SEGUNDO BIMESTRE: 2021 ATIVIDADE II- HISTORIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Conteúdos trabalhados: O
mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Habilidades desenvolvidas: (EF07HI02)
Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades
do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das
navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI03)
Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e
americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de
organização social e para o desenvolvimento de saberes e técnicas, valorizando
a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos dessas sociedades.
Descrição da atividade:
“A
Situação de Aprendizagem propõe um diálogo entre as sociedades africanas e
americanas no período anterior à chegada dos europeus, proporcionando uma visão
sobre seus múltiplos aspectos, especialmente os saberes e técnicas, assim como
sua diversidade patrimonial.”
ATIVIDADE : 1
Observe as fontes abaixo e responda as questões a seguir:
Imagem 1
Fonte 1 – Máscara africana apresenta: A
máscara pertence à sociedade Gelede, uma agremiação feminina secreta dos povos
Yoruba (Nigéria e Benim). Foi feita de madeira e possui traços femininos. Era
usada por homens durante os rituais com dança para abordar temas da vida
cotidiana. Fonte: Acervo de etnologia africana e afro-brasileira do Museu
Nacional/UFRJ1 - Rio de Janeiro, Brasil. Disponvel em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/etnologia/kumbukumbu/etnafr0010.html
Imagem 2
Fonte 2 – Máscara de jade apresenta:
Máscara de jade encontrada no sítio arqueológico de Tikal, na Guatemala, datada
de 527 d.C. Representa um governante maia; a ave simboliza o deus maia K’awil
(deus do chocolate). É uma máscara fúnebre para proteger seu nobre portador.
Fonte: Wikimedia. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020.
a)
Vamos analisar as imagens? Utilize a tabela abaixo como referência.
OBSERVANDO
A IMAGEM
|
IMAGEM
1
|
IMAGEM
2
|
Qual povo o produziu?
|
|
|
Quais foram os materiais utilizados?
|
|
|
Quais são as características mais
marcantes do objeto?
|
|
|
É possível identificar simbolismos?
|
|
|
Qual função social o objeto pode ter
exercido na sociedade que o criou? Explique.
|
|
|
ATIVIDADE : 2
1- Leia o texto e analise o infográfico abaixo.
Depois, responda o que se pede em seu caderno. “Os povos africanos realizavam comércio
de suas mercadorias entre a Europa e a Ásia, muito antes dos europeus
realizarem a colonização do continente americano. As caravanas de comerciantes cruzavam o
continente africano pelo deserto do Saara, a fim de levar os produtos, como
sal, noz de cola e metais preciosos, de um lugar a outro. Assim surgiram
cidades e aldeias, e este caminho ficou conhecido como Rota do Sal. Com o crescimento das rotas pelo Saara,
a riqueza e poder de alguns reinos foram se intensificando, por possuírem o
controle e acesso aos bens desejados pelos comerciantes. Entre os séculos VI e XV, surgiram e se consolidaram os reinos do Mali,
Gana e Songai, na África Ocidental. Também nesse período, o comércio de
mercadorias e a troca de culturas teve um grande destaque com a entrada do
islâmismo no continente africano.”
Fonte: Elaborado especialmente para este Material Império de Gana: século VI
a XIII :
- Aldeias e povos dominados obedeciam
ao rei;
- Rico em ouro;
- Domínio da metalurgia;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_do_Gana
Império do Mali: século XIII
ao XV
- Organizadora por clãs obedeciam ao
rei;
- Domínio das reservas de ouro;
- Seguidores do islamismo;
- Comerciantes;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_do_Mali
Império do Songai: século
XV e XVI
- Domínio da técnica de perfuração de
poços de água;
- Centro de Estudos com Escolas e
Universidades ;
- Islamismo;
- Domínio sobre a rota comercial.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Songai
a) Quais foram os principais produtos
comercializados? Qual influência os povos africanos sofreram com o
desenvolvimento das rotas comerciais?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Referências:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental
ATIVIDADE I- HISTORIA DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
7°A,B,C: Professor - William 7°D: Professor - Arildo
Objetivo: Reflexão sobre as críticas ao domínio da Igreja Católica criando um ambiente altamente favorável ao desenvolvimento da Reforma Protestante. Habilidades desenvolvidas : propiciar que os alunos assimilem e desenvolvam de modo significativo as habilidades como: compreender, analisar e identificar os acontecimentos históricos ocorridos durante a Reforma Protestante, através da análise e pesquisa das fontes históricas.
A crise religiosa. Durante a Idade Média já havia pessoas que discordavam de vários ensinamentos e práticas da Igreja Católica. Essas pessoas eram consideradas hereges. Entre elas, podemos citar John Wyclif, na Inglaterra, e Johann Huss , na Boêmia. As maiores críticas concentravam-se principalmente; ● Na venda de cargos eclesiásticos a pessoas que não tinham vocação religiosa. ● No luxo e na riqueza que desfrutavam os membros das altas posições do clero. ● Nas atitudes dos membros do clero que estavam em desacordo com os ensinamentos da Igreja ● No despreparo intelectual de grande parte dos padres. Esses movimentos não evoluíram devido à falta de apoio da sociedade, ainda dominada pela mentalidade medieval. No século XV, dois fatores foram decisivos para fortalecer a crítica à Igreja Católica e provocar a sua divisão; o fortalecimento da burguesia e o interesse dos reis m ampliar seu poder.
O início da Reforma. Em 1517 o papa leão X decretou a venda de indulgências, que eram o perdão dos pecados de uma pessoa em troca de uma quantia em dinheiro. O dinheiro seria usado no término da construção da basílica de São Pedro em Roma. Na Saxônia [ região na atual Alemanha ], o Monge Martinho Lutero, que já não concordava com várias atitudes da Igreja, se revoltou com o escândalo das indulgências. Como resposta, ele pregou na porta da Igreja do castelo de Wittenberg um documento com 95 pontos contrários aos ensinamentos da Igreja Católica. Assim começou a Reforma Protestante.
A doutrina da Reforma. A doutrina luterana tinha três pontos principais; ● Justificação pela fé. A pessoa é salva por meio da fé e não pelas obras que pratica. ● Sacerdócio universal. Todos os crentes podem interpretar os textos sagrados por si mesmos. ● Negação da infalibilidade da Igreja. A única fonte da verdade é a Bíblia e não a tradição ensinada pela Igreja. Além disso, Lutero manteve apenas dois dos sacramentos católicos; o batismo e a eucaristia. Ele também negou a infalibilidade do papa e a existência de uma hierarquia dentro da Igreja.
Outros movimentos reformadores. A reforma luterana abriu caminho a novos movimentos reformadores, como o calvinismo e o anglicanismo. ● Calvinismo. Tem o nome do seu fundador, o francês João Calvino. Os calvinistas acreditavam na predestinação , quer dizer, a pessoa é salva pela vontade divina, e seu destino já está determinado antes de seu nascimento. O movimento calvinista, originado em 1536, na Suíça, onde Calvino vivia, chegou à França, aos Países Baixos e à Inglaterra. ● Anglicanismo. Surgiu na Inglaterra em 1534, quando o rei Henrique VIII pediu ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, pois ela tivera apenas filhas e o rei queria um herdeiro masculino. A recusa do papa motivou a separação entre a Igreja da Inglaterra e a Igreja de Roma. O rei então tornou-se o chefe da Igreja Inglesa, com poder de nomear bispos e desapropriar terras da Igreja Católica.
Glossário Doutrina ; conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, econômico, científico, etc.
Atividades: leitura e análise de textos Para entender um texto, é necessário que você o leia com atenção e grife as principais frases, as chamadas ideias centrais. Um segundo passo é a seleção de palavras-chave, ou seja, as palavras que ajudam a compor o tema do texto. Por último , uma segunda leitura, mais atenta, para facilitar a compreensão das informações do texto.
| Após a leitura dos textos complete as informações sobre as transformações religiosas que ocorreram na Europa no século XVI.
A ___________________ iniciou-se na ______________ [ região na atual Alemanha ] em 1517,
quando _____________________ ____________________ pregou na porta da Igreja de ___________________________ um documento com ____________ pontos de discordância dos ensinamentos da Igreja Católica. Isso abriu caminhos para outros
________________________ ____________________________ , como o _______________________ ,
na Suíça, e o ______________________________ na ___________________________ .
|
1 – De acordo com os textos, quais eram os principais críticos das práticas religiosas da Igreja Católica na “ Modernidade” ?
2 - Que atividades eles exerciam ?
3 – Observe a imagem abaixo e responda. 
a ] Identifique os elementos que compõem a imagem acima. b ] Explique a relação que podemos estabelecer entre os elementos da imagem acima .
e-mail silva.da.martins.william@gmail.com
e-mail arildo_almeida@yahoo.com.br 

|
PRIMEIRO BIMESTRE: Disciplina:
História
Professores:
William: ( 7º A, B e C)
enviar no Email: silva.da.martins.william@gmail.com
Arildo: ( 7 º D)
enviar no Email: arildo_almeida@yahoo.com.br
Entrega da Atividade: Até:31 de março.
Conteúdos trabalhados:
O
mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Habilidades desenvolvidas:
(EF07HI01)
Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão,
com base em uma concepção europeia.
Descrição da atividade:
Essa
Situação de Aprendizagem pretende refletir sobre o significado da palavra
“modernidade”, esclarecendo que as características de cada sociedade são
diferentes e devem ser definidas por suas próprias especificidades, já que no
contexto das navegações dos séculos XV e XVI, com a chegada dos europeus,
construiu-se a ideia de “ausência de modernidade” em alguns locais que foram
colonizados à época.
ATIVIDADE 1:
“
Quando pensamos na palavra “moderno”, logo vem à mente algo atualizado, novo.
Essa palavra também é utilizada para marcar a delimitação de um período
histórico, a Idade Média.”
Fonte:
Elaborado especialmente para este Material.
1.1. E para você, o que significa a palavra
“moderno”?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
1.2.
Leia o texto abaixo:
“A
comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na
transmissão de mensagens. Os avanços tecnológicos em diferentes momentos da
História possibilitaram a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso
das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão
aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” à inovação e
costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja,
“antigos”. Se hoje utilizamos apps de mensagens, houve um tempo em que se
comunicar dependia da “velha” carta – uma das formas de interlocução e contato
mais antiga que conhecemos. No entanto, isso não quer dizer que essa forma de
comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.”
Fonte: Elaborado
especialmente para este Material.
a)
Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e
“moderno” e escreva os significados com suas próprias palavras em seu caderno.
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE 2:
2.1.
Observe a imagem, leia o texto sobre ela e responda aos questionamentos em seu
caderno.
Charrua feita de ferro e madeira, puxada
por tração animal de cavalos. Fonte: Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 04
ago. 2020.
“A imagem mostra duas tecnologias que
começaram a ser utilizadas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna: a
charrua de tração animal, feita de madeira e ferro, e os arreios de tração para
cavalos. As charruas e os arreios hoje podem parecer “antigos” ou “atrasados”,
mas proporcionaram uma grande transformação agrícola quando foram criados.
Essas tecnologias transformaram a lógica de produção agrícola medieval,
aumentando a produtividade no campo e fazendo com que o comércio dos excedentes
desta produção fosse crescentemente reabastecido. Hoje a indústria agrícola é
automatizada e se utiliza de tecnologias muito mais sofisticadas do que essas.
No entanto, tanto as charruas quanto os arreios não deixaram de ser utilizados
até hoje.”
Fonte: Elaborado
especialmente para este Material.
a)
A
imagem apresenta duas tecnologias agrícolas. Quais são elas?
______________________________________________________________
b)
Em
qual contexto essas tecnologias foram criadas?
_______________________________________________________________
c) Qual é a importância
histórica delas?
_______________________________________________________________
2.2.
Respondam no caderno os questionamentos propostos.
a)
A
tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades
humanas? Justifique.
_______________________________________________________________
b)
Podemos
considerar “modernas” as sociedades que dependem da tecnologia em seu
cotidiano?
_______________________________________________________________
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” sociedades que não
dependem dos mesmos recursos tecnológicos que a nossa?
_______________________________________________________________
Atividade3:
3.1. Leia o texto e responda às questões
em seu caderno.
Aventureiros europeus
“Narrativas
de aventureiros europeus, como a de Hans Staden, do século XVI, apresentavam os
continentes africano e americano como locais atrasados, povoados por selvagens,
que, segundo eles, somente se modernizaram após o contato com a cultura
europeia. No entanto, um estudo do passado nos permite conhecer e desmistificar
ideias preestabelecidas. Em primeiro lugar, temos que, na África e na América,
sempre houve uma grande diversidade de povos, com diferentes características
culturais, sociais e políticas. A cerâmica e a metalurgia do ouro e da prata,
por exemplo, eram conhecidas pelas antigas sociedades africanas e americanas,
possibilitando a produção de utensílios, ferramentas e artefatos simbólicos.
Exemplos de construções arquitetônicas, como Machu Picchu, na América, e a
Grande Mesquita de Djenné, na África, ambas declaradas Patrimônios da
Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura), são representações da complexidade tecnológica dessas sociedades.
Essas e outras fontes históricas nos permitem conhecer as características
desses povos.”
Fonte:
Elaborado especialmente para este Material.
a) De acordo com o texto, como os
aventureiros europeus, a partir do século XVI, costumavam apresentar os
continentes africano e americano?
