SEGUNDO
BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- HISTÓRIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Atividade 2 de História para o ensino médio 1 A, B, C, D professores: Simone Cristiane Felipe e Carlos Alberto Cardoso Pereira e-mails: simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br; carloscardoso@professor.educacao.sp.gov.br
Tema trabalhado: Zoológicos humanos, racismo disfarçado de ciência
Habilidade trabalhada: Discursos dicotômicos e sua
desconstrução na organização da sociedade contemporânea
No ano de 1882 era inaugurada
no Museu Nacional do Rio de Janeiro uma exposição antropológica exibindo sete
indígenas que viraram a sensação do evento. Chegava ao Brasil, importada da
Europa, com a benção de Dom Pedro II, a moda do Zoológico Humano. Uma face
vergonhosa do passado da ciência antropológica é descrita na reportagem de Naiara Galarraga Cortázar, no El País.
Com os recentes protestos
antirracistas que começaram nos Estados Unidos e que reverberaram por vários
países, incluindo o Brasil, os olhos de muitos se voltaram para a questão da
escravidão e seu cruel reflexo na desigualdade que assola tantas sociedades
como a nossa.
Matar a curiosidade do público e ser um suporte teórico ao racismo científico fazendo crer que os brancos eram superiores ao resto dos seres humanos eram dois dos objetivos dos Zoológicos Humanos. A Exposição Universal de Paris em 1889 teve seu ponto alto na “atração” Village Négre, reunindo aproximadamente 400 nativos vindos da colônia para o coração da modernidade.
Marina Cavalcante Vieira,
doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e
autora de uma tese sobre o primitivo e o exótico nos museus, no cinema e nos
zoológicos humanos, explica: “Esses eventos expõem a forma brutal pela qual o
Ocidente construiu seu outro, como se transformou em espetáculo populações que
ele próprio definiu como “selvagens” ou “incivilizadas”. Ela acrescenta que
eram comuns turnês de um ou dois anos com escalas em exposições universais ou
coloniais, circos, museus, teatros e zoológicos.
Até o início do século XX os zoológicos humanos seguiram em alta. Bruxelas, na Bélgica, que é hoje a capital da União Europeia, foi provavelmente a cidade que recebeu um dos últimos desses eventos no ano de 1958, quando vários adultos e crianças foram levadas do Congo para a exposição.
DESAFIANDO SEU CONHECIMENTO
Faça um breve comentário do texto acima destacando a
questão racista apresentada no zoológico humano.
ATIVIDADE I- HISTÓRIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
ATIVIDADE DE HISTÓRIA Série :1 A, B, C, D, ANOS DO ENSINO MEDIO
PROFESSORA SIMONE
PROFESSOR CALOR ALBERTO 1°B e-mail : : carlossnikt@hotmail.com
TEMA TRABALHADO: Civilização grega
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NESTA ATIVIDADE: A constituição da cidadania clássica e o regime democrático ateniense; os excluídos do regime democrático; democracia e escravidão no mundo antigo e contemporâneo.
Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro. A história grega iniciou-se oficialmente com o período homérico, por volta de 1100 a.C. e estendeu-se até a transformação da Grécia em protetorado romano, em 146 a.C.
A história grega é compreendida em cinco períodos criados pelos historiadores, sendo o clássico o momento de auge dos gregos. Nesse período houve grande desenvolvimento das pólis, destacando-se Atenas e Esparta. Os gregos legaram à humanidade uma série de contribuições significativas em áreas do conhecimento, como história, filosofia, literatura, teatro etc.
Pólis
A cidade de Atenas foi um dos grandes modelos de pólis que existiram na Grécia Antiga.
A Grécia Antiga tinha como grande característica a pólis, que era basicamente o seu modelo de cidade-estado. Essa estrutura de comunidade foi surgindo de maneira gradual na Grécia ao longo dos períodos homérico e arcaico. Portanto, não se estabeleceu de uma hora para outra, mas foi resultado de um processo lento que se deu à medida que o modo de vida dos gregos tornava-se mais sofisticado.
Grande parte das pólis possuía, na Acrópole, prédios reservados para que os homens adultos, nascidos na cidade, discutissem a política local — a Assembleia. Essa característica, no entanto, foi tardia, uma vez que, no início, a totalidade das pólis era aristocrática, e, portanto, somente um grupo muito pequeno tinha direito de tal exercício
Genos, as comunidades anteriores
Com a destruição dos micênicos pelos dórios, um grande recuo civilizacional aconteceu na Grécia. As comunidades que ali existiam ruralizaram-se, o modo de vida tornou-se mais arcaico, a escrita foi temporariamente esquecida, e as grandes cidades, como Micenas, deram origem ao genos.
O genos era uma pequena comunidade agrícola, na qual os seus habitantes possuíam laços de consanguinidade e acreditavam que descendiam de um herdeiro mítico em comum. Essa comunidade era governada por um patriarca chamado de pater, e os membros mais próximos dele formavam a aristocracia do local.
Essa organização predominou-se durante o período homérico, mas foi perdendo força a partir do período arcaico.
Desafiando seu conhecimento
1. Qual a importância da Acrópole?
2. Oque se entende pela palavra política? Dê exemplo de acordo com o texto acima
3. Em quais das cidades gregas surgiu a democracia?
4. Quem eram os excluídos da democracia grega?
5. No período clássico grego, duas importantes cidades-estados se formaram: Atenas e Esparta. Identifique e explique os dois modelos políticos de governo implementados nessas duas cidades, destacando suas semelhanças e diferenças em relação à sociedade, à política e à economia
PRIMEIRO BIMESTRE: ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA SIMONE
E-MAIL: simone44felipe@gmail.com
PROFESSOR CALOR ALBERTO 1°B
E-MAIL: carlossnikt@hotmail.com
Data da devolutiva 31/03
Habilidades desenvolvida nesta atividade
Localizar as principais informações dos textos.
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Depende de nós
Ivan Lins / Vitor Martins
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor…
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar…
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalho
Que o Sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar de que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá…
1 – Qual a ideia principal do texto?
2 – Quem é responsável por um mundo melhor?
____________________________________________________________________________________________________________
3 – O que você acha que o homem tem feito, que tenha
prejudicado o mundo?
____________________________________________________________________________________________________________
4 – Qual é o sentido da expressão: se a vida sobreviverá…?
____________________________________________________________________________________________________________
Não terá atividade 2° bimestre?
ResponderExcluirA importância da arqueologia tem como objetivo entender as mundanças ocorrida na vida dos seres humanos des da suas origens para tanto utilizar vestígios do passado
Excluir