SEGUNDO BIMESTRE: 2021
DATA DE ENTREGA: 02/06/2021
EE Sebastião Walter Fusco
Professor Sandro Aurélio
Disciplina – Eletiva
Série:
9º C
Gênero Textual Entrevista
Daniela Diana
Professora licenciada em
Letras
A Entrevista é um dos gêneros textuais com função
geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação:
jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de
entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística,
entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre
outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a
notícia e a reportagem.
Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação
entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas,
e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.
A Entrevista possui uma
função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento,
a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um
debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal
característica.
Ou seja, as palavras
proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna
e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações
(geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo:
(risos).
No entanto, é notório um
tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre
ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características da Entrevista
·
Textos informativos e/ou
opinativos
·
Presença do entrevistador e
do entrevistado
·
Linguagem dialógica e oral
·
Marca do discurso direto e
da subjetividade
·
Mescla da linguagem formal
e informal
Estrutura da Entrevista
Para produzir uma
entrevista esteja atento à sua estruturação:
Escolha do Tema
A entrevista pode ser um
texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou
mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Seja qual for o tema
escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá
comparecer à entrevista.
Elaboração de Roteiro
Feito a escolha do tema e do
entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o
entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.
Além disso, pesquise, análise
e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém,
podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do
entrevistador.
O roteiro deverá ter um
objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não
fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for
necessário.
Título
Se necessário, coloque um
título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema
proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:
Entrevista com Eduardo
Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.
Se necessário faça uma
introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será
discutido.
Nesse caso, apresente o
assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência
profissional.
Revisão
A parte final é tão
importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresentá-las
de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.
Se a intenção é fazer uma
entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você
deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de
transcrição das falas de ambos.
Atividade
1-Com base na leitura a
respeito do gênero textual Entrevista. O aluno irá criar um roteiro de
entrevista a respeito de assunto livre no qual respeitará as características apresentadas
no texto acima. Pode ser com uma pessoa da família ou até mesmo com um colega.
O meio pelo qual você conversará com a pessoa ficará a seu critério. Por via whatsapp, Google Meet, Zoom.Lembre-se. O
assunto proposto precisa ser algo de interesse social para que você possa ter
uma entrevista interessante.
Observações:
Poderão enviar dúvidas e respostas das
atividades também para o seguinte e-mail: sandroaurelio@prof.educacao.sp.gov.br
. E também
realizar a atividade via Google Classroom.
Para
um bom estudo é necessário disciplina e organização ainda mais neste momento
novo para todos nós, professores, alunos, famílias e escola. Peço que assistam
as aulas no CMSP e mantenham a rotina quanto aos horários e gestão de seu
tempo. Mas estaremos aqui para auxiliar no necessário. Bom retorno a todos.
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
ELETIVA: JORNAL E RÁDIO NA ESCOLA
EE Sebastião
Walter Fusco DATA DE ENTREGA: 09/04/2021
Teacher-
Sandro
9°ano C
Disciplina Eletiva: Jornal e rádio na escola.
Habilidade: Leitura, escrita e interpretação de informações presentes no texto.
Gênero Textual Notícia
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras
A Notícia é um gênero textual jornalístico e não
literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente
nos meios de comunicação.
Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um
tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de
comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre
outros.
Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos
descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço
e as personagens envolvidas.
Características da Notícia
As principais características do gênero textual notícia são:
Texto de cunho informativo
Textos descritivos e/ou narrativos
Textos relativamente curtos
Veiculado nos meios de comunicação
Linguagem formal, clara e objetiva.
Textos com títulos (principal e auxiliar)
Textos em terceira pessoa (impessoais)
Discurso indireto
Fatos reais, atuais e cotidianos.
Estrutura e Exemplo de Notícia
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:
Título Principal e Título Auxiliar
A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também
chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco
maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte
do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 (Título Auxiliar)
Lide
Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia,
portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que?
Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão
contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto
que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um
exemplo:
O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem
se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do
planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os
Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais,
acontecerão de 7 a 18 de setembro.
Corpo da Notícia
Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas.
Segue abaixo um exemplo:
Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer
durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa,
que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro.
As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas
de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de
2016: o Golfe e o Rugby.
Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades
especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões
da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20
locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350
atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a
Canoagem e o Triatlo.
Notícia e Reportagem
Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos
jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida em que é
um texto informativo e
impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as
notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens
apresentam o nome do repórter.
Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale
lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo,
enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse
da sociedade apresentando as opiniões do autor.
.
Exercícios e Atividades
1. Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?
2. A noticia é encontrada
geralmente em que suportes?
A atividade tem como objetivo adquirir
conhecimento a respeito do gênero notícia, o qual será trabalhado em nossa
disciplina eletiva. Para tal, segue dois links do youtube, nos quais vocês
poderão visualizar uma notícia e saber como ela é transmitida ao publico.
https://www.youtube.com/watch?v=v3DUnDZFFC0
https://www.youtube.com/watch?v=qbE06nJvWqY
Peço atenção aos vídeos para que possam
responder as questões pertinentes ao gênero.
Poderão
enviar dúvidas e respostas das atividades também para o seguinte e-mail: sandroaurelio@prof.educacao.sp.gov.br
.E além deste postarei no Google Classroom. Para um bom estudo é
necessário disciplina e organização ainda mais neste momento novo para todos
nós, professores, alunos, famílias e escola. Peço que assistam aos vídeos e
mantenham a rotina quanto aos horários e gestão de seu tempo. Mas estaremos
aqui para auxiliar no necessário. Bom retorno a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário