E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


HISTÓRIA 1°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- HISTÓRIA

 

DATA DE ENTREGA: 09/06/2021

Atividade 2  de História para o ensino médio 1 A, B, C, D  professores: Simone Cristiane Felipe e Carlos  Alberto Cardoso Pereira e-mails: simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br;  carloscardoso@professor.educacao.sp.gov.br


                         Tema trabalhado: Zoológicos humanos, racismo disfarçado de ciência


Habilidade trabalhada: Discursos dicotômicos e sua desconstrução na organização da sociedade contemporânea






No ano de 1882 era inaugurada no Museu Nacional do Rio de Janeiro uma exposição antropológica exibindo sete indígenas que viraram a sensação do evento. Chegava ao Brasil, importada da Europa, com a benção de Dom Pedro II, a moda do Zoológico Humano. Uma face vergonhosa do passado da ciência antropológica é descrita na reportagem de Naiara Galarraga Cortázar, no El País.


Com os recentes protestos antirracistas que começaram nos Estados Unidos e que reverberaram por vários países, incluindo o Brasil, os olhos de muitos se voltaram para a questão da escravidão e seu cruel reflexo na desigualdade que assola tantas sociedades como a nossa.


Matar a curiosidade do público e ser um suporte teórico ao racismo científico fazendo crer que os brancos eram superiores ao resto dos seres humanos eram dois dos objetivos dos Zoológicos Humanos. A Exposição Universal de Paris em 1889 teve seu ponto alto na “atração” Village Négre, reunindo aproximadamente 400 nativos vindos da colônia para o coração da modernidade.



Marina Cavalcante Vieira, doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e autora de uma tese sobre o primitivo e o exótico nos museus, no cinema e nos zoológicos humanos, explica: “Esses eventos expõem a forma brutal pela qual o Ocidente construiu seu outro, como se transformou em espetáculo populações que ele próprio definiu como “selvagens” ou “incivilizadas”. Ela acrescenta que eram comuns turnês de um ou dois anos com escalas em exposições universais ou coloniais, circos, museus, teatros e zoológicos.


Até o início do século XX os zoológicos humanos seguiram em alta. Bruxelas, na Bélgica, que é hoje a capital da União Europeia, foi provavelmente a cidade que recebeu um dos últimos desses eventos no ano de 1958, quando vários adultos e crianças foram levadas do Congo para a exposição.


DESAFIANDO SEU CONHECIMENTO


Faça um breve comentário do texto acima destacando a questão racista apresentada no zoológico humano.

ATIVIDADE I- HISTÓRIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021



ATIVIDADE DE HISTÓRIA Série :1 A, B, C, D, ANOS DO ENSINO MEDIO    

PROFESSORA SIMONE  1 A,C, D e-mail : simone44felipe@gmail.com


PROFESSOR CALOR ALBERTO 1°B e-mail : carlossnikt@hotmail.com



 TEMA TRABALHADO: Civilização grega

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NESTA ATIVIDADE: A constituição da cidadania clássica e o regime democrático ateniense; os excluídos do regime democrático; democracia e escravidão no mundo antigo e contemporâneo.


    Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro. A história grega iniciou-se oficialmente com o período homérico, por volta de 1100 a.C. e estendeu-se até a transformação da Grécia em protetorado romano, em 146 a.C.

    A história grega é compreendida em cinco períodos criados pelos historiadores, sendo o clássico o momento de auge dos gregos. Nesse período houve grande desenvolvimento das pólis, destacando-se Atenas e Esparta. Os gregos legaram à humanidade uma série de contribuições significativas em áreas do conhecimento, como história, filosofia, literatura, teatro etc.

                                                     Pólis

    A cidade de Atenas foi um dos grandes modelos de pólis que existiram na Grécia Antiga. 

    A Grécia Antiga tinha como grande característica a pólis, que era basicamente o seu modelo de cidade-estado. Essa estrutura de comunidade foi surgindo de maneira gradual na Grécia ao longo dos períodos homérico e arcaico. Portanto, não se estabeleceu de uma hora para outra, mas foi resultado de um processo lento que se deu à medida que o modo de vida dos gregos tornava-se mais sofisticado.


    Grande parte das pólis possuía, na Acrópole, prédios reservados para que os homens adultos, nascidos na cidade, discutissem a política local — a Assembleia. Essa característica, no entanto, foi tardia, uma vez que, no início, a totalidade das pólis era aristocrática, e, portanto, somente um grupo muito pequeno tinha direito de tal exercício

         

Genos, as comunidades anteriores


    Com a destruição dos micênicos pelos dórios, um grande recuo civilizacional aconteceu na Grécia. As comunidades que ali existiam ruralizaram-se, o modo de vida tornou-se mais arcaico, a escrita foi temporariamente esquecida, e as grandes cidades, como Micenas, deram origem ao genos.

    O genos era uma pequena comunidade agrícola, na qual os seus habitantes possuíam laços de consanguinidade e acreditavam que descendiam de um herdeiro mítico em comum. Essa comunidade era governada por um patriarca chamado de pater, e os membros mais próximos dele formavam a aristocracia do local.

    Essa organização predominou-se durante o período homérico, mas foi perdendo força a partir do período arcaico.


                                      Desafiando seu conhecimento


1. Qual a importância da Acrópole?


2. Oque se entende pela palavra política? Dê exemplo de acordo com o texto acima


3. Em quais das cidades gregas surgiu a democracia?


4. Quem eram os excluídos da democracia grega?



5. No período clássico grego, duas importantes cidades-estados se formaram: Atenas e Esparta. Identifique e explique os dois modelos políticos de governo implementados nessas duas cidades, destacando suas semelhanças e diferenças em relação à sociedade, à política e à economia






PRIMEIRO BIMESTRE: ATIVIDADE DE HISTÓRIA


   PROFESSORA SIMONE  1 A,C, D

E-MAIL: simone44felipe@gmail.com

PROFESSOR CALOR ALBERTO 1°B

E-MAIL: carlossnikt@hotmail.com 

Data da devolutiva 31/03

 

                      

Habilidades desenvolvida nesta atividade

 

Localizar as principais informações dos textos.

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

                                     Depende de nós

                                                                                    Ivan Lins / Vitor Martins

 

Depende de nós

Quem já foi ou ainda é criança

Que acredita ou tem esperança

Quem faz tudo pra um mundo melhor…

 

Depende de nós

Que o circo esteja armado

Que o palhaço esteja engraçado

Que o riso esteja no ar

Sem que a gente precise sonhar…

 

Que os ventos cantem nos galhos

Que as folhas bebam orvalho

Que o Sol descortine mais as manhãs

 

Depende de nós

Se esse mundo ainda tem jeito

Apesar de que o homem tem feito

Se a vida sobreviverá…

 

1 – Qual a ideia principal do texto?

 

 

2 – Quem é responsável por um mundo melhor?

____________________________________________________________________________________________________________

 

3 – O que você acha que o homem tem feito, que tenha

prejudicado o mundo?

____________________________________________________________________________________________________________

 

4 – Qual é o sentido da expressão: se a vida sobreviverá…?

____________________________________________________________________________________________________________


2 comentários:

  1. Não terá atividade 2° bimestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A importância da arqueologia tem como objetivo entender as mundanças ocorrida na vida dos seres humanos des da suas origens para tanto utilizar vestígios do passado

      Excluir