SEGUNDO BIMESTRE: HISTÓRIA
ATIVIDADE II- HISTORIA
DATA DE ENTREGA: 09/06/2021
Professora - Simone: 6º A – B: simone44felipe@gmail.com
Professor – William: 6º C – D – E: silva.da.martins.william@gmail.com
Objetivo: Reflexão sobre civilizações hídricas da Antiguidade. O Egito Antigo e o desenvolvimento da civilização egípcia.
Habilidades desenvolvidas : propiciar que
os alunos assimilem
e desenvolvam de
modo significativo as
habilidades como: compreender, identificar, reconhecer e analisar os
acontecimentos históricos no
tempo e no
espaço através da
análise e pesquisa das
fontes históricas e
o desenvolvimento da
cidadania na sociedades egípcia. O Egito
antigo. O Egito
antigo ocupava uma
faixa de terra
muito extensa e
estreita, banhada de
norte a sul,
pelas águas do
Rio Nilo. Esse
território se localizava
no Deserto do
Saara, , no nordeste
da África. Graças
às águas do
Rio Nilo e
ao trabalho humano,
formou-se uma extensa faixa
de terra habitável
e cultivada. O
trabalho às margens
do Rio Nilo. As cheias
do Rio Nilo
organizavam a vida
agrícola dos egípcios,
que cultivavam a
terra para obter
alimentos necessários para
sobreviver. A partir de
setembro, as águas
baixavam e os
camponeses começavam a
semear a terra.
Por conta das
cheias, essa terra
ficava úmida e
fertilizada pelo humo,
um material orgânico
formado principalmente de
restos vegetais decompostos. Os
egípcios praticavam a
agricultura, o pastoreio,
a coleta e
a caça. O trigo, a
cevada e o
linho eram as
principais plantas cultivadas
pelos camponeses. Grande parte
das terras cultiváveis, contudo, não pertenciam
aos agricultores. No
Egito antigo, o
faraó possuía a
maior parte das
terras e podia
concedê-las como pagamento
a altos funcionários do
Estado. Os templos
também possuíam grandes extensões
de terras e
também há registros
de compra e
venda de propriedades. O
sociedade no Egito
antigo. O faraó
era o governante
máximo do Egito
antigo e era
adorado como um
deus. O Egito antigo era
governado pelo faraó , função
que centralizava todas
as decisões importantes
do Estado. Esse título
era hereditário, ou
seja, com a morte
do antigo rei,
o trono era
assumido pelo filho
mais velho ou
pelo parente mais
próximo. O povo
considerava o faraó
filho do deus
Sol e o
adorava como a um
deus. Ele em
geral tinha muitas
esposas, mas apenas
uma era escolhida
para ser a
esposa oficial, a
rainha. O
faraó também comandava o
exército e a
administração de todo
o Egito. Ele
tinha o dever
religioso de assegurar
a ordem a
segurança do Egito
e a felicidade
do seu povo
na vida na
terra e na
vida pós-morte. A maior
parte da população
do Egito era
constituída de camponeses . Eles
cultivavam as terras
do faraó, dos
sacerdotes e dos
altos funcionários do
Estado. Os camponeses
viviam com poucos
recursos, pois apenas uma
pequena parte da
colheita ficava com
eles. A maior
parte dos rendimentos
era destinada aos
donos das terras
e ao faraó,
como pagamento pelo
uso da terra
e dos impostos
cobrados pelo Estado. Durante a época das inundações do Rio Nilo, os camponeses eram recrutados pela Estado para participar da construção de pirâmides, canais de irrigação e outras obras públicas. A organização do Estado egípcio. Para governar
um território tão
extenso, o faraó
precisava escolher pessoas
para ocupar os
cargos da administração do
Estado egípcio. Os
funcionários mais importantes
eram o vizir,
os sacerdotes e
os escribas. ▪ O
vizir, uma espécie de
primeiro-ministro do faraó, era
o mais importante
funcionário do Estado. ▪ Os sacerdotes estavam
encarregados de administrar
os templos e os
serviços religiosos. ▪ Os escribas
se destacavam porque
sabiam ler e
escrever. Eles registravam
os impostos arrecadados, faziam
o censo da
população, dos animais
e das colheitas.
A
religião no Egito antigo. Para os
egípcios, tudo o
que acontecia na
vida diária dependia
da vontade dos
deuses. Por exemplo, as
cheias do Rio
Nilo, o resultado
de uma batalha,
um período longo
de seca etc. Os egípcios
eram politeístas , ou seja,
acreditavam em vários
deuses. O deus principal
era Rá, o
deus Sol, também chamado de
Amon. Os egípcios consideravam o
faraó filho de
Rá. A crença na vida após a morte era fundamental na religião egípcia. O reino do além vida era governado por Osíris, o deus egípcio dos mortos. Para auxiliar os mortos, era necessário preservar seu corpo e espírito por meio de rituais funerários e da técnica da mumificação. Atividades: leitura e análise de texto Para entender
um texto, é
necessário que você
o leia com
atenção e grife
as principais frases,
as chamadas ideias
centrais. Um segundo passo é
a seleção de
palavras-chave, ou seja, as
palavras que ajudam
a compor o
tema do texto.
Por último , uma
segunda leitura, mais
atenta, para facilitar
a compreensão das
informações do texto. Após a
leitura dos textos
1 e 2
responda: |
1 -
Qual é a
principal característica da
religião no Egito
antigo ? 2 –
Qual a importância
do faraó para
a civilização no
Egito antigo ? |
3 – Observe a
imagem abaixo e
responda.
O Escriba Sentado está no Museu do Louvre.
1
) Que
personagem está representado
na imagem ?
2 ) Que
trabalho ele aparece
fazendo na escultura ?
Justifique sua resposta ?
3
) Por
que o trabalho
desse personagem era
importante na sociedade
egípcia ?
Respostas:
Prof.
William williammartinssilva@prof.educacao.sp.govbr
Profª. Simone simonecristiane@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE I- HISTORIA
DATA DE ENTREGA: 12/05/2021
Professora - Simone: 6º A – B: simone44felipe@gmail.com
Professor – William: 6º C – D – E: silva.da.martins.william@gmail.com
Objetivo: Reflexão sobre o desenvolvimento intelectual e a evolução dos seres humanos. Com sua inteligência, os seres humanos foram capazes de dominar o fogo, forjar metais, criar artefatos que permitiram sua sobrevivência.
4 – Observe a imagem abaixo e responda.
Mona Lisa (em italiano, La Gioconda), foi pintada em 1503 e exibe uma misteriosa feição
Como podemos classificar essa fonte histórica ?
a ) fonte oral b ) fonte escrita c ) fonte iconográfica d ) fonte imaterial
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
Atividade
de História
Professores:
Simone 6 ano A e B simone44felipe@gmail.com
William 6 ano C, D e E silva.da.martins.william@gmail.com
TEMA fontes históricas
Objetivo: Descobrir o que são fontes históricas,
quais são elas e para que servem. Identificar como o historiador analisa e
interpreta as fontes para escrever a história
Vamos conhecer um pouco do trabalho do
historiador? Não existe história sem historiador, ou seja, alguém para
interpretar os rastros deixados pelo passado e propor uma explicação lógica e
coerente das causas e consequências dos acontecimentos. Mas, para compreender o
trabalho do historiador temos que compreender a natureza do conhecimento
histórico. Como o passado, por definição, é aquilo que “já passou”, que “não
está mais presente” é impossível entrar na mente dos sujeitos históricos para
saber o que eles realmente pensavam e como viam o mundo. Assim, o historiador
só tem um conhecimento indireto do passado, por intermédio dos vestígios
materiais deixados pelas gerações anteriores. Em suas pesquisas os
historiadores utilizam os mais variados vestígios como fontes de informações
sobre as ideias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo. Essas
fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de
canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não
escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos
variados.
Pense e responda as questões
1. O que são fontes
históricas?
2. Elabore uma
frase sobre o trabalho do historiador.
3. É importante
conhecer a história da sociedade que vivemos? Por quê?
4. Será que esse ferro à brasa ainda
é utilizado? Sim ou não? E por quê? Esse objeto é uma fonte histórica? Por quê?
Boa noite professora!a senhora recebeu as lições?
ResponderExcluirBoa noite professora!a senhora recebeu as lições? Isabella penha do 6b
ResponderExcluirProfessora gostaria de saber se a senhora recebeu as lições Isabella penha do 6b
Excluireu não eu não te mandei as lições por causa que eu não sabia que as tinha então eu comecei sexta-feira e hoje estou fazendo a distância assim eu vou te mandar outro dia ok no fim de semana 😘😁
ResponderExcluirO texto é para copiar ou só fazer a leitura ?
ResponderExcluirProfessor William eu mandei três vezes atividade da Thauany Jordão dos santos 6 ano C e voltou
ResponderExcluirTentei novamente se recebeu por favor avise.obrigada.
Olá professor de boa bom eu estou fazendo as lições e destacando e assim colocando em uma pastinha e é isso responda por favor falo pessoal
ResponderExcluirEu não tô conseguindo mandar as atividades Enem fazer
ResponderExcluirOla sou aluna do 6-C gostaria de saber se tem algum trabalho igual ao 6-a da prof Simone
ResponderExcluir