SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- BIOLOGIA
Unidade
Escolar: Sebastião Walter Fusco
Professora:
Maria Aparecida Componente
curricular: Biologia
Turmas:
1º anos A, B, C e D Data
de entrega: Até 23.06.2021
e-mail:
goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE
II - 2°BIMESTRE
Assunto: Alternativas ecológicas para a produção
de energia.
Habilidades:
(EM13CNT106)
Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais,
tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o
transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a
disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício,
as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os
impactos socioambientais e culturais
De onde a energia vem?
Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte
de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água
do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva. Ao aquecer a Terra,
ajuda a formar os ventos. As plantas utilizam o sol para crescer. O ser humano
pode utilizar diretamente o sol como fonte de energia ou utilizar outras fontes
de energia influenciadas pelo sol. Para entender o que é energia, vamos conhecer as várias outras formas em
que ela está presente na natureza e como podemos utilizá-la.
Como o ser humano utiliza energia?
O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade.
Com o fogo, o ser humano aprendeu a espantar animais selvagens, cozinhar
alimentos e fazer ferramentas e utensílios para o uso em sua jornada pela
Terra. Os primeiros utensílios feitos com o uso
do fogo foram panelas e jarros de barro cozido, que facilitaram a vida do ser
humano. Posteriormente, começou a utilizar o fogo para fundir metais e
fazer lanças, flechas, espadas e outros instrumentos mais elaborados.
Outra forma de energia utilizada
pela humanidade foi o movimento dos fluidos, como a água dos rios e o
vento. Ainda existem no Brasil e em outras
partes do mundo as rodas d’água e os monjolos, que utilizam a energia das águas
para trituração de grãos. Os moinhos de vento também serviram
para moer grãos, como o trigo, para fazer alimentos e hoje em dia servem
principalmente para bombear água para locais mais altos.
Utilizar a energia dos animais
domesticados ajudou o ser humano a preparar a terra para cultivar alimentos,
transportar cargas pesadas e ainda, se deslocar com maior velocidade.
Hoje convivemos com várias formas de energia, que
utilizamos na nossa vida diária. Na sua casa tem a geladeira, a televisão, as
lâmpadas, o seu brinquedo a pilha - todos precisam de energia
para funcionar. Uma pipa no ar está utilizando a energia do
vento, uma panela no fogão cozinhando alimentos está utilizando a energia do
fogo, uma criança correndo está usando a energia dos alimentos que ela ingeriu e
a televisão usa energia elétrica para que possamos assistir a nossos filmes e
desenhos favoritos. Portanto, atenção ao seu dia a dia: você mesmo poderá
descobrir outras formas de utilização da energia. Quando tomamos banho quente, também usamos energia para
aquecer a água, seja a eletricidade para o chuveiro elétrico, o gás natural do
aquecedor ou a energia do sol captada por painéis no telhado. Todos os
carros precisam de energia para funcionar. O ônibus, o transporte escolar, o
navio, o avião, todos precisam de uma forma de energia.
Essa energia vem dos combustíveis. Talvez você já tenha
visto um carro sendo abastecido com gasolina, álcool (etanol) ou mesmo gás (GNV
– Gás Natural Veicular) num posto de combustíveis. Ah! A sua bicicleta também precisa de energia: a sua energia, que
você obtém dos alimentos.
Observando todos esses tipos de
energia a nossa volta, podemos agora entender o conceito de energia do
dicionário: “energia é a capacidade de um sistema de realizar trabalho”.
“Trabalho” significa deslocar, rodar, transformar. A Ciência nos ensina que a
energia existe em grande quantidade no universo e que ela não aumenta nem
diminui, mas passa por muitas transformações.
Então, a energia é muito importante para a nossa sobrevivência e conforto e é parte
da história da humanidade, que ao longo dos tempos vem aprimorando as formas de
transformá-la e utilizá-la a seu favor. Mas nesses processos de transformação de energia, quase sempre causamos algum impacto
ambiental, ou seja, prejudicamos a flora, a fauna ou pessoas, produzimos
resíduos (lixo) ou corremos o risco de esgotar um recurso natural (acabar com
florestas, por exemplo). Por isso, nós temos a responsabilidade de cuidar para
que a energia não seja mal utilizada ou desperdiçada.
Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/o-que-e-energia
Responda:
1. Descreva a importância do fogo no
processo de desenvolvimento histórico e social do ser humano.
2. Segundo o texto acima quais são os
outros recursos da natureza que podem ser utilizados para a produção de
energia?
3. Qual o conceito de energia contido no
texto?
4. Quais são os problemas decorrentes do
processo de transformação da energia?
Bom estudo.
ATIVIDADE I- BIOLOGIA
Atividade 1 - 1 ANOS - 2° BIMESTRE
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021
UE: Sebastião Walter Fusco
Professora:
Maria Aparecida - COMPONENTE CURRICULAR:
Biologia
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS: Lixo e meio
ambiente.
HABILIDADE
CONTEMPLADA: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de
problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações
de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
OBSERVAÇÃO:
A atividade em pauta pode ser realizada diretamente pelo link do formulário https://forms.gle/jd2BWf3Hb1Prgnx77, ou ser enviada para o email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
Introdução
O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na
natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e
reconstrução do mesmo. O lixo pode ser classificado como
orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros),
inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.),
lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e
hospitalar).
Para obter condições satisfatórias no seguimento social e ambiental nos centros
urbanos e, especialmente, nas grandes cidades é preciso que haja uma
intervenção efetiva do poder público. Dessa forma, as esferas do poder (município,
estado e união) têm a incumbência de designar e implantar ações que possam
agregar melhorias de vida para a população.
Sua
atuação fica vinculada à criação de áreas verdes, arborização urbana, manejo de
um sistema de transporte coletivo que funcione, projetos de moradias populares,
saneamento básico e água tratada, monitoramentos dos níveis de poluição, coleta
do lixo e muitas outras que são fundamentais.
Todas as cidades
enfrentam diversos tipos de problemas, quanto maior a cidade mais as
adversidades são acentuadas. Diante
dessa afirmativa, um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo,
principalmente o sólido. Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de
lixo e grande parte desses detritos não são processados, ou seja, o excedente
vai sendo armazenado em proporções alarmantes. O problema cresce
gradativamente, devido o elevado número de pessoas no mundo e o grande estímulo
ao consumo presente nas sociedades capitalistas.
Nas cidades que dispõe
de coleta de lixo, esse é deslocado para um lugar específico denominado de
lixão, onde ficam concentradas enormes quantidades de detritos que se encontram
a céu aberto, porém existem também os aterros sanitários, lugares destinados a
armazenar o lixo, nesse caso os resíduos são enterrados e compactados. Esses
lugares possuem uma paisagem degradada e é um ponto de concentração de doenças
e mau cheiro, não é recomendável o contato humano nesse ambiente por causa da
insalubridade.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm
Exercícios
1.
Tendo
em vista que aterro sanitário é uma forma de disposição final dos resíduos
sólidos gerados pelas atividades humanas, e é objeto de investimentos
governamentais, analise o gráfico abaixo e assinale a alternativa correta:
a) Mais de 60% dos municípios
dispõem o lixo adequadamente em aterros sanitários em todas as grandes regiões
brasileiras.
b) Na região Sudeste
existe um número maior de municípios dispondo o lixo em aterros sanitários do
que nas regiões Sul e Nordeste reunidas.
c) É notável que a
região norte e nordeste são as áreas que mais destinam o lixo de forma correta.
d) Todas as regiões do
Brasil destinam de forma adequada o lixo produzido
2. Um
dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta
vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas
temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No
entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera. Uma forma
de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é:
fonte
da imagem:https://www.resiclean.com.br/confira-detalhes-incineracao-residuos/
a) diminuir a coleta
seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.
b) incentivar o uso de
filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.
c) aumentar o volume do
lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.
d) aumentar a coleta
seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume do lixo incinerado
3. A
ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:
a) economizar água.
b) realizar a coleta
seletiva para reciclagem
c) evitar o desperdício
de energia elétrica
d) fazer o
reflorestamento
4. É um material escuro
que resulta da decomposição da matéria orgânica do lixo. Ele possui um cheiro
forte e desagradável, sendo responsável por poluir o solo, águas subterrâneas e
rios. O material descrito é:
a) o metano
b) o gás carbônico
c) o chorume
d) o etanol
A reciclagem é o termo utilizado para designar o
reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo
produto. Muitos materiais podem ser reciclados, dos materiais citados abaixo,
qual deles pode ser reciclado?
a) restos de alimentos
b) algodão já usado em ferimentos
c) restos de animais mortos
d) garrafa de água mineral e latinhas de
refrigerantes
Bons estudos!
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
Atividade 1 - BIOLOGIA -
(1º Ano A,B,C,D)
PRAZO PARA DEVOLUTIVA : 31/03
Professora: Maria Aparecida - UE: Sebastião Walter
Fusco
CONTEÚDOS CONTEMPLADOS:
* Cadeia alimentar;
* Relações ecológicas;
* Desequilíbrio ambiental;
HABILIDADES:
*Descrever as relações alimentares que
se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias
alimentares;
*Identificar e caracterizar as maneiras
pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de
uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de
situações concretas.
Observação: esta atividade pode ser respondida
diretamente por este link : https://forms.gle/YutbyFMLeiUeuH4P9
Ou por email: goncalvess@professor.educacao.sp.gov.br
1. Analisando a
imagem abaixo, quantos seres vivos estão presentes nesta cadeia?
50 seres vivos
a) 5 seres vivos
b) 4 seres vivos
c) 3 se res
vivos
d) 2 seres vivos
2.
Ainda analisando a imagem do exercício 1, o que aconteceria com a quantidade de
grilos se por algum motivo os sapos entrassem em extinção?
a) a quantidade
de grilos aumentaria
b) a quantidade
de grilos diminuiria
c) a quantidade
de grilos iria permanecer a mesma
d) os grilos
iriam entrar em extinção
3.
No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por
rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de
algas microscópicas ( plantas) que crescem abundantemente nesses ambientes.
Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
a)
Consumidores primários.
b)
Decompositores
c)
Produtores
d)
Carnívoros
4. Analisando a
imagem a seguir, podemos afirmar que os produtores são:
a) A onça e o
gavião
b) A cobra a
coruja e a raposa
c) A zebra e as
gramíneas
d) A árvore,
verdura e gramíneas
5. Ainda
analisando a imagem do exercício 4, podemos afirmar que a ilustração
representa:
a) uma cadeia
alimentar
b) um nicho
ecológico
c) uma teia
alimentar
d) uma pirâmide
alimentar
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