E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


ELETIVA: 6°A

 SEGUNDO BIMESTRE: 2021 

DATA DE ENTREGA: 02/06/2021

ESCOLA ESTADUAL WALTER FUSCO

PROFESSORA: ELIANA SOTERO


ATIVIDADES DE ELETIVAS PARA O BLOG DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - A

 

2º BIMESTRE- 2021

 

 

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 


FOCO: Ampliar seu conhecimento  sobre a LINGUAGEM DO TEATRO, profissionais, e as profissões ligados ao teatro.

 

HABILIDADES:

Experimentar diferentes formas de expressão artística ( teatro, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

- Identificar a importância do seu corpo e do corpo do outro.

- Identificar a importância do teatro no mundo atual e na sociedade.

 

LINGUAGENS ARTÍSTICAS:  Linguagem Visual, Teatral, Musical, Corporal.

 

Objetivos:

- Conscientizar-se sobre seu corpo atual e o corpo no mundo social.

- Conscientizar-se sobre a postura corporal em cada sociedade.

 

TEMA TEATRO  E MÚSICA

1) ESCOLHA UMA MÚSICA QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE (MUSICA POPULAR BRASILERIA OU MÚSICA FOLCLÓRICA, ETC) GRAVE-A E ENVIE NO E-MAIL  WHATZAPP.

2) ESCREVA A LETRA DA MÚSICA NO CADERNO. FOTOGRAFE E ENVIE NO E-MAIL

3) CRIE UM DESENHO PARA ILUSTRAR A MÚSICA, PINTE. FOTOGRAFE E ENVIE NO E-MAIL.

4) CANTE A MÚSICA E GRAVE UM VÍDEO COM VOCÊ CANTANDO A MÚSICA. E ENVIE NO E-MAIL

5) PEGUE UM TRECHO DA MÚSICA E ENCENE TEATRALMENTE.

6) GRAVE VOCE ENCENANDO E ENVIE NO E-MAIL

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADE 2-

VAMOS BRINCAR DE CRIAR FIGURINOS?

1) PEGUE ROUPAS EM SEU GUARDA ROUPA O QUE VOCÊ TIVER EM CASA, CRIE UM PERSONAGEM COM ESSAS ROUPAS OU ACESSÓRIOS. FOTOGRAFE, ENVIE PARA O EMAIL VOCÊ VESTIDO COM A ROUPA FAZENDO VÁRIOS ESTILOS DE CARETAS.

2) CRIE UM  TEXTO DE UM MINUTO E ENCENE COM SEU FIGURINO CRIADO POR VOCÊ. GRAVE E ENVIE NO EMAIL.OU WHATSAPP.

3) FAÇA UM VÍDEO DIZENDO O QUE VOCÊ ACHOU DA AULA DE TEATRO INDIVIDUAL? GOSTOU, FICOU COM VERGONHA, FOI ENGRAÇADO?

4) DICA SE QUISER FAZER MAQUIAGEM FIQUE A VONTADE.

5) DESENHE E PINTE O PERSONAGEM QUE VOCÊ CRIOU. E ENVIE NO E-MAIL.

   ENVIAR PARA O E-MAIL : elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br

 

Bibliografia: Ensinar e Aprender – Ensino Fundamental Ciclo II – Arte – CENPEC, FDE, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ANO 2010.

 

 

 

 

 

PRIMEIRO BIMESTRE: 2021 

ELETIVAS – TEATRO, MOVIMENTO E DESENHO DE FIGURINOS

 

Professora: ELIANA SOTERO

Turma: 6ºA


Esta atividade é para ser realizada e entregue no dia 09 DE ABRIL DE 2021 no e-mail abaixo ou classrrom, elianasotero@prof.educacao.sp.gov.br  , OBRIGADA.


TEMA:  HISTÓRIA DO DESENHO DE FIGURINO

 

HABILIDADES:

 

Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, , do teatro ou da dança,

Realizar projetos individuais colaborativos com a aprendizagem.

Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos.

 

 CONTEÚDO  - FIGURINO DE TEATRO.

 

O QUE É FIGURINO?

 

Figurino é a roupa do ator que ele veste para representar um personagem na hora do espetáculo.

A História do figurino iniciou-se na Pré-História quando os homens das cavernas usavam o couro do animal para fazer roupas para sobreviver do frio, chuva, etc.



Na antiga Grécia surgem novos figurinos


 


 


No Egito os figurinos eram muito ricos e belos , em função do faraó.

 


ATIVIDADE I

 

1) Pesquise os figurinos da Idade Média e Idade Moderna. Descreva cada um deles.

2) O que você achou?

3) Você gostou?

4) Desenhe um figurino que represente a Idade Média, pinte , fotografe e envie.

5) Desenhe um figurino que represente a Modernidade, fotografe e envie.

6) Crie seu figurino, desenhe e pinte.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário