E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


PORTUGUÊS 9°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- PORTUGUÊS


DATA DE ENTREGA: 16/06/2021

Atividade de Língua Portuguesa para todos os 9ºs anos

Atividade 2º Bimestre

Habilidades: 

(EF08LP03A) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista. Senso crítico e Senso comum

(EF89LP06B) Analisar efeitos de sentido referentes ao uso de recursos persuasivos em textos argumentativos.

A atividade está baseada nas aulas do dia 03/06/2021. Reveja a aula na playlist do 9ºano no canal do cmsp no You tube ou no repositório do CMSP: https://youtu.be/iP07RyolhTM  e do Caderno Aprender Sempre volume 2

Prazo para envio: 16/06/2021

Professoras:

9º A - Prof.Sandra Muniz – E-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

9º B - Prof.Adriana Véras  - E-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br

9º C - Prof.Mayumi  – E-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br – 11 94594-5189

9º D – Prof.Luciana – E-mail : lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br


Clique no link abaixo e realize a atividade diretamente no formulário:


https://forms.gle/ormLAkPSFqtCDVVe8


Se tiver alguma dúvida, entre em contato com sua professora.


Bons estudos!


ATIVIDADE I- PORTUGUÊS

Devolutiva: 19/05/2021

Habilidades:

EF89LP03 – Analisar charges, cartuns, e tirinhas para posicionar-se de forma crítica. (EF69LP03D) Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charge, por exemplo. EF09LP08B – Utilizar conjunções coordenativas para estabelecimento de conexão entre orações. (EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

A atividade está baseada nas aulas dos dias 04/05; 06/05, 07/05 e 11/05 no CMSP, reveja as aulas na playlist do 9ºano no canal do cmsp no You tube ou no repositório do CMSP:

Humor nos Quadrinhos   Link de 04/05/21 : https://youtu.be/ch-SptBgilI

Sobre gramática, reveja a aula do ano de 2020: 

26/06/20 - (re)Visitando a gramática  - Link https://www.youtube.com/watch?v=Rua_Jf5rVmc

 


Analise as imagens, escreva o número da questão e copie apenas as respostas, por extenso.

Envie para os e-mails das professoras:

9º A - Prof.Sandra Muniz – E-mail sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

9º B - Prof.Adriana Véras  - E-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br

9º C - Prof.Mayumi  – E-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br

9º D – Prof.Luciana – E-mail : lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br

Nome ________________________________Nº____Série ______

1- (Enem/2000) Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.




Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha, usando uma expressão popular, no primeiro quadrinho, que é:

A) Faz uma pose bonita!
B) Quer tirar um retrato?
C) Sua barriga está aparecendo!
D) Olha o passarinho!

Observe o cartum e responda às questões 2 - (Enem/2005) e 3:

 


2      - A situação abordada no cartum torna explícita a contradição entre

A) relações pessoais verdadeiras e o avanço tecnológico.
B) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
C) inclusão digital e a modernização das empresas.
D) revolução informática e a exclusão digital.

 

3      - Observe o período em que duas orações poderiam ficar separadas: Entrei em pânico. Desliguei.

 Pergunta: O cartunista utilizou o conectivo “e”, unindo as duas orações, que dá a ideia de:

A)   Contradição

B)   Adição

C)   Explicação

D)   Consequência

4- ( ENEM 2003)


 O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.

5- (UERJ)



Mineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

A)   dificuldade de conexão entre as pessoas

B)   aceleração da vida na contemporaneidade

C)   desconhecimento das possibilidades de diálogo

D)   desencontro de pensamentos sobre um assunto.

 

Observe a tirinha Garfield e John, de Jim Davis e responda às questões 6 e 7:


6- Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:

a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha


7 – Para verbalizar a situação, poderíamos usar 3 orações, 3 períodos simples:

John mandou Garfield sair da rede. Garfield não gostou. Rasgou a rede.

Quais conectivos poderiam ligar as orações e transformá-las num único período composto?

A)   Mas, por isso

B)   Portanto, mas

C)   Por isso, no entanto

D)   Para, e


Bons estudos!


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

PORTUGUÊS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS


 ATIVIDADE 01

 

Atividade de Língua Portuguesa 9ºsanos A,B,CeD

Entrega dia 05/03/2021

Atividade de acordo com a teleaula do CMSP do dia 18/02/2021

Acesse o link para assistir à aula: https://www.youtube.com/watch?v=2O6ara0Noe0

 

Habilidades:

EF08LP048- Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentoslinguísticosegramaticais.

EF07LP08- Identificar em diferentes gêneros, adjetivos que ampliam o sentido dosubstantivo sujeitoecomplemento verbal.

Objetivos: Identificar e reconhecer marcas de expressividade em gênerostextuais que apresentam a predominância da descrição a partir de recursoslinguísticos.

 

Atividade 1: Escolha uma das imagens abaixoe produza uma descrição, observando o que você vê na imagem escolhida.






Atividade 2:

Leia os trechos abaixo do livro Harry Potter e a pedra filosofal e responda às questões.


Trecho 1:

 

Capítulo4 – Oguardião das chaves

 

Um homem gigantesco estava parado ao portal. Tinha o rosto completamente oculto por uma juba muito peluda e uma barba selvagem e desgrenhada, mas dava para sever seus olhos,luzindocomobesourosnegros por baixo de todo aquele cabelo...


Trecho2:

 

Capítulo9:Odueloà meianoite

 

[...]um cachorro monstruoso, um cachorro que ocupava todo o espaço entre o teto e o piso. Tinha três cabeças. Três pares e olhos que giravam enlouquecidos; três narizes, que franziam e estremeciam farejando-os; três bocas babosas, a saliva escorrendo em ordões viscosos das presas amarelas.

Trecho3:

 

Capítulo12:Oespelho deOjezed

 

Parecia uma sala de aula fechada. Os vultos escuros das mesas e cadeiras se amontoavam contra as paredes e havia uma cesta de papéis virada – mas escorada naparede à sua frente havia uma coisa que não parecia pertencer ao lugar, alguma coisaque parecia que alguém acabara de pôr ali para tirá-la do caminho. Era um magníficoespelho, da altura do teto, com uma moldura de talha dourada, aprumado sobre doispésem garra. Havia uma inscrição entalhada no alto:Oãça rocu esmeojesed osamotsoruesoortsomoãn.[...]

ROWLING,J.K.HarryPottereapedrafilosofal.

 

Questões:

 

1.      Acima foram apresentados três trechos do livro Harry Potter. O que cada umdeles descreve?

2.      Conformepodemospercebernosexcertosacima,retiradosdoromancedesetevolumes, a autora faz uso de uma grande quantidade de adjetivos. Pensandonisso,quala funçãodos adjetivosemtextosdescritivos?

3.      Comumenteencontramosdescriçõesemmeioatramasficcionais,comovimosnos exemplos acima. Para você, qual a finalidade de uma descrição em umanarrativa?

Enviar a atividade para seus respectivos professores:

 

Prof. Sandra Muniz 9ºA 

e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

 

Prof.AdrianaVéras 9ºB 

e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br

 

Prof.Mayumi     9ºC 

e-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br

Prof.Luciana9ºD

e-mail: lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br

9 comentários:

  1. Queridos alunos do 9ºA e 9ºC, espero que tudo esteja bem com todos vocês.

    Fiquem calmos e tenham um pouco de paciência, pois todas as ferramentas que serão disponibilizadas para vocês estudarem estão em construção. Aguardem as novidades que surgirão nos próximos dias.

    Postarei atividades nos próximos dias. Fiquem atentos.

    Por enquanto, visitem o Blog da Escola, assistam às reprises das aulas que começaram no dia 27/04/20 e sigam a programação diária no Aplicativo CMD, observando os horários de suas aulas.

    Todas as informações estão no site do Centro de Mídias Digitais.

    Meu e-mail para contato é : fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br

    Sigam o meu Blog profmayumi.wordpress.com , pois lá estão as reprises das aulas da semana passada e a programação para 04/05/20 a 08/05/20.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Car@s alun@s,

      Vocês receberam a 26ª AAP de Português e de Matemática. Elas devem ser respondidas, conforme as orientações. Chegou o momento de enviar os gabaritos respondidos por e-mail ou anexar no Google Classroom de seus respectivos professores de português e de matemática. Esse envio pode ser feito por foto ou pela forma que for mais viável para vocês ou, ainda, de acordo com o que for combinado com cada professor.
      Guardem as provas, para apresentá-las aos seus professores no retorno às aulas presenciais.

      Bons estudos!

      Excluir
  2. A realização das atividades no Caderno Aprender Sempre e todas as atividades que receberem pelos outros canais de comunicação, funcionará como um registro de presença de vocês. O caderno não tem data para entrega ainda, vão realizando os exercícios conforme as orientações. Esta semana, completem o exercício 1. Não deixem acumular atividades.
    Se tudo der certo, na semana que vem as turmas estarão separadas no aplicativo do Centro de Mídias, daí teremos mais um canal para termos contato.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Car@s alun@s do 9ºA
    As atividades que vocês devem realizar e que serão cobradas para avaliação, serão as mesmas postadas aqui, no blog da escola, quanto no meu blog direto.
    As atividades serão as mesmas para todos os 9ºs anos.
    No meu blog, procurarei postar dicas e conteúdo complementar. Procurem explorar as páginas "Apoio aos estudos não presenciais", assistam aos tutoriais, entre outras postagens. Em breve, conversaremos pelo chat do Centro de mídias. Aguardem! Bons estudos!
    Prof.Mayumi

    ResponderExcluir
  4. Car@s alun@s, abri uma página no blog https://profmayumi.wordpress.com chamada MURAL do 9ºA, para postagem de atividades exclusivas para sua turma. lá estará uma orientação para uma Produção textual que vocês deverão enviar até 22/05/2020 ao meu e-mail fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br. Coloquei a mesma atividade no Google Classroom e enviei via e-mail para cada um de vocês.
    Bom trabalho
    Prof.Mayumi

    ResponderExcluir
  5. Caros alunos do 9ºano B, espero que vocês estejam bem e com saúde.
    Postei uma atividade para fechamento do primeiro bimestre no Google classroom, a qual deverá ser entregue até o dia 20/05/2020, essa atividade também está disponível no blog da professora Mayumi (https://prof.mayumi.wordpress.com), no qual, vocês poderão assistir reprises de aulas que perderam, além de dicas culturais e de estudos.
    Bom estudo!
    Profª Sandra Muniz
    Dúvidas e envio de trabalhos para meu e-mail.
    E-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá, não consigo visualizar quem enviou a mensagem.

      Se a pergunta é sobre a AAP, o prazo para digitação foi 29/05/20, mas você ainda pode entregar a foto da prova para o e-mail de seus professores de Português e Matemática. Todos os alunos apresentarão a prova física (papel) no retorno das aulas presenciais.
      Quanto às demais atividades, temos os E-mails e o Google Classroom.
      Se tiver alguma dificuldade, entre em contato pelo e-mail de seu professor.
      Prof.Mayumi

      Excluir