E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


MATEMÁTICA 3°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- MATEMÁTICA


DATA DE ENTREGA: 23/06/2021


MAT 3º EM 2021 2º BIM ATIV. 2 PITÁGORAS, PRISMAS, PIRÂMIDES


INSTRUÇÕES:


- O conteúdo desta atividade foi baseado nas habilidades essenciais de Matemática constantes do Caderno “Aprender Sempre” volume 2 - 2021 e nas aulas do CMSP do 2º bimestre, Sequências de Atividades 2 e 3 disponíveis no repositório do app, do site CMSP e na Playlist de Matemática em https://bit.ly/3sKspf7.


- Responda diretamente neste formulário, ou envie as respostas para: 


- e-mail: valdenir@prof.educacao.sp.gov.br  - Prof. Valdenir


Ou somente respondendo e enviando este formulário pelo link


https://forms.gle/V7aCD9DyZuNvtSoL8


NOME ___________________________________________________________        3º ANO ____


PERGUNTAS


  1. (2 pontos) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 3 e 4 de 19/05 e 02/06 pág. 77): Carlos está ajudando seu avô a construir um galinheiro no sítio da família. Na entrada do galinheiro, haverá um portão feito com tiras de madeira. O portão terá 0,90 m de comprimento e 0,90 m de largura. Porém, para sustentar essas tiras de madeira, será preciso colocar um reforço diagonal no portão. Qual deve ser o comprimento da madeira que Carlos colocará para reforçar o portão?


Considere o cálculo da diagonal como:

d = l .2, onde l = lado


  1. (  ) d = 0,9 .2 m

  2. (  ) d = 0,2 .9 m

  3. (  ) d = 0,2 .2 m

  4. (  ) d = 0,9 .9 m


  1. (2 pontos) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 7 e 8 de 26/05 e 02/06 pág. 86): A figura é um bloco retangular de base quadrada, onde sua altura mede 8 cm e o lado de sua base mede 4 cm. Qual a medida da diagonal deste bloco retangular? 


Captura de tela 2021-06-14 102701

  1. (  ) d = 6 cm

  2. (  ) d = 2 .6 cm

  3. (  ) d = 3 .6 cm

  4. (  ) d = 4 .6 cm


  1. (2 pontos) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 1 e 2 de 07/06 pág. 89): Considere uma pirâmide de base pentagonal. O número de bases, arestas e vértices dessa pirâmide são, respectivamente:

af18cf5fbfe9c24e6af0f1e59eb6dc65


  1. (  ) base = 1; arestas = 6; vértices = 10

  2. (  ) base = 1; arestas = 10; vértices = 6

  3. (  ) base = 1; arestas = 10; vértices = 10

  4. (  ) base = 1; arestas = 5; vértices = 5


  1. (2 pontos) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 1 e 2 de 07/06 anexo 1 da pág. 101). A planificação da figura abaixo refere-se a qual polígono?

img_2232_ins_10697_600


  1. (  ) triângulo de base quadrada

  2. (  ) pirâmide de base pentagonal

  3. (  ) pirâmide de base hexagonal

  4. (  ) pirâmide de base heptagonal


  1. ( 1 ponto cada afirmação correta) Classifique as expressões em Certo ou Errado:


(  ) O teorema de Pitágoras não é válido para os triângulos retângulos.


(  ) Um tetraedro regular possui quatro faces, cada uma delas com o formato de um triângulo retângulo.


ATIVIDADE I- MATEMÁTICA

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021



MAT 3º EM 2021 2º BIM ATIV. 1 FIGURAS NO PLANO

INSTRUÇÕES:

- O conteúdo desta atividade foi baseado nas habilidades essenciais de Matemática constantes do Caderno “Aprender Sempre” volume 2 - 2021 e nas aulas do CMSP do 2º bimestre, disponíveis no repositório do app, do site CMSP e na Playlist de Matemática em https://bit.ly/3sKspf7.

- As respostas podem ser enviadas para: 

- e-mail: valdenir@prof.educacao.sp.gov.br  - Prof. Valdenir

Ou somente respondendo e enviando este formulário pelo link 

https://forms.gle/jMXPuoH2vGRRvUUKA


NOME _____________________________________________________ Nº ______ Série 3º ______

1) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 1 e 2 de 03/05 pág. 61): Sabendo que os pares de figuras abaixo são semelhantes, determine as respectivas medidas de x, y e z:

A) (   ) x = 8 y = 12 z = 16

B) (   ) x = 12 y = 16 z = 8

C) (   ) x = 3 y = 4 z = 2

D) (   ) x = 2 y = 4 z = 3


2) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 3 e 4 de 05/05 pág. 62): Observando as imagens da figura abaixo, onde o lado de cada quadradinho da malha quadriculada vale 1 cm, assinale a única alternativa correta em relação aos polígonos azuis:

A) (   ) As figuras tem ângulos internos iguais, são semelhantes e a razão de semelhança é de 1.

B) (   ) As figuras tem ângulos internos diferentes e não são semelhantes.

C) (   ) As figuras tem ângulos internos iguais, são semelhantes e a razão de semelhança é de 1,5.

D) (   ) D) As figuras tem ângulos internos diferentes, são semelhantes e a razão de semelhança é de 1,5.


3) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 5 e 6 de 10/05 pág. 66):  Sobre as figuras no plano cartesiano abaixo, podemos afirmar que:


A) (   ) As figuras são semelhantes, pois seus ângulos são iguais e suas medidas são proporcionais.

B) (   ) As figuras são semelhantes, pois seus ângulos não são iguais.

C) (   ) As figuras são semelhantes, pois seus ângulos são diferentes e suas medidas não são proporcionais.

D) (   ) As figuras não são semelhantes, pois seus ângulos são iguais e suas medidas são proporcionais.

4) (Caderno Aprender Sempre Vol. 2 Aulas 7 e 8 de 10/05 pág. 71): Observe as figuras. A figura II foi obtida a partir da figura I. Então, o perímetro da figura II em relação à figura I, ficou:  

A) (   ) reduzido à metade

B) (   ) inalterado

C) (   ) quadruplicado

D) (   ) duplicado

5) Assinale V para verdadeiro e F para falso:


(   ) Na Matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.


(   ) A proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.




PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

3º ANO ENSINO MÉDIO - ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE


POTÊNCIAS E RAÍZES, EQUAÇÕES DA RETA - 

PRAZO PARA ENTREGA: ATÉ 31/03/21

 

INSTRUÇÕES:

 

- O conteúdo da atividade foi baseado no Caderno Aprender Sempre Volume 1 - 2021 e nas aulas do Centro de Mídias SP, que podem ser encontradas e assistidas no youtube em https://bit.ly/3sKspf7, no APP ou no site do CMSP.

- As respostas podem ser enviadas para:

 

- e-mail: valdenir@prof.educacao.sp.gov.br                                                - Prof. Valdenir

 

Ou somente respondendo e enviando este formulário pelo link

 

https://forms.gle/HuZDiH1agkbKxw8G7.



















11 comentários:

  1. Olá pessoas, bom dia. Como ainda não temos outro meio de interação, postarei aqui as atividades propostas. Assim que outros meios forem disponibilizados vocês serão avisados. As atividades devem preferencialmente ser enviadas para o mail valdenir@prof.educacao.sp.gov.br ok? Bons estudos. Prof. Val.

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  2. Link da aula sobre processo de cálculo manual de raiz quadrada pra assistir no YouTube:

    https://youtu.be/ZiQsrLPdPiM

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  3. Primeira atividade:Ele pediu para vocês entrarem no YouTube, canal Explica Professor Matemática - vídeo "Plataforma de Matemática". Na descrição tem um link: https://sites.google.com/view/explicaprofessormatematica/p%C3%A1gina-inicial/revis%C3%A3o-matem%C3%A1tica. Nesse link, vá para a aula 4, assista e realize os exercícios. Abaixo já coloco o link direto para ir pro vídeo, mas se utilizarem esse link acima, dá para explorar o site.
    https://youtu.be/nKsD2KQ5PZM

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  4. Caso não tenha conseguido abrir a atividade, faca em uma folha separada e envie para o mail valdenir@prof.educacao.sp.gov.br os cálculos manuais (conforme explicação do vídeo) das raízes quadradas exatas a seguir:
    Com 3 algarismos:
    a) ✓256
    b) ✓324
    c) ✓576
    d) ✓529
    e) ✓676
    f) ✓784
    g) ✓961
    Com 4 algarismos:
    a) ✓1764
    b) ✓2304
    c) ✓2809
    d) ✓3249
    e) ✓3969
    f) ✓5184
    g) ✓6889

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  5. Bom dia pessoas, ótima semana para nós.
    Já está disponível o calendário das aulas da semana. As de *matemática* no app (cujo horário também é seguido pela tv, YouTube e face) serão as seguintes:
    - SEG 04/05 - 19h15 às 20h
    - QUA 06/05 - 18h30 às 19h15
    - QUI 07/05 - 18h30 às 19h15.

    Por enquanto a única atividade para entrega é a que está anexada nessa msg. Poucos alunos enviaram até o momento. As aulas da semana passada que já entraram no conteúdo do 1° bimestre estão disponíveis abaixo. Normalmente elas tem uns 3 a 5 min de tela congelada, basta adiantar o vídeo.
    Estão previstas novidades em breve. Segundo a Secretaria, teremos chat de cada sala dentro do app CMSP ou outro que será disponibilizado. Qualquer novidade nos falamos por aqui por enquanto.

