E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ELETIVA: 9°C

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

EE Sebastião Walter Fusco                       

Professor Sandro Aurélio

Disciplina – Eletiva                                         

Série: 9º C

Gênero Textual Entrevista

 

Daniela Diana

 

Professora licenciada em Letras

Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.

Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.

Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.

A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica.

Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).

No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.

Características da Entrevista


·       Textos informativos e/ou opinativos

·       Presença do entrevistador e do entrevistado

·       Linguagem dialógica e oral

·       Marca do discurso direto e da subjetividade

·       Mescla da linguagem formal e informal

Estrutura da Entrevista

Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:

Escolha do Tema

A entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.

Seja qual for o tema escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá comparecer à entrevista.

Elaboração de Roteiro

Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.

Além disso, pesquise, análise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.

O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.

Título

Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:

Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.

Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido.

Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.

Revisão

A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresentá-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.

Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.

                                                      

                                                  Atividade

1-Com base na leitura a respeito do gênero textual Entrevista. O aluno irá criar um roteiro de entrevista a respeito de assunto livre no qual respeitará as características apresentadas no texto acima. Pode ser com uma pessoa da família ou até mesmo com um colega. O meio pelo qual você conversará com a pessoa ficará a seu critério. Por  via whatsapp, Google Meet, Zoom.Lembre-se. O assunto proposto precisa ser algo de interesse social para que você possa ter uma entrevista interessante.

Observações:

 Poderão enviar dúvidas e respostas das atividades também para o seguinte e-mail: sandroaurelio@prof.educacao.sp.gov.br . E também realizar a atividade via Google Classroom.

Para um bom estudo é necessário disciplina e organização ainda mais neste momento novo para todos nós, professores, alunos, famílias e escola. Peço que assistam as aulas no CMSP e mantenham a rotina quanto aos horários e gestão de seu tempo. Mas estaremos aqui para auxiliar no necessário. Bom retorno a todos.


 

 

PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

ELETIVA: JORNAL E RÁDIO NA ESCOLA 


EE Sebastião Walter Fusco                                         DATA DE ENTREGA: 09/04/2021

Teacher- Sandro                                                                 9°ano C

Disciplina Eletiva: Jornal e rádio na escola.

Habilidade: Leitura, escrita e interpretação de informações presentes no texto.

 

Gênero Textual Notícia

 

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.

Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.


Características da Notícia

As principais características do gênero textual notícia são:

Texto de cunho informativo

Textos descritivos e/ou narrativos

Textos relativamente curtos

Veiculado nos meios de comunicação

Linguagem formal, clara e objetiva.

Textos com títulos (principal e auxiliar)

Textos em terceira pessoa (impessoais)

Discurso indireto

Fatos reais, atuais e cotidianos.


Estrutura e Exemplo de Notícia

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:


Título Principal e Título Auxiliar

A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:

Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 (Título Auxiliar)


Lide

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:

O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro.


Corpo da Notícia

Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:

Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.

Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo.


Notícia e Reportagem

Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida em que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.

Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.

.

Exercícios e Atividades

 

1. Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?

2. A noticia é encontrada geralmente em que suportes?

A atividade tem como objetivo adquirir conhecimento a respeito do gênero notícia, o qual será trabalhado em nossa disciplina eletiva. Para tal, segue dois links do youtube, nos quais vocês poderão visualizar uma notícia e saber como ela é transmitida ao publico.

https://www.youtube.com/watch?v=v3DUnDZFFC0

 https://www.youtube.com/watch?v=qbE06nJvWqY

Peço atenção aos vídeos para que possam responder as questões pertinentes ao gênero.

Poderão enviar dúvidas e respostas das atividades também para o seguinte e-mail: sandroaurelio@prof.educacao.sp.gov.br .E além deste postarei no Google Classroom. Para um bom estudo é necessário disciplina e organização ainda mais neste momento novo para todos nós, professores, alunos, famílias e escola. Peço que assistam aos vídeos e mantenham a rotina quanto aos horários e gestão de seu tempo. Mas estaremos aqui para auxiliar no necessário. Bom retorno a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário