E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


GEOGRAFIA 7°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021 

ATIVIDADE II- GEGRAFIA 

DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Assuntos a serem abordados:
Brasil: Formação socioeconômica e territorial sob a influência dos fluxos econômicos e populacionais

Habilidades:
(EF07GE02) " Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo."

Estratégia de aprendizagem(descrição):
Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.

Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos

Atividade

Instruções para realização da atividade: Leia com atenção


● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ )


● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês tiveram acesso na sala do ACESSA,
0000(RA+DIGITO)SP@al.educacao.sp.gov.br , e a senha a mesma que vocês utilizam o computador do acessa e o CMSP,


● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma para acessar a turma correspondente a sua sala
7ºB - https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?cjc=gbeqtwi  

(ou digite o código = gbeqtwi)


7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu 

(ou digite o código = r7rbpuu)


7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r  

(ou digite o código = cyffx4r)


● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 94598-2916 para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.


 Ou pode ser entregue via whatsapp colocando nome número e serie (11) 94598-2916


7º ANO A: PROFA THAMIRES: Enviar para o e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br




*** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google Classroom, qualquer duvida entre em contato***

 

 

Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de acordo com  a data de exibição da aula)

Ou pelos links:
20/05/2021
https://www.youtube.com/watch?v=DKWeNEEDCXQ&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=3

21/05/2021

https://www.youtube.com/watch?v=laNSj1mAhEs&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=2

 

Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo

 

Atividades:

1- Cite alguns costumes dos povos africanos e dos povos indígenas que utilizamos em nosso cotidiano.

R:

 

2- Qual a importância do café para os desenvolvimentos territorial e econômico de São Paulo?
R:




SEGUNDO BIMESTRE: 2021 



ATIVIDADE I- GEGRAFIA 



DATA DE ENTREGA: 12/05/2021


Assuntos a serem abordados: 

A formação do território brasileiro entre 

os séculos XVI e XIX 


Habilidades: 



(EF07GE14*): Identificar em registros histórico-geográficos 

as formas de organização político-administrativa do 

Brasil em diferentes tempos e 

relacionar à criação do Estado de 

São Paulo.


Estratégia de aprendizagem(descrição):


Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.

Material Teórico:

CMSP,

Caderno do aluno (Currículo em Ação),

Classroom Atividades e vídeos


★ ★ ★ Atividade ★ ★ ★



Instruções para realização da atividade: 

● Baixar o aplicativo Google Classroom 

(que também pode ser acessado pelo 

computador pelo site https://classroom.google.com/ )


● Utilizar o email institucional para fazer login 

(aquele que vocês tiveram acesso na sala 

do ACESSA, 

0000(RA+DIGITO)SP@al.educacao.sp.gov.br , e a senha 

a mesma que vocês utilizam o computador do 

acessa e o CMSP,


● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da 

turma para acessar a turma correspondente a sua sala 



7ºB - 

https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?

cjc=gbeqtwi 

 

(ou digite o código = gbeqtwi)


7ºC - 

https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?

cjc=r7rbpuu 

(ou digite o código = r7rbpuu)


7ºD - 

https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?

cjc=cyffx4r  

(ou digite o código = cyffx4r)


● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo 

via whats (11) 99479-7133 para poder 

ser incluído no grupo de whatsapp da sala.


*** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google 

Classroom, qualquer dúvida entre 

em contato***


7º ANO A: PROFA THAMIRES


Enviar para o e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br

Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no 

Classroom de acordo com  a data 

de exibição da aula)

Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na 

pasta correspondente no Classroom 

(*pasta – Atividade do Blog).... 


#BomEstudo

                                              Atividades:


1- Quais capitanias hereditárias se destacaram no Brasil?



2- O que foi o Tratado de Tordesilhas e qual a importância 

que ele teve sobre a formação do território brasileiro? 


3- Faça as atividades da apostila Currículo em Ação 

(Páginas 191 a 194)


Tire foto e envie no Classroom



PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA 7 ANO

Assuntos a serem abordados:
Revisão das matérias  
Habilidades:
(EF06GE05)

Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Estratégia de aprendizagem(descrição):
Revisão das habilidades essenciais do sexto ano.

 PRAZO PARA DEVOLUTIVA DIA 31/03

Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos


Atividade

Instruções para realização da atividade:

● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ )

● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês tiveram acesso na sala do ACESSA,
0000(RA+DIGITO)SP@al.educacao.sp.gov.br , e a senha a mesma que vocês utilizam o computador do acessa e o CMSP,

● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma para acessar a turma correspondente a sua sala

 

7ºA professora Thamires e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br

Professora Stheffanie

7ºB - https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?cjc=gbeqtwi  (ou digite o código = gbeqtwi)

7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou digite o código = r7rbpuu)

7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r  (ou digite o código = cyffx4r)

● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 99479-7133 para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.


*** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google Classroom, qualquer dúvida entre em contato***

 

 

Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de acordo com  a data de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo

 

Atividades:

 

1- Identifique no mapa as regiões com os diferentes tipos de biomas e pinte conforme a legenda (desenhe o mapa no seu caderno ou imprima a imagem)

Assuntos a serem abordados:
Revisão das matérias  
Habilidades:
(EF06GE05)

Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Estratégia de aprendizagem(descrição):
Revisão das habilidades essenciais do sexto ano.

 

Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos


Atividade

Instruções para realização da atividade:

● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ )

● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês tiveram acesso na sala do ACESSA,
0000(RA+DIGITO)SP@al.educacao.sp.gov.br , e a senha a mesma que vocês utilizam o computador do acessa e o CMSP,

● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma para acessar a turma correspondente a sua sala

 

7ºA professora Thamires e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br

Professora Stheffanie
7ºB -
https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?cjc=gbeqtwi  (ou digite o código = gbeqtwi)

7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou digite o código = r7rbpuu)

7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r  (ou digite o código = cyffx4r)

● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 99479-7133 para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.


*** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google Classroom, qualquer dúvida entre em contato***

 

 

Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de acordo com  a data de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo

 

Assuntos a serem abordados:

Revisão das matérias  
Habilidades:
(EF06GE05)

Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Estratégia de aprendizagem(descrição):
Revisão das habilidades essenciais do sexto ano.

 

Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos


Atividade

Instruções para realização da atividade:

● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ )

● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês tiveram acesso na sala do ACESSA,
0000(RA+DIGITO)SP@al.educacao.sp.gov.br , e a senha a mesma que vocês utilizam o computador do acessa e o CMSP,

● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma para acessar a turma correspondente a sua sala

 

7ºA professora Thamires e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br

Professora Stheffanie
7ºB -
https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?cjc=gbeqtwi  (ou digite o código = gbeqtwi)

7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou digite o código = r7rbpuu)

7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r  (ou digite o código = cyffx4r)

● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 99479-7133 para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.


*** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google Classroom, qualquer dúvida entre em contato***

 

 

Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de acordo com  a data de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo

 

Atividades:

 

1- Identifique no mapa as regiões com os diferentes tipos de biomas e pinte conforme a legenda (desenhe o mapa no seu caderno ou imprima a imagem)





2-  Qual o bioma predominante na região onde você mora?

 

3- Os principais biomas mundiais são:
a) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
b) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
c) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
d) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.

4- Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.
a) A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.
b) Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.
c) Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.
d) As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.
e) As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.

 

 

 


 

 




6 comentários:

  1. BOA TARDE !!!!
    ATIVIDADE PARA 7 ANO A B C D E F GEOGRAFIA
    ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
    PROFESSORA LUANA E EULÁLIA

    CLIQUE NO LINK OU COPIE E COLE NO NAVEGADOR PARA ACESSAR O MATERIAL DE APOIO E RESPONDA AS QUESTÕES :
    SE FOR PRECISO ASSISTA NOVAMENTE A AULA DE GEOGRAFIA DO DIA 05.05 NO Aplicativo CMSP
    Atenção : escute o podcast que esta no material de apoio.
    PODCAST:um áudio explicativo da aula

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-divisao-regional-territorio-brasileiro.htm



    1 - O tratado de Tordesilhas foi a primeira regionalização do espaço nacional. Explique a finalidade desse tratado.

    2- Cite a quantidade de estados existentes dentro das regiões brasileiras, separando todos por regiões.
    *Ex : região norte: Amapá, etc*

    3- O que foi as capitanias hereditárias? Explique.

    4- A divisão regional de 1913 foi realizada através de quais critérios? Como ficaram organizada essas regiões ?

    ResponderExcluir
  2. QUERIDOS O LINK QUE A PROFESSORA PASSOU É PARA LEITURA E OUVIR O ÁUDIO NÃO PRECISA COPIAR
    CÓPIA SOMENTE DAS QUESTÕES E RESPONDA NO CADERNO (05.05.2020)

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE DE GEOGRAFIA REFERENTE A AULA Transmitida no dia 07.05.2020 CMSP disponível em :(https://youtu.be/zEowd6DYcoU)

    Atividade para 7 ANO A B C D E F
    NO CADERNO DE GEOGRAFIA


    Copie o link a seguir no seu navegador e LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO ( NÃO PRECISA COPIAR )

    https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/sensoriamento-remoto.htm


    DEPOIS DE ASSISTIR A AULA E LER O TEXTO RESPONDA : O QUE É SENSORIAMENTO REMOTO?




    ResponderExcluir
  4. Olá professoras por favor mudem o email para o Gmail,quando eu vou mandar a lição para vocês o Google diz que o seus email não são compatíveis com o sistema dele

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde alunos
    Atividades no blog
    Fechamento do 3° BIMESTRE AGUARDO ATIVIDADES PENDENTES
    ENVIAR :
    luanacampaner@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  6. prof e para entregar o caderno do aluno do ano passado ou aprender sempre de 2021

    ResponderExcluir