E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


HISTÓRIA 7°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

 

SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- HISTORIA DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Conteúdos trabalhados:

O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.


Habilidades desenvolvidas:

(EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e para o desenvolvimento de saberes e técnicas, valorizando a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos dessas sociedades.

Descrição da atividade:

“A Situação de Aprendizagem propõe um diálogo entre as sociedades africanas e americanas no período anterior à chegada dos europeus, proporcionando uma visão sobre seus múltiplos aspectos, especialmente os saberes e técnicas, assim como sua diversidade patrimonial.”

ATIVIDADE : 1 Observe as fontes abaixo e responda as questões a seguir:

Imagem 1




Fonte 1 – Máscara africana apresenta: A máscara pertence à sociedade Gelede, uma agremiação feminina secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim). Foi feita de madeira e possui traços femininos. Era usada por homens durante os rituais com dança para abordar temas da vida cotidiana. Fonte: Acervo de etnologia africana e afro-brasileira do Museu Nacional/UFRJ1 - Rio de Janeiro, Brasil. Disponvel em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/etnologia/kumbukumbu/etnafr0010.html

Imagem 2


Fonte 2 – Máscara de jade apresenta: Máscara de jade encontrada no sítio arqueológico de Tikal, na Guatemala, datada de 527 d.C. Representa um governante maia; a ave simboliza o deus maia K’awil (deus do chocolate). É uma máscara fúnebre para proteger seu nobre portador. Fonte: Wikimedia. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020.

a) Vamos analisar as imagens? Utilize a tabela abaixo como referência.

OBSERVANDO A IMAGEM

IMAGEM 1

IMAGEM 2

Qual povo o produziu?

 

 

Quais foram os materiais utilizados?

 

 

Quais são as características mais marcantes do objeto?

 

 

É possível identificar simbolismos?

 

 

Qual função social o objeto pode ter exercido na sociedade que o criou? Explique.

 

 

ATIVIDADE : 2

1-  Leia o texto e analise o infográfico abaixo. Depois, responda o que se pede em seu caderno.

“Os povos africanos realizavam comércio de suas mercadorias entre a Europa e a Ásia, muito antes dos europeus realizarem a colonização do continente americano.

 As caravanas de comerciantes cruzavam o continente africano pelo deserto do Saara, a fim de levar os produtos, como sal, noz de cola e metais preciosos, de um lugar a outro. Assim surgiram cidades e aldeias, e este caminho ficou conhecido como Rota do Sal.

Com o crescimento das rotas pelo Saara, a riqueza e poder de alguns reinos foram se intensificando, por possuírem o controle e acesso aos bens desejados pelos comerciantes. Entre os séculos VI e XV, surgiram e se consolidaram os reinos do Mali, Gana e Songai, na África Ocidental. Também nesse período, o comércio de mercadorias e a troca de culturas teve um grande destaque com a entrada do islâmismo no continente africano.”

                                                                                                  Fonte: Elaborado especialmente para este Material

Império de Gana: século VI a XIII :

  • Aldeias e povos dominados obedeciam ao rei;
  • Rico em ouro;
  • Domínio da metalurgia;



https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_do_Gana

Império do Mali: século  XIII  ao XV

  • Organizadora por clãs obedeciam ao rei;
  • Domínio das reservas de ouro;
  • Seguidores do islamismo;
  • Comerciantes;


https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_do_Mali

Império do Songai: século XV e XVI

  • Domínio da técnica de perfuração de poços de água;
  • Centro de Estudos com Escolas e Universidades ;
  • Islamismo;
  • Domínio sobre a rota comercial.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Songai

a) Quais foram os principais produtos comercializados? Qual influência os povos africanos sofreram com o desenvolvimento das rotas comerciais?


_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Referências:


https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental

ATIVIDADE I- HISTORIA       

 

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


7°A,B,C: Professor -  William

7°D: Professor  -  Arildo


         

Objetivo:  Reflexão  sobre  as  críticas  ao  domínio  da  Igreja  Católica criando  um  ambiente  altamente  favorável  ao  desenvolvimento  da  Reforma Protestante.

    

Habilidades  desenvolvidas : propiciar  que  os  alunos  assimilem  e     desenvolvam  de  modo  significativo  as  habilidades  como: compreender,  analisar  e  identificar  os  acontecimentos  históricos  ocorridos  durante  a  Reforma  Protestante,  através  da  análise  e pesquisa  das  fontes  históricas.


         A  crise  religiosa.

       Durante  a  Idade  Média  já  havia  pessoas  que  discordavam  de  vários  ensinamentos  e  práticas  da  Igreja  Católica.  Essas  pessoas  eram  consideradas  hereges.  Entre  elas,  podemos  citar  John  Wyclif,  na  Inglaterra,  e  Johann  Huss  ,  na  Boêmia.

       As  maiores  críticas  concentravam-se  principalmente;

    Na  venda  de  cargos  eclesiásticos  a  pessoas  que  não  tinham   vocação  religiosa.

    No  luxo  e  na  riqueza  que   desfrutavam  os  membros  das  altas  posições  do  clero.

  Nas  atitudes  dos  membros  do  clero  que  estavam  em  desacordo  com  os  ensinamentos  da  Igreja

    No  despreparo  intelectual de  grande  parte  dos  padres.

        Esses  movimentos  não  evoluíram devido  à  falta  de  apoio  da  sociedade,  ainda  dominada pela  mentalidade  medieval.

         No  século   XV,  dois  fatores  foram decisivos  para  fortalecer  a  crítica  à  Igreja  Católica  e  provocar   a  sua  divisão;  o  fortalecimento  da  burguesia  e  o  interesse  dos  reis  m  ampliar  seu  poder.


        O  início  da Reforma.

         Em  1517  o  papa  leão  X  decretou    a  venda  de  indulgências,  que  eram o   perdão  dos  pecados  de  uma  pessoa  em  troca  de  uma  quantia  em  dinheiro.  O  dinheiro  seria  usado  no  término  da  construção    da  basílica  de  São  Pedro  em  Roma.

          Na  Saxônia  [ região  na  atual  Alemanha ], o  Monge Martinho  Lutero,  que  já  não  concordava  com  várias  atitudes  da  Igreja,  se  revoltou  com  o  escândalo  das  indulgências.  Como  resposta,  ele  pregou  na  porta  da  Igreja    do  castelo  de  Wittenberg  um  documento  com  95  pontos  contrários  aos  ensinamentos  da  Igreja  Católica.  Assim   começou  a  Reforma  Protestante.

         


         A  doutrina  da  Reforma.

         A  doutrina  luterana  tinha  três  pontos  principais;

  Justificação  pela  fé.  A  pessoa  é  salva  por  meio  da  fé  e  não  pelas  obras  que  pratica.

    Sacerdócio  universal.  Todos  os  crentes  podem  interpretar  os  textos  sagrados  por  si  mesmos.

    Negação  da  infalibilidade  da  Igreja.  A  única  fonte  da  verdade  é  a  Bíblia    e  não  a  tradição  ensinada  pela  Igreja.

          Além  disso, Lutero  manteve  apenas  dois  dos  sacramentos   católicos;   o  batismo  e   a  eucaristia.  Ele  também  negou  a  infalibilidade  do  papa  e  a  existência  de  uma  hierarquia  dentro  da  Igreja.



         Outros  movimentos  reformadores.

         A  reforma  luterana  abriu  caminho  a  novos  movimentos  reformadores,  como  o  calvinismo  e   o   anglicanismo.

    Calvinismo.  Tem  o  nome   do  seu  fundador, o   francês  João  Calvino.  Os  calvinistas  acreditavam  na  predestinação ,  quer  dizer,   a  pessoa  é  salva  pela  vontade  divina, e  seu  destino  já  está  determinado  antes  de  seu  nascimento.  O  movimento  calvinista, originado  em  1536,  na  Suíça,  onde  Calvino  vivia,  chegou  à  França,  aos  Países  Baixos  e  à   Inglaterra.

    Anglicanismo.  Surgiu  na  Inglaterra  em  1534,  quando  o  rei  Henrique  VIII  pediu  ao  papa  a  anulação  de  seu casamento  com  Catarina  de  Aragão,  pois  ela  tivera  apenas  filhas  e  o  rei  queria  um  herdeiro  masculino.  A  recusa  do  papa  motivou  a  separação    entre  a  Igreja  da  Inglaterra  e  a  Igreja  de  Roma.  O  rei  então  tornou-se    o  chefe  da  Igreja  Inglesa,  com  poder  de  nomear    bispos  e  desapropriar  terras  da  Igreja  Católica.



Glossário

Doutrina ;  conjunto  de  princípios  que  servem  de  base  a  um  sistema  religioso,  político,  filosófico,  econômico, científico,  etc.



               Atividades:  leitura  e  análise  de  textos

Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você  o  leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.



Após  a  leitura  dos  textos  complete  as  informações  sobre  as  transformações  religiosas  que  ocorreram  na  Europa  no  século  XVI.


A   ___________________   iniciou-se  na 

______________  [ região  na  atual  Alemanha ] 

em  1517,  


quando    _____________________         

____________________   pregou   na    porta   da   Igreja  

de ___________________________    um  

documento   com    ____________   pontos 

de   discordância   dos     ensinamentos     

da     Igreja    Católica.  Isso    

abriu     caminhos     para        outros  


________________________       

____________________________  ,  como   o  

_______________________  ,


na  Suíça,    e    o  

______________________________     na   

___________________________  .   




1 –  De  acordo  com  os  textos, quais  eram  os 

principais  críticos  das  práticas  religiosas  da  Igreja 

Católica  na  “ Modernidade”   ?  


2 -  Que  atividades  eles  exerciam  ?  



3 – Observe  a  imagem  abaixo  e  responda.

 a ]      Identifique  os  elementos que  compõem  

a  imagem  acima.

 

 b ]       Explique  a  relação  que  podemos  estabelecer 

entre  os  elementos  da  imagem  acima .






e-mail         silva.da.martins.william@gmail.com


e-mail         arildo_almeida@yahoo.com.br



 



PRIMEIRO BIMESTRE: Disciplina: História

Professores:

William: ( 7º A, B e C

 enviar no Email: silva.da.martins.william@gmail.com                                       

Arildo: ( 7 º D)  

enviar no Email:  arildo_almeida@yahoo.com.br

 

Entrega da Atividade: Até:31 de março.

 

Conteúdos trabalhados:

O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.

Habilidades desenvolvidas:

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

Descrição da atividade:

Essa Situação de Aprendizagem pretende refletir sobre o significado da palavra “modernidade”, esclarecendo que as características de cada sociedade são diferentes e devem ser definidas por suas próprias especificidades, já que no contexto das navegações dos séculos XV e XVI, com a chegada dos europeus, construiu-se a ideia de “ausência de modernidade” em alguns locais que foram colonizados à época.

 

ATIVIDADE 1:

“ Quando pensamos na palavra “moderno”, logo vem à mente algo atualizado, novo. Essa palavra também é utilizada para marcar a delimitação de um período histórico, a Idade Média.”

                                                Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

1.1. E para você, o que significa a palavra “moderno”?

_____________________________________________________________________

 

_____________________________________________________________________

 

1.2. Leia o texto abaixo:

“A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. Os avanços tecnológicos em diferentes momentos da História possibilitaram a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” à inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos apps de mensagens, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – uma das formas de interlocução e contato mais antiga que conhecemos. No entanto, isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.”

                                                        Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a) Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva os significados com suas próprias palavras em seu caderno.

 

_____________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 2:

2.1. Observe a imagem, leia o texto sobre ela e responda aos questionamentos em seu caderno.

 

               


Charrua feita de ferro e madeira, puxada por tração animal de cavalos. Fonte: Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2020.

  

“A imagem mostra duas tecnologias que começaram a ser utilizadas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna: a charrua de tração animal, feita de madeira e ferro, e os arreios de tração para cavalos. As charruas e os arreios hoje podem parecer “antigos” ou “atrasados”, mas proporcionaram uma grande transformação agrícola quando foram criados. Essas tecnologias transformaram a lógica de produção agrícola medieval, aumentando a produtividade no campo e fazendo com que o comércio dos excedentes desta produção fosse crescentemente reabastecido. Hoje a indústria agrícola é automatizada e se utiliza de tecnologias muito mais sofisticadas do que essas. No entanto, tanto as charruas quanto os arreios não deixaram de ser utilizados até hoje.”

                                                Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a)    A imagem apresenta duas tecnologias agrícolas. Quais são elas?

______________________________________________________________

 

b)    Em qual contexto essas tecnologias foram criadas?

_______________________________________________________________

 

     c)     Qual é a importância histórica delas?

_______________________________________________________________

 

2.2. Respondam no caderno os questionamentos propostos.

 

a)    A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas? Justifique.

_______________________________________________________________

b)    Podemos considerar “modernas” as sociedades que dependem da tecnologia em seu cotidiano?

 

_______________________________________________________________

     c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” sociedades que não dependem dos mesmos recursos tecnológicos que a nossa?

_______________________________________________________________

 

Atividade3:

 

3.1. Leia o texto e responda às questões em seu caderno.

 

                                             Aventureiros europeus

 

“Narrativas de aventureiros europeus, como a de Hans Staden, do século XVI, apresentavam os continentes africano e americano como locais atrasados, povoados por selvagens, que, segundo eles, somente se modernizaram após o contato com a cultura europeia. No entanto, um estudo do passado nos permite conhecer e desmistificar ideias preestabelecidas. Em primeiro lugar, temos que, na África e na América, sempre houve uma grande diversidade de povos, com diferentes características culturais, sociais e políticas. A cerâmica e a metalurgia do ouro e da prata, por exemplo, eram conhecidas pelas antigas sociedades africanas e americanas, possibilitando a produção de utensílios, ferramentas e artefatos simbólicos. Exemplos de construções arquitetônicas, como Machu Picchu, na América, e a Grande Mesquita de Djenné, na África, ambas declaradas Patrimônios da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), são representações da complexidade tecnológica dessas sociedades. Essas e outras fontes históricas nos permitem conhecer as características desses povos.”

                                                       Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a)    De acordo com o texto, como os aventureiros europeus, a partir do século XVI, costumavam apresentar os continentes africano e americano?

__________________________________________________________________

     

        b) Por que essa concepção é considerada equivocada atualmente?

 

       __________________________________________________________________    

 

Referências:https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental



29 comentários:

  1. https://youtu.be/cTouipcMAIs
    Em época de pandemia, veja esse vídeo de umas das maiores que assolou a humanidade, no final da Idade Média.

    ResponderExcluir
  2. Professor essas atividades a cima e sua ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia... sim, aulas e atividades para os 7° anos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia... Não precisa copiar os textos. Leia e assista os vídeos (se possível). Leia também o livro didático (ou outro material que tiver acesso). Copie as atividades (perguntas) no caderno e responda. Boa sexta-feira e bom final de semana. #ficaemcasa #secuida.

    ResponderExcluir
  5. 7 ano - ATIVIDADE COMPLEMENTAR.
    Faça as devidas correspondências.
    (a) Martinho Lutero
    (b) João Calvino
    (c) Henrique VIII
    (d) Inquisição
    (e) Heresia
    (f) Trento
    (g) Ignácio de Loyola
    (h) Indulgência
    (i) Dízimo
    (j) Clero

    Complete
    ( ) Linha de pensamento que difere ou questione os dogmas da Igreja Católica.
    ( ) Membros da hierarquia da Igreja Católica
    ( ) Rei da Inglaterra que rompeu com o papa.
    ( ) Venda de perdão dos pecados pelo clero católico.
    ( ) Tribunal do Santo Ofício (condenava os hereges à fogueira).
    ( ) Reformador germânico (alemão).
    ( ) Taxa que os fiéis devem pagar a Igreja.
    ( ) Cidade italiana onde foi realizado o Concílio de 1545.
    ( ) Reformador franco-suíço.
    ( ) fundador da companhia de Jesus (Jesuítas).

    ResponderExcluir
  6. Professor as atividades acima pode ser entregue na sala de aula pois não tou conseguindo enviar para o senhor aqui e a aluna brenda 7D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda... tenta novamente no email acima(a maioria está tirando foto do caderno e enviando como anexo).

      Excluir
    2. Ooo professor não quer ir não tem como te entregar quando voltar as aulas pq tá dando erro em tds os e-mails d todos os professores não é só o do senhor Brenda 7D

      Excluir
  7. Boa tarde , Brenda. Ok vai fazendo no caderno.(outro dia vc tenta de novo). Se realmente vc não conseguir quando voltarmos visto seu caderno sim.
    Saúde pra família.
    #ficaemcasa

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É para escrever no caderno e depois tirar foto e mandar no email o posso fazer no computador é manda no email

    ResponderExcluir
  10. É pra copiar tudo o só às questões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia.. copiar somente as atividades no caderno (quem fizer no computador tem que imprimir para colar no caderno).

      Excluir
  11. Oi professor as respostas estão no texto??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia... sim. Para cada atividade tem as orientações para sua realização (texto, vídeo,pesquisa, livro didático...)

      Excluir
  12. Professor eu não tenho o livro didático

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ir buscar na escola... Está aberta de terça e quinta-feira.

      Excluir
  13. Boa tarde professor eu queria fazer uma pergunta, eu posso fazer as atividades do 1 bimestre? agora porque eu não tenho facebook e não sabia que estava havendo atividades, sou o aluno Ruan Gabriel do 7 ano A

    ResponderExcluir
  14. Oi profesor prisisa fazer o 1 bismetre eu não fiz

    ResponderExcluir
  15. Oi profesor prisisa fazer o 1 bismetre eu não fiz

    ResponderExcluir
  16. Olá Rafael... Organize seu tempo e assim que puder faça as atividades do primeiro bimestre e envie pra mim (não esqueça de deixar no caderno também - todas as atividades - Isso vale pra todos os alunos também).

    ResponderExcluir
  17. ATENÇÃO: tem uma nova atividade de Eletivas "A Amazônia é nossa".

    ResponderExcluir
  18. Olá professor Ederaldo, eu sou Ana Clara Doria do 7 ano A,queria te perguntar se eu poderia fazer as atividades no caderno e mostrar para o senhor quando as aulas voltarem?
    Atenciosamente Ana.

    ResponderExcluir
  19. Professor essa ultima lição não dá entender quase nada a lição ficou por cima do desenho muito ruim por favor errônea isso

    ResponderExcluir