SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- QUÍMICA
DATA DE ENTREGA: 23/06/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 3 A B C
JUNHO 2021 Prof James
Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.
Habilidades: Reconhecer e identificar se uma substância é acida ou alcalina.
Qual a diferença entre ácidos e bases?
Os ácidos são compostos iônicos que quando dissolvido em água geram um íon positivo de hidrogênio (H +). As bases, por outro lado, são compostos iônicos que formam um íon hidróxido de carga negativa (OH-) em água.
Essa definição, criada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, é a mais utilizada para classificar os ácidos e bases, porém, existem outras definições.
Todos os compostos químicos têm um valor de pH, que pode variar de 0 a 14, onde os números representam a concentração de íons de hidrogênio em uma solução.
O pH neutro é o pH da água pura, que é 7. Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base.
Quanto mais inferior à 7,0 o ácido for, mais forte ele é. Nas bases, quanto mais alto o valor do pH, mais forte ela será.
Os ácidos são frequentemente utilizados para remover ferrugem de metais, como eletrólito em baterias, para processamento de minerais, para produzir fertilizantes e gasolina e como aditivos em alimentos e bebidas.
As bases são usadas principalmente na limpeza, como detergentes para lavar louça e sabão para roupa, limpadores de forno e removedores de manchas.
Indicadores de ácidos e bases
Os indicadores de pH, ou indicadores ácido-base, são substâncias utilizadas para se descobrir se a solução se trata de um ácido ou uma base alcalina.
Isso é possível por causa de suas propriedades físico-químicas, que possuem a capacidade de mudar de cor de acordo com o pH da substância testada.
Entre os muitos indicadores artificiais utilizados em laboratório, os mais conhecidos são a fenolftaleína, o papel de tornassol e os indicadores universais.
A fenolftaleína permanece incolor em contato com ácido, e fica rosa em contato com bases.
O papel de tornassol fica azul com bases e vermelha na presença de ácidos.
O indicador universal é o mais preciso dos indicadores ácido-base, pois ele apresenta diferentes cores de acordo com cada valor de pH.
Abaixo podemos ver as características de alguns dos indicadores mais comuns:
ÁCIDO BASE
INDICADOR DE REPOLHO ROXO
TAREFA JUNHO
NOME: Nº 3º
(UESPI) Sejam os ácidos relacionados a seguir, com seus respectivos graus de ionização em porcentagem (α%):
Assinale a afirmativa correta:
a) H3PO4 é mais forte que H2SO4.
b) HNO3 é um ácido moderado.
c) HClO4 é mais fraco que HNO3.
d) H3PO4 é um ácido forte.
e) H3BO3 é um ácido fraco.
2) (Fiam-SP) Para combater a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico, costuma-se ingerir um antiácido. Das substâncias abaixo, encontradas no cotidiano das pessoas, a mais indicada para combater a acidez é:
a) refrigerante.
b) suco de laranja.
c) água com limão.
d) vinagre.
e) leite de magnésia.
3)Se for preciso testar o pH de uma sustância utilizando o indicador ácido base fenolftaleína, como por exemplo o detergente, que possui pH entre 8,0 e 9,0, qual seria a cor obtida durante a reação?
Rosa b) Verde c) Amarelo d) Azul e) Laranja
4) Algumas soluções foram testadas com indicador de repolho roxo, produzindo os seguintes resultados:
De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caracter:
Ácido, básico, básico, ácido
Ácido, básico, ácido, básico
Básico, ácido, básico, ácido
Ácido, ácido, básico, básico
Básico, básico, ácido, ácido
ATIVIDADE I- QUÍMICA
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER
FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO
SEMANAL DE QUÍMICA DO 3 A B C
MAIO 2021 Prof James
Enviar para o
e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou
Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome
o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande
somente as respostas.
POLUIÇÃO
ATMOSFERICA E HIDRICA
Um dos mais graves problemas
ambientais gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição,
pois prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos
naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana. Por esse
motivo, é muito importante elucidar essa questão a fim de se desenvolver formas
para combater tal ocorrência.
Para fins
didáticos, há uma genérica classificação da poluição que busca segmentar as
suas principais ações, bem como os seus agentes causadores, de forma a melhor
compreender o problema. Os tipos de poluição que podem ser citados são:
poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e
poluição visual.
Poluição atmosférica: envolve
a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes
tóxicos pelas chaminés das fábricas e pelo escapamento dos veículos. A queima
de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão
mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.
Poluição atmosférica gerada pela atividade industrial
Um dos mais graves problemas ambientais
gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, pois
prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos
naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana. Por
esse motivo, é muito importante elucidar essa questão a fim de se desenvolver
formas para combater tal ocorrência.
Para fins didáticos, há uma genérica
classificação da poluição que busca segmentar as suas principais ações, bem
como os seus agentes causadores, de forma a melhor compreender o problema. Os
tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das
águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.
Poluição
atmosférica: envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela
emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento
dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus
derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de
poluição.
Os efeitos da poluição atmosférica são
diversos e atuam em escala global.
Segundo dados de muitos analistas e também do
Painel de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), as atividades humanas têm gerado
uma maior concentração de gases causadores do efeito estufa, intensificando o
problema do Aquecimento Global. Em escala local, merecem destaque os problemas
ambientais gerados nas cidades, como as Ilhas de Calor e a Inversão térmica.
Poluição das Águas: caracteriza-se
pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios,
córregos e dos mares e oceanos. É causada principalmente pelo derramamento
indevido de esgotos, mas também pela poluição das bacias hidrográficas, pois,
durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água. Nos
oceanos e mares, uma causa frequente é o derramamento de petróleo.
A poluição das
águas dos rios resulta na perda de recursos naturais, principalmente a água
potável, ocasionando também o aumento da mortandade de peixes. Por isso, é
importante conservar os cursos d'água tanto em áreas urbanas quanto em
ambientes afastados das áreas de ocupação humana. Nos oceanos, a poluição
também gera a perda de espécies, afetando em grande medida o ambiente dentro e
fora dos mares.
1ª TAREFA MAIO
NOME:
Nº 3º
1)
A
respeito das consequências
da poluição, avalie as proposições a seguir:
A poluição:
I) prejudica o meio ambiente
II) diversifica os recursos naturais
III) provoca desequilíbrios ecológicos
IV) causa prejuízos à saúde humana
Avalie as afirmações acima e marque a opção que
corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:
a) F, V, V, V
b) V, V, F, V
c) F, V, F, F
d) V, F, V, V
e) F, F, F, V
2) Quais são os principais tipos de
poluição causados pelos veículos automotores (em ordem de importância)?
a) visual e
dos solos
b) sonora e
visual
c) das
águas e dos solos
d)
atmosférica e sonora
e) visual e
das águas
3) A diminuição dos recursos
hídricos tem ocorrido em grande medida por causa da contaminação dos mananciais
de água potável por poluentes. As alternativas a seguir apresentam causas da
poluição das águas, exceto:
a) ocupação
irregular das regiões às margens dos cursos de água.
b)
equipamentos sonoros que ultrapassam os limites aceitáveis.
c)
derramamento indevido de esgotos e lixo nos mananciais.
d) retirada
da mata ciliar que protege os cursos d´água.
e)
derramamento de petróleo nos oceanos e mares.
4) Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um
dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos,
a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente
reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas
interferem no ciclo da água, alterando
a) a
quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.
b) a
qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade
da água disponível apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a
disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime
de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
PRIMEIRO BIMESTRE: 2021
Componente
Curricular / Série-ano:
Química / 3ª A B C
PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03
Professor: Flavio James de Paula
Habilidades: Reconhecer e identificar as ligações química
Atividades a
serem realizadas: Leitura do
texto e resolução dos exercícios
Enviar
atividade para:
flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 99291-5089 ou no Google
Classroom.
Observações:
A atividade deve ser feita e
enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google Classroom,
pode ser feita no caderno ou no próprio relatório de Química, não esquecer de
adicionar o nome, número e a série.
Pode ser
pesquisada pela internet.
OBS: NÃO
PRECISA COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES
Química. As ligações químicas são as
interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância
básica de um composto. ... Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que
dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de
valência oito elétrons.
As ligações químicas correspondem à união dos átomos para
a formação das substâncias químicas.
Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos
elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são:
·
Ligações
iônicas: transferência de
elétrons;
·
Ligações
covalentes: compartilhamento
de elétrons;
·
Ligações
metálicas: existência de elétrons
livres.
Regra do Octeto
A Teoria do Octeto, criada por Gilbert Newton Lewis (1875-1946), químico
estadunidense, e Walter Kossel (1888-1956), físico alemão, surgiu a partir da
observação dos gases nobres e algumas características como por exemplo, a
estabilidade dos elementos que apresentam 8 elétrons na Camada de
Valência.
Portanto, a Teoria ou Regra do Octeto explica a ocorrência das ligações
químicas da seguinte forma:
“Muitos átomos apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8
elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa).”
Para tanto, o átomo procura sua estabilidade doando ou compartilhando
elétrons com outros átomos, donde surgem as ligações químicas.
Vale lembrar que existem muitas exceções à Regra do Octeto,
principalmente entre os elementos de transição.
Saiba mais sobre a Teoria do
Octeto.
Tipos de Ligações Químicas
Ligação Iônica
Também chamada de ligação eletrovalente,
esse tipo de ligação é realizada entre íons (cátions e ânions), daí o termo
"ligação iônica".
Para ocorrer uma ligação iônica os átomos envolvidos apresentam
tendências opostas: um átomo deve ter a capacidade de perder elétrons enquanto
o outro tende a recebê-los.
Portanto, um ânion, de carga negativa, se une com um cátion, de carga
positiva, formando um composto iônico por meio da interação eletrostática
existente entre eles.
Um exemplo de ligação iônica ocorre no NaCl (cloreto de sódio), que é
formado pelo cátion Na+ e o ânion Cl–. Fazendo a
distribuição eletrônica desses dois elementos, obteremos o seguinte:
11Na |
17Cl |
1s² |
1s² |
2s², 2p6 |
2s², 2p6 |
3s¹ |
3s², 3p5 |
Perceba que, enquanto o Na (sódio)
possui 1 elétron na última camada, o Cl (cloro) possui 7 elétrons.
Dessa forma, se o sódio doar um
elétron para o cloro, ambos ficarão com 8 elétrons em suas últimas camadas de
valência. Assim, estabelecem uma ligação química iônica e passam a seguir a
regra do octeto.
Ligação Covalente
Também chamada de ligação molecular, as ligações
covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a
formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das
ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.
Além disso, pares eletrônicos é o nome dado aos elétrons cedidos
por cada um dos núcleos, figurando o compartilhamento dos elétrons das ligações
covalentes.
Exemplo: H2O:
H - O - H (molécula de água) formada por dois átomos de hidrogênio e um de
oxigênio. Cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um
molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de
ligação.
TAREFA
1 – MARÇO 2021
NOME
Nº 3º
1) Segundo a Regra do Octeto, para adquirir a estabilidade apresentada
por um gás nobre, o átomo de um elemento químico cujo número atômico é 17 deve:
a) ganhar 2 elétrons
b) perder 2 elétrons
c) ganhar 1 elétron
d) perder 1 elétron
2)
Uma das principais características dos metais é a
alta capacidade de conduzir calor e eletricidade, que pode ser explicada pela:
a) existência de mais elétrons que prótons
b) existência de elétrons livres
c) existência de mais de um tipo de ligação química
d) existência de diferentes prótons livres
3) (FMJ SP/2013) Um átomo
neutro de um elemento químico apresenta um elétron na última camada. É correto
afirmar que esse átomo
a) tem tendência a perder 2
elétrons para se estabilizar.
b) é um gás nobre.
c) pertence à família 2 da
classificação periódica.
d)
existência de diferentes prótons livres
4) Faça a
ligação química com o H1 com S16
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