SEGUNDO BIMESTRE: 2021
ATIVIDADE II- QUÍMICA
DATA DE ENTREGA: 23/06/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 2 A B C D E
JUNHO 2021 Prof James
Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.
Habilidades: Reconhecer e identificar a História da Química e seus modelos atômicos.
Pré-História
O fato mais importante praticado pelo homem nessa época foi a descoberta do fogo, atritando dois pedaços de madeira.
Idade Antiga
Egípcios, gregos, fenícios e chineses, entre outros, obtiveram metais (ouro, ferro, cobre, chumbo etc.), vidro, tecidos, bebidas alcoólicas (vinho e cerveja), sabões, perfumes e duas ligas metálicas: o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carvão).
No antigo Egito, o fato mais notável foi a mumificação de cadáveres. Na Grécia, se destacou a defesa da constituição atômica da matéria.
Idade Média
A Química recebe o nome de alquimia (árabe: al = a).
Os alquimistas tinham dois grandes objetivos:
- Primeiro objetivo: obter o elixir da longa vida;
·- Segundo objetivo: conseguir a pedra filosofal, que permitiria transformar um metal comum (ferro, cobre, chumbo etc.) em ouro.
Tentando atingir esses objetivos, os árabes obtiveram muitas substâncias (álcool, ácido clorídrico. ácido nítrico, ácido sulfúrico, água-régia etc.) e construíram apetrechos químicos usados até hoje (por exemplo, almofariz e alambique).
Idade Moderna
Surge a química médica ou latroquímica (século XVII). Nessa época, os químicos, liderados pelo suíço Paracelso, abandonaram as duas metas alquimistas e passaram a descobrir substâncias que curavam doenças (remédios).
No final do século XVIII, durante a Revolução francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.
Idade Contemporânea
Embora a ciência Química tenha surgido com o cientista Lavoisier com a ideia da conservação das massas, Dalton achava que o átomo era como uma bola de bilhar uma partícula indivisível, a Química tecnológica só vai ter lugar a partir da Primeira Guerra Mundial e ganhar impulso com a Segunda Guerra.
O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas, essa era a ideia de Thomson.
A ideia de Rutherford era que o átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera.
Graças à Química tecnológica puderam ser construídos aparelhos que permitem a execução prática das teorias com a descoberta de centenas de novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.
TAREFA
Nome Nº 2º
1) Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?
a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.
e) Os Alquimistas
2) (FCMSC-SP) A frase "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" relaciona-se com as ideias de:
a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac.
3) Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
a) Demócrito ( ) Descobridor do nêutron.
b) Thomson ( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c) Rutherford ( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
d) Dalton ( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e) Chadwick ( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar
4) Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”
ATIVIDADE II- QUÍMICA
DATA DE ENTREGA: 26/05/2021
E.E SEBASTIÃO WALTER
FUSCO
ROTEIRO DE ESTUDO
SEMANAL DE QUÍMICA DO 2 A B C D E
MAIO 2021 Prof James
Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou
Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.
Não esquecer o nome
o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande
somente as respostas.
Transformações Químicas
Transformações químicas são ações que resultam
na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de
cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de
transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.
É possível confirmar a origem de novas
substâncias comparando-se as características apresentadas por produtos e
reagentes.
Produto é a nova substância,
enquanto reagente é
a substância que lhe dá origem, ou seja, a substância inicial.
Uma transformação
química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes
se rearranjam e formam novas substâncias.
A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira
são evidências de que ocorreu uma transformação. As moléculas de gás carbônico
que são liberadas, foram produzidas pela queima do carvão e pelo consumo de
oxigênio do ar por meio da combustão.
As transformações
químicas diferenciam-se das transformações físicas pelo fato de que as
transformações físicas apenas alteram estado e as substâncias continuam sendo
as mesmas.
As transformações químicas,
também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos
produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações
das suas características iniciais, chamadas de reagentes.
Essas
reações ocorrem por meio de diversos fatores: ação do calor, denominadas
de termólises, por influência da luz, ou também chamadas de fotólises,
por ações da mecânica, corrente elétrica (eletrólise) ou até pela junção
de substâncias.
Boa parte
dessas transformações químicas podem facilmente ser percebidas através dos
aspectos físicos e estruturais que as substâncias demonstram. Após sofrer as
reações, elas mudam a coloração, podem ocorrer variações de temperatura,
liberação de gás, formação de um elemento sólido ou surgimento de chamas, até a
carbonização de uma substância específica.
As transformações químicas ocorrem quando
substâncias reagem formando novos produtos.
Não apenas dentro de laboratórios
científicos, mas também nas residências podem ocorrer simples reações com elementos
químicos, a
exemplo da respiração, a produção de alimentos, o processo de putrefação
do leite (leite azedo), prego de ferro enferrujado, fotossíntese e a combustão de uma substância.
1ª TAREFA MAIO
NOME:_______________________________Nº:_______ 2º_______
1)
(Fatec-2012) Três das evidências da ocorrência de transformação química são:
·
mudança
de cor;
·
mudança
de cheiro e
·
produção
de gás.
Essas três evidências são observadas,
conjuntamente, quando
a) uma
esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal
viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas
produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.
2) (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
a)
evaporação da água do mar.
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.
3)
. (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha
e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1.
Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.
a) 1, 3 e
4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.
4)
(Fatec-2012) Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio
dinâmico, é necessário, entre outros fatores, que
a) os
reagentes e produtos sejam incolores.
b) os reagentes e produtos estejam em estados físicos diferentes.
c) haja liberação de calor do sistema para o ambiente.
d) haja coexistência de reagentes e produtos no sistema.
e) as concentrações dos produtos aumentem com o tempo.
Professor: Flavio James de Paula
Habilidades: Reconhecer e identificar fenômenos químicos e físicos, e suas transformações
Atividades a
serem realizadas: Leitura do
texto e resolução dos exercícios
Enviar atividade para:
flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou
Whatsapp 99291-5089 ou
no Google
Classoroom.
Observações:
A atividade deve ser feita e
enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google Classroom,
pode ser feita no caderno ou no próprio relatório de Química, não esquecer de
adicionar o nome, número e a série.
Pode ser
pesquisada pela internet.
OBS: NÃO
PRECISA COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES
Mistura homogênea e Mistura heterogênea
Mistura homogênea é formada por
apenas uma fase. Não se consegue diferencias a substância, se misturam.
Exemplos: Água + sais minerais,
água e álcool.
Mistura
heterogênea é formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser
diferenciadas a olho nu ou pelo microscópio, não se misturam.
Exemplos: água
+ óleo, areia e água.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Os componentes das misturas podem
ser separados. Há algumas técnicas para realizar a separação de misturas. O
tipo de separação depende do tipo de mistura.
Alguns dos métodos de separação
de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração,
separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação,
centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão
fracionada.
Separação de sólidos
Para separar sólidos, podemos utilizar os
métodos apresentados a seguir.
Catação
Consiste basicamente em recolher com as mãos
ou uma pinça um dos componentes da mistura.
Levigação
Separa substâncias mais densas das menos
densas usando água corrente.
Exemplo: processo
usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).
Dissolução ou floculação
Consiste em dissolver a mistura em solvente
com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas.
Exemplo: serragem +
areia
Adiciona-se água na mistura. A areia fica no
fundo e a serragem flutua na água.
Peneiração
Exemplo: os pedreiros
usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a
polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.
Este processo também é chamado de tamisação.
Separação magnética
Usado quando um dos componentes da mistura é
um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.
Exemplo: limalha de
ferro + enxofre; areia + ferro
Ventilação
Usado para separar dois componentes sólidos
com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.
Exemplo: separar o
amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.
Dissolução fracionada
Consiste em separar dois componentes sólidos
utilizando um líquido que dissolva apenas um deles.
Exemplo: sal + areia
Dissolve-se o sal em água. A areia não se
dissolve na água. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida
no filtro da água salgada. Pode-se evaporar a água, separando a água do sal.
Sólidos e líquidos
Para separar misturas de sólidos e líquidos,
podemos utilizar o método da decantação e sedimentação, centrifugação,
filtração e evaporação.
Sedimentação
Consiste em deixar a mistura em repouso até o
sólido se depositar no fundo do recipiente.
Exemplo: água + areia
Decantação
É a remoção da parte líquida, virando
cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para
remover um dos componentes da mistura.
