E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


BIOLOGIA 2°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II: BIOLOGIA


Unidade Escolar: Sebastião Walter Fusco


Professora: Maria Aparecida Componente curricular: Biologia

Turmas: 2º anos A, B, C, D e E Data de entrega: até 23.06.2021

Email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br


Assunto: Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade

Habilidades:

  Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas;

  Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.


Introdução

A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. 

A figura mais notável no que se diz respeito ao advento dessa ciência, tal como vemos hoje, foi o monge Gregor Mendel que, durante muito tempo, pesquisou o processo de transmissão de caracteres entre diversas gerações de ervilhas (Pisum sativum), e concluiu que este se dava por meio de partículas, ou fatores, encontrados nos gametas. Atualmente reconhecidas como genes, essas “partículas” se encontram nos cromossomos, mais precisamente no DNA.


Orientação para os estudos



1. Levando em consideração que Mendel é reconhecido como o pai da Genética, PESQUISE

brevemente (até 5 linhas)  os motivos pelos quais ele utilizou as ervilhas em seus experimentos.


Assista o vídeo sugerido : https://www.youtube.com/watch?v=W4kiJ3V2Z04


Após assistir o vídeo responda as questões a seguir:


2. Qual a definição de gene? E de qual forma esse gene é transmitido para os descendentes?


3. Geneticamente como você explica, numa situação hipotética, uma pessoa de olhos escuros (castanhos) ter um filho de olhos claros?


Analise a imagem abaixo


Seleção Natural

4 – Após a analisar as duas imagens procure relaciona-las, com base no conhecimento genético.



5. Analise o esquema ao lado que representa Os Simpsons.




  1. Geneticamente, o que representa este esquema?


  1. Quais as características genéticas, visíveis e marcantes nos irmãos BART, LISA e MAGGIE


  1. Quais as características genéticas visíveis e marcantes nas irmãs MARGE, PATTY e SELMA




Fonte: Disponível. http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/family%281%29.gif



Bom estudo!

ATIVIDADE I: BIOLOGIA


Atividade - Biologia - 2 ANOS - 2° Bimestre

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021

 

U. E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

PROFESSORA: MARIA APARECIDA

HABILIDADE CONTEMPLADA: Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.

OBJETIVOS: Definir o processo da fotossíntese e compreender a sua importância para os seres vivos

 

OBSERVAÇÃO: A atividade em pauta pode ser realizada diretamente pelo link do formulário https://forms.gle/9dLtE8KBnhubf1Dv9 ou ser enviada para o email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

Introdução

Os vegetais verdes possuem, nas suas células, organoides chamados cloroplastos, onde se processa o fenômeno da fotossíntese. Os cloroplastos transformam a energia luminosa em energia química através da equação:

12H2O + 6CO2 —> C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, algumas bactérias e alguns protistas usam a energia da luz solar para produzir açúcar, que a respiração celular converte em ATP, o “combustível” usado por todos os organismos vivos. A conversão de energia solar em energia química é associada às ações da clorofila. Na maioria das vezes, o processo fotossintético utiliza água e libera o oxigênio.
fotossíntese pode ser subdividida em duas etapas: fotoquímica ou luminosa e química ou escura.
Fonte: https://www.enemvirtual.com.br/vestibular/biologia/diferencas-entre-fotossintese-e-respiracao/

 

A respiração celular e a fotossíntese são reações químicas inversas, em que os reagentes de uma correspondem ao produto da outra, mas não são processos antagônicos. Essas reações ocorrem em diferentes organelas das células e na maioria das vezes em células distintas. Para que a fotossíntese ocorra é necessária a presença da luz. Quando uma região do planeta é iluminada pela energia radiante vinda do Sol, costuma-se dizer que é dia naquele local. Então, a fotossíntese ocorre no período diurno. A respiração celular independe da luz para ocorrer, portanto se processa nos dois períodos, noturno e diurno.

 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/respiracao-celular-transformacao-da-glicose-em-energia.htm

 

EXERCÍCIOS


1. A Fotossíntese é um processo que “produz” a energia necessária ao início da cadeia alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção da vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida pela clorofila e, posteriormente, transformada em energia química. Para isso as plantas precisam consumir __________ e__________ para produzir __________ e ao final liberar __________. Assinale a alternativa que contém a sequência que preenche corretamente e na ordem as lacunas do texto anterior.

 

a) água, CO2, glicose e oxigênio

b) CO2, oxigênio, glicose e água.

c) glicose, água, CO2 e oxigênio

d) água, glicose, oxigênio e CO2.

 

2. No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro , fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria. Que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo?

 

a) são os processos de respiração e circulação

b) são os processos de fotossíntese e circulação

c) são os processos de respiração e fotossíntese

d) são os processos de digestão e circulação.

 

3. Leia atentamente o verso de música : 

 "Luz do sol,

Que a folha traga e traduz,

Em verde novo,

Em folha, em graça, em vida, Em força, em luz".

 

Caetano Veloso                                  

 

 A qual processo metabólico das plantas o poeta está se referindo?

a) Respiração

b) Transpiração

c) Fotossíntese

d) Circulação

 

4. A fotossíntese é influenciada por diversos fatores ambientais, entre eles o da luminosidade, como mostrada no gráfico abaixo. Assinale a alternativa que melhor explica a representação gráfica:

 



 

a) Em todas as faixas de temperatura, a fotossíntese é realizada com a mesma intensidade.

b) A taxa relativa de fotossíntese ocorre em maior intensidade quando a temperatura chega a 10°

c) A taxa relativa de fotossíntese é maior na alta luminosidade

d) A taxa relativa de fotossíntese é maior na baixa luminosidade

 

 

5. A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:

a) Clorofila

b) Leucoplastos

c) Carotenoide

d) hemoglobina

 

 Bons estudos!



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Atividade 1 - 1 BIMESTRE

 

2º anos A,B,C,D,E. 

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

 

Professora: Maria Aparecida - UE: Sebastião Walter Fusco

 

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

* Citologia 

- Organização celular

- Membrana plasmática

 

HABILIDADES:

Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções

 

Observação: as questões poderão ser respondidas na forma de formulário através do link:

https://forms.gle/fePB8inKwaYz8fhdA

 

ou por e- mail: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

Responda:

 

1. As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença: As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

a) de parede celular

b) de membrana plasmática.

c) de citoplasma

d) núcleo

 

2.Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:

a) Bactérias

b) Ser Humano

c) Plantas

d) Fungos

 

3. As estruturas em destaque são chamadas de:



a) Citoplasma

b) Organelas

c) Carioteca

d) cariótipo

 

4. Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:

a) todas as células dos seres vivos têm parede celular.

b) somente as células vegetais têm membrana celular.

c) todas as células dos seres vivos têm membrana celular.

d) somente as células animais têm parede celular.

 

5. A membrana plasmática, também chamada de membrana lipoproteica, é uma das estruturas básicas da célula cuja função de modo geral é:

a) Controle da entrada e saída de substâncias da célula.

b) Respiração celular e produção de energia

c) Controle da fotossíntese

d) Controle da divisão celular

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