E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


PORTUGUÊS 8°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- PORTUGUÊS

 

Atividade2 do 2º Bimestre de Arte – 8º anos.

Realizar até dia 16/06/2021

Professora: Teresa Guelssi

 

É muito importante realizar as atividades dentro do prazo e assistir

as aulas do Centro de Mídias CMSP ou pela televisão Cultura

Educação 2.3 ou dependendo do controle, usar traço 2-3

A atividade está disponível também no grupo de WhatsApp dos 8º

anos e Classroom.

 

Grupo dos 8º anos (11) 995317059

É só clicar no link abaixo, responder e clicar em enviar

que recebo imediatamente sua atividade. Faça apenas

uma vez.

 

https://forms.gle/kc9dB1x8JBMJmqA96


ATIVIDADE I- PORTUGUÊS


DATA DE ENTREGA: 19/05/2021

 

E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Nome: _________________nº ___ Série ____Turma: _______

Professora: __________________ Disciplina: Língua Portuguesa


Responda essa atividade de acordo com o aprendido com a leitura do  Aprender Sempre página 07 (2º Bimestre).


“A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos. A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua argumentação - resultado especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem. Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente. A incoerência compromete a clareza do discurso, a sua fluência e a eficácia da leitura.”

Considerando a classificação faça a associação entre os tipos de coerência, apresentados na Coluna I, com suas respectivas características, apresentadas na Coluna II.


Coluna I


I. Coerência temática

II. Coerência Pragmática

III. Coerência Estilística

IV. Coerência Genérica ou Superestrutural

V. Coerência Semântica

VI. Coerência Sintática


Coluna II

1. Adequação do tipo de linguagem escolhido (formal/informal) ao tipo e gênero textual, à situação e aos interlocutores.

2. Refere-se à relação entre significados dos elementos das frases em sequência em um texto ou entre os elementos do texto como um todo; o respeito ou desrespeito às relações de sentido entre os termos também se relacionam a esse tipo de coerência.

3. Relaciona-se aos atos de fala, isto é, às ações que o autor pretendeu realizar ao compor seu enunciado desta ou daquela forma.

4. Diz respeito à relevância e/ou pertinência dos fatos, ideias e eventos em relação ao tema ou tópico em desenvolvimento em um determinado texto.

5. Adequação à estrutura e característica típicas de cada tipo gênero e tipo textual.

6. Refere-se aos meios sintáticos (gramaticais) utilizados para expressar a coerência semântica, tais como os conectivos (conjunções), pronomes, advérbios etc.



Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Escolha uma:

a. (    )    I – 3 / II – 1 / III – 5 / IV – 2 / V – 4 / VI – 6.
b. (    )   I – 2 / II – 5 / III – 1 / IV – 4 / V – 3 / VI – 6.
c. (    )   I – 5 / II – 4 / III – 2 / IV – 6 / V – 1 / VI – 3.
d. (    )   I – 2 / II – 3 / III – 5 / IV – 1 / V – 2 / VI – 6.
e. (    )   I – 4 / II – 3 / III – 1 / IV – 5 / V – 2 / VI – 6.

PROFESSORA CREMILDA( alunos dos 8ª,b,c,d )e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br

PROFESSORA PATRICIA( alunos do  8E ) E-mail: professorapatricia@hotmail.com




PRIMEIRO BIMESTRE: 2021


AULA DO CMSP:    https://www.youtube.com/watch?v=hAXMt94JklA

ESSA AULA DO CMSP DARÁ UM EXEMPLO DE ENTREVISTA, MAS OBSERVE QUE O TEMA DO ROTEIRO JÁ ESTÁ DETERMINADO.

 

ROTEIRO DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

1º passo:  Definir o tema da ENTREVISTA

TEMA: Quais as mudanças que a pandemia do covid 19 trouxe para minha vida (explore a atividade pessoal e profissional do seu entrevistado);

2º passo: Escolha a pessoa que vai entrevistar (explique qual foi o motivo que o levou a entrevistar essa pessoa);

3º passo: Fazer uma pesquisa biográfica do entrevistado (Quem ele é? O que faz? Qual a sua relevância(importância para sua comunidade?)

4º passo: Elaborar as perguntas para o entrevistado;

5º passo: Apresentar ao entrevistado as perguntas para saber se ele se alguma delas o incomoda, o deixa desconfortável em responder;

6º passo: vamos definir já de início que você terá que realizar no mínimo 10 (dez) perguntas ao seu entrevistado;

7º passo: Definir quais as estratégias vai usar para entrevista, pois devido a pandemia do covid-19, a entrevista não poderá ser pessoalmente (somente se a pessoa que for entrevistar seja alguém que resida com você). Caso faça a entrevista por vídeo faça uma foto ou tire um print da entrevista;

8º passo: Você deverá transcrever todas as perguntas e respostas em word e encaminhar para o e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br ou mandar o vídeo da sua entrevista para esse mesmo e-mail.

PROFESSORA CREMILDA( alunos dos 8ª,b,c,d )e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br

PROFESSORA PATRICIA( alunos do  8E ) E-mail: professorapatricia@hotmail.com

 


 [CSM1] [CSM1]Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.

A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica.

Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).

No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.

Características da Entrevista

·         Textos informativos e/ou opinativos

·         Presença do entrevistador e do entrevistado

·         Linguagem dialógica e oral

·         Marca do discurso direto e da subjetividade

·         Mescla da linguagem formal e informal

 

 




24 comentários:

  1. Aos meus alunos:

    Atualmente, estamos vivendo um período que nunca imaginei. Longe dos amigos, família e dos alunos que tanto preso, mas logo nos veremos.
    Por enquanto, as nossas aulas vão seguir um roteiro diferente do que estamos acostumados e tudo vai servir de aprendizado. Curtam cada momento, se reinvente, leia, assista filmes, mesmo aqueles que forem por obrigação, tire dele algo novo. Ligue para uma pessoa da sua lista de contatos, cada dia uma pessoa diferente, relembre do que já fez até agora e planeje o que quer fazer depois desse período passar...e vai passar. Sejam fortes e sigam as orientações e recomendações das autoridades de saúde.
    Temos muitas atividades para fazer (se me conhecem mesmo sabem disso...rsss), mas vamos com calma. Encaminharei para coordenação do Fusco as atividades para que possam postar no blog. Informei o endereço de e-mail para que possam me encaminhar as atividades realizadas, ok!?! Não esqueçam de identificar as atividades quando me encaminharem (nome, número e série).

    Fiquem com Deus.

    OBS: E-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora é o noah essas são as minhas respostas 2c-3d-4a-5a-6b-7c-8d-9b-10a-11 sim

      Excluir
    2. Olá professora boa noite :)) dscp o horário mas eu tenho uma dúvida.. as lições serão feitas no seu próprio caderno de sala ou faremos em um caderno separado??

      Excluir
    3. 8 ano C Pedro Henrique Medeiros Rozani qual o assunto do artigo de opiniao geração do celular 2-a 3-c 4-d 5-a 6-c 7-b 8-d 9-c 10-a 11-sim

      Excluir
    4. Boa tarde! As atividades deverão ser realizadas no caderno que você já tem. Não é necessário outro.

      Excluir
  2. 8 ano B Samuel Fernandes Ramos qual o assunto do artigo de opinião R=geração do celular 2=D 3=A 4=C 5=A 6=B 7=B 8=D 9=C 10=A 11=sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samuel! Tudo bem? Anotei as suas respostas, mas será que pode me enviar pelo e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  3. (Rafaela Campos 8°B)
    Oi, professora! Tudo bem?
    além de enviarmos às atividades para o email, também tem que copia-las no caderno??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!

      Por favor, registre no caderno.

      Abç

      Excluir
    2. Olá professora boa noite :)) dscp o horário mas eu tenho uma dúvida.. as lições serão feitas no seu próprio caderno de sala ou faremos em um caderno separado??

      Excluir
  4. Olá!
    Peço por gentileza que os alunos dos 8ºs anos respondam a AAP de Português. Preencham o gabarito. Identifiquem-se no cabeçalho com nome, número e série. Tirem uma foto do gabarito preenchido e me enviem por e-mail.
    cremilda@prof.educacao.sp.gov.br
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Gabroelly gomes 8°d
    Minha resposta sao:1celulares,2a,3,b,4d,5a,6b,7b,8d,9a,10a,11 porque as pessoas estão ficando cada vez mais conectados ao celulares e menos na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Não esquece de me mandar por e-mail.
      cremilda@prof.educacao.sp.gov.br

      abç

      Excluir
  6. Essa última lição tem q copiar o texto pq eu só fiz as questões e responde.

    ResponderExcluir
  7. Oi professora é o pedro essas são as minhas respostas 2c-3d-4a-5a-6b-7c-8d-9b-10a-11 sim


    ResponderExcluir