E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


HISTÓRIA 6°. ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

SEGUNDO BIMESTRE: HISTÓRIA

ATIVIDADE II- HISTORIA

DATA DE ENTREGA: 09/06/2021


Professora -  Simone: 6º A – B: simone44felipe@gmail.com

                                                                       

Professor – William: 6º C – D – E: silva.da.martins.william@gmail.com


Objetivo:  Reflexão  sobre   civilizações  hídricas  da  Antiguidade. O  Egito  Antigo  e  o  desenvolvimento  da  civilização  egípcia.

Habilidades  desenvolvidas : propiciar  que  os  alunos  assimilem  e  desenvolvam  de  modo  significativo  as  habilidades  como: compreender,   identificar, reconhecer  e  analisar  os  acontecimentos  históricos  no  tempo  e  no  espaço  através  da  análise  e pesquisa  das  fontes  históricas  e  o  desenvolvimento  da  cidadania na  sociedades  egípcia.

 

         O  Egito  antigo.

        O  Egito  antigo  ocupava   uma  faixa  de  terra  muito  extensa  e  estreita,  banhada  de  norte  a  sul,  pelas  águas  do  Rio  Nilo.  Esse  território  se  localizava  no  Deserto  do  Saara, ,  no  nordeste  da  África.  Graças  às  águas  do  Rio  Nilo  e  ao  trabalho  humano,  formou-se uma  extensa  faixa  de  terra  habitável  e  cultivada.

     O  trabalho  às  margens  do  Rio  Nilo.

          As  cheias  do  Rio  Nilo  organizavam   a  vida  agrícola  dos  egípcios,  que  cultivavam  a  terra  para  obter  alimentos  necessários  para  sobreviver. A  partir  de  setembro,  as  águas  baixavam   e  os  camponeses  começavam  a  semear  a  terra.  Por  conta  das  cheias,  essa  terra  ficava  úmida  e  fertilizada  pelo  humo,  um  material  orgânico  formado  principalmente  de  restos  vegetais  decompostos.

           Os  egípcios   praticavam  a  agricultura,  o  pastoreio,  a  coleta  e  a  caça.  O  trigo,  a  cevada  e  o  linho  eram  as  principais  plantas  cultivadas  pelos  camponeses.

            Grande  parte  das terras  cultiváveis,  contudo, não  pertenciam  aos  agricultores.  No  Egito  antigo,  o  faraó  possuía  a  maior  parte  das  terras  e  podia  concedê-las  como  pagamento  a  altos  funcionários  do  Estado.  Os  templos  também possuíam    grandes  extensões  de  terras  e  também   há  registros  de  compra  e  venda  de  propriedades.

O  sociedade  no  Egito  antigo.

              O  faraó  era  o  governante  máximo  do  Egito  antigo  e  era  adorado  como  um  deus.  

              O  Egito antigo  era  governado  pelo  faraó  , função  que  centralizava  todas  as  decisões  importantes  do Estado.  Esse  título  era  hereditário,  ou  seja, com  a  morte  do  antigo  rei,  o  trono  era  assumido  pelo  filho  mais  velho  ou  pelo  parente  mais  próximo.  O  povo  considerava  o  faraó  filho  do  deus  Sol  e  o  adorava como  a  um  deus.  Ele  em  geral  tinha  muitas  esposas,  mas  apenas  uma  era  escolhida  para  ser  a  esposa  oficial,  a  rainha.

                 O  faraó  também comandava  o  exército  e  a  administração  de  todo  o  Egito.  Ele  tinha  o  dever  religioso  de  assegurar  a  ordem  a  segurança  do  Egito  e  a  felicidade  do  seu  povo  na  vida  na  terra  e  na  vida  pós-morte.

                  A  maior  parte  da  população  do  Egito   era  constituída  de  camponeses .  Eles  cultivavam  as  terras  do  faraó,  dos  sacerdotes  e  dos  altos  funcionários  do  Estado.

                  Os  camponeses  viviam  com  poucos  recursos,  pois  apenas uma  pequena  parte  da  colheita  ficava  com  eles.  A  maior  parte  dos  rendimentos  era  destinada  aos  donos  das  terras  e  ao  faraó,  como  pagamento  pelo  uso  da  terra  e  dos  impostos  cobrados  pelo  Estado.

                  Durante  a  época  das  inundações  do  Rio  Nilo,  os  camponeses  eram  recrutados  pela  Estado  para  participar  da  construção    de   pirâmides,  canais  de  irrigação  e  outras  obras  públicas.                                                                                           

A  organização  do  Estado  egípcio.

                Para  governar  um  território  tão  extenso,  o  faraó  precisava  escolher  pessoas  para  ocupar  os  cargos  da  administração  do  Estado  egípcio.  Os  funcionários  mais  importantes  eram  o  vizir,  os  sacerdotes  e  os  escribas.

            O  vizir, uma  espécie  de  primeiro-ministro  do  faraó, era  o  mais  importante  funcionário  do  Estado.

            Os  sacerdotes  estavam  encarregados  de  administrar  os  templos e  os  serviços  religiosos.

            Os  escribas  se  destacavam  porque  sabiam  ler  e  escrever.  Eles  registravam  os  impostos  arrecadados,  faziam  o  censo  da  população,  dos  animais  e  das  colheitas.

  

A  religião no  Egito  antigo.

                Para  os  egípcios,  tudo  o  que  acontecia  na  vida  diária   dependia  da  vontade  dos  deuses.  Por  exemplo, as  cheias  do  Rio  Nilo,  o  resultado  de  uma  batalha,   um   período  longo  de  seca  etc.

                 Os  egípcios  eram  politeístas , ou  seja,  acreditavam  em  vários  deuses. O  deus   principal  era  Rá,  o  deus  Sol,  também chamado  de  Amon. Os  egípcios  consideravam  o  faraó  filho  de  Rá.

                 A  crença  na  vida  após  a  morte  era  fundamental  na  religião  egípcia. O  reino  do  além  vida  era  governado  por  Osíris,  o  deus  egípcio  dos  mortos. Para  auxiliar  os  mortos,  era  necessário  preservar  seu  corpo  e  espírito  por  meio  de  rituais  funerários  e  da  técnica  da  mumificação.


Atividades:  leitura  e  análise  de  texto

            Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você  o  leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.

 

              Após  a  leitura  dos  textos  1   e  2    responda:


  1 -  Qual  é  a  principal  característica  da  religião  no  Egito  antigo ? 

  2 –  Qual  a  importância  do  faraó  para  a   civilização  no  Egito  antigo ? 

 

3 – Observe  a  imagem  abaixo  e  responda.

O  Escriba Sentado  está  no  Museu do Louvre.


1 )  Que  personagem  está  representado  na  imagem ?

 2 )  Que  trabalho  ele  aparece  fazendo  na  escultura ?  Justifique  sua  resposta ?

3 )  Por  que  o  trabalho  desse  personagem  era  importante  na  sociedade  egípcia  ?

 Respostas:                  

Prof.  

William         williammartinssilva@prof.educacao.sp.govbr


Profª. Simone             simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE I- HISTORIA

DATA DE ENTREGA: 12/05/2021

Professora -  Simone: 6º A – B: simone44felipe@gmail.com

                                                                       

Professor – William: 6º C – D – E: silva.da.martins.william@gmail.com


         

Objetivo:  Reflexão  sobre  o  desenvolvimento  intelectual  e  a  evolução  dos  seres  humanos.  Com  sua  inteligência,  os  seres  humanos  foram  capazes  de dominar  o  fogo,  forjar  metais,  criar  artefatos  que  permitiram  sua  sobrevivência.

Habilidades  desenvolvidas : propiciar  que  os  alunos  assimilem  e     desenvolvam  de  modo  significativo  as  habilidades  como: compreender,  analisar  e  identificar  os  acontecimentos  históricos  no  tempo  e  no  espaço  através  da  análise  e pesquisa  das  fontes  históricas.


         A  evolução  dos  seres  humanos.

                  O   Australopithecus,  hominídeo  que  habitou  a  África  há  mais  de  5  milhões  de  anos  já  andava  sobre  dois  pés,  possuía  a  arcada  dentária  e  o  esqueleto  parecidos  com  os  do  ser  humano  atual,  mas  o  cérebro  era  bem  menor.

        O  Homo  habilis [ homem  habilidoso ], hominídeo  que viveu  há  aproximadamente  2,5  milhões  de  anos. Para  muitos  estudiosos,  esses  representantes  do  gênero  Homo,  deram  início  ao  desenvolvimento  da  capacidade  da  fala  e  eram  capazes  de  produzir  utensílios  de  pedra  e  ferramentas.  Possivelmente,  foram  os  últimos  de  nossos  ancestrais  a  viver  exclusivamente  no  continente  africano.

  O  Homo  erectus  [ homem  ereto ], Suas  origens  remontam  há  cerca  de  1,5 milhão  de  anos, tinha  o  cérebro  maior  que  o  Homo  habilis [ homem  habilidoso ]  e  mais  habilidade  com  as  mãos, o  que o  auxiliou  no  aperfeiçoamento  da  ferramentas.  Além  de  viver  em  cavernas,  foi  responsável  por  uma  das  maiores  conquistas  da  evolução  humana  -  o  domínio  do  fogo.  Acredita-se  também  o  primeiro  a sair  da  África,  espalhando-se  pela  Ásia  e  Europa.

 O  Homo  sapiens [ homem  inteligente ],  surgiu  há  aproximadamente  300  mil  anos  Dele  descenderam    o  Homo  sapiens  neanderthalensis [ homem  de  Neanderthal,  já  extinto]  e  o  Homo  sapiens  sapiens [ homem  duplamente  inteligente ],  espécie  a  qual  pertencemos.

A  mudança  das  feições  do  rosto, o  alongamento  do  polegar,  o  aumento  da  destreza  manual,  foram  algumas  das  principais   transformações  sofridas  pelo  Homo  sapiens.


Homo  sapiens  sapiens  [ homem  duplamente  inteligente ] é   a  espécie  de  todos  os  seres  humanos  que  vivem  no  planeta.


O  povoamento  da  América

Grande  parte  dos  pesquisadores  considera  que  os  seres  humanos  teriam  saído  do  continente  africano  entre  60  mil  e  70  mil  anos.

Muitos  estudiosos  supõem  que,  ao  sair  do  continente  africano,  os  humanos  teriam  migrado numa  única  “onda”,  povoando, depois,  diferentes  partes  do  planeta. Outros  estudiosos,  fundamentados  em  análises genéticas  recentes,  indicam  que  várias  ondas  de  migração  podem  ter  ocorrido.  Para  muitos  arqueólogos,  o  povoamento  da  América,  por  exemplo, ocorreu  durante  uma  segunda  onda  migratória,  há  cerca  de  14  mil  anos,  quando  uma  glaciação  de  origem  a  uma  passagem   natural  no  Estreito  de  Bering,  entre  a  Ásia  e  a  América,  em  razão  da  diminuição  do  nível  dos  oceanos.  Observe  o  mapa  a  seguir.

O  mapa mostra a  provável  rota  dos  seres  humanos  da  Ásia  para  América  através  da  passagem   pelo  Estreito  de  Bering

Mapa das possíveis rotas da chegado do homem à América. 


            

 Atividades:  leitura  e  análise  de  textos

Para  entender  um  texto,  é  necessário  que  você  o  leia  com  atenção  e  grife  as  principais  frases,  as  chamadas  ideias  centrais. Um  segundo  passo  é  a  seleção  de  palavras-chave,  ou  seja, as  palavras  que  ajudam  a  compor  o  tema  do  texto.  Por  último ,  uma  segunda  leitura,  mais  atenta,  para  facilitar  a  compreensão  das  informações  do  texto.


Após  a  leitura  dos  textos  1   e  2    responda:

1 –  De  acordo  com  o  texto, onde  moravam  os  homenídeos  ?  

2 -  Que  atividades  eles  exerciam  para  sua  sobrevivência ?  

3 –  Além  das  pinturas  rupestres  essas  pessoas  deixaram  vestígios  ou  mais  algumas  fontes  históricas  materiais ?  Cite  exemplos.


4 – Observe  a  imagem  abaixo  e  responda.

  MonalisaMona Lisa (em italiano, La Gioconda), foi pintada em 1503 e exibe uma misteriosa feição

Como  podemos  classificar  essa  fonte  histórica ?

a )  fonte  oral           b )  fonte  escrita           c )  fonte  iconográfica         d ) fonte  imaterial





PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

 Atividade de História  

       

 Professores:

  Simone 6 ano A e B    simone44felipe@gmail.com

 

 William 6 ano C, D e E silva.da.martins.william@gmail.com

 O PRAZO PARA DEVOLUTIVA É 31/03

 TEMA    fontes históricas

Objetivo: Descobrir o que são fontes históricas, quais são elas e para que servem. Identificar como o historiador analisa e interpreta as fontes para escrever a história

 

       Vamos conhecer um pouco do trabalho do historiador? Não existe história sem historiador, ou seja, alguém para interpretar os rastros deixados pelo passado e propor uma explicação lógica e coerente das causas e consequências dos acontecimentos. Mas, para compreender o trabalho do historiador temos que compreender a natureza do conhecimento histórico. Como o passado, por definição, é aquilo que “já passou”, que “não está mais presente” é impossível entrar na mente dos sujeitos históricos para saber o que eles realmente pensavam e como viam o mundo. Assim, o historiador só tem um conhecimento indireto do passado, por intermédio dos vestígios materiais deixados pelas gerações anteriores. Em suas pesquisas os historiadores utilizam os mais variados vestígios como fontes de informações sobre as ideias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo. Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

                   Pense e responda as questões

1. O que são fontes históricas?

 

 

2. Elabore uma frase sobre o trabalho do historiador.

 

 

3. É importante conhecer a história da sociedade que vivemos?  Por quê?

 

 


4. Será que esse ferro à brasa ainda é utilizado? Sim ou não? E por quê? Esse objeto é uma fonte histórica? Por quê?


9 comentários:

  1. Boa noite professora!a senhora recebeu as lições?

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  2. Boa noite professora!a senhora recebeu as lições? Isabella penha do 6b

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    1. Professora gostaria de saber se a senhora recebeu as lições Isabella penha do 6b

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  3. eu não eu não te mandei as lições por causa que eu não sabia que as tinha então eu comecei sexta-feira e hoje estou fazendo a distância assim eu vou te mandar outro dia ok no fim de semana 😘😁

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  4. O texto é para copiar ou só fazer a leitura ?

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  5. Professor William eu mandei três vezes atividade da Thauany Jordão dos santos 6 ano C e voltou
    Tentei novamente se recebeu por favor avise.obrigada.

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  6. Olá professor de boa bom eu estou fazendo as lições e destacando e assim colocando em uma pastinha e é isso responda por favor falo pessoal

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  7. Eu não tô conseguindo mandar as atividades Enem fazer

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  8. Ola sou aluna do 6-C gostaria de saber se tem algum trabalho igual ao 6-a da prof Simone

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