E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


BIOLOGIA 1°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- BIOLOGIA


Unidade Escolar: Sebastião Walter Fusco

 

Professora: Maria Aparecida                  Componente curricular: Biologia

Turmas: 1º anos A, B, C e D             Data de entrega: Até 23.06.2021

e-mail: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADE II - 2°BIMESTRE

Assunto: Alternativas ecológicas para a produção de energia.

 

Habilidades: (EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais

De onde a energia vem?

Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva. Ao aquecer a Terra, ajuda a formar os ventos. As plantas utilizam o sol para crescer. O ser humano pode utilizar diretamente o sol como fonte de energia ou utilizar outras fontes de energia influenciadas pelo sol. Para entender o que é energia, vamos conhecer as várias outras formas em que ela está presente na natureza e como podemos utilizá-la.

Como o ser humano utiliza energia?

O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade. Com o fogo, o ser humano aprendeu a espantar animais selvagens, cozinhar alimentos e fazer ferramentas e utensílios para o uso em sua jornada pela Terra. Os primeiros utensílios feitos com o uso do fogo foram panelas e jarros de barro cozido, que facilitaram a vida do ser humano. Posteriormente, começou a utilizar o fogo para fundir metais e fazer lanças, flechas, espadas e outros instrumentos mais elaborados. Outra forma de energia utilizada pela humanidade foi o movimento dos fluidos, como a água dos rios e o vento. Ainda existem no Brasil e em outras partes do mundo as rodas d’água e os monjolos, que utilizam a energia das águas para trituração de grãos. Os moinhos de vento também serviram para moer grãos, como o trigo, para fazer alimentos e hoje em dia servem principalmente para bombear água para locais mais altos.

Utilizar a energia dos animais domesticados ajudou o ser humano a preparar a terra para cultivar alimentos, transportar cargas pesadas e ainda, se deslocar com maior velocidade.

Hoje convivemos com várias formas de energia, que utilizamos na nossa vida diária. Na sua casa tem a geladeira, a televisão, as lâmpadas, o seu brinquedo a pilha - todos precisam de energia para funcionar. Uma pipa no ar está utilizando a energia do vento, uma panela no fogão cozinhando alimentos está utilizando a energia do fogo, uma criança correndo está usando a energia dos alimentos que ela ingeriu e a televisão usa energia elétrica para que possamos assistir a nossos filmes e desenhos favoritos. Portanto, atenção ao seu dia a dia: você mesmo poderá descobrir outras formas de utilização da energia. Quando tomamos banho quente, também usamos energia para aquecer a água, seja a eletricidade para o chuveiro elétrico, o gás natural do aquecedor ou a energia do sol captada por painéis no telhado. Todos os carros precisam de energia para funcionar. O ônibus, o transporte escolar, o navio, o avião, todos precisam de uma forma de energia. Essa energia vem dos combustíveis. Talvez você já tenha visto um carro sendo abastecido com gasolina, álcool (etanol) ou mesmo gás (GNV – Gás Natural Veicular) num posto de combustíveis. Ah! A sua bicicleta também precisa de energia: a sua energia, que você obtém dos alimentos.

Observando todos esses tipos de energia a nossa volta, podemos agora entender o conceito de energia do dicionário: “energia é a capacidade de um sistema de realizar trabalho”. “Trabalho” significa deslocar, rodar, transformar. A Ciência nos ensina que a energia existe em grande quantidade no universo e que ela não aumenta nem diminui, mas passa por muitas transformações.

Então, a energia é muito importante para a nossa sobrevivência e conforto e é parte da história da humanidade, que ao longo dos tempos vem aprimorando as formas de transformá-la e utilizá-la a seu favor. Mas nesses processos de transformação de energia, quase sempre causamos algum impacto ambiental, ou seja, prejudicamos a flora, a fauna ou pessoas, produzimos resíduos (lixo) ou corremos o risco de esgotar um recurso natural (acabar com florestas, por exemplo). Por isso, nós temos a responsabilidade de cuidar para que a energia não seja mal utilizada ou desperdiçada.

Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/o-que-e-energia

 

Responda:

 

1. Descreva a importância do fogo no processo de desenvolvimento histórico e social do ser humano.

2. Segundo o texto acima quais são os outros recursos da natureza que podem ser utilizados para a produção de energia?

3. Qual o conceito de energia contido no texto?

4. Quais são os problemas decorrentes do processo de transformação da energia?

                                                                                                           Bom estudo. 

ATIVIDADE I- BIOLOGIA

Atividade 1 - 1 ANOS  - 2° BIMESTRE


DATA DE ENTREGA: 26/05/2021

UE: Sebastião Walter Fusco

Professora: Maria Aparecida -  COMPONENTE CURRICULAR: Biologia

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS: Lixo e meio ambiente.

