SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ELETIVA: 8º B
DATA DE ENTREGA: 02/06/2021
PROFESSORA: ANDRÉA
E-mail par envio: ninaneres@yahoo.com
Habilidades:
(EF69LP44)
Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes
visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de
estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e
considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção;
(EF07LP10) Utilizar, ao
produzir diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, já
estudados.
MÚSICA e LETRA: TREM BALA (ANA
VILELA) INTERPRETAÇÃO e PRODUÇÃO DE HQ
* Link da música:
https://youtu.be/TmSX8YFaljw
"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra
si
É sobre saber que em algum
lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder
escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de
vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e
bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a
pena cada verso
Daquele poema sobre
acreditar
Não é sobre chegar no topo
do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te
fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em
outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do
mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro
sorrisos
E os presentes que a vida
trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o teu
dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se
espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala,
parceiro
E a gente é só passageiro
prestes a partir"
ENTENDENDO A MÚSICA.
1 - Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E
sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".
Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e,
para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou
deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não
trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."
(Fonte: O Segredo: Felicidade é saber apreciar as
pequenas coisas da vida)
Agora
responda: Na sua opinião, os dois
trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
2
- Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas
ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
3
- Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último
parágrafo da música?
4
- Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas
coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que
precisamos valorizar mais.
5 - “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual
o significado desta frase?
6 – O que quer dizer na frase: “É saber se
sentir infinito / Num universo tão vasto e bonito.”
7 – Que ensinamento podemos tirar do trecho da
música: “É sobre escalar e sentir / que o caminho te fortaleceu.”
8 – Qual é a parte do texto que traz a união
entre pais e filhos?
9 – No trecho do texto: “É sobre dançar na
chuva de vida / Que cai sobre nós.”, o que quer dizer?
10 - Qual é a mensagem que a música nos traz?
Comente.
* Produção de uma HQ com as mensagens da música, com o Tema:
Trem bala. Em seis quadrinhos 6x6 escolham os versos da música que irão
ilustrar (Papel sulfite de preferência).
As Ilustrações devem
ser pintadas. O capricho deve ser fundamental.
Obs.: Dentro dos quadrinhos devem conter as
ilustrações correspondentes aos balões com os versos escolhidos por vocês.
Exemplo: “É sobre dançar na chuva de vida / Que
cai sobre nós.”
*Colocar esses versos no balão, dentro do
quadrinho 6X6 e fazer a ilustração correspondente.
·
Favor enviar por e-mail somente!
·
Atenção na data de Entrega!
* Não esquecer: Identificação do aluno (Nome completo e Turma).
Obrigada!!!
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
ELETIVA- 8°B (LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DAS LETRAS DE MÚSICAS)
Data de Entrega: 09/01/2021
Professora Andréa
Sejam todos bem-vindos!!!
Contatos: E-mails andreaottoni@prof.educacao.sp.gov.br
ninaneres@yahoo.com (Favor usar esses e-mails para o envio das Atividades).
*Dúvidas pelo Blog da Escola, Grupo do WhatsApp, Chat do CMSP, nas reprises e no horário de aula.
Habilidades trabalhadas:
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção;
(EF69LP55) Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.
Pesquisa rápida para que a proposta do projeto aconteça de forma prazerosa:
1-Você gosta de música?
2- Com que frequência ouve música?
3- Em que momentos?
4- Que tipo de música você mais gosta?
AmarELO: Análise da música do Emicida com trecho de Belchior (letra da música enviada por e-mail pela professora ou pesquisa via google / Link sugerido - https://youtu.be/C5bSD45h5mk).
a) Depois de ler a letra na íntegra, faça uma reflexão curta sobre os versos abaixo:
“Eu sonho mais alto que drones
Combustível do meu tipo? A fome
Pra arregaçar como um ciclone (entendeu?)
Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome...”
b) No contexto geral da música, a frase “ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”, você entende como? Qual é a mensagem final?
Nenhum comentário:
Postar um comentário