SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ELETIVA: JOVEM CIENTISTA
Profº James
DATA DE ENTREGA: 02/06/2021
Observações: A atividade deve ser
feita e enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google
Classroom, pode ser feita no caderno ou no próprio relatório, não esquecer de
adicionar o nome, número e a série.
Pode ser pesquisada pela internet.
OBS: NÃO PRECISA
COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES
DIFERENÇA ENTRE DIET E LIGHT
Quando você compra um
produto diet ou light, você sabe o que está
comendo? Existem muitos conceitos errôneos sobre esses termos, por exemplo,
muitos acham que os alimentos diet são apenas alimentos sem
açúcar e que os produtos light são aqueles que não engordam.
Porém, isso não é totalmente verdade. Veja o
que realmente cada um significa e quais são os fatores envolvidos no consumo
deles:
Diet
Esse termo é usado para se referir a alimentos
que não contêm algum nutriente que não pode ser consumido por pessoas que fazem
dietas especiais, ou seja, pessoas que têm condições metabólicas e fisiológicas
específicas. Por exemplo, pessoas diabéticas fazem dietas sem açúcar, pessoas
hipertensas fazem dietas sem sal, quem tem excesso de colesterol faz dieta sem
gordura e assim por diante. Portanto, os alimentos diet retiram
algum componente alimentar, que não precisa necessariamente ser o açúcar,
pode também ser sal, gordura e alguns aminoácidos.
A ANVISA regulamenta esses alimentos por meio
da Portaria SVS/MS 29, de 13 de janeiro
de 1998 (Alimentos Para
Fins Especiais - Versão Republicada - 30.03.1998). Segundo essa portaria, esses
alimentos para fins especiais classificam-se em três:
1. Alimentos para dietas com restrição de
nutrientes – tais como carboidratos,
gorduras, proteínas, sódio e outros alimentos destinados a fins específicos;
2. Alimentos
para ingestão controlada de nutrientes, como para controle de peso, para
praticantes de atividade física, para nutrição enteral e para ingestão
controlada de açúcares;
3. Alimentos
para grupos populacionais específicos, como alimentos de transição para
lactentes, crianças de primeira infância, gestantes, nutrizes, alimentos à base
de cereais para alimentação infantil, fórmulas infantis, alimentos para idosos
e para os demais grupos populacionais específicos.
Essa Portaria estabelece também que, no rótulo
da embalagem do produto, o termo "diet" pode, opcionalmente,
ser utilizado para os alimentos para dietas com restrição de nutrientes, para
os alimentos exclusivamente empregados para controle de peso e alimentos para
dieta de ingestão controlada de açúcares.
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Esse conceito nos mostra que um alimento
que é diet porque não contém açúcar pode conter a mesma
quantidade de gordura ou até mais que um alimento “normal”. Por exemplo, o
chocolate diet é indicado para diabéticos, pois seu açúcar é
substituído por adoçantes. Porém, como a estrutura do alimento é alterada, são
adicionadas mais gorduras para manter a textura habitual do chocolate; por isso
não é indicado para obesos.
Light
O termo light significa “leve”, porque esses
alimentos possuem redução mínima de 25% do valor calórico ou da porcentagem de
nutrientes em relação ao seu similar. A ANVISA traz por meio da Portaria SVS/MS 27, de 13 de janeiro
de 1998 (Informação
Nutricional Complementar) uma tabela (5.2) que estabelece quais são esses valores
que devem ser reduzidos.
Os alimentos light diferenciam-se
do diet porque a retirada de um componente não energético, como acontece
no caso de um alimento diet que retirou sal, não implica em
uma redução da quantidade de calorias do alimento, que é o que ocorre no
produto light.
No caso desses alimentos, também é preciso
prestar atenção se foi acrescentado outro componente calórico para a manutenção
da cor, textura, entre outros. Por exemplo, no queijo e no requeijão light, retira-se
a gordura, no entanto, aumenta-se a quantidade de sal. Por isso, pessoas com
hipertensão não podem se alimentar desses produtos.
Examine bem o rótulo
com as informações nutricionais do produto antes de decidir qual comprar
Isso nos mostra a
importância de examinar bem todas as informações nutricionais fornecidas pelo
rótulo, tais como os carboidratos, as proteínas, as gorduras e os açúcares, e
não somente os termos diet e light.
Além disso, mesmo
possuindo menos calorias, se esses alimentos forem consumidos de modo
exagerado, eles também podem engordar.
ELETIVA: JOVEM CIENTISTA
TAREFA MAIO 2021
NOME Nº 9 D
1) Você sabe dizer se
uma pessoa que quer emagrecer deve comer um alimento diet ou light?
2) Explique o que o termo Diet usado nos alimentos
significa?
3) Explique o que o termo Light usado nos alimentos
significa?
4) Uma pessoa que quer emagrecer deve comer um
alimento diet ou light?
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL TURMA: 9°D
PROFESSOR: JAMES
DATA DE ENTREGA: 09/04/2021
Enviar atividade para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br
ou no WhatsApp 992915089 ou no google classroom.
Não esquecer o nome o número e a série que estuda, mande só as questões.
Componente Curricular: Eletiva ‘’ JOVEM CIENTISTA’’
Habilidades: Reconhecer e identificar a História da Química e seus modelos atômicos.
História da Química
Pré-História
O fato mais importante praticado pelo homem nessa época foi a descoberta do fogo, atritando dois pedaços de madeira.
Idade Antiga
Egípcios, gregos, fenícios e chineses, entre outros, obtiveram metais (ouro, ferro, cobre, chumbo etc.), vidro, tecidos, bebidas alcoólicas (vinho e cerveja), sabões, perfumes e duas ligas metálicas: o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carvão).
No antigo Egito, o fato mais notável foi a mumificação de cadáveres. Na Grécia, se destacou a defesa da constituição atômica da matéria.
Idade Média
A Química recebe o nome de alquimia (árabe: al = a).
Os alquimistas tinham dois grandes objetivos:
- Primeiro objetivo: obter o elixir da longa vida;
·- Segundo objetivo: conseguir a pedra filosofal, que permitiria transformar um metal comum (ferro, cobre, chumbo etc.) em ouro.
Tentando atingir esses objetivos, os árabes obtiveram muitas substâncias (álcool, ácido clorídrico. ácido nítrico, ácido sulfúrico, água-régia etc.) e construíram apetrechos químicos usados até hoje (por exemplo, almofariz e alambique).
Idade Moderna
Surge a química médica ou latroquímica (século XVII). Nessa época, os químicos, liderados pelo suíço Paracelso, abandonaram as duas metas alquimistas e passaram a descobrir substâncias que curavam doenças (remédios).
No final do século XVIII, durante a Revolução francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.
Idade Contemporânea
Embora a ciência Química tenha surgido com o cientista Lavoisier com a ideia da conservação das massas, Dalton achava que o átomo era como uma bola de bilhar uma partícula indivisível, a Química tecnológica só vai ter lugar a partir da Primeira Guerra Mundial e ganhar impulso com a Segunda Guerra.
O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas, essa era a ideia de Thomson.
A ideia de Rutherford era que o átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera.
Graças à Química tecnológica puderam ser construídos aparelhos que permitem a execução prática das teorias com a descoberta de centenas de novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.
TAREFA 1 – MARÇO 2021
NOME: Nº 8ºC
1) Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?
a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.
e) Os Alquimistas
2) (FCMSC-SP) A frase "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" relaciona-se com as ideias de:
a) Dalton.
b) Proust.
c) Boyle.
d) Lavoisier.
e) Gay-Lussac.
3) Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
a) Demócrito ( ) Descobridor do nêutron.
b) Thomson ( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c) Rutherford ( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
d) Dalton ( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e) Chadwick ( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar
4) Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”
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