SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- SOCIOLOGIA
Atividade 2 sociologias para o ensino médio 1 A, B, C, D
professores:
1°A, B,C: Simone Cristiane Felipe e-mail: simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br
1°D: Sabatha Fernandes e-mail: sabatha@prof.educacao.sp.gov.br
Tema trabalhado: evolucionismo social
Habilidade desenvolvida nesta atividade: Esta atividade abordam os
fatores que possibilitaram o surgimento dessa importante ciência
EVOLUCIONISMO SOCIAL x RELATIVISMO CULTURAL
“Quando os europeus chegaram pela primeira
vez numa certa sociedade, viviam diferentes choques culturais. Exploradores e
religiosos se puseram a debater, na época, se os povos encontrados em outras
terras seriam "pessoas" assim como eles. Quais seriam os critérios
"corretos" para considerarmos certas populações como
"pessoas"? A disputa estava posta.
De um lado, juristas, filósofos e estudiosos diziam que esses povos não tinham
religião (pois não eram cristãos e nem seguiam nenhuma religião que eles
conhecessem), e se assemelhavam a animais, pois andavam nus ou vestidos apenas
com peles, e não falavam uma língua que eles pudessem compreender (o que soava
como grunhidos a seus ouvidos). Além disso, se nutriam de alimentos crus ou
desconhecidos e, em alguns casos, de carne humana também.
Do outro lado da discussão, porém, estavam outros homens públicos (na época
raramente havia mulheres na vida pública) e religiosos que defendiam que, uma
vez que as sociedades indígenas não apresentavam as mesmas "mazelas"
das sociedades europeias, isso mostrava que eles eram naturalmente
"bons", superiores, etc. A ausência de guerras e de violência em algumas
tribos fazia com que esse grupo descrevesse os indígenas como seres
"dóceis", por exemplo. Tampouco havia pestes e doenças, entendidas na
época como punições divinas, o que corrobora, para eles, essa impressão.
No caso brasileiro, em especial no Estado de São Paulo, os jesuítas foram
grandes militantes da catequização indígena pois se alinhavam com o segundo
grupo. Enquanto as correntes hegemônicas da Igreja Católica defendiam que eles
não possuíam alma, sendo algo próximo de animais, e, portanto, deveriam ser
escravizados como tais, os jesuítas iam contra isso e catequizavam indígenas
como forma de provar seu ponto, mostrando que, se eles podiam se converter,
tinham "alma" e poderiam ser salvos na hora do julgamento. Seria uma
caridade deles, em seu ponto de vista, proporcionar essa suposta
"elevação" a tais povos.”
Com base no texto, responda as perguntas abaixo:
1) O texto descreve duas posturas distintas assumidas pelos europeus quando
tiveram contato com as populações nativas que passaram a colonizar. Quais foram
essas duas posturas?
2) De acordo com o texto, de que maneira os jesuítas tentaram, no Brasil,
provas que os indígenas possuíam alma?
3) Com base nas aulas, como se chamou o tipo de pensamento, elaborado pelos
europeus, que procurava provar que as populações nativas da América, África,
Oceania e Ásia eram menos evoluídas que a população europeia? Quais foram as
consequências desse pensamento?
4) O sociólogo Franz Boas procurou criticar o pensamento dos evolucionistas
sociais ao elaborar uma teoria sobre o relativismo cultural. Explique a teoria
de Franz Boas.
5) Cite uma mazela vivenciada pela
sociedade europeia e explique
ATIVIDADE I- SOCIOLOGIA
Atividade sociologia 1°A, B, C D
PROFESSORAS: SIMONE E SABATA
DATA DA ENTREGA: 12/05/2021
1 A, B, C : E-MAIL: simone44felipe@gmail.com
1°D: E-MAIL: sabathafernandes@gmail.com
HABILIDADE DESENVOLVIDA NESTA ATIVIDADE
- Compreender o que permite ao homem viver em sociedade.
O que é ser diferente na sociedade contemporânea?
O ser humano é rico por ser tão variado, existindo em todas as formas, cores e modos de ser e agir. Ninguém é igual, todos somos diferentes um dos outros e por sermos diferentes nos tornamos únicos.
Essas diferenças existem e estão presentes em nosso dia a dia em dois sentidos: um positivo e outro negativo. No sentido negativo temos as diferenças que podem expor uma pessoa a situações vergonhosas, ou seja, diferenças que provocam o bullying, por exemplo. Já no sentido positivo, temos como exemplo, aquelas pessoas que se destacam justamente por serem diferentes, por possuírem algo a mais que os outros, como uma habilidade ou um dom, entre outros.
No mundo de hoje, ser diferente muitas vezes significa ser rotulado. Se você é tímido e fala pouco, você é uma pessoa esquisita. Se você se veste de um jeito pouco convencional, você é novamente rotulado como uma pessoa estranha. Se você tem uma religião diferente da religião comum no meio em que está inserido, você é rotulado também. Enfim, se você é estrangeiro, se você é negro, se você tem câncer, se você tem manchas na pele, se você tem algum membro amputado, entre outros, você acaba sendo discriminado pela sociedade.
Os deficientes físicos, visuais, auditivos e mentais, são diferentes do que se considera como normal. A deficiência pode ser entendida como uma desvantagem, que resulta de um comprometimento ou de uma incapacidade, que acaba limitando ou impedindo o desempenho motor de uma determinada pessoa. E como ser humano, carregamos um grande defeito, temos horror ao que é diferente. Nós odiamos estarmos fora dos padrões da sociedade, nós odiamos ser julgadas, ser mutilados por olhares alheios, nós odiamos ser diferentes e odiamos quem é diferente.
O feio, aquele que não atende aos padrões de beleza da sociedade, é visto por nós como um estranho, incompetente e indigno. O mesmo ponto de vista é usado para olhar o deficiente físico, o deficiente mental, o negro, o índio, o estrangeiro, o pobre, a prostituta, o homossexual e outros. Essas diferenças não se encaixam nos padrões de normalidade e perfeição que foram criados e impostos pela sociedade ao longo do tempo. Assim, se não se encaixam, não serve e se não serve, tem que ser deixado de lado, ou seja, deixado à margem da sociedade.
Essa rejeição das diferenças é manifestada de várias formas, porém, uma das mais óbvias é quando as portas da escolarização e da carreira profissional se fecham para essas pessoas. Para a sociedade é mais fácil discriminar, marginalizar e excluir, do que compreender, aceitar e incluir essas diferenças no seu dia a dia. Não podemos esquecer que todas essas pessoas são seres humanos como todos nós e, portanto, possuem o direito de participar diretamente da sociedade, compartilhando suas habilidades e contribuindo para que a mesma se desenvolva.
Dessa forma, ser diferente na sociedade contemporânea é ser incapaz, ou seja, visto como alguém limitado sem nenhuma condição de estar enquadrado no que a sociedade considera como normal. Assim, os direitos que asseguram essas pessoas consideradas diferentes não bastam só está presente nas leis, é preciso um grande esforço no sentido de mudança com o objetivo de se reeducar a sociedade visando acabar com conceitos preconceituosos que estão impregnados em nossa mente. Pois, se mudarmos o nosso modo de pensar e de ver as diferenças, mudamos o nosso modo de agir em relação a elas, o que resultará em uma sociedade mais justa e igualitária, que terá como base o respeito e a maturidade, onde todos possam viver e conviver com as diferenças, sem denegrir ou ferir ninguém.
Analisando o tema : Faça um breve comentário do texto acima.
Bons estudos!
Primeiro Bimestre: Atividade de sociologia
DATA DA ENTREGA 31/03
1° A,B,C professora: Simone
EMAIL: simone44felipe@gmail.com
1°D encaminhar atividades para e-mail: sebastiaowalterfusco@gmail.com
O
que é ser diferente na sociedade contemporânea?
O ser humano é rico por ser tão variado, existindo
em todas as formas, cores e modos de ser e agir. Ninguém é igual, todos somos
diferentes um dos outros e por sermos diferentes nos tornamos únicos.
Essas diferenças existem e estão presentes em nosso
dia a dia em dois sentidos: um positivo e outro negativo. No sentido negativo
temos as diferenças que podem expor uma pessoa a situações vergonhosas, ou
seja, diferenças que provocam o bullying, por exemplo. Já no sentido positivo,
temos como exemplo, aquelas pessoas que se destacam justamente por serem
diferentes, por possuírem algo a mais que os outros, como uma habilidade ou um
dom, entre outros.
No mundo de hoje, ser diferente muitas vezes
significa ser rotulado. Se você é tímido e fala pouco, você é uma pessoa
esquisita. Se você se veste de um jeito pouco convencional, você é novamente
rotulado como uma pessoa estranha. Se você tem uma religião diferente da
religião comum no meio em que está inserido, você é rotulado também. Enfim, se
você é estrangeiro, se você é negro, se você tem câncer, se você tem manchas na
pele, se você tem algum membro amputado, entre outros, você acaba sendo
discriminado pela sociedade.
Os deficientes físicos, visuais, auditivos e
mentais, são diferentes do que se considera como normal. A deficiência pode ser
entendida como uma desvantagem, que resulta de um comprometimento ou de uma
incapacidade, que acaba limitando ou impedindo o desempenho motor de uma
determinada pessoa. E como ser humano, carregamos um grande defeito, temos
horror ao que é diferente. Nós odiamos estarmos fora dos padrões da sociedade,
nós odiamos ser julgadas, ser mutilados por olhares alheios, nós odiamos ser
diferentes e odiamos quem é diferente.
O feio, aquele que não atende aos padrões de beleza
da sociedade, é visto por nós como um estranho, incompetente e indigno. O mesmo
ponto de vista é usado para olhar o deficiente físico, o deficiente mental, o
negro, o índio, o estrangeiro, o pobre, a prostituta, o homossexual e outros.
Essas diferenças não se encaixam nos padrões de normalidade e perfeição que
foram criados e impostos pela sociedade ao longo do tempo. Assim, se não se
encaixam, não serve e se não serve, tem que ser deixado de lado, ou seja,
deixado à margem da sociedade.
Essa rejeição das diferenças é manifestada de
várias formas, porém, uma das mais óbvias é quando as portas da escolarização e
da carreira profissional se fecham para essas pessoas. Para a sociedade é mais
fácil discriminar, marginalizar e excluir, do que compreender, aceitar e
incluir essas diferenças no seu dia a dia. Não podemos esquecer que todas essas
pessoas são seres humanos como todos nós e, portanto, possuem o direito de
participar diretamente da sociedade, compartilhando suas habilidades e
contribuindo para que a mesma se desenvolva.
Dessa forma, ser diferente na sociedade
contemporânea é ser incapaz, ou seja, visto como alguém limitado sem nenhuma
condição de estar enquadrado no que a sociedade considera como normal. Assim,
os direitos que asseguram essas pessoas consideradas diferentes não bastam só
está presente nas leis, é preciso um grande esforço no sentido de mudança com o
objetivo de se reeducar a sociedade visando acabar com conceitos
preconceituosos que estão impregnados em nossa mente. Pois, se mudarmos o nosso
modo de pensar e de ver as diferenças, mudamos o nosso modo de agir em relação
a elas, o que resultará em uma sociedade mais justa e igualitária, que terá
como base o respeito e a maturidade, onde todos possam viver e conviver com as
diferenças, sem denegrir ou ferir ninguém.
Analisando o tema
Faça
um breve comentário do texto acima
(enviar para o e-mail indicado acima)
Atividade de Sociologia – Profª Luzanete
ResponderExcluir1º ano A, B, C, D e E.
As atividades realizadas deverão ser enviadas para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
1) De acordo com o seu entendimento sobre o conteúdo trabalhado no primeiro bimestre, construa um pequeno trecho estabelecendo a relação existente entre Relativismo Cultural e Etnocentrismo.
As pessoas é rica por ser tão variado, existindo em todas as formas, cores e modos de ser e agir. Ninguém é igual, todos somos diferentes um dos outros e por sermos diferentes nos tornamos únicos.
ExcluirProfessora não estou conseguindo mandar as lições para este e-mail:lu.zanete@hotmail.com está dando erro ao envio
ResponderExcluirO e-mail está correto, verifica se não tem alguma letra errada ou tenta enviar de outro e-mail. Estou recebendo as atividades normalmente por esse e-mail lu.zanete@hotmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete
ResponderExcluir1º ano A, B, C, D e E.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
Assunto: A ideologia do modo de vida americano.
1) Leia o trecho a seguir.
Comumente ouvimos falar do modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista Marxismo, isso não passa de uma __________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de sustentação dos seus privilégios de classe.
A partir das palavras abaixo, indique a palavra que melhor completa o trecho lido.
Indústria Cultural - Conspiração - Ideologia - Percepção - Alienação.
Resposta:__________________
2) A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos um dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes. Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade. Portanto, as pessoas satisfazem suas próprias necessidades vivendo em sociedade e as suas relações sociais aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social.
Cite algumas regras de conduta que personificam as relações em uma sociedade.
Resposta:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade de Sociologia – Prof.ª Luzanete
ResponderExcluir1º ano A, B, C, D e E.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e enviadas através de foto para o e-mail: lu.zanete@hotmail.com
Assunto: Análise de papéis sociais e de processos de interação social.
Um tema interessante da Sociologia é o dos papéis sociais. Papel social é o conjunto de expectativas de comportamento padronizado em relação a cada uma das posições sociais (status) existentes em uma sociedade, ou, em outras palavras, o comportamento esperado dos indivíduos em determinado status social. O indivíduo desempenha tantos papéis quantos sejam os status que ele ocupe (quantas sejam as relações sociais). (VILA NOVA, 1995: 110).
Identifique e diagrame o adolescente e seus papéis sociais em todas as situações (relações) sociais em que você considera que um adolescente da sua idade está inserido cotidianamente, descrevendo o papel social em que desempenha em cada situação.
Exemplo: filho(a).
Papel social - nas ciências sociais, papel social define o conjunto de normas, direitos, deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma instituição.
Status social - é um conceito que define a posição social do indivíduo na estrutura da sociedade.
Leia e comente as definições de papel e de status social.