E.E. SEBASTIÃO WALTER FUSCO

Caros alunos, bem-vindos de volta! Vivemos um momento histórico em que as rotinas de nossas vidas foram alteradas sem que tivéssemos tempo para ensaios ou planejamentos. A pandemia do covid-19 provocou a antecipação de todos os nossos períodos de folga, para que ficássemos em casa e evitássemos o aumento exponencial da contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Infelizmente, nosso retorno presencial ainda não será possível no momento. Pensando em não atrasar os estudos durante o período de isolamento social e conseguirmos finalizar este ano letivo, criamos algumas formas para que vocês tenham apoio tecnológico, material e pedagógico. Teremos um desafio pela frente, já que essa situação é inédita e exigirá um esforço conjunto de todos: secretaria da educação, diretoria de ensino, gestão da escola, pais, professores e estudantes. As ferramentas e estratégias estão sendo criadas e adaptadas conforme as necessidades, por isso é muito importante contar com a participação de vocês na realização de atividades, na participação das aulas no Aplicativo CMD (Centro de Mídias Digitais). Será muito importante a interação no chat e no acesso a este Blog, construído especialmente para apoiar e acompanhar seu aprendizado, enquanto não retornamos às aulas presenciais na unidade escolar. Todas as participações serão registradas por seus professores e a realização das atividades possibilitará que seu desempenho seja avaliado. Por essa razão, gostaríamos de dar-lhes algumas orientações, com o intuito de ajudá-los a aproveitar e a organizar melhor o tempo.


QUÍMICA 2°.ANO ENSINO MÉDIO

SEGUNDO BIMESTRE: 2021

ATIVIDADE II- QUÍMICA


DATA DE ENTREGA: 23/06/2021

E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 2 A B C D E

JUNHO 2021 Prof James

  Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.

 Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.

Habilidades: Reconhecer e identificar a História da Química e seus modelos atômicos.


Mapa Mental: Modelos Atômicos


Pré-História


O fato mais importante praticado pelo homem nessa época foi a descoberta do fogo, atritando dois pedaços de madeira.


Idade Antiga


 Egípcios, gregos, fenícios e chineses, entre outros, obtiveram metais (ouro, ferro, cobre, chumbo etc.), vidro, tecidos, bebidas alcoólicas (vinho e cerveja), sabões, perfumes e duas ligas metálicas: o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carvão).

 No antigo Egito, o fato mais notável foi a mumificação de cadáveres. Na Grécia, se destacou a defesa da constituição atômica da matéria.


Idade Média

 

  A Química recebe o nome de alquimia (árabe: al = a).

  Os alquimistas tinham dois grandes objetivos:

 - Primeiro objetivo: obter o elixir da longa vida;

·- Segundo objetivo: conseguir a pedra filosofal, que permitiria transformar um metal comum (ferro, cobre, chumbo etc.) em ouro.

 Tentando atingir esses objetivos, os árabes obtiveram muitas substâncias (álcool, ácido clorídrico. ácido nítrico, ácido sulfúrico, água-régia etc.) e construíram apetrechos químicos usados até hoje (por exemplo, almofariz e alambique).


Idade Moderna


 Surge a química médica ou latroquímica (século XVII). Nessa época, os químicos, liderados pelo suíço Paracelso, abandonaram as duas metas alquimistas e passaram a descobrir substâncias que curavam doenças (remédios).

 No final do século XVIII, durante a Revolução francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).

 Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.


Idade Contemporânea


 Embora a ciência Química tenha surgido com o cientista Lavoisier com a ideia da conservação das massas, Dalton achava que o átomo era como uma bola de bilhar uma partícula indivisível, a Química tecnológica só vai ter lugar a partir da Primeira Guerra Mundial e ganhar impulso com a Segunda Guerra.

 O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas, essa era a ideia de Thomson.
A ideia de Rutherford era que o átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera.

 Graças à Química tecnológica puderam ser construídos aparelhos que permitem a execução prática das teorias com a descoberta de centenas de novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.


TAREFA


Nome                                                                                             Nº                  2º


1) Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.

e) Os Alquimistas


2) (FCMSC-SP) A frase "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" relaciona-se com as ideias de:

a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac.

 

3) Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:

a)      Demócrito              (   ) Descobridor do nêutron.

b)       Thomson               (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.

c)       Rutherford             (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.

d)      Dalton                     (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

e)      Chadwick                (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar

4) Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:

I. Dalton 

II. Thomson

III. Rutherford

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”


ATIVIDADE II- QUÍMICA

DATA DE ENTREGA: 26/05/2021

E.E SEBASTIÃO WALTER FUSCO

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL DE QUÍMICA DO 2 A B C D E

MAIO 2021 Prof James

Enviar para o e-mail flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 9459-80767 ou no Google classroom.

 Não esquecer o nome o número e a série que estuda, não precisa copiar o texto só se quiser, mande somente as respostas.

Transformações Químicas

 Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.

 É possível confirmar a origem de novas substâncias comparando-se as características apresentadas por produtos e reagentes.

 Produto é a nova substância, enquanto reagente é a substância que lhe dá origem, ou seja, a substância inicial.

Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias.

 A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira são evidências de que ocorreu uma transformação. As moléculas de gás carbônico que são liberadas, foram produzidas pela queima do carvão e pelo consumo de oxigênio do ar por meio da combustão.

As transformações químicas diferenciam-se das transformações físicas pelo fato de que as transformações físicas apenas alteram estado e as substâncias continuam sendo as mesmas.
 As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.

 Essas reações ocorrem por meio de diversos fatores: ação do calor, denominadas de termólises, por influência da luz, ou também chamadas de fotólises, por ações da mecânica, corrente elétrica (eletrólise) ou até pela junção de substâncias.

 Boa parte dessas transformações químicas podem facilmente ser percebidas através dos aspectos físicos e estruturais que as substâncias demonstram. Após sofrer as reações, elas mudam a coloração, podem ocorrer variações de temperatura, liberação de gás, formação de um elemento sólido ou surgimento de chamas, até a carbonização de uma substância específica. 

 

 



As transformações químicas ocorrem quando substâncias reagem formando novos produtos.

 

Não apenas dentro de laboratórios científicos, mas também nas residências podem ocorrer simples reações com elementos químicos, a exemplo da  respiração, a produção de alimentos, o processo de putrefação do leite (leite azedo), prego de ferro enferrujado,  fotossíntese e a combustão de uma substância.

 

                                                       1ª TAREFA MAIO

NOME:_______________________________Nº:_______ 2º_______

 

 

1) (Fatec-2012) Três das evidências da ocorrência de transformação química são:

·       mudança de cor;

·       mudança de cheiro e

·       produção de gás.

Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando

a) uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.

 

2) (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:

a) evaporação da água do mar.
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.

 

3) . (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.

 

a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.

 

4) (Fatec-2012) Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio dinâmico, é necessário, entre outros fatores, que

a) os reagentes e produtos sejam incolores.
b) os reagentes e produtos estejam em estados físicos diferentes.
c) haja liberação de calor do sistema para o ambiente.
d) haja coexistência de reagentes e produtos no sistema.
e) as concentrações dos produtos aumentem com o tempo.

 



PRIMEIRO BIMESTRE: 2021

Química / 2ª A B C D E 

prazo para devolutiva 31/03

Professor: Flavio James de Paula

Habilidades: Reconhecer e identificar fenômenos químicos e físicos, e suas transformações

Atividades a serem realizadas: Leitura do texto e resolução dos exercícios


Enviar atividade para:

flaviojames@prof.educacao.sp.gov.br ou

 Whatsapp 99291-5089 ou

 no Google Classoroom.


Observações: A atividade deve ser feita e enviada uma cópia com foto para o e-mail ou Whatsaap ou no Google Classroom, pode ser feita no caderno ou no próprio relatório de Química, não esquecer de adicionar o nome, número e a série.

 Pode ser pesquisada pela internet.

OBS: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SÓ SE QUISER, MANDE SOMENDE AS QUESTÕES

Mistura homogênea e Mistura heterogênea

Mistura homogênea é formada por apenas uma fase. Não se consegue diferencias a substância, se misturam.

Exemplos: Água + sais minerais, água e álcool.

Mistura heterogênea é formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser diferenciadas a olho nu ou pelo microscópio, não se misturam.

 Exemplos: água + óleo, areia e água.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

 Os componentes das misturas podem ser separados. Há algumas técnicas para realizar a separação de misturas. O tipo de separação depende do tipo de mistura.

 Alguns dos métodos de separação de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada.

 Separação de sólidos

 Para separar sólidos, podemos utilizar os métodos apresentados a seguir.

Catação

 Consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura.

Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.

Levigação

 Separa substâncias mais densas das menos densas usando água corrente.

Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).

Dissolução ou floculação

 Consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas.

Exemplo: serragem + areia

 Adiciona-se água na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água.


Peneiração


Separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos.

Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.

 Este processo também é chamado de tamisação.

Separação magnética

 Usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.

Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro


Ventilação

 Usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.

Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.








