E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


FÍSICA 1°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- FÍSICA


DATA DE ENTREGA: 23/06/2021

E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE FÍSICA DO 1 A B C D 

 1°A enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.

Não esquecer o nome, o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as questões.

1°B, C, D para o e-mail elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9456-39175

Habilidades: Compreender as interações entre as três Leis de Newton.

Atividades a serem realizadas: 


Leitura do texto abaixo e entregas das questões solicitadas no texto para correção:


CONCEITO DE FORÇA E AS LEIS DE NEWTON

Força é o agente causador de movimento, transformação ou deformação, a força pode se apresentar de várias formas:


Leis de Newton - 1ª, 2ª e 3ª Lei de Newton e aplicações

As Leis de Newton são os princípios fundamentais usados para analisar o movimento dos corpos. Juntas, elas formam a base da fundamentação da mecânica clássica.

 As três leis de Newton foram publicadas pela primeira vez em 1687 por Isaac Newton (1643-1727) na obra de três volumes "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica).

 Isaac Newton foi um dos mais importantes cientista da história, tendo deixado importantes contribuições, principalmente na física e na matemática.

 A Primeira Lei de Newton é também chamada de "Lei da Inércia" ou "Princípio da Inércia". Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU).

 Assim, para um corpo sair do seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme é necessário que uma força passe a atuar sobre ele.

Primeira lei de Newton

Para exemplificar, pensemos num ônibus em que o motorista, que está numa determinada velocidade, se depara com um cão e rapidamente, freia o veículo.

 Na situação da figura o cavaleiro é continuar em movimento, ele será jogado para frente.

Segunda Lei de Newton é o "Princípio Fundamental da Dinâmica". Nesse estudo, Newton constatou que a força resultante (soma vetorial de todas as forças aplicadas) é diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

Osvaldofisica: Garfield saca tudo de Física

Terceira Lei de Newton é chamada de "Lei da Ação e Reação" ou "Princípio da Ação e Reação" no qual toda força de ação é correspondida por uma força de reação.

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

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 TAREFA JUNHO

NOME:                                                                                                             Nº           1º


1) (IF-GO) Um nadador, conforme mostrado na figura, imprime uma força com as mãos na água (F1) trazendo-a na direção de seu tórax. A água, por sua vez, imprime uma força no nadador (F2) para que ele se mova para frente durante o nado.

Assinale a resposta correta:

 

a) Esse princípio obedece à Lei da Inércia, uma vez que o nadador permanece em seu estado de movimento.

b) Obedecendo à Lei da Ação e Reação, o nadador imprime uma força na água para trás e a água, por sua vez, empurra-o para frente.

c) O nadador puxa a água e a água empurra o nadador, obedecendo à Lei das Forças (segunda Lei de Newton).

d) Nesse caso, é o nadador que puxa seu corpo, aplicando uma força nele próprio para se movimentar sobre a água.

e) O nadador poderá mover-se, pois a força que ele aplica na água é maior do que a resultante das forças que a água aplica sobre ele.

 

2) (UFRN 2012) - Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir

tirinha

Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
a) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.
b) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
c) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
d) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação. 

 

3) Mônica queria apenas agredir o Cebolinha, porém, acabou machucando o pobre do Sansão.

Qual das três Leis de Newton que explica essa situação?




ATIVIDADE I- FÍSICA


DATA DE ENTREGA: 26/05/2021


E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE FÍSICA DO 1 A B C D

  1A enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.

 Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as questões.

1B C D para o e-mail elsalourdes@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9456-39175

Habilidades: Compreender as interações entre peso e massa entre objetos na superfície da Terra ou entre planeta ou astros no Universo, identificando e relacionando variáveis relevantes nessas interações.




                    

Peso e Massa

 

 Peso (P) e a Massa (m) são duas grandezas fundamentais nos estudos da física, as quais, na maioria das vezes, são utilizadas erroneamente como sinônimos, porém possuem propriedades distintas.

 Assim, o peso caracteriza uma força resultante de atração dos corpos numa determinada interação gravitacional, o qual varia conforme a força de gravidade exercida sobre esse corpo, massa é uma grandeza invariável que designa a quantidade de matéria presente num corpo.

 Assim, fica claro, que a massa de uma pessoa será sempre a mesma, independentemente do local onde ela esteja.

 Por outro lado, o peso da pessoa varia de acordo com a força da gravidade atuante sobre ela, ou seja, qualquer indivíduo pesa um valor diferente no planeta Terra e no planeta Vênus, visto que esses locais possuem valores de gravidades distintas.

 Nesse sentido, vale ressaltar que as frases comumente utilizadas para referir-se à massa corporal, como por exemplo, “Eu peso 60 kg”, “Qual seu peso?”, são incoerentes uma vez que os enunciados corretos são: “Minha massa é de 60 Kg” e “Qual a sua massa?”.

 O Peso (P) é uma grandeza vetorial visto que apresenta intensidade, direção e sentido, sendo o produto da massa de um corpo e a aceleração da gravidade exercida sobre ele.

Dessa forma, diferentemente da massa, o peso é um valor variável. No Sistema Internacional (SI), a unidade padrão do Peso é representada em Newton (N). A partir disso, para calcular o peso dos corpos, utiliza-se a seguinte expressão:

 

P= m.g

 

Onde:

P= Peso

m= massa
g= aceleração da gravidade

 

Assim, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2, qual é o peso de um corpo de massa 60kg?

 

P= m.g
P= 60x10
P= 600 N

 

Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.

 

1ª TAREFA MAIO

NOME:                                                                                                             Nº           1º

 

1- Em relação aos conceitos de peso e massa, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.

b) Peso e massa são grandezas físicas diferentes.

c) A força peso aponta para baixo.

d) Peso é uma grandeza vetorial, medida em newtons.

e) Massa é grandeza, medida em gramas

2- O peso de um corpo é uma grandeza física:

a) Que não varia com o local onde o corpo se encontra

b) Cuja unidade é medida em quilograma

c) Caracterizada pela quantidade de matéria que o corpo encerra

d) Que mede a intensidade da força de reação de apoio

e) Cuja intensidade é o produto da massa do corpo pela aceleração da gravidade local.

3- Considerando-se o conceito de massa, pode-se dizer:

a) A massa de um objeto depende do valor da aceleração da gravidade.

b) A massa depende da quantidade de material que constitui um objeto.

c) A massa de um objeto depende da sua localização.

d) Massa e peso são a mesma quantidade.

e) Massa é grandeza, medida em Newton

4- O peso de um corpo depende basicamente da sua massa e da aceleração da

gravidade em um local. A tirinha a seguir mostra que o Garfield está tentando utilizar seus conhecimentos de Física para enganar o seu amigo.



De acordo com os princípios das Leis da Física se Garfield for para esse planeta:

a) ficará mais magro, pois a massa depende da aceleração da gravidade.

b) ficará com um peso maior.

c) não ficará mais magro, pois sua massa não varia de um local para outro

d) ficará com o mesmo peso.

e) não sofrerá nenhuma alteração no seu peso e na sua massa.



FÍSICA

1º ANO DO ENSINO MÉDIO/ 1º BIMESTRE 2021.

OBS: ENTREGUE A ATIVIDADE NO EMAIL DO SEU RESPECTIVO PROFESSOR

 ATÉ O DIA 31/03/2021

 

ATIVIDADE 1.

1°A: Professor James e-mail: flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br

1°B,C,D: Professora:  Elsa Rodrigues e-mail: elsalourdes@prof.educacao.sp.gov


TEMA: ENERGIA E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL.

Habilidade :Analisar e representar ,com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos , as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidades de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizam o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais é a preservação da vida em todas as suas formas.

RESPONDA

1)De acordo com a aula apresentada no cmsp no dia 23/02/2021 responda:

a)      O que são energias renováveis e não renováveis?

b)     Como as tecnologias podem auxiliar na construção de uma sociedade sustentável?

c)      Qual é a importância da preservação do meio ambiente na manutenção da vida humana e da natureza?

2) Quais são os tipos de energias e suas fontes?

3) O que é Sustentabilidade?

4) De acordo com a questão 3, o que seria uma atitude sustentável?

 

 


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