SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- PORTUGUÊS
Atividade de Língua e
Literatura
Segunda atividade do 2º
bimestre para os 3º A, B e C
Profª Sandra Muniz
Habilidade essencial: Identificar e
analisar características próprias da linguagem literária da modernidade.
Objetivo: Produzir textos adequados a
diferentes situações de produção, tanto na oralidade quanto na escrita, de modo
a posicionar-se criticamente.
Atividade de acordo com o caderno do
aluno “Aprender Sempre”, páginas 27 e 28.
Reveja à aula do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=i4R2-Rs0njo
Concretismo no Brasil
Principais características:
Para os
concretistas, o verso passava por uma “crise” igual a crise do artesanato
diante da Revolução industrial.
Resolvem
apresentar o poema objeto, construído por meio de recursos linguísticos de
forma não-linear das palavras na página, o uso do espaço em branco como
produtor de sentidos e a utilização de elementos visuais e sonoros;
Por meio
desses procedimentos procuravam “abolir a tirania dos versos”, em suas formas
tradicionais, e valorizar o espaço gráfico como agente estruturador do poema.
Uso da
linguagem verbal e não verbal, aspectos geométricos, supressão do verso e
estrofe, subjetividade, racionalismo,
efeitos gráficos, sonoros e semânticos.
Exemplos de poemas
concretos:
Atividade: Agora é sua
vez
Crie
um poema concreto com o tema: ” Como contribuir para um planeta mais limpo,
reciclando lápis e canetas usados para que se transformem em outros materiais”.
Faça um poema visual, brinquem com as palavras, com os formatos dos textos e
convencer, por meio do humor e do respeito às questões éticas sobre a
importância da reciclagem do lixo.
Observação: Atividade de acordo com as páginas 27 e 28 do
caderno do aluno “Aprender Sempre” vol. 2
Enviar para o e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
Bons estudos!
ATIVIDADE I- PORTUGUÊS
3ºs anos ensino médio
Habilidade essencial: Construir um
conceito de modernidade que explique fenômenos culturais e literários
contemporâneos; relacionar a construção da subjetividade à expressão literária
em textos do século XIX
Atividade de acordo com a teleaula do
CMSP do dia 06/05/2021, reveja a aula: https://www.youtube.com/watch?v=6tP5-pBRJQs
Atividade: Leia e responda às questões de acordo com o poema:
Este inferno de amar
Este inferno de amar – como eu amo!
Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é vida – e que a vida destrói.
Como é que se veio atear,
Quando – ai se há-de ela apagar?
Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez… foi um sonho.
Em que a paz tão serena a dormi!
Oh! Que doce era aquele olhar…
Quem me veio,ai de mim! Despertar?
Só me lembra que um dia formoso
Eu passei… Dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? Eu que fiz? Não o sei;
Mas nessa hora a viver comecei…
Por instinto se revela,
Eu no teu seio divino
Vim cumprir o meu destino...
Vim, que em ti só sei viver,
Só por ti posso morrer.
Atividade
1.
O poema exprime a confusão dos sentimentos do amante. A atmosfera
do poema baseia-se na situação amorosa “que alenta e consome”. Explique essa
situação e relacione-a ao título do texto.
2.
O sujeito lírico evoca o tempo em que o amor era apenas um sonho. Os olhos de
uma mulher despertaram-no, tornando o sonho realidade.
a)
Qual é a diferença entre o sonho e a realidade do amor?
b) Apesar dessa diferença, o poema termina com uma defesa do
amor. Explique.
3 – Apesar de o passado ser pacífico e o
presente tormentoso, qual dos dois tempos é mais sedutor? Por quê?
4- O poema trata do amor de forma
objetiva ou subjetiva? Explique.
5- Assinale a alternativa em que há
antítese ( figura de linguagem que passa a ideia de contradição/oposição)
A)Como é que se veio
a atear, / Quando – ai quando se há de apagar?
B) Eu passei… Dava o
Sol tanta luz!
C) Esta chama que
alenta e consome,
D) Oh! Que doce era
aquele olhar…
Enviar para o e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
Bons estudos!
PORTUGUÊS 3°. ANO ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE 2021
Atividade 1
Para todos os 3ºs anos
Língua Portuguesa e Literatura
Entregar até 05 de março
Prof.ª Sandra Muniz
e-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Reconhecer diferentes elementos que estruturam o
texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência
lógica dos fatos) na construção do sentido do romance do século XIX,
apropriando-se dele no processo de elaboração do sentido.
Objetivos: Ler gêneros
textuais poemas e prosa e associá-los ao contexto de produção e contexto
histórico; estabelecer informações do texto lido com outros conhecimentos
prévios; conhecer o contexto histórico das correntes europeias e suas
características.
Orientações:
-Acompanhem às aulas do CMSP no ensino à distância e realize
as atividades do caderno do aluno “Aprender Sempre” de acordo com as instruções
do professor doCMSP, no momento nas aulas presenciais estamos na página 11 do
caderno “Aprender Sempre”( interpretação dos trechos de “Iracema” e “ A escrava
Isaura”).
- Na semana das aulas presenciais dos alunos que ficaram em casa,
avaliareias lições do caderno do aluno “Aprender Sempre” e as atividades
propostas pelo professor do CMSP.
Atividade:
Pesquisa sobre as
Vanguardas Europeias
Através de um intenso sentimento de liberdade criadora, as
vanguardas europeias influenciaram a produção artística em todo mudo.
Faça uma pesquisa do contexto histórico das Vanguardas
Europeias e suas principais corrente vanguardistas (Cubismo, Futurismo,
Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo).
Exercício:
Receita para fazer um poema
dadaísta(Tristan Tzara) “Pegue um jornal a tesoura, escolha no jornal um
artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema, recorte em seguida com
atenção algumas palavras que formam esse artigo e coloque-as em um saco Agite suavemente, tire em seguida cada
pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O
poema se parecerá com você. E aí estará
um escritor original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido
pelo público”.
Agora de
acordo com as instruções acima faça seu poema dadaísta, você pode escrever as
palavras conforme for tirando do saquinho ou colá-las, não esqueça de dar um título ao seu poema.
Encaminhar
as atividades para meu e-mail ou entregá-la presencialmente no dia que for à escola.
Observação: pesquisa manuscrita.
Prof. Sandra Muniz –
e-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
Cubismo
![]() |
Tela: LesDesmoiselles
d’ Avignon, Pablo Picasso.
Bom estudo!
Queridos alunos do 3A, 3B e 3C,
ResponderExcluirDesejo que todos estejam bem!
Peço que cada um de vocês me envie um e-mail com seu nome completo, número e turma para que eu possa ter um canal direto de comunicação com vocês, afim de poder receber as atividades de vocês e poder fazer as devolutivas.
Meu e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueçam de estudar o conteúdo sobre Modernismo brasileiro que foi disponibilizado pelo grupo da sala.
Em breve estarei postando as aulas e as atividades aqui e lá.
Um abraço,
Prof. Adriana Véras - Língua Portuguesa
Professora pode ser pelo Gmail?
ResponderExcluirSim. Você pode enviar do seu Gmail. Sem problemas.
ExcluirProfa. Adriana Véras
Queridos alunos dos 3º anos A, B e C
ResponderExcluirTudo bem com vocês? Desejo que sim!
Peço à vocês que realizem as atividades 1 e 2 do caderno APRENDER SEMPRE, que foi entregue na semana passada. Peço que respondam na própria apostila e que fotografem e me enviem pelo meu e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
Deixo, para complemento dos estudos de vocês, dois links do blog que criei para ajudá-los.
por favor acessem, pois haverão atividades futuras com estes conceitos.
https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/express%C3%B5es-idiom%C3%A1ticas-em-portugu%C3%AAs
https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/matching-your-skin-tone
Obs: Estas atividades e orientações também estão sendo postadas hoje nos grupos de whatsapp das salas.
Um abraço, Bom estudo!
Profª Adriana Véras
Queridos alunos dos 3º anos A, B e C
ResponderExcluirTudo bem com vocês? Desejo que sim!
Peço à vocês que realizem as atividades 1 e 2 do caderno APRENDER SEMPRE, que foi entregue na semana passada. Peço que respondam na própria apostila e que fotografem e me enviem pelo meu e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
Deixo, para complemento dos estudos de vocês, dois links do blog que criei para ajudá-los.
por favor acessem, pois haverão atividades futuras com estes conceitos.
https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/express%C3%B5es-idiom%C3%A1ticas-em-portugu%C3%AAs
https://adrianaprofportugu.wixsite.com/meusite/post/matching-your-skin-tone
DATA LIMITE PARA O ENVIO DAS RESPOSTAS: 20/05/2020
Obs: Estas atividades e orientações também estão sendo postadas hoje nos grupos de whatsapp das salas.
Um abraço, Bom estudo!
Profª Adriana Véras