E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS INTENSIVOS 1°ANOS

LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS INTENSIVOS 1°ANOS


PROFESSORA: MAYUMI 

EMAIL DE DEVOLUTIVA: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br

DATA DE ENTREGA: 09/04/2021

Texto I


Texto II


Os textos que você acabou de ler são anúncios publicitários. Textos desse gênero são produzidos para divulgar um produto, um serviço ou uma ideia. No caso dos dois anúncios que você leu, ele pretende divulgar uma ideia.

1 - Qual o tema (assunto) do texto I ?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Qual é o público-alvo do texto I? (A quem se destina?)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Explique: por que a mensagem do anúncio I é de interesse de todas as pessoas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Qual o público-alvo do texto II?

 

a.(   ) população de baixa renda.

b.(   ) população de periferia.

c.(   ) a toda população independentemente da renda.

d.(   ) aos jovens

 

6. Em um anúncio, é comum aparecer uma frase, fácil de ser memorizada e que procura chamar a atenção do leitor. Essa frase é chamada de slogan. Qual é o slogan do Texto II?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Qual a mensagem desse slogan do texto II? Qual a relação entre água e pessoas ficarem “paradas”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Leia o poema de Fernando Pessoa sobre o tempo e analise o sentido figurado, poético do texto:




a) Qual o sentido em “abandonar as roupas usadas”?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que o eu-lírico quer dizer com o trecho “..esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares”?[...]

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Que palavra(s) definiriam a mensagem do poema?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário