SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE
II- PORTUGUÊS
6º anos A, B, C, D (Professora Andréa) - 6º ano E (Professora Patrícia)
NOME: _____________________________________________________TURMA: _________
ATIVIDADE 2 DE LÍNGUA
PORTUGUESA – 2º BIMESTRE
TODOS OS SEXTOS ANOS - ENTREGA/ENVIO: 16/06/2021
PROF. ANDRÉA ninaneres@yahoo.com
PROF. PATRÍCIA patriciari@professor.educacao.sp.gov.br
HABILIDADE: (EF67LP17) LINK DA AULA: https://youtu.be/Of30xkG0AcE
Leia
o texto para responder às questões 1 – 10:
Manaus, 05 de maio de 2021.
À, Magazine Luiza
Ref. Reclamação
Antônio
Araújo de Freitas, inscrito no CPF sob o nº 036.856.491-52, venho manifestar
minha irresignação acerca do processo de entrega do pedido nº 25463-8 (Uma
televisão Samsung), realizado no dia 04 de abril de 2021.
Ocorre que a
entrega do mesmo estava prevista para o dia 17 de abril de 2021 e até o
momento, passados 18 dias deste prazo, ainda não o recebi.
Portanto, informo que caso o pedido não
seja entregue até o dia 15 de maio de 2021, considerarei a compra
cancelada por inadimplência do vendedor, solicitando
desde já a restituição dos valores pagos.
Aguardo uma resposta para esta reclamação,
Antônio Araújo de Freitas
modelosimples.com.br - Adaptado por TSA, 2021 (Carta
fictícia)
1. Qual a finalidade
do texto?
a) Cobrar
soluções para uma problemática surgida.
b) Realizar
críticas sobre uma determinada empresa.
c) Apresentar
argumentos e opinião sobre um fato.
d) Narrar
sobre um acontecimento desastroso.
2. Localize as
seguintes informações no texto:
a) Para quem é
dirigida a carta?
_______________________________________
b) Quem é o
responsável pela reclamação?
_______________________________________
c) O que
provocou a publicação da carta? ____________________________________
____________________________________
3. No trecho: “... venho manifestar
minha irresignação...”,
a palavra destacada significa:
a) devolução. b) compensação.
c) explicação. d) descontentamento.
4. A utilização dos
parênteses no termo “(Uma televisão
Samsung)” foi usada para:
a) realizar
uma citação de outra pessoa.
b) apresentar
uma informação oposta.
c) esclarecer
uma informação ao leitor.
d) delimitar
a fala do personagem.
5.
Escreva o
argumento utilizado pelo remetente para mostrar à empresa que seu desagrado
realmente é fundamentado em fatos.
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
6.
No trecho:
“... ainda não o recebi.”, o pronome destacado refere-se:
a) à data. b)
ao produto.
c) ao prazo. d)
à entrega.
7. No trecho: “Portanto, informo que...”, a palavra destacada
introduz uma:
a) explicação. b)
adição.
c) consequência. d)
conclusão.
8. Segundo o texto:
a)
Antônio está decidido em não aceitar mais o produto
comprado.
b)
apesar do desgosto, Antônio proporciona uma
oportunidade à loja.
c)
a loja se prontificou a entregar o produto ao
consumidor.
d)
Antônio fará a devolução do dinheiro, caso não receba o
produto.
9.
Localize no
texto uma palavra que introduz uma condição:
_______________________________________
10.
Pesquise e escreva abaixo o sinônimo
(significado) das palavras abaixo:
a) Ressarcimento:
________________________
b) Prazo:
_______________________
c) Revogada: ____________________________
d) Inadimplência:__________________________
ATIVIDADE
I- PORTUGUÊS
6º
anos A, B, C, D (Professora Andréa)
- 6º ano E (Professora Patrícia)
Data de entrega: 19/05/2021
E-mails para
devolutiva: (andreaottoni@prof.educacao.sp.gov.br) ou (ninaneres@yahoo.com)
(professorapatriciaperola@hotmail.com)
HABILIDADES: EF69LP55 - Reconhecer em textos de
diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito
de norma padrão e o de preconceito linguístico.
EF69LP03D - Identificar crítica ou ironia/humor presente em
tirinhas, memes, charges, por exemplo.
EF69LP46 -
Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras
literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de
ordem estética e afetiva.
·
Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
* Após fazer a leitura do texto abaixo, responda a questão 01.
Texto: Como dormem os animais
A preguiça dorme mais de 18 horas por
dia, sempre pendurada nos galhos das árvores. Seus braços são tão fortes que
ela pode passar vários dias nessa posição. Mesmo em sono profundo, nunca cai,
graças às suas poderosas garras.
Os peixes vão descansar no fundo das
águas, geralmente de noite, onde ficam imóveis. Alguns até afundam na areia.
Como eles não têm pálpebras ficam de olhos abertos.
Os flamingos dormem em pé, ora se
equilibrando sobre uma perna, ora em outra.
Adaptado de:
Revista Recreio, nº 91. São Paulo: Abril, 6/12/2001.
QUESTÃO 01
O texto acima apresenta uma linguagem
(A) regional. (C)
informal
(B) formal. (D)
científica
*Observe a propaganda a seguir:
QUESTÃO 02
A linguagem observada na fala do mosquito é parecida com a usada
(A) por cientistas em palestras. (C) em conversas entre colegas.
(B) nas bulas de remédios. (D) por apresentadores de jornais televisivos.
·
Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos:
Observe a tirinha abaixo:
FONTE: LANCAST. Anabel. Revista Recreio. Ano 6, nº 299. São Paulo:
abril, 1º/12/2005.
QUESTÃO 03
O traço de humor na tirinha é percebido principalmente quando
descobrimos:
(A) o que tem dentro da caixa de presente. (C) o lugar da festa organizada.
(B) o porquê da menina não abraçar o aniversariante. (D)
o valor do presente.
SIMULADO
Você conhece bem os contos de fadas?
01 – Muitos contos de fadas começam com a frase:
a) Logo
de manhã...
b) E
eles viveram felizes para sempre.
c) Era
uma vez...
02 – Quando sai apressada do baile, Cinderela perde:
a) A
bolsa.
b) Um
sapato.
c) Um
brinco.
03 – Peter Pan e a fada Sininho vivem em um lugar
chamado:
a) Terra
Mágica.
b) País
das Maravilhas.
c) Terra
do Nunca.
04 – Na história dos Três Porquinhos, eles constroem
suas casas com:
a) Palha,
madeira e tijolos.
b) Flores,
palha e tijolos.
c) Cimento,
tijolos e palha.
05 – O que está na cesta de Chapeuzinho Vermelho?
a) Doces
para sua avó.
b) Flores
para sua mãe.
c) Um
livro de receitas para o lobo.
06 – Quando a Rainha Má pergunta ao espelho mágico
quem é a mais bela de todas, ele responde:
a) Branca
de Neve.
b) Cinderela.
c) Os
sete anões.
Conceituando:
-A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso
correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das
palavras. Já a linguagem informal ou
coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma
linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais. A linguagem
científica deve ser objetiva, precisa, isenta de qualquer ambiguidade.
Objetividade da redação dos trabalhos científicos.
-Presente nos gêneros textuais como cartuns, charge, tiras e
piadas, o humor apresenta crítica e a reflexão por meio de
ironias e outros recursos expressivos, ou mesmo pelo uso de produções
linguísticas presentes na dinâmica social.
c
ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE DE LÍNGUA PORTUGUESA
2021
Alunos dos 6º anos (Todos)
L.PORTUGUESA-
6º ANO
DEVOLUTIVA:
05/03/2021
Responda com base nas aulas presenciais e
CMSP.
Qual a função de um texto jornalístico?
......................................................................................
Quais são as característicasde um texto jornalístico?
.........................................................................................
Quais são os principais gêneros jornalísticos?
.........................................................................
ATENÇÃO
Enviar atividade para o e-mail.
TURMA 6º E: professorapatriciaperola@hotmail.com
TURMAS: 6ºA,B,Ce D: cristianeremigo@professor.educacao.sp.gov.br
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBoa noite essas atividades e para ser feita nos cadernos escolares ou em outro caderno avulso
ExcluirBoa tarte!
ExcluirAs atividades devem ser entregues em folhas separadas.Pode ser na folha de almaço, folha
de caderno e a HQ no sulfite (se possível). Guarde em pastinhas ou saquinhos plásticos
para não amassar, nem sujar ok!
Fiquem com Deus!
Grata
Prof. Andréa
Oi professora é o Lucas Caetano de Lima gostei muito das lições e espero que essa pandemia acabe
ExcluirOi Lucas! Prazer falar contigo...Espero que você e sua família estejam bem.
ExcluirFico feliz por ter gostado das atividades. E, com fé em Deus essa Pandemia vai passar e voltaremos às aulas presenciais. Um beijão!!!
Boa Noite
ResponderExcluirPor gentileza qual código para entrar no classroom ja fiz todos procedimento só falta código.
Boa tarde! Estou habilitando as turmas. Por enquanto usaremos o Blog.
ExcluirGrata!
Boa noite alunos dos 6º anos!
ResponderExcluirEspero que estejam todos bem, inclusive familiares. Logo estaremos juntos novamente!
Gostaria de avisar que as minhas turmas já foram habilitadas no classroom. Por enquanto usaremos o Blog da Escola para finalizarmos o 1º Bimestre que iniciamos no presencial, onde alguns apontamentos além da ADE (Avaliação Diagnóstica), foram possíveis para o início do fechamento das notas. No entanto, para evitar erros e servir de complemento, gostaria de solicitar via email disponível no Blog, o envio da Atividade 2 (Reescrita de uma Fábula com moral e classes gramaticais solicitadas) até o dia 23/05/2020. Espero que consigam enviar. Peça ajuda se precisar. Estou à disposição. Conto com a compreensão de todos!
Obs.: Reafirmo a importância da entrega das Atividades via Roteiro na íntegra, no retorno às aulas presenciais(???), pois servirão como atividades de Recuperação. Assim, deixamos claro que nenhum aluno(a) será prejudicado(a).
Fiquem com Deus!
Professora Andréa (email: ninaneres@yahoo.com)
Queria saber como enviar as atividades tô aluno
ExcluirOi professora Andréa sou eu Ryan da Costa Lima quando voltar às aulas vc pode explicar mais ainda sobre fábula.
ResponderExcluirOi Ryan, tudo bem com você e familiares? Espero que sim!
ExcluirClaro que explicarei...faremos uma recuperação intensiva,não se preocupe!
Postarei no Blog em breve um resumo explicativo para facilitar o entendimento dos itens das atividades solicitadas.
Fiquem com Deus!
Professora,oi aqui é o Lucas posso postar a atividade da fábula amanhã? Eu já fiz mais não tinha visto aqui que era para postar. Vou pedir para minha mãe me ajudar a mandar o e-mail
ResponderExcluirOi Lucas... como está? Espero que todos em sua casa estejam bem!
ExcluirPode sim...Eu pedi pelo menos uma atividade enviada por email ok. Isso mesmo, peça ajuda!
Vou aguardar.Email abaixo. Fiquem com Deus!
ninaneres@yahoo.com
Boa noite professora Andreia sou a Isabella penha do 6b não conseguindo fazer essa fábula .e essa atividade 2 que fala classe gramaticais estudadas em aula , tá falando das aulas que passou na tv ?
ResponderExcluirBom dia Isabella... Espero que esteja bem e sua família também!
ExcluirTrabalhamos Fábulas em aula antes da pandemia. Lembra-se da fábula: A cigarra e a formiga? Passou um ensinamento no final: Devemos ser precavidos e informados... As classes gramaticais trabalhadas desde o Fund. I : Substantivo , que dá nome aos seres em geral. Adjetivo que caracteriza o substantivo modificando-o...qualidades ou defeitos, estado, condição. Verbos que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Passou na TV também (CMSP). Essas aulas foram orais, com leituras explicativas, presenciais em fevereiro e início de março. Tenta recordar... Não é difícil, pesquisa as fábulas e cria a sua ok. Fique com Deus!
*Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais ou seres inumanos que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
Então professora eu tenho que pesquisar 5 substantivo 5 adgetivo e 5 verbos é isso ?e a parte de grifá não entendi? obrigada pela atenção
ExcluirBoa noite professora não estou conseguindo enviar as atividades no seu e-mail.
ResponderExcluirBoa noite professora Andreia.a senhora recebeu as lições?sou Isabella penha 6b
ResponderExcluirOi Isabella Penha! Fique em paz..., recebi suas atividades.Responderei via email em breve!
ExcluirParabéns pelo interesse! Beijos!
Obrigada
Como que eu mando foto das lições para os professores
ResponderExcluirBom dia professora! não tô conseguindo mandar as lições
ResponderExcluirBom dia alunos!
ResponderExcluirFiquem tranquilos! Responderei todos os emails em breve. Fiquei feliz pelo interesse,engajamento de todos. Parabenizo também os seus responsáveis. Beijos e abraços virtuais!!!
Obrigada
Prof. Andréa
Que dia tem que terminar todas as lições
ResponderExcluirOI...Eu pedi apenas uma fábula via email feita no word, alguns não entenderam...sem problema. O importante é o interesse em fazer. As demais atividades serão entregues no nosso Retorno Presencial e servirão como Atividades de Recuperação. Envie até o final da próxima semana ok. Em breve novas atividades com retorno mais rápido. Ótimo Final de Semana!
ExcluirBeijos
Prof. Andréa
Professora na minha fábula só tem um adjetivo o que eu faço ?😕
ResponderExcluirOi... Tem certeza disso? Dá uma lida com calma. Caso a dúvida persista, envia pra mim do jeito que está ok.
ExcluirBeijos!
Ok obrigada
ResponderExcluirOi... Disponha!
ExcluirBeijos e cuidem-se!!!!
Prof. Andréa
Alunos do sexto ano E, tudo bem? Preciso de um favor de vocês. É sobre aquela prova (AAP) que vocês foram buscar na escola. Se possível enviar o gabarito para o email:mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br
ResponderExcluirProfessora eu não tô conseguindo mandar nenhum e-mail só consegui o de matemática
ResponderExcluirOi! Qual é o seu nome e a sua turma?
ResponderExcluirCom qual professora você quer se comunicar?
Estaremos aguardando mais detalhes para poder te ajudar!
Oi professora sou kimberly 6b não consigo mandar a (aap)
ResponderExcluirOi Kimberly, espero que esteja bem!
ExcluirEnvia somente as respostas via e-mail do professor. Assim fica mais fácil ok
Fique com Deus!!!
Prof. Andréa
Boa tarde meu nome é sirleide mãe do aluno Lucas Santos Sousa, ele vai começar as aulas amanhã
ResponderExcluirBoa tarde, Dona Sirleide!
ResponderExcluirEspero que sua família esteja bem!
Sejam bem-vindos!
Prof. Andréa
Oi prof sou a jackelliny do 6 ano C alguns alunos nao estao conseguindo enviar a licao por causa do imail por favor responda a sou representante de aula
ResponderExcluirOI Jackelliny!
ResponderExcluirComo você está? Espero que você e sua família estejam bem!
Desculpa, mas não entendi. O e-mail que passei está ok. Estou recebendo normalmente as atividades dos demais alunos, tirando as dúvidas também, sem problema nenhum. Tentem (6ºC) novamente. Colocarei outro à disposição. Segue os e-mails abaixo para contato:
ninaneres@yahoo.com e andrea_ottoni@hotmail.com
Boa noite alunos dos 6º anos (A, B, C, D, E)!
ResponderExcluirEspero que estejam todos bem!!!
Roteiro explicativo: Atenção!
A Atividade 1 do 2º Bimestre foi postada. Prazo de entrega: até 30/06/2020. Trata-se de uma notícia: (é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento, socialmente relevante que merece publicação em um meio de comunicação social). Leiam com atenção para poder interpretar corretamente. Não está difícil, é um texto de fácil entendimento. São 10 questões, vocês podem enviar via e-mail apenas as respostas. Fui clara? Enumera e coloca a resposta correspondente. Exemplo: Respostas da Atividade 1 do 2º Bimestre: 01- Notícia, 02- ?, 03- ? Espero que tenham entendido! Estou à disposição. Fiquem com Deus!!!
E-mails: Professora Andréa: ninaneres@yahoo.com ou andrea_ottoni@hotmail.com
Professora Lurdinha: mlourdesnascimento@prof.educacao.sp.gov.br
Oi gente ó se a sua fabula diver 1 adjetivo você pula uma linha depois escreve às palavras adjetivas
ResponderExcluirOi! Preciso que você se identifique por favor.
ExcluirA atividade atual é uma notícia. Leia o texto e interprete. São 10 questões puramente interpretativa, de fácil entendimento. Peço que me enviem somente as respostas.Uma embaixo da outra, enumerada...até 10, via e-mail.Pode enviar ainda as atividades do 1º bimestre. Leia com atenção o roteiro explicativo aqui no blog, que, com certeza você irá entender. Sim, pule linhas quando necessário!
Fique com Deus!
Prof. Andréa
Bom dia professora
ResponderExcluirNão estou conseguindo enviar as atividades da Thauany Jordão do 6ano C, só dá endereço não encontrado, não sei mais oque fazer
Oi! Não sei o que acontece. Já estou recebendo as atividades dos demais alunos normalmente. Tenta novamente por gentileza. Disponibilizei dois e-mails justamente para ter alternativa.
ExcluirFicarei no aguardo. Segue os e-mails abaixo:
ninaneres@yahoo.com ou andrea_ottoni@hotmail.com
Consegui, obrigada
ExcluirFica com Deus
Olá Alunos!!!
ResponderExcluirA Atividade 2 de Língua Portuguesa já foi postada. Ficarei no aguardo.Caso tenham alguma dúvida, estou à disposição nos e-mails abaixo:
Fiquem com Deus!
ninaneres@yahoo.com andrea_ottoni@hotmail.com
professora eu sou a kamilly não estou conseguindo enviar as lições
ResponderExcluirBoa tarde Kamilly...Espero que você e sua família estejam bem!
ResponderExcluirDesculpa pela demora em responder... Não visualizei nenhum e-mail com seu nome. Está usando o e-mail de outra pessoa? É fundamental que faça identificação com Nome completo e Turma. Tente enviar novamente. Sua participação é muito importante para todos nós! Não esqueça de enviar também o gabarito da AAP atual. Atividade 1 do 3º Bimestre postada acima. Segue abaixo os e-mails disponibilizados.
Fique com Deus!!!
ninaneres@yahoo.com e andrea_ottoni@hotmail.com
boa noite professora referente caderno aluno 3 bimestre quando sera entregue?
ResponderExcluirdesde já agradeço pela atenção
Boa tarde Sophia...espero que todos estejam bem em sua casa!
ExcluirO caderno do aluno volume 3 será entregue na escola, no dia 20/08, quinta-feira às 13h30. Assim sendo, você pode entregar/enviar em setembro ou no retorno às aulas presenciais. Servirá como Atividade de Reforço!
Fiquem com Deus!
Prof. Andréa
Professora eu quero saber se a senhora irá postar mais lições?
ResponderExcluirE professora eu vou mudar de caderno tera algum problema?
Oi...desculpa, quem é você? É necessário se identificar ok
ExcluirEssa semana ninguém postará nada. Estamos de Recesso.
Pode mudar de caderno, fique a vontade...sem problema!
Fique com Deus!!!
Professora Andréa
Professora eu estou fazendo minha lição e destacando todas minhas lições estão assim ok?
ResponderExcluirOi!
ExcluirOK...Acredito em você!
Fique com Deus!!!
Professora Andréa
Olá professora eu recebi a lição em casa bom levarei na escola a lição dia 30 que foi o dia escolhido para levar a escola ok?
ResponderExcluirOlá professora tem mais ou menos quantos substantivos e adjetivos??
ResponderExcluirSão mais ou menos quantos adjetivos e substantivos
ResponderExcluirBoa tarde! Seu nome???
ExcluirSão oito adjetivos (atrevida, bobão, chateados...) e doze substantivos (Camila, quarto, filme...). Não é necessário achar todos. Fico satisfeita com a metade de cada ok
Fique com Deus!
Boa Tarde, espero que todos estejam bem e suas famílias, devido ao momento que vivemos em afastamento social, tenho solicitado que assistam as aulas no Centro Mádias Sp,as quais tenho assistido e leiam e respondam ao Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola e enviem para mim no Zap, E-mail ou entreguem na escola que eu vou pedir que alguém vá buscar valerá nota grata, abraço virtual
ResponderExcluirOlá aqui e o Josué do 6°B eu queria saber como que entra no grupo da escola
ResponderExcluirBoa tarde Josué!
ExcluirDesculpa, só vi agora sua pergunta. Eu prefiro que você continue usando esse Blog e os e-mails que os professores disponibilizaram e que estão aqui. Fizemos Atividades impressas também. Caso seja melhor para você, vá até a escola buscar ok
Fique com Deus!
Um grande beijo
Boa tarde Josué...Todos nós esperamos que esteja bem, pois estamos sentindo sua falta!
ResponderExcluirDisponibilizamos Atividades Impressas que estão sendo entregues na escola para facilitar o engajamento dos alunos com problemas de conexão, sem internet. Vá até a escola buscar as atividades, tente fazer tudo e depois as leve de volta para escola, que buscaremos em seguida. Entendeu? Agindo desse modo, facilitará o seu engajamento, sua interação nas atividades escolares tanto quanto os demais alunos. Contamos com sua participação!
Olá professora aqui é a Tamires do 6b bom é preciso copiar o texto culinário?🤔
ResponderExcluirLembrete: espero que também estejam com saudades de mim 🤣
Oi Tamires! Desculpa...vi agora. Não precisa copiar a receita, apenas as questões e respondê-las ok! Sim, com certeza estou com saudades de você ... dos demais colegas da turma também! Espero que você e sua família estejam bem! Beijos!!!
ExcluirJosué o número do grupo da escola está na matéria de artes
ResponderExcluirOi Josué! Se possível, vá até a escola que as professoras Inês, Néia, a gestão, irão te ajudar, te orientar com relação às atividades. Vão imprimir na hora e te entregar para fazê-las em casa e devolvê-las em seguida, na própria escola. O importante agora, é sua participação e engajamento nas atividades de todas as disciplinas ok
ExcluirFique com Deus!
Boa tarde alunos... Espero que todos estejam bem! Aguardando o envio da ADR (Avaliação Diagnóstica de Retorno) ok. Grata😘
ResponderExcluir