SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- GEOGRAFIA
9º Ano – Ensino
Fundamental - Segunda atividade do 2º
bimestre de Geografia
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade do
Currículo Paulista: (EF09GE09) Analisar
caracteríticas de países e grupos de países eropeus, asiáticos e da Oceania em
seus aspectos populacionais, políticos ambientais, urbanos e econômicos, e
discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropiação e pressões sobre
seus ambientes físico-naturais.
Ásia e Oceania: aspectos populacionais e urbanos
Atividade baseada nas aulas do Centro de
Mídias dos dias 29/04/2021 – link: https://youtu.be/M-K1VKUgXZc
e 30/04/2021
– link: https://youtu.be/B6fCPVW_QmU
Observe os continentes no mapa a seguir.
Fonte:
IBGE. Atlas Escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_034_divisao_continentes.pdf> Acesso em 22 de Mai. 2020
Exercícios
Com base nos seus conhecimentos
e em pesquisas adicionais
no livro didático e sites de internet, responda:
1. O que você sabe sobre a Ásia? Quais países você se lembra que fazem parte
desse continente?
2. O que você já sabe sobre a
Oceania? Quais países você se lembra que
fazem parte desse continente?
3. Considerando os continentes
Ásia e Oceania, responda:
a) Qual deles tem a maior parte de
suas terras emersas no Hemisfério Norte?
b) Qual deles é formado
principalmente por ilhas?
Leitura e análise de mapa – População total, 2017
Mundo: População total, 2017.
Fonte: Atlas geográfico IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_populacao_total.pdf > Acesso em 06 de jul. 2020.
Em 2017, segundo a ONU, a
população total da Ásia era de 4,5 bilhões de pessoas. Isso faz dela o
continente mais populoso do mundo, com 59,7% dos habitantes do planeta. Com uma
população tão numerosa, a Ásia apresenta enorme diversidade de povos e culturas,
que se manifestam por meio de diferentes línguas, religiões, arquitetura,
comidas etc. Para aprofundar seus
conhecimentos sobre o tema, assista ao vídeo indicado: https://youtu.be/yeoZo5aK77k . Em seguida, com base no mapa e
em pesquisa adicionais, responda às questões propostas:
1. identifique os cinco países
mais populosos do mundo e seus respectivos continentes.
2. Defina os conceitos
demográficos: população absoluta, população relativa e densidade demográfica.
ATIVIDADE I- GEOGRAFIA
9º Ano – Ensino Fundamental - Primeira atividade do 2º bimestre de Geografia
DATA DE ENTREGA: 12-05-2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade do Currículo Paulista: (EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do sistema colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
A disputa entre as grandes potências no século XX
Atividade baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 08/04/2021 – link: https://youtu.be/1SfoYvgR6jk e 09/04/2021 – link: https://youtu.be/kuAA1gQ7nsM
Após a Segunda Guerra Mundial, o cenário geopolítico mundial foi marcado pela bipolarização de poder entres duas superpotências: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista). Durante pouco mais de quatro décadas a humanidade conviveu com a tensa disputa pela hegemonia mundial entre as duas superpotências. Esse período ficou conhecido como Guerra Fria. A respeito do assunto, assista aos vídeos indicados. Em seguida, leia o texto abaixo.
https://youtu.be/cAwsLaO4HGQ - Resumo acerca da Guerra Fria no canal “Descomplica: quer que desenhe”?