Dissolução fracionada

 Consiste em separar dois componentes sólidos utilizando um líquido que dissolva apenas um deles.

Exemplo: sal + areia

  Dissolve-se o sal em água. A areia não se dissolve na água. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida no filtro da água salgada. Pode-se evaporar a água, separando a água do sal.

Sólidos e líquidos

 Para separar misturas de sólidos e líquidos, podemos utilizar o método da decantação e sedimentação, centrifugação, filtração e evaporação.

Sedimentação

 Consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente.

Exemplo: água + areia

Decantação

 É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.

Exemplo: água + óleo; água + areia

Centrifugação

 É o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual.

Exemplo: Para separar a água com barro.


Filtração

 Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.




O papel-filtro dobrado é usado quando o produto que mais interessa é o líquido. A filtração é mais lenta.

O papel-filtro pregueado produz uma filtração mais rápida e é utilizada quando a parte que mais interessa é a sólida.

Exemplo: água + areia






Evaporação

Consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido.

Exemplo: água + sal de cozinha (cloreto de sódio).

 Nas salinas, obtém-se o sal de cozinha por este processo. Na realidade, as evaporações resultam em sal grosso, que se for purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias que são adicionadas pela indústria.




SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

 Para separar os componentes das substâncias de misturas homogêneas, usamos os métodos chamados de fracionamento, que se baseiam na constância da temperatura nas mudanças de estados físicos. São eles: destilação e fusão.

Destilação

  Consiste em separar líquidos e sólidos com pontos de ebulição diferentes. Os líquidos devem ser miscíveis entre si.

Exemplo: água + álcool etílico; água + sal de cozinha

 O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C. Se aquecermos esta mistura, o álcool ferve primeiro.

 No condensador, o vapor do álcool é resfriado e transformado em álcool líquido, passando para outro recipiente, que pode ser um frasco coletor, um Erlenmeyer ou um copo de béquer. E a água permanece no recipiente anterior, separando-se assim do álcool.

 Para essa técnica, usa-se o aparelho chamado destilador, que é um conjunto de vidrarias do laboratório químico. Utiliza-se: termômetro, balão de destilação, haste metálica ou suporte, bico de Bunsen, condensador, mangueiras, agarradores e frasco coletor. Este método é a chamada destilação simples.

 Nas indústrias, principalmente de petróleo, usa-se a destilação fracionada para separar misturas de dois ou mais líquidos. As torres de separação de petróleo fazem a sua divisão produzindo gasolina, óleo diesel, gás natural, querosene, piche.

 As substâncias devem conter pontos de ebulição diferentes, mas com valores próximos uns aos outros.




Fusão fracionada

 Separa componentes de misturas homogêneas de vários sólidos. Derrete-se a substância sólida até o seu ponto de fusão, separando-se das demais substâncias.

Exemplo: mistura sólida entre estanho e chumbo.

 O estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C. Então, funde-se primeiramente o estanho.


TAREFA 1 – MARÇO 2021

NOME                                                                                                Nº            2º

  1) Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:


 

I- óleo, água e gelo.
II- água gaseificada e gelo.
III- água salgada, gelo, óleo e granito.

a) 3,2,6.  b) 3,3,4.    c) 2,2,4.  d) 3,2,5.  e) 3,3,6. 

 

2)  Relacione a coluna da direita com a da esquerda, considerando a melhor técnica para separação de misturas:
1) limalha de ferro e enxofre                (   ) sublimação;
2) óleo e água                                      (   ) decantação;
3) areia e naftaleno                              (   ) imantação;
4) açúcar e sal                                      (   ) fusão fracionada;
5) bronze (liga de cobre e estanho)      (   ) cristalização;


Lendo de cima para baixo, formar-se-á a seguinte seqüência numérica:

A) 3 2 1 5 4   B) 1 2 3 4 5   C) 3 5 1 2 4   D) 4 2 5 3 1  E) 2 4 1 5 3

 

3)  Um sal solúvel em água pode ser facilmente separado da água por:

A) Decantação do solvente     B) Evaporação do solvente C) Calefação do soluto 

D) Filtração a vácuo E) Fusão do solvente

 

4) Dê exemplos 3 exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas




2 comentários:

  1. Bom dia queridos tudo bem?
    Ainda aguardo as licoes enviadas aqui para o fechmanto das notas até terça feira.
    Última chamada, eu acredito no potencial de vocês entregar até terça.

    email? cleitoluiz@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScflR12nve5K1lHV25Fkr6HcnDdDoNgXASEYtz8LIob8Nsavw/viewform

    ResponderExcluir