E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


LÍNGUA PORTUGUESA- ESTUDOS INTENSIVOS 9°ANOS

LÍNGUA PORTUGUESA

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 9°ANOS


9°A: Sandra Muniz 

e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br

9°B: Adriana Veras 

e-mail: adrianaveras@prof.educacao.sp.gov.br

9°C: Mayumi

e-mail: fatimamayumi@prof.educacao.sp.gov.br

9°D: Luciana

e-mail: lucianajiatti@prof.educacao.sp.gov.br

Questão 1

“eu gostava muito de passeá… saí com as minhas colegas… brincá na porta di casa di vôlei… andá de patins… bicicleta… quando eu levava um tombo ou outro… eu era a… a palhaça da turma… (risos)… eu acho que foi uma das fases mais… assim… gostosas da minha vida foi… essa fase de quinze… dos meus treze aos dezessete anos…

A.P.S., sexo feminino, 38 anos, nível de ensino fundamental. Projeto Fala Goiana, UFG. 2010 .

Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A.P.S. como modalidade falada da língua é:

  A) predomínio de linguagem informal  entrecortada  por pausas.

  B) vocabulário regional desconhecido em outras variedades .

  C)ausência de elementos promotores de coesão entre os eventos narrados .

   D) Presença de frases incompreensíveis a um leitor iniciante.

Questão 2 – Observe a charge:

Assinale a opção que melhor interpreta a charge:

(A) Mostra um menino pintando o desenho dado pela professora. 

(B) Manifestação do gosto do menino pelas cores.

(C) Trata do sofrimento do gado,  de uma paisagem castigada pela seca e revela a ausência do verde pela falta de chuva. 

(D)  A paisagem castigada pela seca e a ausência de vegetação,  explica a dúvida do menino sobre a cor do lápis.

Questão 3

Não há dúvida de que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade.

(MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestib do português).

 

Vocabulário: Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro.

Ao ler o texto, concluímos que:

 A) as mudanças do português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma riquezas novas.

 B) as alterações da língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes e ao tempo.

 C) o português do século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo.

 D) os falantes do campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem influência européia.

Questão 4 - Em todas as alternativas há dois adjetivos, exceto  em:  

A – Ele, triste, mantinha os olhos vívidos.
B – Amanhã, não seremos ingênuos ou infantis.
C– O menino, ontem, cantou desafinadamente.
D – Ela aparentava estar calma, apesar da situação desesperadora.

 

Questão 5 – Reveja as aulas sobre Sujeito e predicado no CMSP e

Complete as orações a seguir de forma coerente:

 

a) ____________________________estavam na escola.

b) Poucos entenderam ___________________________

c) Com menor poder aquisitivo, muitos brasileiros_______________________________________

d) A vacina _____________________________________

e) Nós gostamos _________________________________

f) ______________________ estão ansiosos pelo retorno às aulas presenciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário