SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- GEOGRAFIA
8º
Ano – Ensino Fundamental – Segunda atividade do 2º bimestre de Geografia
Data de entrega: 09/06/2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade
do Currículo Paulista de Geografia (EF08GE19) – Interpretar e elaborar
cartogramas, mapas esquemáticos e anamorfoses geográficas com informações geográficas
acerca da América e da África.
O continente africano: representações cartográficas
Atividade
baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 21/05/2020 – link: https://youtu.be/HP30J9x-XYY e 20/05/2021
– link: https://youtu.be/JuhzmVAow3Q
O continente africano abriga
54 países independentes e ocupa uma área de 30,2 milhões de quilômetros
quadrados, o que corresponde a 20,1% das terras emersas do planeta. Observe os
continentes e a localização da África no mapa a seguir.
Fonte:
IBGE. Atlas Escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_034_divisao_continentes.pdf> Acesso em 22 de Mai. 2020
Exercícios
Com base no mapa acima,
nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais
no livro didático (páginas 42, 43, 92, 93, 94 e 95) e sites de internet,
responda:
a) Qual é o continente mais
extenso? E o menos extenso?
b) Em quais hemisférios se
encontra a África?
c) O que você já sabe sobre o
continente africano?
d) Quais países você se lembra que
fazem parte desse continente?
e) Podemos dividir a África em
duas grandes regiões. Quais são elas?
Leitura e análise de imagem
Imagem
de satélite. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ginaespenica/frica-16720337 > Acesso em 22 de Mai. 2020
1)
Que pontos podem ser considerados como fronteira entre: África e Europa e
África e Ásia?
2)
Quais oceanos banham o continente africano?
Leitura e análise de mapa e
texto
Com
relação à questão econômica, há diferentes formas de avaliar o crescimento dos
países e o Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais utilizados. Compare
o desempenho dos países africanos em relação aos países da Europa.
Anamorfose:
Tamanho da riqueza econômica de um país, medido através do Produto
Interno Bruto (PIB) para cada país, em 2016.
Fonte: IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html > Acesso em Acesso em 22 de
Mai. 2020
Observação: No mapa
tradicional, a representação dos continentes, países, estados etc é feita
levando em conta a área territorial,
medida em km². No caso da Anamorfose
geográfica, cada país é redesenhado de forma que sua área sofre uma
deformação proporcional ao tema empregado. Em vez de medidas de terreno, essa
representação pode usar volumes
populacionais, valores econômicos, valores de recursos naturais etc. Com os
números escolhidos é que serão dimensionados os objetos representados. Logo,
as extensões dos países num mapa serão diferentes, uma vez que as medidas são
outras. No entanto, procura-se manter as relações de vizinhança. |
Fonte: Material
de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 –
2017 |
Quer saber mais sobre Anamorfose
Geográfica? Acesse o endereço a seguir:
https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html
ATIVIDADE I- GEOGRAFIA
8º Ano – Ensino Fundamental - Primeira atividade do 2º bimestre de Geografia
DATA DE ENTREGA: 12-05-2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade do Currículo Paulista: (EF08GE01) – Identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxo migratórios e analisar fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e condicionantes físico - naturais associados à distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos; (EF08GE02) – Descrever e comparar as correntes e fluxos migratórios contemporâneos da população mundial e analisar fatos, influências dos migrantes, em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
As rotas de dispersão da população e os principais fluxos migratórios
Atividade baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 22/04/2021 – link: https://youtu.be/v1vOjpRk9EA e 29/04/2021 – link: https://youtu.be/p5VTlEU8jaI
Entender o povoamento de uma região implica conhecer algo muito importante na dinâmica atual: os movimentos migratórios. O ser humano não nasce, vive e morre necessariamente no mesmo lugar. Cada vez mais o ser humano tem aumentado sua mobilidade e, em função dessa nova condição e outras mudanças sociais, sua vida se desenvolve com outras possibilidades geográficas: pode nascer num lugar e viver em vários lugares diferentes: o ser humano pode migrar. Os movimentos migratórios estão na origem e formação, por exemplo, dos países das Américas. Os séculos XIX e XX foram os períodos de maiores movimentos migratórios, com esses movimentos atingindo escala mundial, como se tem exemplo da imigração japonesa para o Brasil. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), estimava-se em 2019 que havia cerca de 272 milhões de migrantes no mundo (3,5% da população total). Trata-se de um grande contingente populacional que migra de seu local de conflito, de fome, ou para buscar outras condições de vida. Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017 (Adaptado) |
Saiba mais
https://nacoesunidas.org/oim-migrantes-internacionais-somam-272-milhoes-35-da-populacao-global/
Vamos dialogar?
Vamos dialogar sobre a dispersão da população humana. Assim, com base nos seus conhecimentos e em pesquisa no livro didático (páginas 54, 55, 56, 57, 58 e 59), responda:
1) Você já mudou de cidade ou país? Se sim, por quais motivos ocorreu essa mudança?
2) Você sabe a diferença entre migrante, emigrante e imigrante?
3) Você já ouviu falar em migrações internacionais? Explique.
Leitura e análise de gráfico: correntes e fluxos migratórios no Brasil
Durante o processo de colonização e povoamento, o Brasil foi marcado por diferentes fluxos e correntes migratórias, em especial dos africanos, europeus, asiáticos, indígenas, entre outros, que transpuseram barreiras físicas e culturais e contribuíram para a formação étnica do povo e para as diversas transformações no território brasileiro. No século XX, verificam-se outros fluxos migratórios. Para conhecer um pouco mais sobre esse processo, observe e análise o gráfico que trata o fluxo de imigrantes por nacionalidade no período de 1945 – 1959.
Gráfico 1 – Imigração por nacionalidade (1945/1949): Fonte: IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/imigracao-por-nacionalidade-1945-1959.html. > Acesso em 12 de jun. 2020.
Em seguida, responda:
a) O que o gráfico indica sobre a entrada de imigrantes no Brasil? Quais períodos foram mais intensos?
b) Cite três grupos que apresentaram maior representatividade de imigrantes para o Brasil entre 1945 e 1959.
Leitura e análise de texto - Migrantes na atualidade
Leia os relatos acima e responda: “Quais seriam as razões que motivam as pessoas a buscarem outros lugares para viver”?
PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA
8º Ano –
Primeira atividade do 1º bimestre
Entregar até o dia 31/03/2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida,
encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Representações gráficas - Atividade baseada na aula do Centro de Mídias do dia 18/02/2021 –
link: https://youtu.be/5Xvp1a4Pd7U.
Importância do uso dos
gráficos • Para o ensino da Geografia e para o
nosso cotidiano. • Para a demonstração e a
compreensão de dados de países, continentes e regiões. • Esses dados podem ser
socioeconômicos, políticos, humanos, físicos e têm relação com o nosso dia a
dia. |
Vamos dialogar?
1) Quais tipos de gráficos estão representados nas figuras 1, 2 e
3?
IMAGEM 3
Gráfico
de Segmentos (ou gráfico de linhas) – Leitura e análise de gráfico
• O gráfico de segmentos ou de linhas exibe uma série de pontos
(marcadores) ligados em segmentos em linha.
• É adotado principalmente quando queremos representar as alterações
que uma variável teve ao longo do tempo.
Interprete
o gráfico abaixo e depois responda às perguntas:
Fonte:
Geografalando. Disponível em: https://geografalando.blogspot.com/2013/02/crescimento-da-populacao-mundial.html.
Acesso em: 1 Mar. 2021
a)
O que esse gráfico está representando?
b)
O que representam os números do eixo vertical? E os do eixo horizontal?
c)
Qual era a população humana em 1960? E no ano de 2011? Quanto a população
cresceu nesse período?
Saiba
mais
Habilidade
do Currículo Paulista: (EF07GE10) Identificar e selecionar indicadores
socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões
brasileiras em diferentes tempos.
Caros alunos,
ResponderExcluirEspero que estejam todos bem. Em breve voltaremos a nos ver na sala de aula. Postarei aqui e no Google Classroom as atividades para vocês realizarem.
Abraços fraternos!
Professor Jairo
Olá professor!, nós temos que fazer as lições do blog ou as que passam no cmsp?
ResponderExcluirAs lições sugeridas pelos professores do CMSP devem ser realizadas no seu caderno!
ExcluirVocê deve acompanhar a programação no CMSP e realizar as atividades propostas aqui no Blog ou no google classroom.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQuer enviar atividades pelo Google classroomm? Acesse o link abaixo e saiba como:
ResponderExcluirhttps://youtu.be/E-a0UFL9VaA
Caros alunos, as atividades postadas no Blog e no Google Classroom deverão ser entregues até o dia 25/05/2020
ResponderExcluirEu entro mais porém pede um código da turma
ResponderExcluirBárbara, você é de qual turma? De todo modo, pode enviar as atividades para o seguinte email: jairomoraes_geo@yahoo.com.br
ResponderExcluirBom dia, queridos alunos! Todas as atividades avaliativas serão postadas no Blog da Escola! Alguns professores usarão também o Google classromm para receber as atividades solicitadas no blog. Importante lembrar que vocês devem acompanhar e registrar o que for pedido pelos professores do Centro de Mídias SP.
ResponderExcluirPara ampliar seus conhecimentos sobre a aula de Geografia do dia 02/07/2020 ( Geografia e os indicadores), consulte as seguintes páginas do livro didático: 70, 71, 72 e 73.
ResponderExcluirOlá, alunos. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os indicadores socioeconômicos, acessem o link a seguir: https://youtu.be/DzmDLhA-_2U
ResponderExcluirOlá, alunos. Assistam à aula do Centro de Mídias do dia 23/07/2020 para realizar as atividades 1 e 2 no Caderno do Aluno. Não é necessário entregar. Registrem suas ideias e reflexões na própria apostila!
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