E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


MATEMÁTICA 8°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- MATEMÁTICA


DATA DE ENTREGA: 23/06/2021

Roteiro de Atividades (II) para o 8º ano –2 º Bimestre – 2021


Nome:______________________________nº_______8º_______                                                                                                   

Porfºr. Ednilson/Susana  (Matemática)

Habilidades:  ( EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma  sequência  numérica são ou não equivalentes.


1º) Qual é a expressão algébrica equivalente à : 4a(2 – a)


     a) 6a – a                 b) 2a – 3a                 c) 8a – 4a²              d) 6a² - 2a

   

2º) Qual das alternativas a seguir contém a expressão equivalente a (2x + y)•(2x – y) ?


a) 2x² - y²                   b) 4x² - y²                 c) 4(x² - y²)               d) 4x - y


3º) Qual é a lei de formação da sequência a seguir: 3, 6, 9, 12, 15...


a) n                            b) n + 2                      c) n + 3                    d) 3n


4º) Qual das sequências a seguir tem como lei de formação a expressão algébrica: 4n + 5.  ?


a) 4, 8, 12, 16, 20, 24...

b) 9, 13, 17, 21, 25, 29...

c) 10, 20, 30, 40, 50, 60...

d) 15, 38, 61, 84, 107, 130...


5º)  Observe a seguinte expressão algébrica: 6n³ + 7m⁴ - 5m²n – 9n + 4m⁶. Qual das alternativas a seguir contém uma expressão algébrica equivalente a ela ?


a) n(6n² - 5m² - 9) + m⁴(7 – 4m²)

b) m²(7m² - 5n + 4m⁴) + 3n(2n² - 3)

c) (6n² + 7m³)(5m – 9 + 4m⁵)

d) 3n(3 + 6n²) – m(5mn – 7m² + 4m³)


Após realizar a atividade, os alunos dos 8º (A, B, C, D) deverão  enviar para o e-mail: 

ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br


Os alunos do 8º E, deverão enviar para o e-mail:

susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE I- MATEMÁTICA
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021



Roteiro de Atividades para o 8º ano – 2º Bimestre – 2021

Nome: _____________________________nº_______8º _______         


                                      

Porfºr. Ednilson/Susana  (Matemática)


Habilidades


(EF08MA13) Resolver e elaborar situações- problema que

envolvam grandezas diretamente ou inversamente

proporcionais, por meio de estratégias variadas.


(EF08MA19): Resolver e elaborar situações- problema que

envolvam medidas de área de figuras geométricas,

utilizando expressões de cálculo de área

(quadriláteros, triângulos e círculos), em situações

como determinar medidas de terreno.


(EF07MA05): Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando

diferentes algoritmos.


1º) Observe na tabela como estão associados o valor e a

quantidade de um determinado produto, e depois responda:


Valor (R$)...................................  210,00           420,00           840,00          1.680,00

Quantidade do produto................... 3                    6                   12                    24


Como pode-se observar, o valor a ser pago é diretamente

proporcional à quantidade de produtos, então, quanto

devo pagar se a quantidade for 18 ?


a) R$ 1.000,00                  

b) R$ 1.260,00                   

c) R$ 1.770,00          

d) R$ 1.800,00

        

2º) Um carro percorre a ponte Rio-Niterói em 20 minutos com

velocidade constante (mantendo a mesma velocidade durante

todo o percurso). Um ônibus, com a metade

da velocidade do carro, percorre a mesma distância em:


a) 10 minutos         

b) 20 minutos         

c) 30 minutos         

d) 40 minutos


3º) Juliana tem 8 cartões de papelão, retangulares e iguais. Se ela

enfileirar todos os cartões juntando apenas lados de mesma

medida, a maior fila que ela poderá obter terá comprimento

176 cm e a menor terá comprimento 96 cm. Qual é o

perímetro de cada cartão ? 

( Perímetro é a soma das medidas de todos os lados desse cartão ).


a) 96 cm                     

b) 76 cm                 

c) 68 cm                 

d) 54 cm 






- Quando dividimos o comprimento C de uma circunferência pela medida de seu

diâmetro d, obtemos um número irracional indicado pela letra π (pi):

C/d = π, em que π é aproximadamente 3,14, ou seja, π = 3,14


Sabe-se que a área de um circulo é obtida através da

fórmula: A = π•r² ( pi vezes o quadrado do raio), sendo

o raio igual a metade do diâmetro do círculo  “d = 2• r “ .

4º) Qual é a área de um círculo de raio igual a 5cm ?


a) 314 cm²                  

b) 78,5 cm²              

c) 31,4 cm²               

d) 8,14 cm²


5º)  Marcia, Keila e Marileide saíram juntas para jantar em um

restaurante. Ao receberem a conta, Marileide disse que irá pagar

40% do valor total. Marcia disse que pagará 2/5

( dois quintos) do valor restante e Keila disse que completa a

diferença para quitar a conta. Sabendo que o valor total do jantar

foi R$ 100,00 acrescido dos 10% do garçom,

quanto Keila pagou?


a) R$ 24,00                 

b) R$ 26,40              

C) R$ 36,00              

d) R$ 39,60


Após realizar a atividade, os alunos dos 8º (A, B, C, D)

deverão  enviar para o e-mail: 

ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br


Os alunos do 8º E, deverão enviar para o e-mail:

susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br



Roteiro de Atividades de Matemática

  8º ano A, B, C, D

( 1º bimestre de 2021 )

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

Habilidades essenciais:

 ( EF07MA17) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

 

(EF07MA02) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.

 

1º) A razão entre 5 e 0,2 é:

 

a) 2                  b) 2,5                   c) 5                d) 25

       

2º) O salário de Marcelo é de R$ 2.800,00 e Jeferson tem um salário de R$ 1.400,00. A razão entre os salários de Jeferson e Marcelo é de:

 

a) 1/2              b) 3/4                  c) 1                 d) 2

 

3º) Em uma livraria, de cada 15 livros vendidos 5 são romances. Na semana do natal, foi vendido um total de 720 livros. A quantidade de livros vendidos do gênero romance na semana do natal foi de:

 

a) 60                 b) 90                c) 240                 d) 480

 

 

4º) Ao comprar dois chocolates, Pedro pagou R$ 2,70. Se Pedro gastasse R$ 13,50 , quantos chocolates ele compraria?

 

a) 9                  b) 10             c) 10,5               d) 13

 

5º) Para abastecer um carro com 18 litros de gasolina, gastava-se R$ 72,00. Sabendo-se que a gasolina teve um aumento de 10% por litro, pergunta-se: “ Qual o valor a ser pago para abastecer um veículo, após o aumento, com 20 litros de gasolina?

 

a) R$ 75,00                     b) R$ 82,00                 c) R$ 85,00                 d) R$ 88,00

 

Após realizar a atividade, os alunos dos 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD enviar para o e-mail:

ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br

 

Os alunos do 8ºE, enviar para o e-mail

susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 


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