SEGUNDO
BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE
II- PORTUGUÊS
Atividade2 do 2º Bimestre de Arte – 8º anos.
Realizar
até dia 16/06/2021
Professora: Teresa Guelssi
É muito importante realizar as atividades dentro do
prazo e assistir
as aulas do Centro de Mídias CMSP ou pela televisão
Cultura
Educação 2.3 ou dependendo do controle, usar traço
2-3
A atividade está disponível também no grupo de
WhatsApp dos 8º
anos e Classroom.
Grupo dos 8º anos (11) 995317059
É só clicar no link abaixo, responder e clicar em enviar
que recebo imediatamente sua atividade. Faça apenas
uma vez.
https://forms.gle/kc9dB1x8JBMJmqA96
ATIVIDADE I- PORTUGUÊS
E.E. SEBASTIÃO WALTER
FUSCO
Nome: _________________nº
___ Série ____Turma: _______
Professora: __________________ Disciplina: Língua
Portuguesa
Responda essa atividade de acordo com o aprendido
com a leitura do Aprender Sempre página
07 (2º Bimestre).
“A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais
na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua
mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser
harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável
aos ouvidos. A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre
da sua argumentação - resultado especialmente dos conhecimentos do transmissor
da mensagem. Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não
são concluídas, é um texto incoerente. A incoerência compromete a clareza do discurso,
a sua fluência e a eficácia da leitura.”
Considerando a classificação faça a associação entre os tipos de coerência,
apresentados na Coluna I, com suas respectivas características, apresentadas na
Coluna II.
Coluna I
I. Coerência temática
II. Coerência Pragmática
III. Coerência Estilística
IV. Coerência Genérica ou Superestrutural
V. Coerência Semântica
VI. Coerência Sintática
Coluna II
1. Adequação do tipo de linguagem escolhido
(formal/informal) ao tipo e gênero textual, à situação e aos interlocutores.
2. Refere-se à relação entre significados dos elementos das frases em sequência
em um texto ou entre os elementos do texto como um todo; o respeito ou desrespeito
às relações de sentido entre os termos também se relacionam a esse tipo de
coerência.
3. Relaciona-se aos atos de fala, isto é, às ações que o autor pretendeu
realizar ao compor seu enunciado desta ou daquela forma.
4. Diz respeito à relevância e/ou pertinência dos fatos, ideias e eventos em
relação ao tema ou tópico em desenvolvimento em um determinado texto.
5. Adequação à estrutura e característica típicas de cada tipo gênero e tipo
textual.
6. Refere-se aos meios sintáticos (gramaticais) utilizados para expressar a
coerência semântica, tais como os conectivos (conjunções), pronomes, advérbios
etc.
PROFESSORA CREMILDA( alunos dos 8ª,b,c,d )e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br
PROFESSORA PATRICIA( alunos do 8E ) E-mail: professorapatricia@hotmail.com
AULA DO CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=hAXMt94JklA
ESSA AULA DO CMSP DARÁ UM EXEMPLO DE ENTREVISTA, MAS OBSERVE QUE O TEMA DO ROTEIRO JÁ ESTÁ DETERMINADO.
ROTEIRO DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO
1º passo: Definir o tema da ENTREVISTA
TEMA: Quais as mudanças que a pandemia do covid 19 trouxe para minha vida (explore a atividade pessoal e profissional do seu entrevistado);
2º passo: Escolha a pessoa que vai entrevistar (explique qual foi o motivo que o levou a entrevistar essa pessoa);
3º passo: Fazer uma pesquisa biográfica do entrevistado (Quem ele é? O que faz? Qual a sua relevância(importância para sua comunidade?)
4º passo: Elaborar as perguntas para o entrevistado;
5º passo: Apresentar ao entrevistado as perguntas para saber se ele se alguma delas o incomoda, o deixa desconfortável em responder;
6º passo: vamos definir já de início que você terá que realizar no mínimo 10 (dez) perguntas ao seu entrevistado;
7º passo: Definir quais as estratégias vai usar para entrevista, pois devido a pandemia do covid-19, a entrevista não poderá ser pessoalmente (somente se a pessoa que for entrevistar seja alguém que resida com você). Caso faça a entrevista por vídeo faça uma foto ou tire um print da entrevista;
8º passo: Você deverá transcrever todas as perguntas e respostas em word e encaminhar para o e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br ou mandar o vídeo da sua entrevista para esse mesmo e-mail.
PROFESSORA CREMILDA( alunos dos 8ª,b,c,d )e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br
PROFESSORA PATRICIA( alunos do 8E ) E-mail: professorapatricia@hotmail.com
[CSM1] [CSM1]Trata-se de um
texto marcado pela oralidade produzido pela interação
entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas,
e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.
A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial
para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico
da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso
direto é sua principal característica.
Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são
transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de
oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as
ações de ambos, por exemplo: (risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto
pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características da Entrevista
·
Textos informativos e/ou opinativos
·
Presença do entrevistador e do entrevistado
·
Linguagem dialógica e oral
·
Marca do discurso direto e da subjetividade
·
Mescla da linguagem formal e informal
Aos meus alunos:
ResponderExcluirAtualmente, estamos vivendo um período que nunca imaginei. Longe dos amigos, família e dos alunos que tanto preso, mas logo nos veremos.
Por enquanto, as nossas aulas vão seguir um roteiro diferente do que estamos acostumados e tudo vai servir de aprendizado. Curtam cada momento, se reinvente, leia, assista filmes, mesmo aqueles que forem por obrigação, tire dele algo novo. Ligue para uma pessoa da sua lista de contatos, cada dia uma pessoa diferente, relembre do que já fez até agora e planeje o que quer fazer depois desse período passar...e vai passar. Sejam fortes e sigam as orientações e recomendações das autoridades de saúde.
Temos muitas atividades para fazer (se me conhecem mesmo sabem disso...rsss), mas vamos com calma. Encaminharei para coordenação do Fusco as atividades para que possam postar no blog. Informei o endereço de e-mail para que possam me encaminhar as atividades realizadas, ok!?! Não esqueçam de identificar as atividades quando me encaminharem (nome, número e série).
Fiquem com Deus.
OBS: E-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br
Oi professora é o noah essas são as minhas respostas 2c-3d-4a-5a-6b-7c-8d-9b-10a-11 sim
ExcluirOlá professora boa noite :)) dscp o horário mas eu tenho uma dúvida.. as lições serão feitas no seu próprio caderno de sala ou faremos em um caderno separado??
Excluir8 ano C Pedro Henrique Medeiros Rozani qual o assunto do artigo de opiniao geração do celular 2-a 3-c 4-d 5-a 6-c 7-b 8-d 9-c 10-a 11-sim
ExcluirBoa tarde! As atividades deverão ser realizadas no caderno que você já tem. Não é necessário outro.
Excluir8 ano B Samuel Fernandes Ramos qual o assunto do artigo de opinião R=geração do celular 2=D 3=A 4=C 5=A 6=B 7=B 8=D 9=C 10=A 11=sim
ResponderExcluirOi, Samuel! Tudo bem? Anotei as suas respostas, mas será que pode me enviar pelo e-mail: cremilda@prof.educacao.sp.gov.br
ExcluirE, por favor, apaga as suas respostas.
Excluir(Rafaela Campos 8°B)
ResponderExcluirOi, professora! Tudo bem?
além de enviarmos às atividades para o email, também tem que copia-las no caderno??
Oi, Rafaela!
ExcluirPor favor, registre no caderno.
Abç
Olá professora boa noite :)) dscp o horário mas eu tenho uma dúvida.. as lições serão feitas no seu próprio caderno de sala ou faremos em um caderno separado??
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirPeço por gentileza que os alunos dos 8ºs anos respondam a AAP de Português. Preencham o gabarito. Identifiquem-se no cabeçalho com nome, número e série. Tirem uma foto do gabarito preenchido e me enviem por e-mail.
cremilda@prof.educacao.sp.gov.br
Abç
te enviarei amanhã
ExcluirGabroelly gomes 8°d
ResponderExcluirMinha resposta sao:1celulares,2a,3,b,4d,5a,6b,7b,8d,9a,10a,11 porque as pessoas estão ficando cada vez mais conectados ao celulares e menos na sociedade.
Boa tarde! Não esquece de me mandar por e-mail.
Excluircremilda@prof.educacao.sp.gov.br
abç
bom dia
ResponderExcluirsalve
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirobrigado
ResponderExcluirEssa última lição tem q copiar o texto pq eu só fiz as questões e responde.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi professora é o pedro essas são as minhas respostas 2c-3d-4a-5a-6b-7c-8d-9b-10a-11 sim
ResponderExcluir