E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


CIÊNCIAS 7°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- CIÊNCIAS

DATA DE ENTREGA: 23/06/2021

Roteiro de Estudo

Atividade nº 02 - (2º Bimestre)

 Período de 17/06/2021 A 23/06/2021

Ano/série: 7º Ano A

 Ano/série: 7º Ano B, C, e D

Área: Ciências

Disciplina: Ciências da natureza

Professor (a): Roseli - mroseliaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

 Professor (a) Erica - ericafernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Número de aulas: 04 Aulas = 04 Total

 Número de aulas: 04 Aulas = 12 Total

Aluno:                                                                                                                   Série:                  Nº 

Tema/conteúdo:  Vida e evolução

Apresentar algumas características: Mata Atlântica; Pantanal e Carrado.

Habilidade (s) a ser (em) desenvolvida (s):

EF07CI07- Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Observações:

  • Assistir a aula no Centro de Mídias ou pelo canal TV Cultura Educação 10.3 nos horários e dias estipulados pela Secretaria da Educação e fazer um pequeno resumo no caderno;

  • Responder as atividades no próprio celular ou no computador. No final da atividade clique em enviar;

  •  As atividades serão postadas no Blog da escola e no google classroom (que fica dentro do aplicativo CMSP).


  • Material de apoio 

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DESTE FORMULÁRIO: 

26/04/21 - 7º ano do EFII - Ciências - A vida e sua organização

https://www.youtube.com/watch?v=why84gcwZxQ

03/05/21 - 7º ano do EFII - Ciências - A vida e sua organização contínua

https://www.youtube.com/watch?v=IRGu8Iq3-tI

10/05/21 - 7º ano do EFII - Ciências – Músculos

https://www.youtube.com/watch?v=s3Y54u_8PMA

14/05/21 - 7º ano do EFII - Ciências - Os sistemas do corpo

https://www.youtube.com/watch?v=V8pBZRK2rtk


Atividade:


1) Fazer o do caderno do aluno - Currículo em Ação Vol. 2 (Pag. 113, 116 e 119 tirar foto e 7 Ano A enviar para o e-mail: mroseliaraujo@prof.educacao.sp.gov.br  e 7 Ano B, C, e D enviar para o e-mail: ericafernandes@prof.educacao.sp.gov.br;


Atividade deverá ser respondida até 23/06/2021


Obs: Alunos que já realizaram essa atividade não precisa fazer novamente.



ATIVIDADE I- CIÊNCIAS

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021 

Roteiro de Estudo

 Atividade nº 01 - (2º Bimestre)

 Período de 20/05/2021 A 26/05/2021

 Ano/série: 7º Ano A

 Ano/série: 7º Ano B, C, e D

 Área: Ciências

 Disciplina: Ciências da natureza

 Professor (a): Roseli - mroseliaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

 Professor (a) Erica - ericafernandes@prof.educacao.sp.gov.br

 Número de aulas: 04 Aulas = 04 Total

 Número de aulas: 04 Aulas = 12 Total

 Aluno:                                                                                                                   Série:                  Nº

 Tema/conteúdo:  Vida e evolução

 Célula como unidade da vida Níveis de organização dos seres vivos

 Habilidade (s) a ser (em) desenvolvida (s):

(EF06CI06) Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.                       









Observações:

Assistir a aula no Centro de Mídias ou pelo canal TV Cultura Educação 10.3 nos horários e dias estipulados pela Secretaria da Educação e fazer um pequeno resumo no caderno;          

Responder as atividades no próprio celular ou no computador. No final da atividade clique em enviar;

As atividades serão postadas no Blog da escola e no google classroom (que fica dentro do aplicativo CMSP).    

Fazer as atividades do caderno do aluno - Currículo em Ação Vol. 2 (Pag. 113, 116 e 119 tirar foto e 7 Ano A enviar para o e-mail: mroseliaraujo@prof.educacao.sp.gov.br e 7 Ano B, C, e D enviar para o e-mail: ericafernandes@prof.educacao.sp.gov.br entregar até 11/06);


 

·Material de apoio

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DESTE FORMULÁRIO:

    

26/04/21 - 7º ano do EFII - Ciências - A vida e sua organização

https://www.youtube.com/watch?v=why84gcwZxQ

 

03/05/21 - 7º ano do EFII - Ciências - A vida e sua organização contínua

https://www.youtube.com/watch?v=IRGu8Iq3-tI

 

10/05/21 - 7º ano do EFII - Ciências – Músculos

https://www.youtube.com/watch?v=s3Y54u_8PMA

 

14/05/21 - 7º ano do EFII - Ciências - Os sistemas do corpo

https://www.youtube.com/watch?v=V8pBZRK2rtk

 

ü    Acesse este link para entrar na atividade   

            https://forms.gle/joLAJDb3Ee2mvEVp9



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Atividade de Ciências - 1º Bimestre 2021

- 7º Ano A/B/C/D

Devolutiva da atividade até dia 31/03/2021

 

CLICK NO LINK ABAIXO


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGode13Z08N3kwiiaoBHlrOVh_C2r4pBQ9tuJ90scrgwZABw/viewform

11 comentários:

  1. Alunos 8 A aqui é o professor Rafael de ciências por favor entrem em contato pelo email rafbueno@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. ola professor sou do setimo ano"7" o que eu faço???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com grupo de Whatsapp 11966829251 ou email rafbueno@professor.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  3. e voçe dava aula na minha sala setimo ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com grupo de Whatsapp 11966829251 ou email rafbueno@professor.educacao.sp.gov.br

      Excluir
    2. Estamos com grupo de Whatsapp 11966829251 ou email rafbueno@professor.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  4. Ciências 7 ano Fundamental II
    Unidade Escolar: Escola Sebastião Walter Fusco
    Professor Rafael
    Componente Curricular Ciências
    Turmas 7ª A 7B 7C
    Assunto: Condução Térmica
    Entrega 14 ao dia 21/05/20
    Objetivo: * Rever os conceitos relacionados ao estudo da temperatura.
    • Estabelecer conexão entre os conceitos estudados
    • Compreender a relação entre os seres vivos e a forma da geração do calor e suas funções.

    Introdução



    A condução Térmica no cotidiano
    Desde a Pré-História o ser humano observa a natureza e aprende com ela.
    Os humanos primitivos perceberam que alguns animais que resistem bem ao frio são revestidos de pêlos.
    É o caso de ursos e renas. Essa observação deve ter inspirado o ser humano pré-histórico a usar peles de animais para se proteger do frio. Atualmente usamos roupas apropriadas para isso: os agasalhos.
    Os agasalhos que usamos, os pelos dos animais e a camada de gordura de alguns deles têm sob a pele são bons isolantes térmicos, que dificultam a saída de calor do organismo para o ambiente frio.

    As penas das aves também tem o papel de dificultar a perda de calor para o ambiente. Entre as penas, fica retido um pouco de ar, que é um bom isolante térmico e reduz ainda mais a perda de calor. O isopor, usado para fazer caixas térmicas isolantes, se vale exatamente desse mesmo princípio. Ele nada mais é do que um tipo de plástico (chamado poliestireno) fabricado de modo a conter muitas minúsculas bolhas de ar dentro de si. Essas bolhas são tão pequenas que não as conseguimos ver, mas é a sua presença que deixa o isopor fofo e o torna um bom isolante térmico.
    Orientação para estudos.
    Vídeo sugerido. https://youtu.be/2oWyVUNN6mM
    • Refletir sobre as formas e tipo de isolante Térmico.
    • Responda as questões.

    (1) De exemplos de isolante térmico na espécie humana e animal?
    (2) Referente as aves explique a forma que as penas retém o calor corpóreo (corpo)?
    (3) Observando a figura a seguir responda: diferente de animais de regiões tropicais exemplo Brasil quais adaptações os animais mamíferos que vivem em regiões Polares de baixas temperaturas (frias) possuem?

    Observação: Você pode tirar foto da atividade e encaminhar para o e-mail rafbueno@professor.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp 11966829251
    Bom estudo.


    ResponderExcluir
  5. pode entregar a atividade na escola professor????????

    ResponderExcluir
  6. Alunos do 7 ano D, E e F da Profª Roseli de Ciências
    De uma olhada no e-mail de vocês ou no google classorom que mandeia Atividade nº 01 do 2º Bimestre para fazer e enviar até 19/06.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde alunos do 7 ANO D, E e F
    Enviei para o e-mail de vocês a 2 Atividade do 2º Bimestre para devolver até 26/06.
    E também estou reenviando a atividade 1 para aqueles que ainda não fizeram, ainda estou recebendo.

    ResponderExcluir