E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ELETIVA: 8°B

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ELETIVA:  8º B  


DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

PROFESSORA:  ANDRÉA

E-mail par envio: ninaneres@yahoo.com

 

Habilidades: (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção;

(EF07LP10) Utilizar, ao produzir diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, já estudados.

 

MÚSICA e LETRA: TREM BALA (ANA VILELA) INTERPRETAÇÃO e PRODUÇÃO DE HQ

* Link da música:

https://youtu.be/TmSX8YFaljw

 

 

"Não é sobre ter

Todas as pessoas do mundo pra si

É sobre saber que em algum lugar

Alguém zela por ti

É sobre cantar e poder escutar

Mais do que a própria voz

É sobre dançar na chuva de vida

Que cai sobre nós

 

É saber se sentir infinito

Num universo tão vasto e bonito

É saber sonhar

E, então, fazer valer a pena cada verso

Daquele poema sobre acreditar

 

 

Não é sobre chegar no topo do mundo

E saber que venceu

É sobre escalar e sentir

Que o caminho te fortaleceu

É sobre ser abrigo

E também ter morada em outros corações

E assim ter amigos contigo

Em todas as situações

 

A gente não pode ter tudo

Qual seria a graça do mundo se fosse assim?

Por isso, eu prefiro sorrisos

E os presentes que a vida trouxe

Pra perto de mim

 

Não é sobre tudo que o teu dinheiro

É capaz de comprar

E sim sobre cada momento

Sorriso a se compartilhar

Também não é sobre correr

Contra o tempo pra ter sempre mais

Porque quando menos se espera

A vida já ficou pra trás

 

Segura teu filho no colo

Sorria e abrace teus pais

Enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro

E a gente é só passageiro prestes a partir"

 

 

ENTENDENDO A MÚSICA.

1 - Releia o trecho da música que diz:

"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".

 

Agora, leia esta definição de felicidade:

"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."

(Fonte: O Segredo: Felicidade é saber apreciar as pequenas coisas da vida)

 

Agora responda: Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?

 

2 - Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?

3 - Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?

4 - Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.

5 - “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase?

 

6 – O que quer dizer na frase: “É saber se sentir infinito / Num universo tão vasto e bonito.”

 

7 – Que ensinamento podemos tirar do trecho da música: “É sobre escalar e sentir / que o caminho te fortaleceu.”

 

8 – Qual é a parte do texto que traz a união entre pais e filhos?

 

9 – No trecho do texto: “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós.”, o que quer dizer?

 

10 - Qual é a mensagem que a música nos traz? Comente.

 

 

* Produção de uma HQ com as mensagens da música, com o Tema: Trem bala. Em seis quadrinhos 6x6 escolham os versos da música que irão ilustrar (Papel sulfite de preferência).

 As Ilustrações devem ser pintadas. O capricho deve ser fundamental.

 

Obs.: Dentro dos quadrinhos devem conter as ilustrações correspondentes aos balões com os versos escolhidos por vocês.

 

Exemplo: “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós.”

*Colocar esses versos no balão, dentro do quadrinho 6X6 e fazer a ilustração correspondente.

 

·         Favor enviar por e-mail somente!

·         Atenção na data de Entrega!

 

* Não esquecer: Identificação do aluno (Nome completo e Turma).

 

Obrigada!!!



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021 

ELETIVA- 8°B (LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DAS LETRAS DE MÚSICAS)

Data de Entrega: 09/01/2021

Professora Andréa

Sejam todos bem-vindos!!!

Contatos: E-mails andreaottoni@prof.educacao.sp.gov.br

                             ninaneres@yahoo.com (Favor usar esses e-mails para o envio das Atividades).

*Dúvidas pelo Blog da Escola, Grupo do WhatsApp, Chat do CMSP, nas reprises e no horário de aula.

Habilidades trabalhadas:

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção;

(EF69LP55) Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

 

Pesquisa rápida para que a proposta do projeto aconteça de forma prazerosa:

1-Você gosta de música?

2- Com que frequência ouve música?

3- Em que momentos?

4- Que tipo de música você mais gosta?

 

AmarELO: Análise da música do Emicida com trecho de Belchior (letra da música enviada por e-mail pela professora ou pesquisa via google / Link sugerido - https://youtu.be/C5bSD45h5mk).

 

a)    Depois de ler a letra na íntegra, faça uma reflexão curta sobre os versos abaixo:

 

“Eu sonho mais alto que drones
Combustível do meu tipo? A fome
Pra arregaçar como um ciclone (entendeu?)
Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome...”

 

b) No contexto geral da música, a frase “ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”, você entende como? Qual é a mensagem final?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário