E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


QUÍMICA 3°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- QUÍMICA 


DATA DE ENTREGA: 23/06/2021

E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 3 A B C 

JUNHO 2021 Prof James

Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.

 Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.

Habilidades: Reconhecer e identificar se uma substância é acida ou alcalina.

Indicador Universal


Qual a diferença entre ácidos e bases?

 Os ácidos são compostos iônicos que quando dissolvido em água geram um íon positivo de hidrogênio (H +). As bases, por outro lado, são compostos iônicos que formam um íon hidróxido de carga negativa (OH-) em água.

 

Essa definição, criada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, é a mais utilizada para classificar os ácidos e bases, porém, existem outras definições.

 

 Todos os compostos químicos têm um valor de pH, que pode variar de 0 a 14, onde os números representam a concentração de íons de hidrogênio em uma solução.

 

 O pH neutro é o pH da água pura, que é 7. Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base.

 

Quanto mais inferior à 7,0 o ácido for, mais forte ele é. Nas bases, quanto mais alto o valor do pH, mais forte ela será.

 

Os ácidos são frequentemente utilizados para remover ferrugem de metais, como eletrólito em baterias, para processamento de minerais, para produzir fertilizantes e gasolina e como aditivos em alimentos e bebidas.

 

 As bases são usadas principalmente na limpeza, como detergentes para lavar louça e sabão para roupa, limpadores de forno e removedores de manchas.

 

Indicadores de ácidos e bases

 

 Os indicadores de pH, ou indicadores ácido-base, são substâncias utilizadas para se descobrir se a solução se trata de um ácido ou uma base alcalina.

Isso é possível por causa de suas propriedades físico-químicas, que possuem a capacidade de mudar de cor de acordo com o pH da substância testada.

Entre os muitos indicadores artificiais utilizados em laboratório, os mais conhecidos são a fenolftaleína, o papel de tornassol e os indicadores universais.

A fenolftaleína permanece incolor em contato com ácido, e fica rosa em contato com bases.

O papel de tornassol fica azul com bases e vermelha na presença de ácidos.

O indicador universal é o mais preciso dos indicadores ácido-base, pois ele apresenta diferentes cores de acordo com cada valor de pH.

escala de pH

                Abaixo podemos ver as características de alguns dos indicadores mais comuns:

Indicador

Coloração em meio ácido

Coloração em meio básico

Tornassol

Vermelha

Azul

Fenolftaleína

Incolor

Rosa

Alaranjado de metila

Vermelha

Amarela

Azul de timol

Amarela

Azul


Ph - Quimica General




         Seta de linha: reta com preenchimento sólido ÁCIDO                      BASE Seta para Direita com preenchimento sólido



                                       INDICADOR DE REPOLHO ROXO



                                                       TAREFA JUNHO

NOME:                                                                                                             Nº           3º



  1. (UESPI) Sejam os ácidos relacionados a seguir, com seus respectivos graus de ionização em porcentagem (α%):


HClO4(α% = 97%)

H2SO4

(α% = 61%)

H3BO3

(α% = 0,025%)

H3PO4

(α% = 27%)

HNO3

(α% = 92%)


Assinale a afirmativa correta:

a) H3PO4 é mais forte que H2SO4.
b) HNO3 é um ácido moderado.
c) HClO4 é mais fraco que HNO3.
d) H3PO4 é um ácido forte.
e) H3BO3 é um ácido fraco.


2) (Fiam-SP) Para combater a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico, costuma-se ingerir um antiácido. Das substâncias abaixo, encontradas no cotidiano das pessoas, a mais indicada para combater a acidez é:

a) refrigerante.
b) suco de laranja.
c) água com limão.
d) vinagre.
e) leite de magnésia.


3)Se for preciso testar o pH de uma sustância utilizando o indicador ácido base fenolftaleína, como por exemplo o detergente, que possui pH entre 8,0 e 9,0, qual seria a cor obtida durante a reação?


