E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS INTENSIVOS 3°ANOS

E. E. Sebastião Walter Fusco

Atividade de Língua Portuguesa – 1º Bimestre

Habilidade:  Reconhecer e refletir sobre as estratégias argumentativas em propagandas e canções.

PRAZO PARA DEVOLUTIVA: 09/04/2021

Profª Sandra Muniz

Nome completo____________________________________3º ano________

 

Questão 1




 

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a


a) Evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.

b) Assumir uma onda reflexiva, diante dos fenômenos naturais.

c) Abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.

d) Consumir produtos de modo sustentável e ecológico.


Questão 2

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura – que são gratuitos – cresceu 1.480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de

a)Demonstrar que a situação da mulher mudou na sociedade contemporânea;

b)Defender a participação da mulher na sociedade atual;

c)Comparar esse enunciado com outro “lugar de mulher é na cozinha”;

d)Criticar a presença da mulher nas oficinas dos cursos da área automotiva.

 

Questão 3: Leia a letra da canção para responder às perguntas 3,4 e 5


                        Filosofia

O mundo me condena, e ninguém tem pena 
Falando sempre mal do meu nome 
Deixando de saber se eu vou morrer de sede 
Ou se vou morrer de fome 
Mas a filosofia hoje me auxilia 
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo que você me diga 
Que a sociedade é minha inimiga 
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
Quanto a você da aristocracia 
Que tem dinheiro, mas não compra alegria
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia

 

Composição: Andre Filho /  Noel Rosa. 

3- A canção foi escrita em 1933. Apesar de ser uma época muito anterior, ela retrata questões ainda presentes na nossa sociedade. Que situação é essa?

4-Por que o eu lírico diz que a filosofia o ajuda a lidar com as mazelas da vida?

5-Retire da canção versos que fazem referência à época da escravidão. De que forma esse fato histórico contribuiu para mensagem da música.

Bons estudos!

Enviar para o e-mail: sandramuniz@professor.educacao.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário