ATIVIDADE II- QUÍMICA
DATA DE ENTREGA: 23/06/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 1 A B C D
JUNHO 2021 Prof James
Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.
Habilidades: Reconhecer como se produz o álcool tal como a biodiversidade.
O álcool ao qual costumamos nos referir no dia a dia é, na verdade, o etanol. Esse composto, também conhecido como álcool comum ou álcool etílico, possui uma diversidade muito ampla de aplicações. Apenas para citar algumas delas, temos: uso na fabricação de remédios, na síntese de compostos orgânicos (como o acetaldeído, o ácido acético e o éter comum); como combustível de automóveis, como solvente de tintas, vernizes e perfumes; é usado misturado com a gasolina; em bebidas alcoólicas, em soluções desinfetantes e como antisséptico.
Tendo em vista a importância do álcool, é interessante conhecer como ele é fabricado. Existem dois processos de produção, que são:
(1) Reação de hidratação do etileno:
CH2 = CH2 + H2O → H3C — CH2 — OH
Em países onde não há muito território disponível para plantações, costuma-se utilizar esse processo para a produção de álcool. Para acelerar a reação, usa-se o ácido sulfúrico como catalisador.
(2) Fermentação de açúcares:
No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para a produção do etanol é a cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, utiliza-se o milho. Inclusive, o Brasil responde por 35% da produção mundial de etanol, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que responde por 37,5%.
Outras matérias-primas que podem ser utilizadas na produção de álcool são suco de frutas, beterraba, substâncias amiláceas, tais como o arroz, o trigo e a batata; e substâncias celulósicas, como a madeira e o papel.
Observe as principais etapas do processo de produção do álcool:
1º) Colheita da cana-de-açúcar: Isso pode ser feito com colheitadeiras mecânicas (como mostra a imagem a seguir) ou de forma manual através da queima da palha que envolve a base do vegetal e do corte do caule. Cerca de uma tonelada de cana-de-açúcar colhida dá origem a 70 litros de etanol.
A cana proveniente da lavoura é pesada e pode passar por uma análise química para quantificação do açúcar presente nela.
2º) Moagem da cana-de-açúcar: A cana é triturada nas moendas das usinas, liberando assim o seu caldo conhecido como garapa. A garapa contém elevado teor de sacarose (açúcar – C12H22O11) e, por isso, pode também sofrer cristalização e ser utilizada na produção de açúcar comum.
O bagaço da cana-de-açúcar não é desperdiçado, mas sim queimado nas caldeiras para liberar energia que é usada na produção da eletricidade para a própria usina.
3º) Produção do melaço: A garapa é aquecida a cerca de 105ºC e produz o melaço, isto é, uma solução de cerca de 40% de sacarose. Essa parte é importante para deixar o caldo o mais puro possível e, assim, não haver contaminantes na próxima etapa.
4º) Fermentação: O melaço é levado para sofrer fermentação. Isso é feito por inocular o micro-organismo (levedura) Saccharomyces cerevisae, que, na presença de sacarose, produz uma enzima denominada invertase. Esta atua como catalisadora da reação de hidrólise da sacarose, produzindo glicose e frutose, como mostra a equação química a seguir:
Depois esse micro-organismo origina outra enzima, a zimase, que catalisa a transformação da glicose e da frutose em etanol:
Observe na imagem a seguir que, nesse processo de fermentação, ocorre a liberação intensa de bolhas. Isso ocorre pela presença do gás carbônico que foi liberado na reação anterior. Essa reação também é bastante exotérmica, ou seja, libera muito calor.
5º) Destilação: Na fermentação do melaço, obtém-se o chamado mosto fermentado, que, por sua vez, é levado para a destilação fracionada, esse é um processo de separação dos componentes de misturas homogêneas.
Assim, por meio dessa técnica, obtém-se o álcool comum a 96 ºGL (graus Gay-Lussac), o que significa que ele possui 96% de etanol e 4% de água.
Para medir a pureza do álcool fabricado, costuma-se utilizar um alcoômetro, que é um aparelho com as graduações na parte externa de seu tubo de vidro e com chumbo na parte inferior que fica submerso em um líquido. A graduação igual a 0ºGL corresponde ao valor da água pura, e a graduação de 100ºGL, ao etanol puro.
TAREFA JUNHO
NOME:__________________________________ N°:_______2º
Em relação ao processo de produção de Etanol, responda as questões abaixo.
O Biocombustível é uma fonte energética resultante do processo de:
2) O etanol ou o álcool é uma substância obtida:
a) da mistura de substâncias destiladas
b) do ácido acético
c) da fermentação de açúcares
d) da fermentação de sais.
3) Faça a correlação entre os biocombustíveis e suas definições e assinale a alternativa correta:
1. Biodiesel 2. Bioetanol 3. Biogás
( ) Biocombustível produzido com base em resíduos agroindustriais, como a cana-de-açúcar, e que representa cerca de 50% do consumo nacional.