  1. Rosa         b) Verde      c) Amarelo       d) Azul         e) Laranja


4) Algumas soluções foram testadas com indicador de repolho roxo, produzindo os seguintes resultados:


MATERIAL

COR

I      Amoníaco

Verde

II     Leite de Magnésia

Azul

III    Vinagre

Vermelha

IV    Leite de Vaca

Rosa


De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caracter:


  1. Ácido, básico, básico, ácido

  2. Ácido, básico, ácido, básico

  3. Básico, ácido, básico, ácido

  4. Ácido, ácido, básico, básico

  5. Básico, básico, ácido, ácido


ATIVIDADE I- QUÍMICA 

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021

E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 3 A B C

MAIO 2021 Prof James

  Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.

 Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.

                                              POLUIÇÃO ATMOSFERICA E HIDRICA

 Um dos mais graves problemas ambientais gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, pois prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana. Por esse motivo, é muito importante elucidar essa questão a fim de se desenvolver formas para combater tal ocorrência.

Para fins didáticos, há uma genérica classificação da poluição que busca segmentar as suas principais ações, bem como os seus agentes causadores, de forma a melhor compreender o problema. Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.

Poluição atmosférica: envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.

 






Poluição atmosférica gerada pela atividade industrial

 

 Um dos mais graves problemas ambientais gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, pois prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana. Por esse motivo, é muito importante elucidar essa questão a fim de se desenvolver formas para combater tal ocorrência.

 Para fins didáticos, há uma genérica classificação da poluição que busca segmentar as suas principais ações, bem como os seus agentes causadores, de forma a melhor compreender o problema. Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.

 

 Poluição atmosférica: envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.

 Os efeitos da poluição atmosférica são diversos e atuam em escala global.

 Segundo dados de muitos analistas e também do Painel de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), as atividades humanas têm gerado uma maior concentração de gases causadores do efeito estufa, intensificando o problema do Aquecimento Global. Em escala local, merecem destaque os problemas ambientais gerados nas cidades, como as Ilhas de Calor e a Inversão térmica.

 

Poluição das Águas: caracteriza-se pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e dos mares e oceanos. É causada principalmente pelo derramamento indevido de esgotos, mas também pela poluição das bacias hidrográficas, pois, durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água. Nos oceanos e mares, uma causa frequente é o derramamento de petróleo.

A poluição das águas dos rios resulta na perda de recursos naturais, principalmente a água potável, ocasionando também o aumento da mortandade de peixes. Por isso, é importante conservar os cursos d'água tanto em áreas urbanas quanto em ambientes afastados das áreas de ocupação humana. Nos oceanos, a poluição também gera a perda de espécies, afetando em grande medida o ambiente dentro e fora dos mares.

 

  

1ª TAREFA MAIO

NOME:                                                                                                             Nº           3º

1)    A respeito das consequências da poluição, avalie as proposições a seguir:

A poluição:

 

I) prejudica o meio ambiente

II) diversifica os recursos naturais

III) provoca desequilíbrios ecológicos

IV) causa prejuízos à saúde humana

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

 

a) F, V, V, V

b) V, V, F, V

c) F, V, F, F

d) V, F, V, V

e) F, F, F, V

 

2) Quais são os principais tipos de poluição causados pelos veículos automotores (em ordem de importância)?

a) visual e dos solos

b) sonora e visual

c) das águas e dos solos

d) atmosférica e sonora

e) visual e das águas

 

 3) A diminuição dos recursos hídricos tem ocorrido em grande medida por causa da contaminação dos mananciais de água potável por poluentes. As alternativas a seguir apresentam causas da poluição das águas, exceto:

a) ocupação irregular das regiões às margens dos cursos de água.

b) equipamentos sonoros que ultrapassam os limites aceitáveis.

c) derramamento indevido de esgotos e lixo nos mananciais.

d) retirada da mata ciliar que protege os cursos d´água.

e) derramamento de petróleo nos oceanos e mares.

 

4) Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

 

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

 

PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Componente Curricular / Série-ano:

                           Química / 3ª A B C

PRAZO PARA DEVOLUTIVA 31/03

Professor: Flavio James de Paula

Habilidades: Reconhecer e identificar as ligações química

Atividades a serem realizadas: Leitura do texto e resolução dos exercícios

Enviar atividade para: flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 99291-5089 ou no Google Classroom.

Observações: A atividade deve ser feita e enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google Classroom, pode ser feita no caderno ou no próprio relatório de Química, não esquecer de adicionar o nome, número e a série.

 Pode ser pesquisada pela internet.

OBS: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES



Química. As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. ... Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das substâncias químicas.

Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são:

·       Ligações iônicas: transferência de elétrons;

·       Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons;

·       Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

 

Regra do Octeto

 

A Teoria do Octeto, criada por Gilbert Newton Lewis (1875-1946), químico estadunidense, e Walter Kossel (1888-1956), físico alemão, surgiu a partir da observação dos gases nobres e algumas características como por exemplo, a estabilidade dos elementos que apresentam 8 elétrons na Camada de Valência.

Portanto, a Teoria ou Regra do Octeto explica a ocorrência das ligações químicas da seguinte forma:

“Muitos átomos apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa).”

Para tanto, o átomo procura sua estabilidade doando ou compartilhando elétrons com outros átomos, donde surgem as ligações químicas.

Vale lembrar que existem muitas exceções à Regra do Octeto, principalmente entre os elementos de transição.

Saiba mais sobre a Teoria do Octeto.

Tipos de Ligações Químicas

 

Ligação Iônica

 

Também chamada de ligação eletrovalente, esse tipo de ligação é realizada entre íons (cátions e ânions), daí o termo "ligação iônica".

Para ocorrer uma ligação iônica os átomos envolvidos apresentam tendências opostas: um átomo deve ter a capacidade de perder elétrons enquanto o outro tende a recebê-los.

Portanto, um ânion, de carga negativa, se une com um cátion, de carga positiva, formando um composto iônico por meio da interação eletrostática existente entre eles.

Um exemplo de ligação iônica ocorre no NaCl (cloreto de sódio), que é formado pelo cátion Na+ e o ânion Cl. Fazendo a distribuição eletrônica desses dois elementos, obteremos o seguinte:

11Na

17Cl

1s²

1s²

2s², 2p6

2s², 2p6

3s¹

3s², 3p5

Perceba que, enquanto o Na (sódio) possui 1 elétron na última camada, o Cl (cloro) possui 7 elétrons.


Dessa forma, se o sódio doar um elétron para o cloro, ambos ficarão com 8 elétrons em suas últimas camadas de valência. Assim, estabelecem uma ligação química iônica e passam a seguir a regra do octeto.

Ligação Covalente

 

Também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.

Além disso, pares eletrônicos é o nome dado aos elétrons cedidos por cada um dos núcleos, figurando o compartilhamento dos elétrons das ligações covalentes.

Exemplo: H2O: H - O - H (molécula de água) formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.




TAREFA 1 – MARÇO 2021

NOME                                                                                                Nº            3º

1) Segundo a Regra do Octeto, para adquirir a estabilidade apresentada por um gás nobre, o átomo de um elemento químico cujo número atômico é 17 deve:

a) ganhar 2 elétrons
b) perder 2 elétrons
c) ganhar 1 elétron
d) perder 1 elétron

 

2) Uma das principais características dos metais é a alta capacidade de conduzir calor e eletricidade, que pode ser explicada pela:

a) existência de mais elétrons que prótons
b) existência de elétrons livres
c) existência de mais de um tipo de ligação química
d) existência de diferentes prótons livres

 

3) (FMJ SP/2013) Um átomo neutro de um elemento químico apresenta um elétron na última camada. É correto afirmar que esse átomo

a) tem tendência a perder 2 elétrons para se estabilizar.

b) é um gás nobre.

c) pertence à família 2 da classificação periódica.

d) existência de diferentes prótons livres

 

4) Faça a ligação química com o H1 com S16






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