SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- PORTUGUÊS
DATA DE ENTREGA: 16/06/2021
Atividade de Língua Portuguesa para todos os 9ºs anos
Atividade 2º Bimestre
Habilidades:
(EF08LP03A) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista. Senso crítico e Senso comum
(EF89LP06B) Analisar efeitos de sentido referentes ao uso de recursos persuasivos em textos argumentativos.
A atividade está baseada nas aulas do dia 03/06/2021. Reveja a aula na playlist do 9ºano no canal do cmsp no You tube ou no repositório do CMSP: https://youtu.be/iP07RyolhTM e do Caderno Aprender Sempre volume 2
Prazo para envio: 16/06/2021
Professoras:
9º A - Prof.Sandra Muniz – E-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
9º B - Prof.Adriana Véras - E-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
9º C - Prof.Mayumi – E-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br – 11 94594-5189
9º D – Prof.Luciana – E-mail : lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br
Clique no link abaixo e realize a atividade diretamente no formulário:
https://forms.gle/ormLAkPSFqtCDVVe8
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com sua professora.
Bons estudos!
ATIVIDADE I- PORTUGUÊS
Devolutiva: 19/05/2021
Habilidades:
EF89LP03
– Analisar charges, cartuns, e tirinhas para posicionar-se de forma crítica.
(EF69LP03D) Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes,
charge, por exemplo. EF09LP08B – Utilizar conjunções coordenativas para
estabelecimento de conexão entre orações. (EF89LP33A) Ler, de forma autônoma,
textos de gêneros variados.
A
atividade está baseada nas aulas dos dias 04/05; 06/05, 07/05 e 11/05 no CMSP,
reveja as aulas na playlist do 9ºano no canal do cmsp no You tube ou no
repositório do CMSP:
Humor nos Quadrinhos Link de 04/05/21 : https://youtu.be/ch-SptBgilI
Sobre
gramática, reveja a aula do ano de 2020:
26/06/20 - (re)Visitando a gramática -
Link https://www.youtube.com/watch?v=Rua_Jf5rVmc
Analise as imagens, escreva o número da questão e
copie apenas as respostas, por extenso.
Envie para os e-mails das professoras:
9º A - Prof.Sandra Muniz – E-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
9º B - Prof.Adriana Véras - E-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
9º C - Prof.Mayumi – E-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br
9º D – Prof.Luciana – E-mail : lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br
Nome
________________________________Nº____Série ______
1- (Enem/2000) Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de
atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a
certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.
Nessa historinha, o efeito humorístico
origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha, usando uma expressão
popular, no primeiro quadrinho, que é:
Observe o cartum e responda às questões 2 - (Enem/2005) e 3:
3
- Observe o período em que duas orações poderiam
ficar separadas: Entrei em pânico. Desliguei.
Pergunta: O cartunista utilizou o conectivo
“e”, unindo as duas orações, que dá a ideia de:
A) Contradição
B) Adição
C) Explicação
D) Consequência
4- ( ENEM 2003)
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
5- (UERJ)
A)
dificuldade de conexão entre as pessoas
B)
aceleração da vida na contemporaneidade
C)
desconhecimento das possibilidades de diálogo
D) desencontro de pensamentos sobre um assunto.
Observe a tirinha Garfield e John, de Jim Davis e responda
às questões 6 e 7:
John mandou
Garfield sair da rede. Garfield não gostou. Rasgou a rede.
Quais
conectivos poderiam ligar as orações e transformá-las num único período
composto?
A)
Mas, por isso
B)
Portanto, mas
C) Por isso, no entanto
D) Para, e
Bons estudos!
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
PORTUGUÊS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
ATIVIDADE 01
Atividade de Língua Portuguesa 9ºsanos A,B,CeD
Entrega dia 05/03/2021
Atividade de acordo com a teleaula do CMSP do dia
18/02/2021
Acesse o link para assistir à aula: https://www.youtube.com/watch?v=2O6ara0Noe0
Habilidades:
EF08LP048- Utilizar, ao produzir
diferentes gêneros textuais, conhecimentoslinguísticosegramaticais.
EF07LP08- Identificar em diferentes
gêneros, adjetivos que ampliam o sentido dosubstantivo sujeitoecomplemento
verbal.
Objetivos:
Identificar e reconhecer marcas de expressividade em gênerostextuais que
apresentam a predominância da descrição a partir de recursoslinguísticos.
Atividade 1: Escolha uma das imagens abaixoe produza uma
descrição, observando o que você vê na imagem escolhida.
Atividade
2:
Leia os trechos abaixo do livro Harry Potter e a pedra filosofal e responda às
questões.
Trecho 1:
Capítulo4
– Oguardião das chaves
Um homem gigantesco estava parado ao portal. Tinha o rosto completamente oculto por
uma juba muito peluda e uma barba selvagem e desgrenhada, mas dava para sever
seus olhos,luzindocomobesourosnegros por baixo de todo aquele cabelo...
Entrega dia 05/03/2021
Atividade de acordo com a teleaula do CMSP do dia
18/02/2021
Acesse o link para assistir à aula: https://www.youtube.com/watch?v=2O6ara0Noe0
Habilidades:
EF08LP048- Utilizar, ao produzir
diferentes gêneros textuais, conhecimentoslinguísticosegramaticais.
EF07LP08- Identificar em diferentes
gêneros, adjetivos que ampliam o sentido dosubstantivo sujeitoecomplemento
verbal.
Objetivos:
Identificar e reconhecer marcas de expressividade em gênerostextuais que
apresentam a predominância da descrição a partir de recursoslinguísticos.
Atividade 1: Escolha uma das imagens abaixoe produza uma
descrição, observando o que você vê na imagem escolhida.
Atividade 2:
Leia os trechos abaixo do livro Harry Potter e a pedra filosofal e responda às
questões.
Trecho 1:
Capítulo4
– Oguardião das chaves
Um homem gigantesco estava parado ao portal. Tinha o rosto completamente oculto por uma juba muito peluda e uma barba selvagem e desgrenhada, mas dava para sever seus olhos,luzindocomobesourosnegros por baixo de todo aquele cabelo...
Trecho2:
Capítulo9:Odueloà
meianoite
[...]um cachorro monstruoso, um cachorro que ocupava todo o espaço entre o teto e o piso. Tinha três cabeças. Três pares e olhos que giravam enlouquecidos; três narizes, que franziam e estremeciam farejando-os; três bocas babosas, a saliva escorrendo em ordões viscosos das presas amarelas.
Trecho3:
Capítulo12:Oespelho
deOjezed
Parecia uma sala de aula fechada. Os vultos escuros das mesas e cadeiras se amontoavam contra as paredes e havia uma cesta de papéis virada – mas escorada naparede à sua frente havia uma coisa que não parecia pertencer ao lugar, alguma coisaque parecia que alguém acabara de pôr ali para tirá-la do caminho. Era um magníficoespelho, da altura do teto, com uma moldura de talha dourada, aprumado sobre doispésem garra. Havia uma inscrição entalhada no alto:Oãça rocu esmeojesed osamotsoruesoortsomoãn.[...]
ROWLING,J.K.HarryPottereapedrafilosofal.
Questões:
1.
Acima foram apresentados três trechos
do livro Harry Potter. O que cada umdeles descreve?
2.
Conformepodemospercebernosexcertosacima,retiradosdoromancedesetevolumes,
a autora faz uso de uma grande quantidade de adjetivos. Pensandonisso,quala
funçãodos adjetivosemtextosdescritivos?
3.
Comumenteencontramosdescriçõesemmeioatramasficcionais,comovimosnos
exemplos acima. Para você, qual a finalidade de uma descrição em umanarrativa?
Enviar a atividade para seus respectivos professores:
Prof. Sandra Muniz 9ºA
e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
Prof.AdrianaVéras 9ºB
e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
Prof.Mayumi 9ºC
e-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br
Prof.Luciana9ºD
Queridos alunos do 9ºA e 9ºC, espero que tudo esteja bem com todos vocês.