https://youtu.be/Z6Ne-FCNOY8 - Retrospectiva animada sobre Guerra Fria ao som de Eduardo e Mônica (paródia) no canal Nostalgia
A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) provocou grandes mudanças no cenário político mundial. Uma delas foi o deslocamento do poder até então exercido pelo Reino Unido, pela França e pela Alemanha, tradicionais potências europeias, para duas potências militares que emergiram ao final do conflito: os Estados Unidos e a União Soviética. Assim, entre 1945 e 1989, existiu entre os Estados Unidos e a União Soviética um conflito permanente, que não chegou, contudo, a se transformar em confronto armado direto. Essa situação foi provocada pelo antagonismo ideológico entre os dois países e recebeu a denominação de Guerra Fria. O confronto acirrado gerou em todo o planeta um clima de tensão, sobretudo por envolver as duas maiores potências econômicas e militares da época. A ocorrência de um conflito armado entre elas poderia significar o fim da humanidade, já que o poderio bélico das superpotências se apoiava principalmente no seu arsenal nuclear, cuja utilização provocaria desastres que tornariam impossível a sobrevivência humana. A Guerra Fria alcançou maior repercussão na Europa, sobretudo na Alemanha, onde foi construído um de seus principais símbolos, o Muro de Berlim. Tal Muro foi construído em 1961 pelo governo da Alemanha Oriental para conter o grande fluxo migratório de Berlim Oriental para Berlim Ocidental, que experimentava certa prosperidade econômica. No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética buscaram manter ou expandir sua esfera de influência no mundo. Assim, durante a vigência da ordem mundial bipolar, foram criadas e fortalecidas organizações que davam forte apoio militar a cada um desses países. Surgiram, então, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), um acordo de ajuda mútua em caso de ataque de terceiros, liderados pelos Estados Unidos, e em 1955, sua contrapartida no Leste Europeu, o Pacto de Varsóvia, sob a liderança da União Soviética. O clima de confronto entre as duas superpotências durante a Guerra Fria levou cada uma delas a tentar ao máximo apresentar seu regime político, social e econômico como o mais eficiente do planeta. De um lado, os Estados Unidos enalteciam o sistema capitalista; de outro A União Soviética exaltava o socialismo. Essa disputa foi fator de grande importância para o avanço científico verificado na época, incluindo-se aí os estudos que levaram à conquista do espaço sideral (Corrida Espacial). |
Fonte: AMEIDA, M. Geografia Global 3. São Paulo: Escala educacional, 2015 – Coleção Geografia Global
O mapa abaixo representa e exemplifica uma regionalização de acordo com os sistemas econômicos vigentes na maior parte do século XX, isto é, o grupo de países capitalistas e o grupo de países socialistas. Observe.
Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017
Atividade
Com base nas informações extraídas do texto, mapa e vídeo, responda às questões propostas.
1. O que foi o período denominado Guerra Fria? Qual é a origem desse nome?
2. O que foram as corridas espacial e armamentista?
3. A Guerra Fria foi marcada por um período de espionagem e propaganda inspirando a criação de filmes e super-heróis. Se possível, pesquise na internet o nome de alguns filmes ou super heróis que retratam esse período. Elabore uma breve explicação de como a Guerra Fria é retratada nesses filmes ou história em quadrinhos.
4. Qual é o significado da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e para o Mundo?
5. Quais países integravam o território da União Soviética? (Consulte a página 170 do livro didático)
PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA
9º Ano
Primeira atividade do 1º bimestre
Entregar até o dia 31/03/2021
Copie apenas as questões e responda. Em seguida,
encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidade do Currículo Paulista: (EF08GE26*) Analisar a
dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas,
indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e
ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.
Geografia
e os indicadores
Atividade baseada na aula do
Centro de Mídias do dia 18/02/2021 – link: https://youtu.be/qdIHGHMzbpY
Uma das formas de analisar o desenvolvimento humano dos países é
comparar alguns indicadores sociais e econômicos elaborados e divulgados por
instituições internacionais, como o Banco Mundial, e agências sociais da ONU,
como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os
diversos indicadores sociais e econômicos e políticos relacionados às condições
de vida da população, destacam-se:
• PIB per
capita: é a divisão do Produto Interno Bruto pela população (número de habitantes);
portanto trata-se apenas de uma média;
•
distribuição de renda: indica como a renda gerada está distribuída entre os
estratos da sociedade;
• mortalidade
infantil: indica o percentual de crianças que morrem antes de completar 5 anos;
• expectativa
de vida: também chamada de esperança de vida é o número médio de anos que a
população de um país espera viver.
• nutrição:
indica a quantidade e a qualidade de calorias ingeridas diariamente;
• escolaridade:
indicada pela taxa de analfabetismo e pela taxa de conclusão do Ensino
Fundamental, entre outros fatores.
Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) – Leitura e análise de texto e mapa
Leia,
atentamente, o texto e o mapa a seguir.
Mapa
1 – Índice de Desenvolvimento Humano – IDH 2017. Fonte: IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_IDH.pdf >Acesso
em 06 de Jul. 2020.
Após
a leitura do texto e análise do mapa, com apoio de um Atlas Geográfico,
responda as questões propostas:
1)
O IDH é um indicador socioeconômico pautado em dados econômicos e sociais.
Quais são os três pilares levados em consideração? Explique como é analisado
cada pilar.
2)
Conforme apresentado no texto, o IDH varia de uma escala de 0 a 1, de modo que
quanto mais próximo de 1, maior será o desenvolvimento econômico desse país.
Diante dessa informação, observe o mapa e indique 03 países que apresentam IDH
muito alto; 03 países que apresentam IDH alto; 03 países que apresentam IDH
médio e 03 países que apresentam IDH muito baixo.
O Índice de Gini - Leitura e análise de texto e mapa
Se
puder, assista ao vídeo indicado: https://youtu.be/DGLMC3Mcygc
Para
analisar as condições de vida da população de um país, além de conhecer certos
indicadores é importante saber como a riqueza produzida está dividida entre a
população. Para isso é utilizado o índice de Gini, que expressa a desigualdade
de distribuição de renda. O índice varia de 0 (perfeita igualdade) até 1
(máxima concentração e desigualdade).
O
Índice de Gini recebe esse nome porque foi desenvolvido em 1912 pelo
estatístico italiano Corrado Gini (1884 – 1965). Esse índice varia de 0 a 1 (alguns apresentam de zero a
cem). Quanto mais perto de zero, menor desigualdade social; quanto mais perto
de 1, maior. |
Interprete
o mapa abaixo e depois responda às perguntas:
a) O que mede o índice de Gini e como os dados do mapa devem ser interpretados?
b) O que se pode dizer sobre a concentração de renda no
Brasil?
Caros alunos,
ResponderExcluirEspero que estejam todos bem. Em breve voltaremos a nos ver na sala de aula. Postarei aqui e no Google Classroom as atividades para vocês realizarem.
Abraços fraternos!
Professor Jairo
Sobre a Hegemonia europeia, assistam a reprise da aula de Geografia disponível no seguinte endereço: https://youtu.be/fXsdYE9X1Pg
ResponderExcluirQuer enviar atividades pelo Google classroomm? Acesse o link abaixo e saiba como:
ResponderExcluirhttps://youtu.be/E-a0UFL9VaA
Caros alunos, as atividades postadas no Blog e no Google Classroom deverão ser entregues até o dia 25/05/2020
ResponderExcluirBom dia, queridos alunos! Todas as atividades avaliativas serão postadas no Blog da Escola! Alguns professores usarão também o Google Classromm para receber as atividades solicitadas no blog. Importante lembrar que vocês devem acompanhar e registrar o que for pedido pelos professores do Centro de Mídias SP.
ResponderExcluirOlá, alunos. Assistam às aulas do Centro de Mídias dos dias 19/06 e 25/06 para realizar as atividades 1 a 5 no Caderno do Aluno. Não é necessário entregar. Registrem suas ideias e reflexões na própria apostila!
ResponderExcluirOlá, alunos. Para aprofundar seus conhecimentos sobre as características comuns do Oriente Médio ( teleaula de 16/07/2020), leiam as páginas 218, 219 e 220.
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