E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


GEOGRAFIA 8°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- GEOGRAFIA

8º Ano  – Ensino Fundamental – Segunda  atividade do 2º  bimestre de Geografia 

Data de entrega: 09/06/2021

 

Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br

 

Habilidade do Currículo Paulista de Geografia (EF08GE19) – Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América e da África.

 

O continente africano: representações cartográficas

Atividade baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 21/05/2020 – link: https://youtu.be/HP30J9x-XYY   e 20/05/2021 – link: https://youtu.be/JuhzmVAow3Q

 

O continente africano abriga 54 países independentes e ocupa uma área de 30,2 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 20,1% das terras emersas do planeta. Observe os continentes e a localização da África no mapa a seguir.




Fonte: IBGE.  Atlas Escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_034_divisao_continentes.pdf> Acesso em 22 de Mai. 2020

 

Exercícios

Com base no mapa acima, nos seus conhecimentos e em   pesquisas adicionais no livro didático (páginas 42, 43, 92, 93, 94 e 95) e sites de internet, responda:

 

a) Qual é o continente mais extenso? E o menos extenso?

 

b) Em quais hemisférios se encontra a África?

 

c) O que você já sabe sobre o continente africano?

 

d) Quais países você se lembra que fazem parte desse continente?

 

e) Podemos dividir a África em duas grandes regiões. Quais são elas?

 Leitura e análise de imagem

 



Imagem de satélite. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ginaespenica/frica-16720337 > Acesso em 22 de Mai. 2020

 

1) Que pontos podem ser considerados como fronteira entre: África e Europa e África e Ásia?

 

2) Quais oceanos banham o continente africano?

 

Leitura e análise de mapa e texto

 

Com relação à questão econômica, há diferentes formas de avaliar o crescimento dos países e o Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais utilizados. Compare o desempenho dos países africanos em relação aos países da Europa.

 

Anamorfose: Tamanho da riqueza econômica de um país, medido através do Produto Interno Bruto (PIB) para cada país, em 2016.



 

Fonte: IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html > Acesso em Acesso em 22 de Mai. 2020


Observação: No mapa tradicional, a representação dos continentes, países, estados etc é feita levando em conta a área territorial,  medida em km².  No caso da Anamorfose geográfica, cada país é redesenhado de forma que sua área sofre uma deformação proporcional ao tema empregado. Em vez de medidas de terreno, essa representação  pode usar volumes populacionais, valores econômicos, valores de recursos naturais etc. Com os números escolhidos é que serão dimensionados os objetos representados. Logo, as extensões dos países num mapa serão diferentes, uma vez que as medidas são outras. No entanto, procura-se manter as relações de vizinhança.

Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017

 

Quer saber mais sobre Anamorfose Geográfica? Acesse o endereço a seguir:

https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html

 

 

 


ATIVIDADE I- GEOGRAFIA

8º Ano – Ensino Fundamental - Primeira atividade do 2º bimestre de Geografia

DATA DE ENTREGA: 12-05-2021


Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br


Habilidade do Currículo Paulista: (EF08GE01) – Identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxo migratórios e analisar fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e condicionantes físico - naturais associados à distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos; (EF08GE02) – Descrever e comparar as correntes e fluxos migratórios contemporâneos da população mundial e analisar fatos, influências dos migrantes, em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.



As rotas de dispersão da população e os principais fluxos migratórios

Atividade baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 22/04/2021 – link: https://youtu.be/v1vOjpRk9EA e 29/04/2021 – link: https://youtu.be/p5VTlEU8jaI


Entender o povoamento de uma região implica conhecer algo muito importante na dinâmica atual: os movimentos migratórios. O ser humano não nasce, vive e morre necessariamente no mesmo lugar. Cada vez mais o ser humano tem aumentado sua mobilidade e, em função dessa nova condição e outras mudanças sociais, sua vida se desenvolve com outras possibilidades geográficas: pode nascer num lugar e viver em vários lugares diferentes: o ser humano pode migrar.

Os movimentos migratórios estão na origem e formação, por exemplo, dos países das Américas. Os séculos XIX e XX foram os períodos de maiores movimentos migratórios, com esses movimentos atingindo escala mundial, como se tem exemplo da imigração japonesa para o Brasil.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), estimava-se em 2019 que havia cerca de 272 milhões de migrantes no mundo (3,5% da população total). Trata-se de um grande contingente populacional que migra de seu local de conflito, de fome, ou para buscar outras condições de vida.

Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017 (Adaptado)


Saiba mais

https://nacoesunidas.org/oim-migrantes-internacionais-somam-272-milhoes-35-da-populacao-global/


Vamos dialogar?

Vamos dialogar sobre a dispersão da população humana. Assim, com base nos seus conhecimentos e em pesquisa no livro didático (páginas 54, 55, 56, 57, 58 e 59), responda:


1) Você já mudou de cidade ou país? Se sim, por quais motivos ocorreu essa mudança?


2) Você sabe a diferença entre migrante, emigrante e imigrante?


3) Você já ouviu falar em migrações internacionais? Explique.


