E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ELETIVA: 7°C

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

E.E.SEBASTIÃO WALTER FUSCO

PROFESSOR: ERIK TORRIANI

DICIPLINA ELETIVA 7° ANO C

ESCOLA DE ESPORTES.

 

ORIENTAÇÃO: LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPODA O QUESTIONÁRIO

ENVIAR NO EMAIL: eriktorriani@prof.educacao.sp.gov.br



TIPOS DE ESPORTES

 

Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Os tipos de esporte diferenciam-se de acordo com a forma na qual é desenvolvida a competição e o objetivo do jogo. Os tipos de esportes podem ser classificados como:

Esportes de invasão

Esportes de rede

Esportes de campo e taco

Esportes de parede

Esportes de combate

Esportes de marca

Esportes de precisão

Esportes técnico-combinatório

 

1. Esportes de invasão: Os esportes de invasão possuem como o objetivo o ataque ao campo adversário e a conquista de sua meta.

Essa meta, em geral, deve ser alcançada por uma bola ou objeto semelhante (puck, no hóquei). O ponto é marcado quando se atinge o gol, a cesta, o touchdown ou o try, por exemplo.

 

Exemplos de esportes de invasão:

Futebol, Futsal, Basquetebol, Handebol, Futebol americano, Rugby, Hóquei e Polo aquático.

 

2. Esportes de marca: Os esportes de marca são aqueles em que os competidores disputam através da comparação entre suas marcas. Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível. Nos arremessos, a meta e atingir a maior distância. Já nos levantamentos de peso, vence quem levantar a maior quantidade de peso.

Exemplos de esportes de marca:

Atletismo, Natação, Vela, Triatlo, Ciclismo (categorias: estrada, pista, bmx e mountain bike), Levantamento de peso (Halterofilismo), Remo, Canoagem, Esqui alpino, Salto de esqui

Escalada, Hipismo, Crossfit e Automobilismo.

 

3. Esportes de precisão: Os esportes de precisão têm como objetivo atingir ou se aproximar de um alvo fixo ou móvel.

 

O objeto que deve acertar o alvo pode ser projetado de diferentes maneiras dependendo da modalidade. Pode ser projetado por uma arma, como no caso do tiro e do arco e flecha. Pode ser golpeado com um taco, como no golfe e na sinuca, ou lançado com as mãos, como na bocha, curling, dardos, etc.

 

Exemplos de esportes de precisão:

Tiro, Tiro com arco, Boliche, Curling (esporte praticado em uma pista de gelo, cujo objetivo é arremessar uma pedra com alça em um alvo. Para isso, jogadores das equipes esfregam vassouras no gelo com o objetivo de aumentar ou diminuir o atrito, regulando a velocidade da pedra), Golfe, Croqué (jogo cujo objetivo é golpear uma bola com um macete, fazendo-a percorrer um circuito marcado por arcos fixados no chão), Sinuca, Bocha e Dardos.

 

4. Esportes de rede e parede: Os esportes de rede possuem como objetivo geral, jogar a bola por cima de uma rede para o campo adversário, de modo a dificultar a sua devolução.

 

Alguns esportes de rede permitem que a bola dê um quique no campo, como o tênis e o padel. Em outras modalidades, se a bola ou o objeto da disputa tocar o campo de jogo, configura um ponto, como no caso do vôlei.

Já os esportes de parede são aqueles em que os competidores alternam-se atacando a bola e rebatendo-a contra uma parede de rebote, como no caso do squash. O ponto ocorre quando um dos jogadores não consegue responder aos ataques adversários.

 

Exemplos de esportes de rede e parede de rebote:

Voleibol, Vôlei de praia, Futevôlei, Tênis, Tênis de mesa, Badminton, Squash, Padel (jogo com raquetes e bola, similar ao tênis, com dimensões restritas por paredes que fazem parte do jogo)

5. Esportes de combate:  Os esportes de combate são as lutas e as artes marciais. Cada modalidade de combate possui suas próprias regras e golpes pré-definidos As modalidades de combate podem realizar-se no corpo a corpo ou com objetos como no caso da esgrima. O objetivo é realizar pontos golpeando o adversário, dominando-o ou levando-o ao nocaute.

