizam o desenvolvimento
sustentável, o uso consciente dos recursos naturais é a preservação da vida em
todas as suas formas.
RESPONDA
1)De acordo com a aula apresentada no
cmsp no dia 23/02/2021 responda:
a) O
que são energias renováveis e não renováveis?
b) Como
as tecnologias podem auxiliar na construção de uma sociedade sustentável?
c) Qual
é a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana e
da natureza?
2) Quais são os tipos de
energias e suas fontes?
3) O que é
Sustentabilidade?
4) De acordo com a
questão 3, o que seria uma atitude sustentável?
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