HABILIDADE CONTEMPLADA: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

OBSERVAÇÃO: A atividade em pauta pode ser realizada diretamente pelo link do formulário https://forms.gle/jd2BWf3Hb1Prgnx77, ou ser enviada para o email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

Introdução

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Para obter condições satisfatórias no seguimento social e ambiental nos centros urbanos e, especialmente, nas grandes cidades é preciso que haja uma intervenção efetiva do poder público. Dessa forma, as esferas do poder (município, estado e união) têm a incumbência de designar e implantar ações que possam agregar melhorias de vida para a população.

Sua atuação fica vinculada à criação de áreas verdes, arborização urbana, manejo de um sistema de transporte coletivo que funcione, projetos de moradias populares, saneamento básico e água tratada, monitoramentos dos níveis de poluição, coleta do lixo e muitas outras que são fundamentais.

Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas, quanto maior a cidade mais as adversidades  são acentuadas. Diante dessa afirmativa, um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo, principalmente o sólido. Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses detritos não são processados, ou seja, o excedente vai sendo armazenado em proporções alarmantes. O problema cresce gradativamente, devido o elevado número de pessoas no mundo e o grande estímulo ao consumo presente nas sociedades capitalistas.

Nas cidades que dispõe de coleta de lixo, esse é deslocado para um lugar específico denominado de lixão, onde ficam concentradas enormes quantidades de detritos que se encontram a céu aberto, porém existem também os aterros sanitários, lugares destinados a armazenar o lixo, nesse caso os resíduos são enterrados e compactados. Esses lugares possuem uma paisagem degradada e é um ponto de concentração de doenças e mau cheiro, não é recomendável o contato humano nesse ambiente por causa da insalubridade.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm

 

Exercícios

1. Tendo em vista que aterro sanitário é uma forma de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, e é objeto de investimentos governamentais, analise o gráfico abaixo e assinale a alternativa correta:



 

a) Mais de 60% dos municípios dispõem o lixo adequadamente em aterros sanitários em todas as grandes regiões brasileiras.

b) Na região Sudeste existe um número maior de municípios dispondo o lixo em aterros sanitários do que nas regiões Sul e Nordeste reunidas.

c) É notável que a região norte e nordeste são as áreas que mais destinam o lixo de forma correta.

d) Todas as regiões do Brasil destinam de forma adequada o lixo produzido

2. Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é:                                                                                             




 

fonte da imagem:https://www.resiclean.com.br/confira-detalhes-incineracao-residuos/

a) diminuir a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

b) incentivar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

c) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

d) aumentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume do lixo incinerado

 

 

3. A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:

a) economizar água.

b) realizar a coleta seletiva para reciclagem

c) evitar o desperdício de energia elétrica

d) fazer o reflorestamento

 

4. É um material escuro que resulta da decomposição da matéria orgânica do lixo. Ele possui um cheiro forte e desagradável, sendo responsável por poluir o solo, águas subterrâneas e rios. O material descrito é:

a) o metano

b) o gás carbônico

c) o chorume

d) o etanol

A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados, dos materiais citados abaixo, qual deles pode ser reciclado?



a) restos de alimentos

b) algodão já usado em ferimentos

c) restos de animais mortos

d) garrafa de água mineral e latinhas de refrigerantes

 

Bons estudos!


PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Atividade 1  - BIOLOGIA - 

(1º Ano A,B,C,D) 

PRAZO PARA DEVOLUTIVA : 31/03


Professora: Maria Aparecida - UE: Sebastião Walter Fusco

CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:

* Cadeia alimentar;

* Relações ecológicas;

* Desequilíbrio ambiental;

HABILIDADES:

*Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares;

*Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.

 

Observação: esta atividade pode ser respondida diretamente por este link : https://forms.gle/YutbyFMLeiUeuH4P9

Ou por email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br

 

1. Analisando a imagem abaixo, quantos seres vivos estão presentes nesta cadeia?

50 seres vivos


 

a) 5 seres vivos

b) 4 seres vivos

c) 3 se res vivos

d) 2 seres vivos

 

2. Ainda analisando a imagem do exercício 1, o que aconteceria com a quantidade de grilos se por algum motivo os sapos entrassem em extinção?

a) a quantidade de grilos aumentaria

b) a quantidade de grilos diminuiria

c) a quantidade de grilos iria permanecer a mesma

d) os grilos iriam entrar em extinção

 

3. No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas ( plantas) que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

a) Consumidores primários.

b) Decompositores

c) Produtores

d) Carnívoros

 

4. Analisando a imagem a seguir, podemos afirmar que os produtores são:


 

a) A onça e o gavião

b) A cobra a coruja e a raposa

c) A zebra e as gramíneas

d) A árvore, verdura e gramíneas

 

5. Ainda analisando a imagem do exercício 4, podemos afirmar que a ilustração representa:

a) uma cadeia alimentar

b) um nicho ecológico

c) uma teia alimentar

d) uma pirâmide alimentar


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