    Aula de equação do segundo grau 👇🏾

    https://youtu.be/7BsJhfhexgo

    Aula sobre geometria analítica (o link contém três aulas distintas, não achei separado. A última é de Matemática).

    https://youtu.be/u5OGCMP0S5g

    Professor Val

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  6. As aulas previstas para hoje, quarta 06/05 para o 3° ano do Ensino Médio no app Centro de Mídias são:
    - 17h45 Geografia
    - 18h30 Matemática
    - 19h15 Sociologia.
    Acompanhe a previsão da programação semanal e diária em:
    https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao/

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  7. Bom dia pessoas!
    - O Google Classroom já está habilitado para uso, bastando atualizar na app Store seu aplicativo Centro de Mídias SP. Assim que possível migre pro sistema pois deverá ser o melhor meio de comunicação e atividades no momento ok? Dúvidas podem enviar mail tb.
    Professor Val

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  8. Atividade 2- 3° ano do Ensino Médio
    Prazo para entrega: Até 21/05/20.
    Tema: Geometria analítica: Equação da reta / retas paralelas
    Objetivo: Interpretação e cálculo das equações das retas paralelas
    Instruções e materiais: - Para a realização das atividades, reveja as aulas de Geometria Analítica exibidas no Centro de Mídias SP
    (links no mural do Classroom), consulte o caderno do aluno e as seguintes considerações:
    - equação reduzida da reta: y = mx + n, onde m é o coeficiente angular e n é o coeficiente linear; - duas retas são paralelas se a multiplicação de seus coeficientes lineares é igual a - 1, ou seja: m1 x m2 =
    - 1.
    Para realizar os exercícios 1 e 2:
    a) isole m1 da equação dada.
    b) descubra m2, substituindo m1 em: m1 . m2 = = - 1;
    c) use y - yo = m2 . (x - xo), onde (xo, yo) é o ponto dado.
    Para realizar o exercício 3, isole o y de cada equação. A seguir, identifique m1 e m2 e verifique se:
    m1 x m2 = - 1
    1) Encontre a equação da reta s, perpendicular à reta t: y = - 2/3 x + 4/3 , sabendo que ela passa pelo
    ponto P(3,4).
    2) Considere no plano cartesiano uma reta r de equação y = - 3/5 x - 1/5 e um ponto Q de coordenadas
    (5,5). Determine a equação da resta s perpendicular a r passando por Q.
    3) Prove que as retas s: x + 2y – 1 = 0 e r: 4x – 2y +12 = 0 são perpendiculares.
    Realizar as atividades e encaminhá-las para s seguintes e-mails
    valdenir@prof.educacao.sp.gov.br
    Não se esqueçam de informar nome completo, número e turma.
    Sugestões para devolutiva:
    Baixar o arquivo, responder e encaminhá-lo anexo no e-mail.
    Passar para o caderno, tirar foto e encaminhá-la anexa no e-mail.
    Criar um arquivo no computador com as respostas e encaminhá-lo anexo no e-mail.

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  9. Bom dia pessoas! Atenção para as aulas previstas para hoje quarta, 10/06 no app CMSP e Facebook CMSP:

    3ª série do EM 17h45 - Projeto de Vida (conteúdo à definir)
    18h30 - *Matemática (conteúdo do 2° bimestre)*: Compreender a história das equações, com o deslocamento das atenções das fórmulas
    para as análises qualitativas
    3ª série do EM 19h15 - Física: Identificar as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de um ímã,
    por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações.

    Lembrando que as reprises das aulas do 3° ano acontecem todas as manhãs, das 9 às 11h15 no app CMSP. Não esqueça de acessar sempre o blog da escola (https://sebastiaowalterfusco.blogspot.com/) e o Google Classroom *com seu e-mail Google institucional*, aquele que está na SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/). Bons estudos. Val

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Bom dia pessoas, feliz dia dos namorados! Muitos alunos tem comentado sobre a dificuldade em acessar o *app CMSP*, mas é muito importante que vocês acessem os conteúdos por lá, até porque a Secretaria de Educação gera *relatórios de presença* dos alunos baseados naquele acesso.

    *ORIENTAÇÕES:*
    Após baixar o app “Centro de Mídias SP”, o acesso é realizado com *seu R.A. e mesma senha usada no site da SED - Secretaria Escolar Digital*. Estou mandando dois tutoriais com o passo a passo para acesso, se você ainda não consegue.

    Outro acesso importante é o *Google Classroom*, que também é encontrado dentro do app CMSP. Pode ser acessado via app próprio também, porém nos dois casos *SÓ FUNCIONA com seu e-mail institucional, obtido no canto superior direito no site da SED*. Caso não consiga, por favor entre em contato com algum professor, coordenadora ou secretaria da escola. Não esqueça também de acompanhar os grupos de whatsapp, blog e facebook da escola. Faça as atividades solicitadas no caderno ou onde for solicitado e envie para o e-mail do professor correspondente. Lembre-se: quanto mais atividades você fizer e enviar nesse período, menos trabalho terá na volta às aulas presenciais.

    PROGRAMAÇÃO PREVISTA PARA HOJE SEXTA 12/06 NO APP CMSP E FACEBOOK CMSP:

    3ª série do EM

    REPRISES DAS AULAS: 9H AS 11H15

    17h45 - Correção AAP Correção AAP

    18h30 - Correção AAP Correção AAP

    19h15 - Geografia Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo.

    Prof. Val

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