E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


GEOGRAFIA 9°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- GEOGRAFIA


9º Ano  – Ensino Fundamental - Segunda atividade do 2º  bimestre de Geografia

DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

 

Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br

 

Habilidade do Currículo Paulista: (EF09GE09)  Analisar caracteríticas de países e grupos de países eropeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropiação e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

Ásia e Oceania: aspectos populacionais e urbanos

Atividade baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 29/04/2021 – link: https://youtu.be/M-K1VKUgXZc   e 30/04/2021 – link: https://youtu.be/B6fCPVW_QmU

 

Observe os continentes no mapa a seguir.



Fonte: IBGE.  Atlas Escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_034_divisao_continentes.pdf> Acesso em 22 de Mai. 2020

 

Exercícios

Com base nos seus  conhecimentos  e em   pesquisas adicionais no livro didático e sites de internet, responda:

 

1. O que você sabe sobre a Ásia?  Quais países você se lembra que fazem parte desse continente?

 

2. O que você já sabe sobre a Oceania?  Quais países você se lembra que fazem parte desse continente?

 

3. Considerando os continentes Ásia e Oceania, responda:

 

a) Qual deles tem a maior parte de suas terras emersas no Hemisfério Norte?

 

b) Qual deles é formado principalmente por ilhas?

 

 

Leitura e análise de mapa – População total, 2017

 



Mundo: População total, 2017. Fonte: Atlas geográfico IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_populacao_total.pdf > Acesso em 06 de jul. 2020.

 

 

Em 2017, segundo a ONU, a população total da Ásia era de 4,5 bilhões de pessoas. Isso faz dela o continente mais populoso do mundo, com 59,7% dos habitantes do planeta. Com uma população tão numerosa, a Ásia apresenta enorme diversidade de povos e culturas, que se manifestam por meio de diferentes línguas, religiões, arquitetura, comidas etc.  Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, assista ao vídeo indicado: https://youtu.be/yeoZo5aK77k . Em seguida, com base no mapa e em pesquisa adicionais, responda às questões propostas:

 

1. identifique os cinco países mais populosos do mundo e seus respectivos continentes.

 

2. Defina os conceitos demográficos: população absoluta, população relativa e densidade demográfica.

 

 


ATIVIDADE I- GEOGRAFIA

 

9º Ano – Ensino Fundamental - Primeira atividade do 2º bimestre de Geografia

DATA DE ENTREGA: 12-05-2021


Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br


Habilidade do Currículo Paulista: (EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do sistema colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.


A disputa entre as grandes potências no século XX

Atividade baseada nas aulas do Centro de Mídias dos dias 08/04/2021 – link: https://youtu.be/1SfoYvgR6jk e 09/04/2021 – link: https://youtu.be/kuAA1gQ7nsM


Após a Segunda Guerra Mundial, o cenário geopolítico mundial foi marcado pela bipolarização de poder entres duas superpotências: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista). Durante pouco mais de quatro décadas a humanidade conviveu com a tensa disputa pela hegemonia mundial entre as duas superpotências. Esse período ficou conhecido como Guerra Fria. A respeito do assunto, assista aos vídeos indicados. Em seguida, leia o texto abaixo.

https://youtu.be/cAwsLaO4HGQ - Resumo acerca da Guerra Fria no canal “Descomplica: quer que desenhe”?

https://youtu.be/Z6Ne-FCNOY8 - Retrospectiva animada sobre Guerra Fria ao som de Eduardo e Mônica (paródia) no canal Nostalgia


A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) provocou grandes mudanças no cenário político mundial. Uma delas foi o deslocamento do poder até então exercido pelo Reino Unido, pela França e pela Alemanha, tradicionais potências europeias, para duas potências militares que emergiram ao final do conflito: os Estados Unidos e a União Soviética.

Assim, entre 1945 e 1989, existiu entre os Estados Unidos e a União Soviética um conflito permanente, que não chegou, contudo, a se transformar em confronto armado direto. Essa situação foi provocada pelo antagonismo ideológico entre os dois países e recebeu a denominação de Guerra Fria.

O confronto acirrado gerou em todo o planeta um clima de tensão, sobretudo por envolver as duas maiores potências econômicas e militares da época. A ocorrência de um conflito armado entre elas poderia significar o fim da humanidade, já que o poderio bélico das superpotências se apoiava principalmente no seu arsenal nuclear, cuja utilização provocaria desastres que tornariam impossível a sobrevivência humana.

A Guerra Fria alcançou maior repercussão na Europa, sobretudo na Alemanha, onde foi construído um de seus principais símbolos, o Muro de Berlim. Tal Muro foi construído em 1961 pelo governo da Alemanha Oriental para conter o grande fluxo migratório de Berlim Oriental para Berlim Ocidental, que experimentava certa prosperidade econômica.

No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética buscaram manter ou expandir sua esfera de influência no mundo. Assim, durante a vigência da ordem mundial bipolar, foram criadas e fortalecidas organizações que davam forte apoio militar a cada um desses países. Surgiram, então, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), um acordo de ajuda mútua em caso de ataque de terceiros, liderados pelos Estados Unidos, e em 1955, sua contrapartida no Leste Europeu, o Pacto de Varsóvia, sob a liderança da União Soviética.

O clima de confronto entre as duas superpotências durante a Guerra Fria levou cada uma delas a tentar ao máximo apresentar seu regime político, social e econômico como o mais eficiente do planeta. De um lado, os Estados Unidos enalteciam o sistema capitalista; de outro A União Soviética exaltava o socialismo. Essa disputa foi fator de grande importância para o avanço científico verificado na época, incluindo-se aí os estudos que levaram à conquista do espaço sideral (Corrida Espacial).

Fonte: AMEIDA, M. Geografia Global 3. São Paulo: Escala educacional, 2015 – Coleção Geografia Global


O mapa abaixo representa e exemplifica uma regionalização de acordo com os sistemas econômicos vigentes na maior parte do século XX, isto é, o grupo de países capitalistas e o grupo de países socialistas. Observe.





Fonte: Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor, 2014 – 2017


Atividade

Com base nas informações extraídas do texto, mapa e vídeo, responda às questões propostas.



1. O que foi o período denominado Guerra Fria? Qual é a origem desse nome?

2. O que foram as corridas espacial e armamentista?


3. A Guerra Fria foi marcada por um período de espionagem e propaganda inspirando a criação de filmes e super-heróis. Se possível, pesquise na internet o nome de alguns filmes ou super heróis que retratam esse período. Elabore uma breve explicação de como a Guerra Fria é retratada nesses filmes ou história em quadrinhos.

4. Qual é o significado da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e para o Mundo?


5. Quais países integravam o território da União Soviética? (Consulte a página 170 do livro didático)






PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA

9º Ano  

Primeira atividade do 1º  bimestre 

Entregar até o dia 31/03/2021

 

Copie apenas as questões e responda. Em seguida, encaminhe para o seguinte e-mail: jairomoraes@prof.educacao.sp.gov.br

 

Habilidade do Currículo Paulista: (EF08GE26*) Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

 

Geografia e os indicadores  

Atividade baseada na aula do Centro de Mídias do dia 18/02/2021 – link: https://youtu.be/qdIHGHMzbpY

 

Uma das formas de analisar o desenvolvimento humano dos países é comparar alguns indicadores sociais e econômicos elaborados e divulgados por instituições internacionais, como o Banco Mundial, e agências sociais da ONU, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os diversos indicadores sociais e econômicos e políticos relacionados às condições de vida da população, destacam-se:

 

• PIB per capita: é a divisão do Produto Interno Bruto pela população (número de habitantes); portanto trata-se apenas de uma média;

• distribuição de renda: indica como a renda gerada está distribuída entre os estratos da sociedade;

• mortalidade infantil: indica o percentual de crianças que morrem antes de completar 5 anos;

• expectativa de vida: também chamada de esperança de vida é o número médio de anos que a população de um país espera viver.