Exemplo: água + óleo; água + areia
Centrifugação
É o processo de aceleração
da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode
ser elétrico ou manual.
Exemplo: Para separar a água com barro.
Filtração
Processo mecânico que serve para separar
mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa
(filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um
papel-filtro.
O papel-filtro dobrado é usado quando o produto que mais interessa é o líquido. A filtração é mais lenta.
O
papel-filtro pregueado produz uma filtração mais rápida e é utilizada quando a
parte que mais interessa é a sólida.
Exemplo: água + areia
Evaporação
Consiste em evaporar o líquido que
está misturado com um sólido.
Exemplo: água + sal de cozinha
(cloreto de sódio).
Nas salinas, obtém-se o sal de cozinha por
este processo. Na realidade, as evaporações resultam em sal grosso, que se for
purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que é uma mistura de
cloreto de sódio e outras substâncias que são adicionadas pela indústria.
SEPARAÇÃO
DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
Para separar os componentes das substâncias de
misturas homogêneas, usamos os métodos chamados de fracionamento, que se
baseiam na constância da temperatura nas mudanças de estados físicos. São eles:
destilação e fusão.
Destilação
Consiste
em separar líquidos e sólidos com pontos de ebulição diferentes. Os líquidos
devem ser miscíveis entre si.
Exemplo: água + álcool etílico;
água + sal de cozinha
O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto
de ebulição do álcool etílico é 78°C. Se aquecermos esta mistura, o álcool
ferve primeiro.
No condensador, o vapor do álcool é resfriado
e transformado em álcool líquido, passando para outro recipiente, que pode ser
um frasco coletor, um Erlenmeyer ou um copo de béquer. E a água permanece no
recipiente anterior, separando-se assim do álcool.
Para essa técnica, usa-se o aparelho chamado
destilador, que é um conjunto de vidrarias do laboratório químico. Utiliza-se:
termômetro, balão de destilação, haste metálica ou suporte, bico de Bunsen,
condensador, mangueiras, agarradores e frasco coletor. Este método é a
chamada destilação
simples.
Nas indústrias, principalmente de petróleo,
usa-se a destilação
fracionada para separar misturas de dois ou mais líquidos.
As torres de separação de petróleo fazem a sua divisão produzindo gasolina,
óleo diesel, gás natural, querosene, piche.
As substâncias devem conter pontos de ebulição
diferentes, mas com valores próximos uns aos outros.
Fusão fracionada
Separa componentes de misturas homogêneas de
vários sólidos. Derrete-se a substância sólida até o seu ponto de fusão,
separando-se das demais substâncias.
Exemplo: mistura sólida entre
estanho e chumbo.
O estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a
327°C. Então, funde-se primeiramente o estanho.
TAREFA
1 – MARÇO 2021
NOME
Nº 2º
1) Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:
I- óleo, água e gelo.
II- água gaseificada e gelo.
III- água salgada, gelo, óleo e granito.
a) 3,2,6. b) 3,3,4. c) 2,2,4.
d) 3,2,5. e) 3,3,6.
2) Relacione a coluna da direita com
a da esquerda, considerando a melhor técnica para separação de misturas:
1) limalha de ferro e enxofre ( ) sublimação;
2) óleo e água
( )
decantação;
3) areia e naftaleno
( ) imantação;
4) açúcar e sal
( )
fusão fracionada;
5) bronze (liga de cobre e estanho)
( ) cristalização;
Lendo de cima para baixo, formar-se-á a seguinte seqüência numérica:
A) 3 2 1 5 4 B) 1 2 3 4 5 C) 3 5
1 2 4 D) 4 2 5 3 1
E) 2 4 1 5 3
3) Um sal solúvel em água pode ser facilmente separado da água por:
A) Decantação do solvente B) Evaporação do solvente C) Calefação do
soluto
D) Filtração a vácuo E) Fusão do solvente
4) Dê exemplos 3 exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas
Bom dia queridos tudo bem?
ResponderExcluirAinda aguardo as licoes enviadas aqui para o fechmanto das notas até terça feira.
Última chamada, eu acredito no potencial de vocês entregar até terça.
email? cleitoluiz@prof.educacao.sp.gov.br
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScflR12nve5K1lHV25Fkr6HcnDdDoNgXASEYtz8LIob8Nsavw/viewform
ResponderExcluir