ResponderExcluirFiquem calmos e tenham um pouco de paciência, pois todas as ferramentas que serão disponibilizadas para vocês estudarem estão em construção. Aguardem as novidades que surgirão nos próximos dias.
Postarei atividades nos próximos dias. Fiquem atentos.
Por enquanto, visitem o Blog da Escola, assistam às reprises das aulas que começaram no dia 27/04/20 e sigam a programação diária no Aplicativo CMD, observando os horários de suas aulas.
Todas as informações estão no site do Centro de Mídias Digitais.
Meu e-mail para contato é : fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br
Sigam o meu Blog profmayumi.wordpress.com , pois lá estão as reprises das aulas da semana passada e a programação para 04/05/20 a 08/05/20.
Um grande abraço!
Car@s alun@s,
ExcluirVocês receberam a 26ª AAP de Português e de Matemática. Elas devem ser respondidas, conforme as orientações. Chegou o momento de enviar os gabaritos respondidos por e-mail ou anexar no Google Classroom de seus respectivos professores de português e de matemática. Esse envio pode ser feito por foto ou pela forma que for mais viável para vocês ou, ainda, de acordo com o que for combinado com cada professor.
Guardem as provas, para apresentá-las aos seus professores no retorno às aulas presenciais.
Bons estudos!
A realização das atividades no Caderno Aprender Sempre e todas as atividades que receberem pelos outros canais de comunicação, funcionará como um registro de presença de vocês. O caderno não tem data para entrega ainda, vão realizando os exercícios conforme as orientações. Esta semana, completem o exercício 1. Não deixem acumular atividades.
ResponderExcluirSe tudo der certo, na semana que vem as turmas estarão separadas no aplicativo do Centro de Mídias, daí teremos mais um canal para termos contato.
Bons estudos!
Car@s alun@s do 9ºA
ResponderExcluirAs atividades que vocês devem realizar e que serão cobradas para avaliação, serão as mesmas postadas aqui, no blog da escola, quanto no meu blog direto.
As atividades serão as mesmas para todos os 9ºs anos.
No meu blog, procurarei postar dicas e conteúdo complementar. Procurem explorar as páginas "Apoio aos estudos não presenciais", assistam aos tutoriais, entre outras postagens. Em breve, conversaremos pelo chat do Centro de mídias. Aguardem! Bons estudos!
Prof.Mayumi
Car@s alun@s, abri uma página no blog https://profmayumi.wordpress.com chamada MURAL do 9ºA, para postagem de atividades exclusivas para sua turma. lá estará uma orientação para uma Produção textual que vocês deverão enviar até 22/05/2020 ao meu e-mail fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br. Coloquei a mesma atividade no Google Classroom e enviei via e-mail para cada um de vocês.
ResponderExcluirBom trabalho
Prof.Mayumi
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaros alunos do 9ºano B, espero que vocês estejam bem e com saúde.
ResponderExcluirPostei uma atividade para fechamento do primeiro bimestre no Google classroom, a qual deverá ser entregue até o dia 20/05/2020, essa atividade também está disponível no blog da professora Mayumi (https://prof.mayumi.wordpress.com), no qual, vocês poderão assistir reprises de aulas que perderam, além de dicas culturais e de estudos.
Bom estudo!
Profª Sandra Muniz
Dúvidas e envio de trabalhos para meu e-mail.
E-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
Como eu faço pra entregar as provas
ResponderExcluirOlá, não consigo visualizar quem enviou a mensagem.
ExcluirSe a pergunta é sobre a AAP, o prazo para digitação foi 29/05/20, mas você ainda pode entregar a foto da prova para o e-mail de seus professores de Português e Matemática. Todos os alunos apresentarão a prova física (papel) no retorno das aulas presenciais.
Quanto às demais atividades, temos os E-mails e o Google Classroom.
Se tiver alguma dificuldade, entre em contato pelo e-mail de seu professor.
Prof.Mayumi