E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


PORTUGUÊS 3°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- PORTUGUÊS

 

 DATA DE ENTREGA: 16/06/2021

Atividade de Língua e Literatura

Segunda atividade do 2º bimestre para os 3º A, B e C

Profª  Sandra Muniz

Habilidade essencial: Identificar e analisar características próprias da linguagem literária da modernidade.

Objetivo: Produzir textos adequados a diferentes situações de produção, tanto na oralidade quanto na escrita, de modo a posicionar-se criticamente.

Atividade de acordo com o caderno do aluno “Aprender Sempre”, páginas 27 e 28.

Reveja à aula do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=i4R2-Rs0njo

Concretismo no Brasil

Principais características:

Para os concretistas, o verso passava por uma “crise” igual a crise do artesanato diante da Revolução industrial.

Resolvem apresentar o poema objeto, construído por meio de recursos linguísticos de forma não-linear das palavras na página, o uso do espaço em branco como produtor de sentidos e a utilização de elementos visuais e sonoros;

Por meio desses procedimentos procuravam “abolir a tirania dos versos”, em suas formas tradicionais, e valorizar o espaço gráfico como agente estruturador do poema.

Uso da linguagem verbal e não verbal, aspectos geométricos, supressão do verso e estrofe, subjetividade, racionalismo,  efeitos gráficos, sonoros e semânticos.

Exemplos de poemas concretos:



Atividade: Agora é sua vez

Crie um poema concreto com o tema: ” Como contribuir para um planeta mais limpo, reciclando lápis e canetas usados para que se transformem em outros materiais”. Faça um poema visual, brinquem com as palavras, com os formatos dos textos e convencer, por meio do humor e do respeito às questões éticas sobre a importância da reciclagem do lixo.

Observação:  Atividade de acordo com as páginas 27 e 28 do caderno do aluno “Aprender Sempre” vol. 2

Enviar para o e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

Bons estudos!


ATIVIDADE I- PORTUGUÊS 

DATA DE ENTREGA: 19/05/2021

3ºs anos ensino médio

Habilidade essencial: Construir um conceito de modernidade que explique fenômenos culturais e literários contemporâneos; relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX

Atividade de acordo com a teleaula do CMSP do dia 06/05/2021, reveja a aula: https://www.youtube.com/watch?v=6tP5-pBRJQs

Atividade: Leia e responda às questões de acordo com o poema:

 

Este inferno de amar 
 

 



Este inferno de amar – como eu amo!
Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é vida – e que a vida destrói.
Como é que se veio atear,
Quando – ai se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez… foi um sonho.
Em que a paz tão serena a dormi!
Oh! Que doce era aquele olhar…
Quem me veio,ai de mim! Despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei… Dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos que vagos giravam, 
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? Eu que fiz? Não o sei;
Mas nessa hora a viver comecei…
Por instinto se revela,
Eu no teu seio divino
Vim cumprir o meu destino...
Vim, que em ti só sei viver,
Só por ti posso morrer.

 

Almeida Garrett

Atividade

1. O poema exprime a confusão dos sentimentos do amante.  A atmosfera do poema baseia-se na situação amorosa “que alenta e consome”. Explique essa situação e relacione-a ao título do texto.

2. O sujeito lírico evoca o tempo em que o amor era apenas um sonho. Os olhos de uma mulher despertaram-no, tornando o sonho realidade.

a) Qual é a diferença entre o sonho e a realidade do amor?

 

b) Apesar dessa diferença, o poema termina com uma defesa do amor. Explique.

 

3 – Apesar de o passado ser pacífico e o presente tormentoso, qual dos dois tempos é mais sedutor? Por quê?

4- O poema trata do amor de forma objetiva ou subjetiva? Explique.

5- Assinale a alternativa em que há antítese ( figura de linguagem que passa a ideia de contradição/oposição)

A)Como é que se veio a atear, / Quando – ai quando se há de apagar? 

B) Eu passei… Dava o Sol tanta luz!

C) Esta chama que alenta e consome,

D) Oh! Que doce era aquele olhar…
 


Enviar para o e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

Bons estudos!


PORTUGUÊS 3°. ANO ENSINO MÉDIO

1º BIMESTRE 2021


Atividade 1

Para todos os 3ºs anos

Língua Portuguesa e Literatura

Entregar até 05 de março

Prof.ª Sandra Muniz

e-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades: Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do romance do século XIX, apropriando-se dele no processo de elaboração do sentido.

Objetivos:  Ler gêneros textuais poemas e prosa e associá-los ao contexto de produção e contexto histórico; estabelecer informações do texto lido com outros conhecimentos prévios; conhecer o contexto histórico das correntes europeias e suas características.

Orientações:

-Acompanhem às aulas do CMSP no ensino à distância e realize as atividades do caderno do aluno “Aprender Sempre” de acordo com as instruções do professor doCMSP, no momento nas aulas presenciais estamos na página 11 do caderno “Aprender Sempre”( interpretação dos trechos de “Iracema” e “ A escrava Isaura”).

- Na semana das aulas presenciais dos alunos que ficaram em casa, avaliareias lições do caderno do aluno “Aprender Sempre” e as atividades propostas pelo professor do CMSP.

Atividade:

Pesquisa sobre as Vanguardas Europeias

Através de um intenso sentimento de liberdade criadora, as vanguardas europeias influenciaram a produção artística em todo mudo.

Faça uma pesquisa do contexto histórico das Vanguardas Europeias e suas principais corrente vanguardistas (Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo).

 

Exercício:

Receita para fazer um poema dadaísta(Tristan Tzara) “Pegue um jornal a tesoura, escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema, recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e coloque-as em um saco   Agite suavemente, tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente  na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E  aí estará um escritor original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido pelo público”.

Agora de acordo com as instruções acima faça seu poema dadaísta, você pode escrever as palavras conforme for tirando do saquinho ou colá-las, não esqueça de  dar um título ao seu poema.

Encaminhar as atividades para meu e-mail ou entregá-la presencialmente no dia que for à escola. Observação: pesquisa manuscrita.

Prof. Sandra Muniz – e-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

Cubismo



Tela: LesDesmoiselles d’ Avignon,  Pablo Picasso.

Bom estudo!


5 comentários:

  1. Queridos alunos do 3A, 3B e 3C,
    Desejo que todos estejam bem!
    Peço que cada um de vocês me envie um e-mail com seu nome completo, número e turma para que eu possa ter um canal direto de comunicação com vocês, afim de poder receber as atividades de vocês e poder fazer as devolutivas.
    Meu e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
    Não se esqueçam de estudar o conteúdo sobre Modernismo brasileiro que foi disponibilizado pelo grupo da sala.
    Em breve estarei postando as aulas e as atividades aqui e lá.
    Um abraço,
    Prof. Adriana Véras - Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sim. Você pode enviar do seu Gmail. Sem problemas.
      Profa. Adriana Véras

      Excluir
  3. Queridos alunos dos 3º anos A, B e C
    Tudo bem com vocês? Desejo que sim!
    Peço à vocês que realizem as atividades 1 e 2 do caderno APRENDER SEMPRE, que foi entregue na semana passada. Peço que respondam na própria apostila e que fotografem e me enviem pelo meu e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br

    Deixo, para complemento dos estudos de vocês, dois links do blog que criei para ajudá-los.
    por favor acessem, pois haverão atividades futuras com estes conceitos.

    https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/express%C3%B5es-idiom%C3%A1ticas-em-portugu%C3%AAs

    https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/matching-your-skin-tone

    Obs: Estas atividades e orientações também estão sendo postadas hoje nos grupos de whatsapp das salas.
    Um abraço, Bom estudo!

    Profª Adriana Véras

    ResponderExcluir
  4. Queridos alunos dos 3º anos A, B e C
    Tudo bem com vocês? Desejo que sim!
    Peço à vocês que realizem as atividades 1 e 2 do caderno APRENDER SEMPRE, que foi entregue na semana passada. Peço que respondam na própria apostila e que fotografem e me enviem pelo meu e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br

    Deixo, para complemento dos estudos de vocês, dois links do blog que criei para ajudá-los.
    por favor acessem, pois haverão atividades futuras com estes conceitos.

    https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/express%C3%B5es-idiom%C3%A1ticas-em-portugu%C3%AAs

    https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/matching-your-skin-tone
    DATA LIMITE PARA O ENVIO DAS RESPOSTAS: 20/05/2020

    Obs: Estas atividades e orientações também estão sendo postadas hoje nos grupos de whatsapp das salas.
    Um abraço, Bom estudo!

    Profª Adriana Véras

    ResponderExcluir