 

Exemplos de esportes de combate:

Boxe, Judô, Taekwondo, Jiu-jitsu, Caratê, Muay Thai, MMA, Esgrima, Kendo (luta de origem japonesa com espadas de madeira)

Luta Livre, Luta Greco-romana e capoeira.

 

6. Esportes de campo e taco: Os esportes de campo e taco visam a proteção de sua base e rebater a bola de forma que a equipe adversária demore a assumir o seu controle.

 

Exemplos de esportes de campo e taco: Beisebol, Softbol (versão do beisebol com bolas menos densas, bastões menores e dimensões de campo reduzidas. O arremesso do softbol é realizado de baixo para cima, ao contrário do beisebol)

Críquete (jogo de taco cujo objetivo é rebater a bola defendendo três varetas fincadas no chão, chamadas de wicket)

 

7. Esportes técnicos-combinatórios: Os esportes técnicos-combinatórios são aqueles em que atletas cumprem uma rotina de movimentos e são avaliados por uma banca de juízes. Os juízes julgam o grau de dificuldade da execução e a precisão dos movimentos.

 

Exemplos de esportes técnicos-combinatórios:

Ginástica artística, Ginástica rítmica, Saltos ornamentais, Nado sincronizado, Patinação artística, Surfe, Ciclismo (categoria: freestyle), Breakdance (confirmado para as olimpíadas de 2024 em

Paris) e Slackline.

Questionario:

 

1-   Cite 3 esportes de precisão:

2-   A natação faz parte de qual tipo de esportes?

3-   Escolha um modalidade esportiva, classifique em qual grupo de tipo esportes ela faz parte e faça uma breve descrição de como ela é disputada.

4-   Beisebol e softbal pertence a esportes de campo e taco, qual a diferença das duas modalidades?

5-   No texto esportes com bicicleta fazem parte de 2 tipo de esportes, quais são?

6-   Explique os esportes técnicos-combinatórios:


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

E.E.SEBASTIÃO WALTER FUSCO

PROFESSOR: ERIK TORRIANI

DICIPLINA ELETIVA 7°C

 

ORIENTAÇÃO: LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPODA O QUESTIONÁRIO

ENVIAR NO EMAIL: eriktorriani@prof.educacao.sp.gov.br

Fonte de pesquisa: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm

JOGOS OLIMPICOS E SUA ORIGEM:

 

As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e esse prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e arenas quanto pela televisão. Entretanto, a história dos Jogos Olímpicos é um tanto complexa. A imagem que deles temos hoje em dia foi construída a partir do fim do século XIX, mas suas origens remontam à Grécia Antiga.

 

Origem das Olimpíadas

 

As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas” –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições. O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corobeu, em 776 a.C. – a prova era de corrida.

Dentro da tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói Hércules, filho do deus Zeus com uma mortal. Hércules foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. O quinto desses trabalhos consistia em limpar os currais do rei Áugias, que continha milhares de animais e não era limpo há mais de 30 anos. Após conseguir realizar o feito, Hércules decidiu inaugurar um festival esportivo em Olímpia, em homenagem a seu pai, Zeus.

Essa explicação mitológica organizava o entendimento que se tinha sobre o esporte olímpico à época. Sempre que os jogos eram abertos, havia todo um rito de sacrifício de animais a Zeus e cada competição tinha em dada medida alguma relação com o culto a essa divindade.

 

 

QUESTIONÁRIO JOGOS OLIMPICOS

 

1-     AONDE E EM QUE ANO SURGIRAM OS JOGOS OLIMPICOS?

2-     QUEM FOI HÉRCULES?

3-     QUAL CIDADE DEU ORIGEM AO NOME DOS JOGOS?


Nenhum comentário:

Postar um comentário