Nome:______________________________nº_______8º_______
Porfºr. Ednilson/Susana (Matemática)
Habilidades: ( EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
1º) Qual é a expressão algébrica equivalente à : 4a(2 – a)
a) 6a – a b) 2a – 3a c) 8a – 4a² d) 6a² - 2a
2º) Qual das alternativas a seguir contém a expressão equivalente a (2x + y)•(2x – y) ?
a) 2x² - y² b) 4x² - y² c) 4(x² - y²) d) 4x - y
3º) Qual é a lei de formação da sequência a seguir: 3, 6, 9, 12, 15...
a) n b) n + 2 c) n + 3 d) 3n
4º) Qual das sequências a seguir tem como lei de formação a expressão algébrica: 4n + 5. ?
a) 4, 8, 12, 16, 20, 24...
b) 9, 13, 17, 21, 25, 29...
c) 10, 20, 30, 40, 50, 60...
d) 15, 38, 61, 84, 107, 130...
5º) Observe a seguinte expressão algébrica: 6n³ + 7m⁴ - 5m²n – 9n + 4m⁶. Qual das alternativas a seguir contém uma expressão algébrica equivalente a ela ?
a) n(6n² - 5m² - 9) + m⁴(7 – 4m²)
b) m²(7m² - 5n + 4m⁴) + 3n(2n² - 3)
c) (6n² + 7m³)(5m – 9 + 4m⁵)
d) 3n(3 + 6n²) – m(5mn – 7m² + 4m³)
Após realizar a atividade, os alunos dos 8º (A, B, C, D) deverão enviar para o e-mail:
ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Os alunos do 8º E, deverão enviar para o e-mail:
susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br
Roteiro de Atividades para o 8º ano – 2º Bimestre – 2021
Nome: _____________________________nº_______8º _______
Porfºr. Ednilson/Susana (Matemática)
Habilidades:
(EF08MA13) Resolver e elaborar situações- problema que
envolvam grandezas diretamente ou inversamente
proporcionais, por meio de estratégias variadas.
(EF08MA19): Resolver e elaborar situações- problema que
envolvam medidas de área de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área
(quadriláteros, triângulos e círculos), em situações
como determinar medidas de terreno.
(EF07MA05): Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando
diferentes algoritmos.
1º) Observe na tabela como estão associados o valor e a
quantidade de um determinado produto, e depois responda:
Valor (R$)................................... 210,00 420,00 840,00 1.680,00
Quantidade do produto................... 3 6 12 24
Como pode-se observar, o valor a ser pago é diretamente
proporcional à quantidade de produtos, então, quanto
devo pagar se a quantidade for 18 ?
a) R$ 1.000,00
b) R$ 1.260,00
c) R$ 1.770,00
d) R$ 1.800,00
2º) Um carro percorre a ponte Rio-Niterói em 20 minutos com
velocidade constante (mantendo a mesma velocidade durante
todo o percurso). Um ônibus, com a metade
da velocidade do carro, percorre a mesma distância em:
a) 10 minutos
b) 20 minutos
c) 30 minutos
d) 40 minutos
3º) Juliana tem 8 cartões de papelão, retangulares e iguais. Se ela
enfileirar todos os cartões juntando apenas lados de mesma
medida, a maior fila que ela poderá obter terá comprimento
176 cm e a menor terá comprimento 96 cm. Qual é o
perímetro de cada cartão ?
( Perímetro é a soma das medidas de todos os lados desse cartão ).
a) 96 cm
b) 76 cm
c) 68 cm
d) 54 cm
- Quando dividimos o comprimento C de uma circunferência pela medida de seu
diâmetro d, obtemos um número irracional indicado pela letra π (pi):
C/d = π, em que π é aproximadamente 3,14, ou seja, π = 3,14
Sabe-se que a área de um circulo é obtida através da
fórmula: A = π•r² ( pi vezes o quadrado do raio), sendo
o raio igual a metade do diâmetro do círculo “d = 2• r “ .
4º) Qual é a área de um círculo de raio igual a 5cm ?
a) 314 cm²
b) 78,5 cm²
c) 31,4 cm²
d) 8,14 cm²
5º) Marcia, Keila e Marileide saíram juntas para jantar em um
restaurante. Ao receberem a conta, Marileide disse que irá pagar
40% do valor total. Marcia disse que pagará 2/5
( dois quintos) do valor restante e Keila disse que completa a
diferença para quitar a conta. Sabendo que o valor total do jantar
foi R$ 100,00 acrescido dos 10% do garçom,
quanto Keila pagou?
a) R$ 24,00
b) R$ 26,40
C) R$ 36,00
d) R$ 39,60
Após realizar a atividade, os alunos dos 8º (A, B, C, D)
deverão enviar para o e-mail:
ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Os alunos do 8º E, deverão enviar para o e-mail:
susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br
Roteiro de Atividades de Matemática
8º ano A, B, C, D
( 1º bimestre de 2021 )
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Habilidades essenciais:
( EF07MA17) Resolver e elaborar situações-
problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação entre elas.
(EF07MA02) Resolver e
elaborar situações- problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com
acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental
e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.
1º) A razão entre 5 e 0,2 é:
a) 2 b) 2,5 c) 5 d) 25
2º) O salário de Marcelo é de
R$ 2.800,00 e Jeferson tem um salário de R$ 1.400,00. A razão entre os salários
de Jeferson e Marcelo é de:
a) 1/2 b)
3/4 c) 1
d) 2
3º) Em uma livraria, de cada
15 livros vendidos 5 são romances. Na semana do natal, foi vendido um total de
720 livros. A quantidade de livros vendidos do gênero romance na semana do
natal foi de:
a) 60 b) 90 c) 240 d) 480
4º)
Ao comprar dois chocolates, Pedro pagou R$ 2,70. Se Pedro gastasse R$ 13,50 ,
quantos chocolates ele compraria?
a)
9 b) 10 c) 10,5 d) 13
5º)
Para abastecer um carro com 18 litros de gasolina, gastava-se R$ 72,00.
Sabendo-se que a gasolina teve um aumento de 10% por litro, pergunta-se: “ Qual
o valor a ser pago para abastecer um veículo, após o aumento, com 20 litros de
gasolina?
a)
R$ 75,00 b) R$
82,00 c) R$ 85,00 d) R$ 88,00
Após realizar a atividade, os
alunos dos 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD enviar para o e-mail:
ednilsonsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Os alunos do 8ºE, enviar para
o e-mail
susanabonfim@professor.educacao.sp.gov.br
ja fiz toda a lição esta no meu caderno
ResponderExcluirPode te mandar o gabarito da prova?
ResponderExcluirVou fazer
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