Leitura e análise de gráfico: correntes e fluxos migratórios no Brasil


Durante o processo de colonização e povoamento, o Brasil foi marcado por diferentes fluxos e correntes migratórias, em especial dos africanos, europeus, asiáticos, indígenas, entre outros, que transpuseram barreiras físicas e culturais e contribuíram para a formação étnica do povo e para as diversas transformações no território brasileiro. No século XX, verificam-se outros fluxos migratórios. Para conhecer um pouco mais sobre esse processo, observe e análise o gráfico que trata o fluxo de imigrantes por nacionalidade no período de 1945 – 1959.




Gráfico 1 – Imigração por nacionalidade (1945/1949): Fonte: IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/imigracao-por-nacionalidade-1945-1959.html. > Acesso em 12 de jun. 2020.


Em seguida, responda:

a) O que o gráfico indica sobre a entrada de imigrantes no Brasil? Quais períodos foram mais intensos?


b) Cite três grupos que apresentaram maior representatividade de imigrantes para o Brasil entre 1945 e 1959.


Leitura e análise de texto - Migrantes na atualidade






Leia os relatos acima e responda: “Quais seriam as razões que motivam as pessoas a buscarem outros lugares para viver”?



PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA

8º Ano  – 

 Primeira atividade do 1º  bimestre 

 Entregar até o dia 31/03/2021

 

Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br

Representações gráficas  -  Atividade baseada na aula do Centro de Mídias do dia 18/02/2021 – link: https://youtu.be/5Xvp1a4Pd7U.

Importância do uso dos gráficos

Para o ensino da Geografia e para o nosso cotidiano.

• Para a demonstração e a compreensão de dados de países, continentes e regiões.

• Esses dados podem ser socioeconômicos, políticos, humanos, físicos e têm relação com o nosso dia a dia.

 

Vamos dialogar?  

 

1) Quais tipos de gráficos estão representados nas figuras 1, 2 e 3?  

 


 

IMAGEM 3

 

 

Gráfico de Segmentos (ou gráfico de linhas) – Leitura e análise de gráfico

 

O gráfico de segmentos ou de linhas exibe uma série de pontos (marcadores) ligados em segmentos em linha.


Muito bom para mostrar quantidades que mudam com o tempo.

É adotado principalmente quando queremos representar as alterações que uma variável teve ao longo do tempo.

 

Interprete o gráfico abaixo e depois responda às perguntas:

 







Fonte: Geografalando. Disponível em: https://geografalando.blogspot.com/2013/02/crescimento-da-populacao-mundial.html. Acesso em: 1 Mar. 2021

 

 

a) O que esse gráfico está representando?

 

b) O que representam os números do eixo vertical? E os do eixo horizontal?

 

c) Qual era a população humana em 1960? E no ano de 2011? Quanto a população cresceu nesse período?

 

 

Saiba mais

https://youtu.be/eS7wYUc7ZjM

 

 

Habilidade do Currículo Paulista: (EF07GE10) Identificar e selecionar indicadores socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões brasileiras em diferentes tempos.

 

 


13 comentários:

  1. Caros alunos,
    Espero que estejam todos bem. Em breve voltaremos a nos ver na sala de aula. Postarei aqui e no Google Classroom as atividades para vocês realizarem.

    Abraços fraternos!
    Professor Jairo

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  2. Olá professor!, nós temos que fazer as lições do blog ou as que passam no cmsp?

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    Respostas
    1. As lições sugeridas pelos professores do CMSP devem ser realizadas no seu caderno!

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  3. Você deve acompanhar a programação no CMSP e realizar as atividades propostas aqui no Blog ou no google classroom.

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  4. Quer enviar atividades pelo Google classroomm? Acesse o link abaixo e saiba como:
    https://youtu.be/E-a0UFL9VaA

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  5. Caros alunos, as atividades postadas no Blog e no Google Classroom deverão ser entregues até o dia 25/05/2020

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  6. Eu entro mais porém pede um código da turma

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  7. Bárbara, você é de qual turma? De todo modo, pode enviar as atividades para o seguinte email: jairomoraes_geo@yahoo.com.br

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  8. Bom dia, queridos alunos! Todas as atividades avaliativas serão postadas no Blog da Escola! Alguns professores usarão também o Google classromm para receber as atividades solicitadas no blog. Importante lembrar que vocês devem acompanhar e registrar o que for pedido pelos professores do Centro de Mídias SP.

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  9. Para ampliar seus conhecimentos sobre a aula de Geografia do dia 02/07/2020 ( Geografia e os indicadores), consulte as seguintes páginas do livro didático: 70, 71, 72 e 73.

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  10. Olá, alunos. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os indicadores socioeconômicos, acessem o link a seguir: https://youtu.be/DzmDLhA-_2U

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  11. Olá, alunos. Assistam à aula do Centro de Mídias do dia 23/07/2020 para realizar as atividades 1 e 2 no Caderno do Aluno. Não é necessário entregar. Registrem suas ideias e reflexões na própria apostila!

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