SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II: BIOLOGIA
Unidade Escolar: Sebastião Walter Fusco
Professora: Maria Aparecida Componente curricular: Biologia
Turmas: 2º anos A, B, C, D e E Data de entrega: até 23.06.2021
Email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
Assunto: Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade
Habilidades:
Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas;
Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.
Introdução
A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações.
A figura mais notável no que se diz respeito ao advento dessa ciência, tal como vemos hoje, foi o monge Gregor Mendel que, durante muito tempo, pesquisou o processo de transmissão de caracteres entre diversas gerações de ervilhas (Pisum sativum), e concluiu que este se dava por meio de partículas, ou fatores, encontrados nos gametas. Atualmente reconhecidas como genes, essas “partículas” se encontram nos cromossomos, mais precisamente no DNA.
Orientação para os estudos
1. Levando em consideração que Mendel é reconhecido como o pai da Genética, PESQUISE
brevemente (até 5 linhas) os motivos pelos quais ele utilizou as ervilhas em seus experimentos.
Assista o vídeo sugerido : https://www.youtube.com/watch?v=W4kiJ3V2Z04
Após assistir o vídeo responda as questões a seguir:
2. Qual a definição de gene? E de qual forma esse gene é transmitido para os descendentes?
3. Geneticamente como você explica, numa situação hipotética, uma pessoa de olhos escuros (castanhos) ter um filho de olhos claros?
Analise a imagem abaixo
4 – Após a analisar as duas imagens procure relaciona-las, com base no conhecimento genético.
5. Analise o esquema ao lado que representa Os Simpsons.
Geneticamente, o que representa este esquema?
Quais as características genéticas, visíveis e marcantes nos irmãos BART, LISA e MAGGIE
Quais as características genéticas visíveis e marcantes nas irmãs MARGE, PATTY e SELMA
Fonte: Disponível. http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/family%281%29.gif
Bom estudo!
ATIVIDADE I: BIOLOGIA
Atividade - Biologia - 2 ANOS - 2° Bimestre
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021
U. E SEBASTIÃO WALTER FUSCO
PROFESSORA: MARIA APARECIDA
HABILIDADE CONTEMPLADA: Relacionar as funções vitais
das células a seus respectivos componentes.
OBJETIVOS: Definir o processo da fotossíntese e compreender
a sua importância para os seres vivos
OBSERVAÇÃO:
A atividade em pauta pode ser realizada diretamente pelo link do formulário https://forms.gle/9dLtE8KBnhubf1Dv9 ou ser enviada para o email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
Introdução
Os vegetais verdes possuem, nas suas
células, organoides chamados cloroplastos, onde se processa o fenômeno da
fotossíntese. Os cloroplastos transformam a energia luminosa em energia química
através da equação:
12H2O + 6CO2 —> C6H12O6 + 6 H2O +
6 O2
A fotossíntese é o processo pelo
qual as plantas, algumas bactérias e alguns protistas usam a energia da luz
solar para produzir açúcar, que a respiração celular converte em ATP, o “combustível”
usado por todos os organismos vivos. A conversão de energia solar em energia
química é associada às ações da clorofila. Na maioria das vezes, o processo
fotossintético utiliza água e libera o oxigênio.
A fotossíntese pode ser
subdividida em duas etapas: fotoquímica ou luminosa e química ou escura.
Fonte: https://www.enemvirtual.com.br/vestibular/biologia/diferencas-entre-fotossintese-e-respiracao/
A respiração celular e a fotossíntese são reações químicas inversas, em
que os reagentes de uma correspondem ao produto da outra, mas não são processos
antagônicos. Essas reações ocorrem em diferentes organelas das células e na
maioria das vezes em células distintas. Para que a fotossíntese ocorra é necessária
a presença da luz. Quando uma região do planeta é iluminada pela energia
radiante vinda do Sol, costuma-se dizer que é dia naquele local. Então, a
fotossíntese ocorre no período diurno. A respiração celular independe da luz
para ocorrer, portanto se processa nos dois períodos, noturno e diurno.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/respiracao-celular-transformacao-da-glicose-em-energia.htm
EXERCÍCIOS
1.
A Fotossíntese é um processo que “produz” a energia necessária ao início da cadeia
alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção da
vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida pela
clorofila e, posteriormente, transformada em energia química. Para isso as
plantas precisam consumir __________ e__________ para produzir __________ e ao
final liberar __________. Assinale a alternativa que contém a sequência que
preenche corretamente e na ordem as lacunas do texto anterior.
a)
água, CO2, glicose e oxigênio
b)
CO2, oxigênio, glicose e água.
c)
glicose, água, CO2 e oxigênio
d)
água, glicose, oxigênio e CO2.
2.
No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo
colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo.
Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de
vidro , fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria. Que
processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do
camundongo?
a)
são os processos de respiração e circulação
b)
são os processos de fotossíntese e circulação
c)
são os processos de respiração e fotossíntese
d)
são os processos de digestão e circulação.
3.
Leia
atentamente o verso de música :
"Luz do sol,
Que
a folha traga e traduz,
Em
verde novo,
Em
folha, em graça, em vida, Em força, em luz".
Caetano
Veloso
A qual processo metabólico das plantas o poeta
está se referindo?
a)
Respiração
b)
Transpiração
c)
Fotossíntese
d)
Circulação
4.
A fotossíntese
é influenciada por diversos fatores ambientais, entre eles o da luminosidade,
como mostrada no gráfico abaixo. Assinale a alternativa que melhor explica a
representação gráfica:
a)
Em todas as faixas de temperatura, a fotossíntese é realizada com a mesma
intensidade.
b)
A taxa relativa de fotossíntese ocorre em maior intensidade quando a
temperatura chega a 10°
c)
A taxa relativa de fotossíntese é maior na alta luminosidade
d)
A taxa relativa de fotossíntese é maior na baixa luminosidade
5.
A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como
forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores
são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:
a)
Clorofila
b)
Leucoplastos
c)
Carotenoide
d)
hemoglobina
Bons estudos!
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
Atividade 1 - 1 BIMESTRE
2º anos A,B,C,D,E.
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Professora: Maria Aparecida - UE: Sebastião Walter
Fusco
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
* Citologia
- Organização celular
- Membrana plasmática
HABILIDADES:
Identificar os elementos básicos que compõem a
célula, bem como suas funções
Observação: as
questões poderão ser respondidas na forma de formulário através do link:
https://forms.gle/fePB8inKwaYz8fhdA
ou por e- mail: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
Responda:
1.
As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em
todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em
procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou
presença: As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão
presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser
classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a
ausência ou presença:
a)
de parede celular
b)
de membrana plasmática.
c)
de citoplasma
d)
núcleo
2.Organismos
procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo
organizado. São exemplos de seres procariontes:
a)
Bactérias
b)
Ser Humano
c)
Plantas
d)
Fungos
3.
As estruturas em destaque são chamadas de:
a)
Citoplasma
b)
Organelas
c)
Carioteca
d)
cariótipo
4.
Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:
a)
todas as células dos seres vivos têm parede celular.
b)
somente as células vegetais têm membrana celular.
c)
todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
d)
somente as células animais têm parede celular.
5.
A membrana plasmática, também chamada de membrana lipoproteica, é uma das
estruturas básicas da célula cuja função de modo geral é:
a)
Controle da entrada e saída de substâncias da célula.
b)
Respiração celular e produção de energia
c)
Controle da fotossíntese
d)
Controle da divisão celular
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