( ) Biocombustível proveniente de óleos vegetais e obtido por meio de reações de transesterificação ou por meio de esterificação.
( ) Biocombustível de alto poder calorífico constituído, principalmente, por metano, e produzido a partir da decomposição de matéria orgânica.
a) 1 - 2 - 3
b) 2 - 3 - 1
c) 2 - 1 - 3
d) 3 - 1 - 2
4) Assinale a alternativa incorreta:
I) As fontes de energia exercem papel importante nas atividades humanas. Delas se originam eletricidade e combustíveis, que são úteis para a produção e transporte de bens e mercadorias.
II) São as fontes de energia mais utilizadas no Brasil: petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
III) A evolução das fontes de obtenção de energia teve impacto direto no trabalho humano. A energia facilitou e agilizou as atividades produtivas.
IV) No Brasil, as fontes de energia são prioritariamente as renováveis, como a energia eólica, energia solar e hidrelétrica.
ATIVIDADE I- QUÍMICA
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE FÍSICA DO 1 A B C D
MAIO 2021 Prof James
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estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.
QUÍMICA AMBIENTAL
Leia
atentamente a informação abaixo:
Nos últimos anos, as queimadas no Pantanal
vêm aumentando significativamente por diversos motivos, dos quais os mais
comuns são as causas humanas, sejam acidentais, sejam criminosas.
Pelo menos três
fatores provocam o avanço dessas práticas, são eles:
• o aumento das
atividades agrícolas e pecuaristas;
• a ação humana
ou antrópica;
• o clima
tropical aliado ao tempo seco.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (Inpe), as queimadas na
região do
Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período
do ano de 2019. Considerando o período de janeiro a setembro de 2019, foram
registrados 4660 focos de incêndio, em 2020, foram registrados 14.489 focos.
Até então, o recorde era de 12.536 focos de incêndio, no ano de 2015, fato esse
superado nos sete primeiros meses de 2020.
As consequências das queimadas, de modo geral, só trazem aspectos negativos, e na região do Pantanal esse fator não é diferente. Fatores como o desequilíbrio dos ecossistemas já são bastante discutidos. Outros efeitos negativos das queimadas ficam por conta do empobrecimento dos solos; da alteração significativa no regime de chuvas e ciclo natural da água, na drenagem de rios, bacias de inundação, lagos e lagoas, no equilíbrio climático da região, as queimadas, além de matarem diretamente animais e plantas, provocam e afetam outras áreas próximas com o calor e fumaça que pode asfixiar espécies da fauna; aumentam o índice de gases que ajudam no efeito estufa; e contribuem para o aquecimento do planeta Terra, além de serem geradores diretos de diversas doenças respiratórias em humanos...”
1ª TAREFA
MAIO
NOME:
Nº 1º
Com
base nas informações do texto acima e com base nos seus conhecimentos,
responda:
1) As queimadas são um problema ambiental grave
enfrentado em nosso país.
Analise
as alternativas e marque aquela que NÃO indica uma consequência das
queimadas:
a)
Morte dos micro-organismos que vivem no solo.
b)
Aumento da poluição atmosférica.
c)
Diminuição dos nutrientes do solo.
d)
Aumento dos riscos de erosão.
e)
Redução do aquecimento global.
2)
Leia e assinale a alternativa
A atmosfera terrestre é composta pelos gases
nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que
somam
cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de
água
(H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o
restante
1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo
menos
três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o
planeta.
Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa.
A partir da Revolução Industrial (século XIX),
a concentração de gases traços na
atmosfera,
em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no
aumento
da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se
diretamente
envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o
desmatamento.
Considerando
o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é
a)
reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção
primária
pela
industrialização refrigerada.
b)
promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito
estufa
devido à produção de CH4.
c)
reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em
absorver
o CO2 da atmosfera.
d)
aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver
grande
quantidade de calor.
e)
remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas
de reter calor.”
3)
A natureza, que constitui o meio ambiente e permite a vida na Terra, tem
limites
muito
claros e o mais grave é que a ação humana já atingiu alguns deles, como se
pode
observar nas diferentes formas de agressão à biosfera. A partir da observação
da
imagem, observa-se um dos grandes problemas ambientais da atualidade.
Marque
a opção que representa o problema ambiental em destaque na imagem:
a)
Erosão do solo
b)
Desmatamento.
c)
Poluição do solo.
d)
Práticas agrícolas inadequadas.
e)
Uso de agrotóxicos.
4)
INFERNO BRASILEIRO
No mês de agosto de 2020 mais de 31 mil focos
de incêndio fizeram o país arder e destruíram
milhares
de quilômetros de florestas e campos.
Há um mês a socióloga Rosângela Barros, 39
anos, vive uma rotina infernal. Dorme
mal,
não come bem e respira pessimamente. Uma espessa camada de fumaça
tomou
conta do céu de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde ela mora.
‘’
O ar no Estado que abriga boa parte do Pantanal mato-grossense é
considerado
um dos melhores no mundo. Desde o final de julho, porém, as queimadas embaçam
os horizontes da Região Centro-Oeste do Brasil (...)”
O
principal problema apontado nesta informação é:
a)
Aumento da biodiversidade local pela melhoria da luminosidade.
b)
Destruição dos microrganismos do solo.
c)
Elevação inicial do pH dos solos.
d)
Favorecimento da erosão dos
e)
Piora da qualidade do ar.
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
Química / 1ª A B C D
Professor: Flavio James de Paula
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Habilidades:
Reconhecer e identificar fenômenos
químicos e físicos, e suas transformações
Atividades a
serem realizadas: Leitura do
texto e resolução dos exercícios
Enviar
atividade para: flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br
ou Whatsapp 99291-5089 ou no Google Classoroom.
Observações:
A atividade deve ser feita e
enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google Classroom,
pode ser feita no caderno ou no próprio relatório de Química, não esquecer de
adicionar o nome, número e a série.
Pode ser
pesquisada pela internet.
OBS: NÃO
PRECISA COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES.
MATERIA
CORPO OBJETO
A Química é uma ciência que surgiu da
curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento
do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como
a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias
envolvidas nesses processos.
Matéria: É tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem
volume e massa. Assim sendo, a Química estuda substâncias naturais e
artificiais, visíveis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.
Esse conceito de matéria é apenas um dos que
precisam ser compreendidos para uma introdução à Química. Existem também outros
conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo
dessa ciência. Veja alguns:
Corpo: Amostra ou porção limitada da
matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se cortarmos o caule da
árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;
Objeto: Corpo que sofreu alterações e
foi produzido para a utilização do ser humano. Por exemplo, uma tora de madeira
é transformada em uma cadeira (objeto);
Sistema: Corpo submetido a
uma observação. Por exemplo, considere que um químico está realizando um
experimento em uma placa de Petri como a mostrada a seguir. Tudo que está
dentro da placa de Petri é o nosso sistema, o que estiver de fora é a
vizinhança;
Transformação da matéria: Qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual
se modificam as propriedades de determinado material. As transformações da
matéria são também denominadas fenômenos que podem ser físicos (não
alteram a estrutura ou a constituição da matéria, volta a ser o que era)
ou químicos (alteram a estrutura ou a constituição da matéria, não volta a
ser o que era). Quando amassamos um papel, por exemplo, temos uma transformação
ou fenômeno físico; por outro lado, se queimamos um papel, temos um fenômeno químico;
Fenômenos Físicos e Químicos
Um aspecto importante da Química é identificar
as transformações sofridas pelas substâncias, tais transformações da matéria
são chamadas de fenômenos, e não precisam ser fatos extremamente
impressionantes, como ocorre no dia a dia.
Em Química, trata-se apenas de qualquer mudança que ocorra com
a matéria.
Considere, por exemplo, que
amassemos uma lata de alumínio. Esse é um fenômeno, pois a aparência, tamanho e
formato da lata foram modificados. Entretanto, a sua constituição continua
sendo a mesma, ou seja, continua sendo formada por uma liga de alumínio.
Nesse caso, temos, portanto, um fenômeno
físico, que pode ser definido da seguinte forma:
Fenômeno físico: É toda
alteração na estrutura física da matéria, tais como forma, tamanho, aparência e
estado físico, mas que não gere alteração em sua natureza, VOLTA A SER O QUE
ERA ANTES, isto é, na sua composição
As mudanças de estados físicos da água são
fenômenos físicos
Veja mais exemplos de
fenômenos físicos:
- Amassar um
papel;
- Quebrar um
copo de vidro;
- Ferver a
água;
- Produção
de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;
- Dissolução
do açúcar em água;
- Transformação
de tecido em roupas;
- Triturar o
carvão para obter o carvão ativo;
Fenômenos químicos: Ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto
é, da sua composição
Dizemos que ocorreu uma reação química,
pois novas substâncias foram originadas.
Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias
ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar. Nesse caso, não foram
alteradas apenas as características físicas do material, mas sim as químicas,
pois a ferrugem é uma nova substância que foi formada em uma reação de oxidação
e que possui propriedades bem diferentes das do ferro que constituía
originalmente a lata. NÃO VOLTA A SER O QUE ERA ANTES.
Outros exemplos de fenômenos químicos
ou reações químicas são:
- Queima de papel;
- Alimento decompondo-se no lixo;
- Queima do carvão;
- Produção de queijo a partir do
leite;
- Queima de combustíveis no motor
dos automóveis;
- Fotossíntese realizada pelas
plantas;
Transformações
reversíveis e irreversíveis
Transformações
reversíveis são aquelas que ocorrem nos dois sentidos, podendo voltar ao seu
estado inicial. Isso ocorre geralmente em transformações mecânicas sem atrito.
No caso de haver atrito, o corpo sofre perda de energia e, portanto, não
poderia voltar à posição inicial.
- Processo irreversível: é aquele em que um sistema, uma vez
atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a
quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos
.
- Processo reversível: é aquele que pode ocorrer em ambos os
sentidos, passando por todas as etapas intermediárias, sem que isso cause
modificações definitivas ao meio externo.
De tal modo, uma transformação só é considerada reversível se
houver ligação entre estados intermediários bem definidos em qualquer momento
da transformação. Para que isso aconteça, a transformação deve ser lenta, sendo
então denominada quase estática.
EXEMPLOS:
Reações
Irreversíveis
Nas
reações irreversíveis, os reagentes são convertidos em produtos e não ocorre
reação no sentido inverso. É o caso das reações de combustão, por exemplo, note
que na reação de combustão do metano os produtos formados são dióxido de
carbono e água:
CH4 + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l)
Reações
Reversíveis
Já
nas reações reversíveis, os reagentes são convertidos em produtos e os produtos
são convertidos em reagentes. Veja o exemplo da reação de decomposição do
carbonato de cálcio:
CaCO3(s)
CaO(s) + CO2(g)
O
carbonato de cálcio se decompõe em óxido de cálcio e dióxido de carbono. Esses
produtos podem se juntar novamente e reconstituir o reagente, a reação ocorre
nos dois sentidos simultaneamente, ou seja, os reagentes são transformados em
produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo.
TAREFA
1 – MARÇO 2021
NOME
Nº 1º
1) Faça a
associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna A Coluna B
Quebrar
um copo de vidro ( )
Ferver a água ( )
Dissolução do açúcar em água (
)
Alimento
decompondo-se no lixo ( )
Produção de queijo a partir do
leite ( )
Transformação de tecido em roupas
( )
Aquecer uma panela de alumínio ( )
Digestão de alimentos ( )
Enferrujamento
de uma palha de aço ( )
Amassar uma latinha de alumínio (
)
2) Na
coluna B, quais os processos que são reversíveis ou Irreversíveis?
Reversível:
Irreversível:
3) Complete a tabela abaixo
MATERIA
CORPO
OBJETO
VIDRO
MESA
PEPITA DE OURO
BARRA DE COBRE
4) De onde vem a matéria?
Professor as atividades valem para o 1°E? E qual email é para mandar?
ResponderExcluirBoa tarde, tudo ótimo aguardo, o tempo está esgotando.
ExcluirEmail.: cleitoluiz@prof.educacao.sp.gov.br
Eu sou o professor Cleito,de Química do 1B envia me todos, o que resolvido em sala por foto no email cleitoluiz@prof.educacao.sp.gov.br
ExcluirAe tem q copiar os textos ou so as questoes
ResponderExcluirProfessor tem que copiar os textos to bem , ou só as questões
ResponderExcluirBom dia para todos, OS ALUNO DO 1B, por favor me enviar as atividades no email postado
ResponderExcluirBoa tarde tudo ótimo com vc's
ResponderExcluirEmail.:cleitoluiz@prof.educacao.sp.gov.br
Quais são a lições do segundo bimestre?
ResponderExcluirBom dia queridos alunos tudo bem com vc's? Estou aqui para ajudá-los conforme acima tem meu contato de email, onde cada um poderá enviar sua atividade respondida e tirar dúvidas para facilitar a compreensão do conteúdo.
ResponderExcluirAguardo o mais rápido possível o contato e interação de vc's.
Bom dia alunos do 1ºB tudo bem? Venho aqui para auxiliá-lo na resolução dos questionário enviado, estou a disposição tirar dúvidas e ensinar o conteúdo proposto.
ResponderExcluirMeus contatos vocês ja tem so me escrever ou chamar no google classroom
Bom dia, caros aluno do 1ºB, me enviar as atividade via google forms, conforme foi enviado para a direção para ser repassada para vocês.
ResponderExcluiremail cleitoluiz@prof.educacao.so.fov.br
Cleito Luiz prof de química
ResponderExcluirEstou passando para lembrar que já está no blog da escola atividade de química do 4° bimestre.
https://forms.gle/sZEtgZTTwFspoGXbA
4º Bimestre de quiiimica
ResponderExcluirhttps://forms.gle/97yfFcEXBJ6ZSTYF7
4º Bimestre, avaliação de química.
ResponderExcluirhttps://forms.gle/HfBmvFCGLDc8em997