• nutrição: indica a quantidade e a qualidade de calorias ingeridas diariamente;

• escolaridade: indicada pela taxa de analfabetismo e pela taxa de conclusão do Ensino Fundamental, entre outros fatores.

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – Leitura e análise de texto e mapa

 

Leia, atentamente, o texto e o mapa a seguir.



 


Mapa 1 – Índice de Desenvolvimento Humano – IDH 2017. Fonte: IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_IDH.pdf >Acesso em 06 de Jul. 2020.

 

 

Após a leitura do texto e análise do mapa, com apoio de um Atlas Geográfico, responda as questões propostas:

 

1) O IDH é um indicador socioeconômico pautado em dados econômicos e sociais. Quais são os três pilares levados em consideração? Explique como é analisado cada pilar.

 

2) Conforme apresentado no texto, o IDH varia de uma escala de 0 a 1, de modo que quanto mais próximo de 1, maior será o desenvolvimento econômico desse país. Diante dessa informação, observe o mapa e indique 03 países que apresentam IDH muito alto; 03 países que apresentam IDH alto; 03 países que apresentam IDH médio e 03 países que apresentam IDH muito baixo.

 

 

O Índice de Gini  - Leitura e análise de texto e mapa

 

Se puder, assista ao vídeo indicado: https://youtu.be/DGLMC3Mcygc

 

Para analisar as condições de vida da população de um país, além de conhecer certos indicadores é importante saber como a riqueza produzida está dividida entre a população. Para isso é utilizado o índice de Gini, que expressa a desigualdade de distribuição de renda. O índice varia de 0 (perfeita igualdade) até 1 (máxima concentração e desigualdade).

 

O Índice de Gini recebe esse nome porque foi desenvolvido em 1912 pelo estatístico italiano Corrado Gini (1884 – 1965). Esse índice varia de 0 a 1 (alguns apresentam de zero a cem). Quanto mais perto de zero, menor desigualdade social; quanto mais perto de 1, maior.

 

Interprete o mapa abaixo e depois responda às perguntas:





a) O que mede o índice de Gini e como os dados do mapa devem ser interpretados?

b) O que se pode dizer sobre a concentração de renda no Brasil?

 

 

 


7 comentários:

  1. Caros alunos, 
    Espero que estejam todos bem. Em breve voltaremos a nos ver na sala de aula. Postarei aqui e no Google Classroom as atividades para vocês realizarem. 

    Abraços fraternos!
    Professor Jairo

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  2. Sobre a Hegemonia europeia, assistam a reprise da aula de Geografia disponível no seguinte endereço: https://youtu.be/fXsdYE9X1Pg

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  3. Quer enviar atividades pelo Google classroomm? Acesse o link abaixo e saiba como:
    https://youtu.be/E-a0UFL9VaA

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  4. Caros alunos, as atividades postadas no Blog e no Google Classroom deverão ser entregues até o dia 25/05/2020

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  5. Bom dia, queridos alunos! Todas as atividades avaliativas serão postadas no Blog da Escola! Alguns professores usarão também o Google Classromm para receber as atividades solicitadas no blog. Importante lembrar que vocês devem acompanhar e registrar o que for pedido pelos professores do Centro de Mídias SP.

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  6. Olá, alunos. Assistam às aulas do Centro de Mídias dos dias 19/06 e 25/06 para realizar as atividades 1 a 5 no Caderno do Aluno. Não é necessário entregar. Registrem suas ideias e reflexões na própria apostila!

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  7. Olá, alunos. Para aprofundar seus conhecimentos sobre as características comuns do Oriente Médio ( teleaula de 16/07/2020), leiam as páginas 218, 219 e 220.

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