SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- GEGRAFIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Assuntos a serem abordados:
Brasil: Formação socioeconômica e territorial sob a influência dos
fluxos econômicos e populacionais
Habilidades:
(EF07GE02) " Analisar a influência dos
fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e
discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em
especial no Estado de São Paulo."
Estratégia de aprendizagem(descrição):
Ideias e concepções sobre a
formação territorial do Brasil.
Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos
★ ★ ★ Atividade ★ ★ ★
Instruções para realização da atividade: Leia com
atenção ● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado
pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ ) ● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês
tiveram acesso na sala do ACESSA, ● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma
para acessar a turma correspondente a sua sala (ou digite o código = gbeqtwi) 7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou
digite o código = r7rbpuu) 7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r (ou digite o código = cyffx4r) ● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 94598-2916 para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala. Ou pode ser entregue via whatsapp colocando nome número e serie (11) 94598-2916 7º ANO A: PROFA THAMIRES: Enviar para o e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br *** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google Classroom, qualquer duvida entre em contato***
|
Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de
acordo com a data de exibição da aula)
Ou pelos links:
20/05/2021
https://www.youtube.com/watch?v=DKWeNEEDCXQ&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=3
21/05/2021
https://www.youtube.com/watch?v=laNSj1mAhEs&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=2
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta
correspondente no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo
Atividades:
1- Cite alguns costumes dos povos africanos e dos povos indígenas que
utilizamos em nosso cotidiano.
R:
2- Qual
a importância do café para os desenvolvimentos territorial e econômico de São
Paulo?
R:
SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE I- GEGRAFIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
Assuntos a serem abordados:
A formação do território brasileiro entre
os séculos XVI e XIX
Habilidades:
(EF07GE14*): Identificar em registros histórico-geográficos
as formas de organização político-administrativa do
Brasil em diferentes tempos e
relacionar à criação do Estado de
São Paulo.
Estratégia de aprendizagem(descrição):
Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.
Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos
★ ★ ★ Atividade ★ ★ ★
Instruções para realização da atividade:
● Baixar o aplicativo Google Classroom
(que também pode ser acessado pelo
computador pelo site https://classroom.google.com/ )
● Utilizar o email institucional para fazer login
(aquele que vocês tiveram acesso na sala
do ACESSA,
0000(RA+DIGITO)SP@al.educacao.sp.gov.br , e a senha
a mesma que vocês utilizam o computador do
acessa e o CMSP,
● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da
turma para acessar a turma correspondente a sua sala
7ºB -
https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?
cjc=gbeqtwi
(ou digite o código = gbeqtwi)
7ºC -
https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?
cjc=r7rbpuu
(ou digite o código = r7rbpuu)
7ºD -
https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?
cjc=cyffx4r
(ou digite o código = cyffx4r)
● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo
via whats (11) 99479-7133 para poder
ser incluído no grupo de whatsapp da sala.
*** Lembre-se a devolutiva é no aplicativo Google
Classroom, qualquer dúvida entre
em contato***
7º ANO A: PROFA THAMIRES
Enviar para o e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br
Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no
Classroom de acordo com a data
de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na
pasta correspondente no Classroom
(*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo
Atividades:
1- Quais capitanias hereditárias se destacaram no Brasil?
2- O que foi o Tratado de Tordesilhas e qual a importância
que ele teve sobre a formação do território brasileiro?
3- Faça as atividades da apostila Currículo em Ação
(Páginas 191 a 194)
Tire foto e envie no Classroom
PRIMEIRO BIMESTRE: GEOGRAFIA 7 ANO
Assuntos a serem abordados:
Revisão das matérias
Habilidades:
(EF06GE05)
Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais
em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos,
geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE05) Caracterizar os biomas,
ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os
padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e
biológicos.
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as
modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos.
Estratégia de aprendizagem(descrição):
Revisão das habilidades
essenciais do sexto ano.
Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos
★ ★ ★ Atividade ★ ★ ★
Instruções para realização da atividade: ● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado
pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ ) ● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês
tiveram acesso na sala do ACESSA, ● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma
para acessar a turma correspondente a sua sala 7ºA
professora Thamires e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br Professora Stheffanie 7ºB - https://classroom.google.com/c/MjY0MzA4NDQ3NDEx?cjc=gbeqtwi (ou digite o código = gbeqtwi) 7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou
digite o código = r7rbpuu) 7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r (ou digite o código = cyffx4r) ● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 99479-7133
para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.
|
Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de
acordo com a data de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente
no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo
Atividades:
1- Identifique no mapa as
regiões com os diferentes tipos de biomas e pinte conforme a legenda (desenhe o
mapa no seu caderno ou imprima a imagem)
Assuntos a serem abordados:
Revisão das matérias
Habilidades:
(EF06GE05)
Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais
em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos,
geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE05) Caracterizar os biomas,
ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os
padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e
biológicos.
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as
modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos.
Estratégia de aprendizagem(descrição):
Revisão das habilidades
essenciais do sexto ano.
Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos
★ ★ ★ Atividade ★ ★ ★
Instruções para realização da atividade: ● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado
pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ ) ● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês
tiveram acesso na sala do ACESSA, ● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma
para acessar a turma correspondente a sua sala
7ºA
professora Thamires e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br Professora Stheffanie 7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou
digite o código = r7rbpuu) 7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r (ou digite o código = cyffx4r) ● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 99479-7133
para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.
|
Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de
acordo com a data de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente
no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo
Assuntos a serem abordados:
Revisão das matérias
Habilidades:
(EF06GE05)
Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais
em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos,
geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
(EF06GE05) Caracterizar os biomas,
ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os
padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e
biológicos.
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as
modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos.
Estratégia de aprendizagem(descrição):
Revisão das habilidades
essenciais do sexto ano.
Material Teórico:
CMSP,
Caderno do aluno (Currículo em Ação),
Classroom Atividades e vídeos
★ ★ ★ Atividade ★ ★ ★
Instruções para realização da atividade: ● Baixar o aplicativo Google Classroom (que também pode ser acessado
pelo computador pelo site https://classroom.google.com/ ) ● Utilizar o email institucional para fazer login (aquele que vocês
tiveram acesso na sala do ACESSA, ● Após clica em um dos links abaixo, ou digite o código da turma
para acessar a turma correspondente a sua sala
7ºA
professora Thamires e’mail: laia@professor.educacao.sp.gov.br Professora Stheffanie 7ºC - https://classroom.google.com/c/MjY0NjUwNDgwNDUy?cjc=r7rbpuu (ou
digite o código = r7rbpuu) 7ºD - https://classroom.google.com/c/Mjc1MTEzNTQ1Mzg0?cjc=cyffx4r (ou digite o código = cyffx4r) ● As turmas 7ºBCeD entre em contato comigo via whats (11) 99479-7133
para poder ser incluído no grupo de whatsapp da sala.
|
Assista os vídeos do CMSP (todos estão disponíveis no Classroom de
acordo com a data de exibição da aula)
Copie e responda as atividades no seu caderno e envie na pasta correspondente
no Classroom (*pasta – Atividade do Blog)....
#BomEstudo
Atividades:
1- Identifique no mapa as
regiões com os diferentes tipos de biomas e pinte conforme a legenda (desenhe o
mapa no seu caderno ou imprima a imagem)
2- Qual o bioma predominante na região onde você
mora?
3- Os principais
biomas mundiais são:
a) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical,
Savanas, Desertos e Campos.
b) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta
Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
c) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo,
Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
d) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de
Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.
4- Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e
características gerais, assinale o que for correto.
a) A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem
representatividade em território brasileiro.
b) Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de
uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América
do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.
c) Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do
Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do
Sul.
d) As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem
distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem
um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.
e) As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de
45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.
BOA TARDE !!!!
ResponderExcluirATIVIDADE PARA 7 ANO A B C D E F GEOGRAFIA
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
PROFESSORA LUANA E EULÁLIA
CLIQUE NO LINK OU COPIE E COLE NO NAVEGADOR PARA ACESSAR O MATERIAL DE APOIO E RESPONDA AS QUESTÕES :
SE FOR PRECISO ASSISTA NOVAMENTE A AULA DE GEOGRAFIA DO DIA 05.05 NO Aplicativo CMSP
Atenção : escute o podcast que esta no material de apoio.
PODCAST:um áudio explicativo da aula
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-divisao-regional-territorio-brasileiro.htm
1 - O tratado de Tordesilhas foi a primeira regionalização do espaço nacional. Explique a finalidade desse tratado.
2- Cite a quantidade de estados existentes dentro das regiões brasileiras, separando todos por regiões.
*Ex : região norte: Amapá, etc*
3- O que foi as capitanias hereditárias? Explique.
4- A divisão regional de 1913 foi realizada através de quais critérios? Como ficaram organizada essas regiões ?
QUERIDOS O LINK QUE A PROFESSORA PASSOU É PARA LEITURA E OUVIR O ÁUDIO NÃO PRECISA COPIAR
ResponderExcluirCÓPIA SOMENTE DAS QUESTÕES E RESPONDA NO CADERNO (05.05.2020)
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA REFERENTE A AULA Transmitida no dia 07.05.2020 CMSP disponível em :(https://youtu.be/zEowd6DYcoU)
ResponderExcluirAtividade para 7 ANO A B C D E F
NO CADERNO DE GEOGRAFIA
Copie o link a seguir no seu navegador e LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO ( NÃO PRECISA COPIAR )
https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/sensoriamento-remoto.htm
DEPOIS DE ASSISTIR A AULA E LER O TEXTO RESPONDA : O QUE É SENSORIAMENTO REMOTO?
Olá professoras por favor mudem o email para o Gmail,quando eu vou mandar a lição para vocês o Google diz que o seus email não são compatíveis com o sistema dele
ResponderExcluirBoa tarde alunos
ResponderExcluirAtividades no blog
Fechamento do 3° BIMESTRE AGUARDO ATIVIDADES PENDENTES
ENVIAR :
luanacampaner@prof.educacao.sp.gov.br
prof e para entregar o caderno do aluno do ano passado ou aprender sempre de 2021
ResponderExcluir