E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


MATEMÁTICA 1°. ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- MATEMÁTICA 


DATA DE ENTREGA: 23/06/2021


Roteiro de Atividade (II)  para o 1º ano E.M – 2º bimestre - 2021


Nome:_______________________________nº______ 1º ano_____

Porfºr. Ednilson  (Matemática)


Habilidades:

(EF09MA08) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxas de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

1º)  Analise as informações a seguir e identifique se há (sim) ou não proporcionalidade.

a) O número de palavras ditas por um jornalista em um telejornal é diretamente proporcional ao tempo do programa.   

                       (   )  Sim                         (    ) Não


b) Há proporcionalidade entre o tempo gasto em uma viagem de carro e a velocidade média do veículo. 

                       (    ) Sim                          (    ) Não                                                                                                                                                                       


2º)  Imagine que um plano de celular pós pago  funciona conforme mostra a tabela a seguir. Os valores indicados resultam em uma situação de proporcionalidade ?

Minutos utilizados                 -     Valor da conta ( R$ )                                                                  

 1000 ................................................128,00

 2000 ................................................228,00              (   )  Sim           (    )  Não     

 3000 ................................................328,00 


 3º) Quando uma pedra é abandonada em queda livre ( sem considerar a resistência do ar ao movimento ), a distância vertical d que percorre em queda é diretamente proporcional ao quadrado do tempo t de queda, ou seja, d = kt². Observando –se que após 1 segundo de queda a pedra caiu 4,9 metros, então, qual será a distância vertical percorrida após 6 segundos ?


a)  78,4 m                 b) 122,5 m         c) 176,4 m           d) 216,09 m                   e) 384,16 m 


4) O preço da passagem do transporte urbano comum em uma cidade do Estado de São Paulo é R$ 4,00. Com base nesse dado, complete a tabela a seguir :


Número de passagens                     Valor a ser pago ( R$ )

               1 ..............................................       4,00

               2 ..............................................       8,00

               5 ..............................................     20,00


Essa tabela representa uma relação de proporcionalidade direta, então, responda:

 Quanto uma pessoa pagaria se comprasse  9  passagens ?


a) R$ 28,00          b) R$ 30,00                c) R$ 32,00                 d)   R$ 36,00                        e) R$ 38,00


5 ) Em relação ao enunciado da questão anterior, quantas passagens podem ser compradas com o valor de R$ 68,00 ?  

 a) 18                     b) 17                           c) 16                            d) 15                                  e) 14   

         

Alunos dos 1ºs A, B, C e D enviar as respostas para o e-mail: 


ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE I- MATEMÁTICA 

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021

Roteiro de Atividades para o 1º ano E.M – 2º bimestre - 2021

 

Nome:_______________________________nº______ 1ºano_____

 

Porfºr. Ednilson  (Matemática)

 

Habilidades:

(EF07MA08) Ler, compreender, comparar e ordenar frações associadas às idéias de partes de inteiro, resultado de divisão, razão e operador.

 

-  Os 1º e 3º problemas foram retirados do Currículo em Ação vol. 1 p. 152 -

1º)  Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo. Segundo esse levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de:

 

 a) 250                        

b) 25                          

c) 2,5                         

d) 0,25                    

e) 0,025        

 

2º) Para a venda de um telefone celular cujo valor à vista é R$ 600,00 uma loja oferece as seguintes opções de pagamento:

 

·         Opção I – O valor à vista acrescido (aumentado) de R$ 40,00 dividido em 4 parcelas iguais.

·         Opção II – O valor à vista acrescido (aumentado)  de R$ 90,00 dividido em 6 parcelas iguais.

Para quem optar pela opção I, o valor da parcela será maior que o da opção II em :

 

a) R$ 35,00            

b) R$ 40,00                    

c) R$ 45,00                  

d) R$ 50,00

 

3º) Em um espaço de memória de 1 GB, é possível armazenar 8,6 bilhões de sinais chamados de bits. Em um espaço de memória de 3,2 GB é possível armazenar: (Currículo em Ação vol. 1 – p. 152 )

 

a)  11,8 bilhões de bits        

b) 25,8 bilhões de bits         

c) 27,52 bilhões de bits.         

d) 257,2 bilhões de bits

 

4º) Quanto é 12% de R$ 300,00 ? ( Caderno Aprender Sempre vol. 2 p. 64 )

 

a) R$ 288,00                 

b) R$ 180,00                        

c) R$ 36,00                          

d) R$ 12,00

 

5º) O número 0,80 é um decimal exato, que também pode ser representado em forma de fração. Sendo assim, qual das frações abaixo representa o número 0,80?  ( Caderno Aprender Sempre vol. 2 p. 58 )

 

a) 10/8                               

b) 80/100                          

c) 8/100                              

d) 100/8

 

Alunos dos 1ºs A, B, C e D (Ensino Médio) enviar as respostas para o e-mail:

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 PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Roteiro de Atividades de Matemática para o 1ºano E.M. ( 1º bimestre  de 2021 )

 

(Devolutiva da atividade até dia 31/03/2021)

 

Professor Ednilson

 

Habilidades essenciais:

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

 

(EF09MA04) Resolver e elaborar situações problema com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

 

1)  A representação fracionária dos números 0,35 e 0,2222... são, respectivamente:

 

a) 7/9 e 2/10               b) 7/20 e 2/9                   c) 2/10 e 7/9                 d) 2/9 e 7/20              e) 3/5 e 0/2

 

2)  A representação decimal correspondente à fração 1/5 é:

 

a) 0,333...                    b) 1,5                                c) 0,2                               d) 0,5                        e) 5,1

 

 3) Considerando os números: 5; 2,1; -2 e π (pi), qual o nome que pode ser dado a todos esses números?

 

a)  Naturais                b) Inteiros         c) Racionais           d) Irracionais                  e) Reais

 

4) Indique entre quais números inteiros consecutivos está o número irracional √10 (raiz quadrada de 10):

 

 a) 0 e 1                           b) 1 e 2                       c) 2 e 3               d) 3 e 4                  e) 4 e 5

 

5) Um ano luz, em notação científica, corresponde a 9,461•10¹² km, esse número em sua representação extensa com todos os algarismos é:

 

a) 9.461.000.000.000          b) 9.461.000.000            c) 9.461.000        d) 94.610           e)9.461

 

            

Alunos dos 1ºA, 1ºB, 1º C e 1ºD (E.M.) enviar as respostas para o e-mail:

ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br


 


4 comentários:

  1. Bom dia alunos do 1E venho através desta comunica-los que ate a presente data quase não recebi retorno dos senhores referente as atividades postadas do caderno do aluno referente ao período de 06 a 13 de maio,venho informa-los-se que ate a presente data só recebi a devolutiva de dois alunos.sem mais estou no aguardo,Bom dia.Profa Elsa matemática.

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  2. Alunos do 1E ainda estarei recebendo a atividades dos senhores até
    O dia 11/06.obrigada.

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