E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ELETIVA: 9°D


SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ELETIVA: JOVEM CIENTISTA

Profº James

DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

 

Observações: A atividade deve ser feita e enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google Classroom, pode ser feita no caderno ou no próprio relatório, não esquecer de adicionar o nome, número e a série.

 Pode ser pesquisada pela internet.

 

OBS: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES

  

 

DIFERENÇA ENTRE DIET E LIGHT





Quando você compra um produto diet ou light, você sabe o que está comendo? Existem muitos conceitos errôneos sobre esses termos, por exemplo, muitos acham que os alimentos diet são apenas alimentos sem açúcar e que os produtos light são aqueles que não engordam.

 Porém, isso não é totalmente verdade. Veja o que realmente cada um significa e quais são os fatores envolvidos no consumo deles:

 

Diet

 

 Esse termo é usado para se referir a alimentos que não contêm algum nutriente que não pode ser consumido por pessoas que fazem dietas especiais, ou seja, pessoas que têm condições metabólicas e fisiológicas específicas. Por exemplo, pessoas diabéticas fazem dietas sem açúcar, pessoas hipertensas fazem dietas sem sal, quem tem excesso de colesterol faz dieta sem gordura e assim por diante. Portanto, os alimentos diet retiram algum componente alimentar, que não precisa necessariamente ser o açúcar, pode também ser sal, gordura e alguns aminoácidos.

 A ANVISA regulamenta esses alimentos por meio da Portaria SVS/MS 29, de 13 de janeiro de 1998 (Alimentos Para Fins Especiais - Versão Republicada - 30.03.1998). Segundo essa portaria, esses alimentos para fins especiais classificam-se em três:

 

1. Alimentos para dietas com restrição de nutrientes – tais como carboidratos, gorduras, proteínas, sódio e outros alimentos destinados a fins específicos;

 

2.  Alimentos para ingestão controlada de nutrientes, como para controle de peso, para praticantes de atividade física, para nutrição enteral e para ingestão controlada de açúcares;

 

3. Alimentos para grupos populacionais específicos, como alimentos de transição para lactentes, crianças de primeira infância, gestantes, nutrizes, alimentos à base de cereais para alimentação infantil, fórmulas infantis, alimentos para idosos e para os demais grupos populacionais específicos.

 

 Essa Portaria estabelece também que, no rótulo da embalagem do produto, o termo "diet" pode, opcionalmente, ser utilizado para os alimentos para dietas com restrição de nutrientes, para os alimentos exclusivamente empregados para controle de peso e alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Esse conceito nos mostra que um alimento que é diet porque não contém açúcar pode conter a mesma quantidade de gordura ou até mais que um alimento “normal”. Por exemplo, o chocolate diet é indicado para diabéticos, pois seu açúcar é substituído por adoçantes. Porém, como a estrutura do alimento é alterada, são adicionadas mais gorduras para manter a textura habitual do chocolate; por isso não é indicado para obesos.

 

Light

 

 O termo light significa leve”, porque esses alimentos possuem redução mínima de 25% do valor calórico ou da porcentagem de nutrientes em relação ao seu similar. A ANVISA traz por meio da Portaria SVS/MS 27, de 13 de janeiro de 1998 (Informação Nutricional Complementar) uma tabela (5.2) que estabelece quais são esses valores que devem ser reduzidos.

 Os alimentos light diferenciam-se do diet porque a retirada de um componente não energético, como acontece no caso de um alimento diet que retirou sal, não implica em uma redução da quantidade de calorias do alimento, que é o que ocorre no produto light.

 No caso desses alimentos, também é preciso prestar atenção se foi acrescentado outro componente calórico para a manutenção da cor, textura, entre outros. Por exemplo, no queijo e no requeijão light, retira-se a gordura, no entanto, aumenta-se a quantidade de sal. Por isso, pessoas com hipertensão não podem se alimentar desses produtos.

 

                           

                                        


Examine bem o rótulo com as informações nutricionais do produto antes de decidir qual comprar

Isso nos mostra a importância de examinar bem todas as informações nutricionais fornecidas pelo rótulo, tais como os carboidratos, as proteínas, as gorduras e os açúcares, e não somente os termos diet e light.

Além disso, mesmo possuindo menos calorias, se esses alimentos forem consumidos de modo exagerado, eles também podem engordar.


 

ELETIVA: JOVEM CIENTISTA

TAREFA MAIO 2021

 

  NOME                                                                                               Nº                     9 D

 

1) Você sabe dizer se uma pessoa que quer emagrecer deve comer um alimento diet ou light?

 

 

 

2) Explique o que o termo Diet usado nos alimentos significa?

 

 

 

 

3) Explique o que o termo Light usado nos alimentos significa?

 

 

 

 

4) Uma pessoa que quer emagrecer deve comer um alimento diet ou light?

 

 

 

 

PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL TURMA: 9°D

PROFESSOR: JAMES

DATA DE ENTREGA: 09/04/2021

Enviar atividade para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br

ou no WhatsApp 992915089 ou no google classroom.

Não esquecer o nome o número e a série que estuda, mande só as questões.

Componente Curricular: Eletiva ‘’ JOVEM CIENTISTA’’

 

Habilidades: Reconhecer e identificar a História da Química e seus modelos atômicos.

 

História da Química

 



Pré-História

 

O fato mais importante praticado pelo homem nessa época foi a descoberta do fogo, atritando dois pedaços de madeira.

 

Idade Antiga

 

Egípcios, gregos, fenícios e chineses, entre outros, obtiveram metais (ouro, ferro, cobre, chumbo etc.), vidro, tecidos, bebidas alcoólicas (vinho e cerveja), sabões, perfumes e duas ligas metálicas: o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carvão).

No antigo Egito, o fato mais notável foi a mumificação de cadáveres. Na Grécia, se destacou a defesa da constituição atômica da matéria.

 

Idade Média

 

  A Química recebe o nome de alquimia (árabe: al = a).

  Os alquimistas tinham dois grandes objetivos:

 - Primeiro objetivo: obter o elixir da longa vida;

·- Segundo objetivo: conseguir a pedra filosofal, que permitiria transformar um metal comum (ferro, cobre, chumbo etc.) em ouro.

 Tentando atingir esses objetivos, os árabes obtiveram muitas substâncias (álcool, ácido clorídrico. ácido nítrico, ácido sulfúrico, água-régia etc.) e construíram apetrechos químicos usados até hoje (por exemplo, almofariz e alambique).

 

Idade Moderna

 

Surge a química médica ou latroquímica (século XVII). Nessa época, os químicos, liderados pelo suíço Paracelso, abandonaram as duas metas alquimistas e passaram a descobrir substâncias que curavam doenças (remédios).

No final do século XVIII, durante a Revolução francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).

Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.

 

Idade Contemporânea

 

Embora a ciência Química tenha surgido com o cientista Lavoisier com a ideia da conservação das massas, Dalton achava que o átomo era como uma bola de bilhar uma partícula indivisível, a Química tecnológica só vai ter lugar a partir da Primeira Guerra Mundial e ganhar impulso com a Segunda Guerra.

O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas, essa era a ideia de Thomson.
A ideia de Rutherford era que o átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera.

Graças à Química tecnológica puderam ser construídos aparelhos que permitem a execução prática das teorias com a descoberta de centenas de novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.

 

TAREFA 1 – MARÇO 2021 TURMA: 8°C

NOME:                                                                                         Nº          8ºC

1) Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.

e) Os Alquimistas

 

2) (FCMSC-SP)  A frase "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" relaciona-se com as ideias de:

a) Dalton.

b) Proust.

c) Boyle.

d) Lavoisier.

e) Gay-Lussac.

 

3) Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:

a) Demócrito   (   ) Descobridor do nêutron.

b) Thomson     (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.

c) Rutherford   (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.

d) Dalton          (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

e) Chadwick     (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar

4) Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:

I. Dalton

II. Thomson

III. Rutherford

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário