LÍNGUA PORTUGUESA
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 9°ANOS
9°A: Sandra Muniz
e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br
9°B: Adriana Veras
e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br
9°C: Mayumi
e-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br
9°D: Luciana
e-mail: lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br
Questão 1
“eu gostava muito de
passeá… saí com as minhas colegas… brincá na porta di casa di vôlei… andá de
patins… bicicleta… quando eu levava um tombo ou outro… eu era a… a palhaça da
turma… (risos)… eu acho que foi uma das fases mais… assim… gostosas da minha
vida foi… essa fase de quinze… dos meus treze aos dezessete anos…
A.P.S., sexo feminino, 38 anos, nível de ensino
fundamental. Projeto Fala Goiana, UFG. 2010 .
Um aspecto da
composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A.P.S. como modalidade falada da língua é:
A) predomínio de linguagem informal entrecortada por pausas.
B) vocabulário regional desconhecido em outras variedades
.
C)ausência de
elementos promotores de coesão entre os eventos narrados .
D)
Presença de frases incompreensíveis a um leitor iniciante.
Questão 2 – Observe a charge:
Assinale
a opção que melhor interpreta a charge:
(A) Mostra um menino pintando o
desenho dado pela professora.
(B) Manifestação do gosto do menino
pelas cores.
(C) Trata do sofrimento do
gado, de uma paisagem castigada pela
seca e revela a ausência do verde pela falta de chuva.
Questão 3
Não há dúvida de
que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e
costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de
afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas.
A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de
dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham
direito de cidade.
(MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestib do português).
Vocabulário:
Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro.
Ao ler o
texto, concluímos que:
A)
as mudanças do português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma
riquezas novas.
B)
as alterações da língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes
e ao tempo.
C) o português
do século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo.
D)
os falantes do campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem
influência européia.
Questão 4 - Em todas
as alternativas há dois adjetivos, exceto
em:
A – Ele, triste, mantinha os olhos vívidos.
B – Amanhã, não seremos ingênuos ou
infantis.
C– O menino, ontem, cantou
desafinadamente.
D – Ela aparentava estar calma,
apesar da situação desesperadora.
Questão 5 – Reveja as aulas sobre Sujeito e predicado no CMSP e
Complete as orações a seguir de forma coerente:
a) ____________________________estavam na
escola.
b) Poucos entenderam
___________________________
c) Com menor poder aquisitivo, muitos
brasileiros_______________________________________
d) A vacina
_____________________________________
e) Nós gostamos _________________________________
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