__________________________________________________________________
b) Por que essa concepção é considerada
equivocada atualmente?
__________________________________________________________________
Referências:https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental
https://youtu.be/cTouipcMAIs
ResponderExcluirEm época de pandemia, veja esse vídeo de umas das maiores que assolou a humanidade, no final da Idade Média.
😁
ExcluirProfessor essas atividades a cima e sua ?
ResponderExcluirBom dia... sim, aulas e atividades para os 7° anos.
ResponderExcluirE para copiar tudo
ResponderExcluirE para copiar tudo
ResponderExcluirBom dia... Não precisa copiar os textos. Leia e assista os vídeos (se possível). Leia também o livro didático (ou outro material que tiver acesso). Copie as atividades (perguntas) no caderno e responda. Boa sexta-feira e bom final de semana. #ficaemcasa #secuida.
ResponderExcluir7 ano - ATIVIDADE COMPLEMENTAR.
ResponderExcluirFaça as devidas correspondências.
(a) Martinho Lutero
(b) João Calvino
(c) Henrique VIII
(d) Inquisição
(e) Heresia
(f) Trento
(g) Ignácio de Loyola
(h) Indulgência
(i) Dízimo
(j) Clero
Complete
( ) Linha de pensamento que difere ou questione os dogmas da Igreja Católica.
( ) Membros da hierarquia da Igreja Católica
( ) Rei da Inglaterra que rompeu com o papa.
( ) Venda de perdão dos pecados pelo clero católico.
( ) Tribunal do Santo Ofício (condenava os hereges à fogueira).
( ) Reformador germânico (alemão).
( ) Taxa que os fiéis devem pagar a Igreja.
( ) Cidade italiana onde foi realizado o Concílio de 1545.
( ) Reformador franco-suíço.
( ) fundador da companhia de Jesus (Jesuítas).
Meu e-mail
ResponderExcluirprof.ederaldo@gmail.com
Professor as atividades acima pode ser entregue na sala de aula pois não tou conseguindo enviar para o senhor aqui e a aluna brenda 7D
ResponderExcluirOlá Brenda... tenta novamente no email acima(a maioria está tirando foto do caderno e enviando como anexo).
ExcluirOoo professor não quer ir não tem como te entregar quando voltar as aulas pq tá dando erro em tds os e-mails d todos os professores não é só o do senhor Brenda 7D
ExcluirBoa tarde , Brenda. Ok vai fazendo no caderno.(outro dia vc tenta de novo). Se realmente vc não conseguir quando voltarmos visto seu caderno sim.
ResponderExcluirSaúde pra família.
#ficaemcasa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ para escrever no caderno e depois tirar foto e mandar no email o posso fazer no computador é manda no email
ResponderExcluirÉ pra copiar tudo o só às questões
ResponderExcluirbom dia.. copiar somente as atividades no caderno (quem fizer no computador tem que imprimir para colar no caderno).
ExcluirOi professor as respostas estão no texto??????
ResponderExcluirbom dia... sim. Para cada atividade tem as orientações para sua realização (texto, vídeo,pesquisa, livro didático...)
ExcluirProfessor eu não tenho o livro didático
ResponderExcluirPode ir buscar na escola... Está aberta de terça e quinta-feira.
ExcluirBoa tarde professor eu queria fazer uma pergunta, eu posso fazer as atividades do 1 bimestre? agora porque eu não tenho facebook e não sabia que estava havendo atividades, sou o aluno Ruan Gabriel do 7 ano A
ResponderExcluirOi profesor prisisa fazer o 1 bismetre eu não fiz
ResponderExcluirOi profesor prisisa fazer o 1 bismetre eu não fiz
ResponderExcluirOlá Rafael... Organize seu tempo e assim que puder faça as atividades do primeiro bimestre e envie pra mim (não esqueça de deixar no caderno também - todas as atividades - Isso vale pra todos os alunos também).
ResponderExcluirATENÇÃO: tem uma nova atividade de Eletivas "A Amazônia é nossa".
ResponderExcluirOlá professor Ederaldo, eu sou Ana Clara Doria do 7 ano A,queria te perguntar se eu poderia fazer as atividades no caderno e mostrar para o senhor quando as aulas voltarem?
ResponderExcluirAtenciosamente Ana.
Oi Ana...enviei um e-mail pra você. Boa semana.
ExcluirProfessor essa ultima lição não dá entender quase nada a lição ficou por cima do desenho muito ruim por favor errônea isso
ResponderExcluir